Autores: Michael Ledwidge e James Patterson
Editora: Editora Arqueiro
Páginas: 282
Skoob
Sinopse: Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
A humanidade é presa fácil
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
O fim da civilização está próximo.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...
Compre no Submarino
Minha Opinião: Alguma coisa estranha está acontecendo na natureza. Primeiro foram os leões. Depois começou a acontecer com os outros mamíferos e em pouco tempo até mesmo com os dóceis cachorros.
Os animais estão se comportando de maneira preocupante. Se organizam de forma incomum e o maior problema de todos: estão atacando os humanos.
Há alguma coisa que está transformando os tranquilos mamíferos em animais mortais. E apenas um mamífero continua agindo normalmente: o humano. Mas ele é o alvo de todos os animais enlouquecidos.
Oz vem a anos dizendo que há alguma coisa esquisita na natureza. Mas ele é considerado um lunático e sua teoria CAH - conflito entre animais e humanos - é vista com maus olhos pelo governo, ciência e pela população em geral.
As pessoas só lhe dão ouvidos quando o caos toma conta de tudo. Casas são invadidas por chimpanzés, animais de estimação matam seus companheiros humanos, ratos invadem as cidades...
Conhecemos essa história através dos olhos de Oz, em uma narração em primeira pessoa. Mas conhecemos também um pouco sobre o que está acontecendo com os animais, através de uma narração em terceira pessoa. Isso facilita bastante a leitura, já que ela flui facilmente. E isso também se deve aos capítulos curtos. Talvez até curtos demais, já que a maioria não ocupa duas páginas. Mas isso é uma questão de gosto mesmo.
Zoo tem uma premissa muito interessante e ganha pontos extras por abordar um tema muito relevante: a nossa relação com a natureza. Tendemos a achar que somos uma parte fora da natureza, mas não somos. E se continuarmos achando isso, um dia, quem sabe, ela se convença disso e nos expulse de uma vez por todas.
As cenas onde os animais atacam são bastante fortes, pois são bem descritas, mas isso não me incomodou. Pelo contrário. Gosto das coisas que chocam. Acho que assim é mais fácil abrir os olhos de quem vê aquela história.
Achei o desfecho bastante convincente. Possível? Talvez. Achei bem plausível a explicação. Pode soar um pouco como uma teoria da conspiração, mas perceber que estamos afetando negativamente o ambiente é muito importante. Talvez sejamos nós os vilões.
Outro ponto positivo para o livro é que ele é cheio de críticas ao governo, a televisão que só mostra o que quer, aos problemas ambientais, a forma como as coisas são escondidas do povo, a ignorância do mesmo, a despreocupação com o ambiente.
O trabalho da editora também está muito bacana, como sempre. A capa combina muito bem com a história e deixa um ar de mistério. As páginas são amareladas, a fonte e o espaçamento possuem um tamanho muito bom para a leitura.
O trabalho da editora também está muito bacana, como sempre. A capa combina muito bem com a história e deixa um ar de mistério. As páginas são amareladas, a fonte e o espaçamento possuem um tamanho muito bom para a leitura.
Mas nem tudo me agradou nesse livro. E vou bater na mesma tecla que já bati algumas vezes. As mulheres. Cadê as mulheres nesse livro? Aparentemente os autores vivem em um mundo que eu desconheço. Somos mais ou menos 50% da população no mundo. Mas representatividade para quê não é mesmo? Ao longo do livro temos cerca de 4 mulheres. Todas estereotipadas. E se alguém vier dizer que isso não é um problema, ah, vai ter que conversar sério comigo.
Termino essa opinião, falando que indico sim o livro. Ele aborda temas importante e critica coisas igualmente relevantes, ainda que peque em um ou outro aspecto. Mas a história vale a pena. Há quem diga que a série é muito melhor, mas ainda não vi, então não posso comparar. Mas fica aqui a dica.
Olá Gih!
ResponderExcluirEu me lembro o quanto era grande a sua vontade de ler esse livro e finalmente o fez.
A premissa realmente é bem interessante, talvez até leria.
Acho que a representatividade, não só de mulheres, mas como de personagens LGBT ou até com alguma deficiência ou até negros, faz um pouco de falta. Essa ditadura de homens cis, héteros e brancos. ZZZZ
Ontem mesmo desliguei o feed de um no meu facebook. Porque ele compartilhou algumas merdas sobre identidade de gênero. Só fiz uma cara de cu e fui lá no perfil e "desligar feed". Ignorância define!
Olha eu falando coisas nada a ver com a resenha. Enfim, adoro suas opiniões sinceras e algumas coisas que você levanta ao mostrar a sua opinião, Gih!
Beijos!
Ah nem me fale Ane :( Alguns autores me envergonham sabe? Mas nós estamos fazendo nossa parte e tentando :)
Excluirbeijoos
Oi Gih!
ResponderExcluirNem sabia que tinha série desse livro! hahaha
Então, o tema é interessante, mas acho que eu preferiria ver a série do que ler sobre ele, rs. Apesar de eu gostar da narrativa do autor. Tbm acho estranho quando faltam mulheres nos livros kkk
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá Gih, tudo bem?
ResponderExcluirJá vi várias resenhas sobre esse livro, é um livro muito bonito, mas não desperta meu interesse :/
Beijos,
http://sweetlikecaramel.blogspot,com.br
Oi, Gih!
ResponderExcluirSó comecei a assistir a série, mas me falaram que diverge do livro. Por isso, o coloquei na lista de desejados.
Beijos
Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado
parece ser um bom livro mas não me deixou com aquela vontade de ler!
ResponderExcluirsua resenha ficou mt boa!
www.blogamorarosa.com
Olá, Gih.
ResponderExcluirA premissa do livro é muito boa e eu gosto muito do autor, então já está na minha lista de desejados. Certamente vou gostar da obra, principalmente por se tratar de um assunto tão importante: a relação do homem com a natureza.
Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!
Olá!!
ResponderExcluirMe interessei por Zoom desde que um professor do meu curso de Biologia me indicou a serie, assisti o primeiro episodio gostei bastante mas as coisas começaram a apertar na universidade aí deixei ela reservada pra assistir nas ferias, o livro me encantou de cara claro, e queria muito ler antes de dar continuidade a serie, sua resenha aumentou meu interesse é claro espero poder ler em breve.
Bjocas!!
Oi, Gih! Tudo bem? Ah, adorei a resenha! Esse é um livro que tenho bastante interesse em ler e sua resenha só fez com que o meu interesse dobrasse. Espero ler Zoo em breve! Parabéns pela resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Já quero ler o livro a um certo tempo, desde que soube que a série homônima era baseada nele e achei a história interessante. A ideia de uma "cadeia alimentar" ao contrário é excelente e pelo jeito a história não se perde. Só aumentou minha vontade de ler com sua resenha. Parabéns.
ResponderExcluirCantina do Livro
Oi Gih,
ResponderExcluirSabe que conheci essa história porque achei a série um dia, ainda não tive oportunidade de assistir, mas tenho muita vontade e do jeito que anda meio tempo acho que vai acabar sendo assim, porque as leituras estão devagar e a fila esta enorme...rssr
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Oii Gih, tudo bom? Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e cada vez fico mais interessada na história, pois a sinopse certamente chama a atenção, apesar de não conseguir imaginar como essa teoria possa ser possível no mundo real (porque também já é a segunda vez que vejo alguém que achou a teoria bem convincente), mas nunca se sabe, né?
ResponderExcluirE concordo com você que as mulheres temos que ser mais presentes nas histórias, isso pouco acontece e quando acontece são personagens que em vez a diferença, irritam e atrapalham :/
Estante de uma Fangirl
Olá Gih,
ResponderExcluirLi e resenhei esse livro no blog e gostei bastante, concordo plenamente com a sua critica e com certeza somos os vilões....bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br