quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Você está vendendo machismo #Desabafo

E aí povo, tudo bem com vocês??? Aqui está tudo certo. Estou mal humorada, mas enfim, vamos lá que eu explico o motivo. 

Tem uma coisa que vem me incomodando bastante. As propagandas. 

Não, não estou falando por que os comerciais ocupam nosso tempo, por que precisamos pulá-los para ver algum vídeo, por que precisamos trocar de canal. ok que isso é chato. Mas estou aqui para falar de algo mais grave do que isso. 

Estou aqui para falar de todas essas propagandas machistas que rolam por aí. É demais gente. Na época do dia das mães o que é anunciado? Máquinas de lavar, fogão, geladeira. Quando é anunciado um produto de limpeza, qual é o consumidor na propaganda? A MULHER. Claro né. Tudo o que minha mãe quer ganhar de presente é pano de prato e na minha casa só quem usa detergente sou eu. SQN. 

E é impossível negar: A propaganda interfere sim no pensamento das pessoas. Ela induz sim as compras e a determinadas atitudes. Não fosse esse o caso, não teríamos tanto investimento em publicidade. 

São muitas propagandas do tipo. Um exemplo fácil são aquelas propagandas da cerveja Itaipava. Essas, a família tradicional acha perfeitamente normal. 


Vamos tornar a mulher um objeto. Vamos falar para esses machos que a mulher que atende em um restaurante, bar, boteco ou sei lá, também é um produto. Publicitários, joinha para vocês. SQN. 

Para vocês terem noção do quanto essa propaganda é perigosa, no ano passado, havia um anúncio em uma lancheria de Tramandaí (praia aqui do sul) que anunciava uma vaga para garçonete estilo Verão. Como assim tio??? 

Eu já trabalhei como garçonete e sei que o assédio acontece mesmo. E são propagandas como essa, que incentivam isso. 

Mas não pensem que são apenas propagandas desse tipo de produto que incentivam o machismo de cada dia. 



Vejam essa propaganda do MEC que deveria estar incentivando o estudo, falando sobre futuro e tudo o mais. Mas não. Incentivar a dependência de um relacionamento é mais importante. Que tipo de namorado é esse que termina um relacionamento por causa dos estudos da mina? Sério mesmo? Bem, quem perde é ele. E mina dá para perder o namorado de novo. Se dá. E como dá. Quem não te incentiva não é importante. E um aviso para o MEC: Uma pátria educadora não se faz com propagandas machistas. 


Se até o MEC está promovendo esse tipo de coisa, então  o que esperar de outros? 

Bem, mas sempre há uma esperança não é mesmo? Empresas que vendem produtos femininos devem fazer propagandas feministas não é mesmo? Na verdade, não é bem assim. E a propaganda do O Boticário vai mostrar isso na prática. 

 

Aparentemente, um relacionamento só acaba por que a mulher deixou de se cuidar. Deixou de ser bonita. E o macho alfa? Ah, esse quer uma mulher bela, perfumada, maquiada. Então mulheres "mantenham-se sempre lindas para não perder seus maridos" SQN né galera. A gente sabe que relacionamento acaba por inúmeras razões. 
E na minha opinião, essa propaganda ofende homens e mulheres. As mulheres pelos motivos que já citei acima e os homens por que a propaganda passa a imagem de que o homem é fútil o bastante para terminar por causa da aparência e se arrepender pelo mesmo motivo. 

Confesso que fiquei bem triste com essa propaganda. Justo O Boticário, que havia feito lindas e importantes propagandas antes, erra tão feio assim. 

É claro que a propaganda, assim como tudo, vai mudando com o tempo. Coisas que antes eram permitidas, agora não são mais. Como por exemplo, as propagandas que incentivavam o uso do cigarro. Hoje elas são proibidas e na embalagem do produto, há imagens que informam seus efeitos nocivos. 

Então ainda espero que essas propagandas machistas, um dia sejam vistas como absurdas. 

Separei algumas propagandas antigas para vocês darem uma olhada. 


Mais cedo ou mais tarde sua esposa vai dirigir. Então adquira um Volkswagen. Afinal, ela vai bater, mas nossas peças são baratas. 


Seu marido vai bater em você, se não usar X marca


O chefe faz quase tudo, só não cozinha. É para isso que servem as esposas. 

Sinceramente, será que elas são tão diferentes das atuais? 


CAIA NA TENTAÇÃO


Algo como: "Tarifas quentes e tripulação também. "

Colegas publicitários, será que não dá para usar da criatividade no lugar do machismo? Será que não dá mesmo para deixar de usar a mulher como um produto??? 

Eu fico por aqui hoje pessoal. A postagem ficou enorme, eu sei. Mas como pessoa, mulher, feminista e estudante de marketing, eu não podia me calar. 

Mas e vocês, o que pensam sobre o assunto? 

Um beijo e até a próxima!!! 

13 comentários:

  1. Oi, Gih! Tudo bem? Realmente, é bem lamentável que propagandas como essas fiquem cada vez mais frequentes no Brasil. De fato, elas só servem de incentivo ao assédio... Adorei o texto! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

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  2. Muito bom ver um post sobre o assunto no seu blog, não devemos nos calar diante de coisas assim, quanto mais falarmos sobre o assunto, melhor para que as coisas possam mudar.

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  3. É lamentável o número de propagandas machistas existentes. Contudo, mais lamentável ainda é que elas existem porque funcional. Apenas com pensamento crítico superaremos isso.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

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  4. Oii, engraçado que ainda hoje eu estava pensando sobre isso. Acho ridículo homens que tratam as mulheres como servas. Até mesmo essa coisa de "mô, faz um lanche pra mim?" já me revolta. Poxa, será que eles não podem fazer o maldito lanche, pagar as próprias contas, fazer a própria refeição? Casamento não é uma prisão, é a união de duas pessoas que se amam e têm que ajudar um ao outro.
    Minha mãe limpa a casa, paga as contas, faz a comida, vai ao banco, compra tudo o que eu preciso, cuida da minha educação, marca consultas para nós três... E meu pai só coloca dinheiro em casa e ainda diz que foi um dia cansativo, que não pode fazer nada porque trabalha. O pior é que ele nem deixa minha mãe trabalhar.
    Enfim, isso foi mais um desabafo do que qualquer coisa, desculpa. É que essas coisas me dão ódio, sabe? Eu até tento ajudar ao máximo minha mãe mas uma ajudinha do meu pai iria facilitar tanto as coisas...
    Bjs,
    Bipolaridades

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    1. Oi Ally. Imagina, não precisa se desculpar. É complicado mesmo. Também me revolto com essas coisas. por isso, decidi que jamais faria esse tipo de coisa. E sou bastante criticada sabe. Como assim você não cozinha? Como assim você não faz café para seu marido? E não é que eu não faça. Quando tenho vontade, eu faço. Mas é difícil. Não é minha obrigação fazê-lo. Ele que faça se quiser. E sabe que nós vivemos muito bem assim?
      Beijooos

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  5. Olá Gih!
    Realmente os machistas rolam em coisas assim. Os comerciais de cerveja são a prova viva disso!
    E essa história de Rosa para menina e azul para menino foi criado pela publicidade também. (E antes era o contrário.)
    Vou expressar minha humilde opinião sobre o comercial do Boticário. Eu achei ele muito lega. De verdade! Eu não vi machismo. Talvez não das mulheres que participaram!
    Acho que a proposta foi dar mais auto-confiança a eles em um momento super complicado que deve ser o divórcio. Podem tê-las colocado todas bonitonas, mas não para chamar a atenção deles, mas sim para que elas acreditassem em si mesmas. Porque, em alguns momentos, mudar a aparência externa te ajuda a ter mais estima para encarar. E ela foram, lindas, belas, maravilhosas, assinaram o divórcio e saíram.
    Não ficou aquele ar de: Olha só o que eles perderam. Não! Nem teve isso. Só mostrou a reação deles vê-las diferentes. Eu enxerguei isso! (Por favor não me lincha.)
    Beijos!

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  6. Gih!
    Apesar de toda evolução feminina, nossa sociedade infelizmente ainda continua bem machista.
    E o pior é que tem muitas mulheres que alimentam esse machismo,porque acham que ter um companheiro é sinônimo de estabilidade em vários aspectos.
    As mensagens são tão subliminares que por vezes nem notamos a questão por traz e ela acaba entrando em nosso subconsciente de forma marcante.
    Uma pena!
    Me junto a você na revolta...
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

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  7. Oi Gih,
    mais triste e lamentável que tais propagandas é ver a maioria das mulheres acharem natural e até engraçado...
    eu admito que nem sequer parei pra observa-las por esse ângulo, seu post abriu meus olhos, vou ficar mais atenta de hoje em diante.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

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  8. Olá,
    Eu estou escrevendo esse comentário com o dedos dos pés porque com as mãos estou aplaudindo. Concordo com cada coisa que você disse, cada coisa. Gente essa da cerveja é a mais obviamente errada, as demais necessitam de um pouco mais de interpretação. Tipo, qual o motivo de uma mulher ter que escolher entre estudos ou namorado? Um homem sempre tem que ter a parceira apoiando ele independente de qualquer coisa, ele NUNCA perderia a namorada, mas se é a mulher ela perde, porque o homem não pode lidar com uma mulher que estuda muito e pensa no futuro. JAMAIS. Pontos pro MEC. O Boticário, quer dizer mesmo que um homem se arrepende por não ter ficado com uma mulher por causa da beleza? Ué, vamos nos maquiar e nos embelezar sempre para que nossos maridos nunca queiram se separar da gente, uma dica: a gente se arruma é pra gente mesma, pra se sentir bem, pra se sentir feliz e bonita, isso QUANDO a gente quer. Se os homens vão olhar ou não é uma consequência, um problema deles, mas em primeiro lugar satisfazemos nossa auto-estima e vontade. Enfim, postagens como a sua me fazem ter esperança, espero mesmo que coisas assim sejam mais divulgadas, a publicidade está precisando de novos ares, definitivamente, assim como a cabeça de muitas pessoas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

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  9. Olá Gih,

    Concordo plenamente com você, o machismo ainda existe e a falta de criatividade e respeito (principalmente) também, principalmente que incentivam o assédio, mas muitas mulheres acham essas propagandas engraçadas, acho que influência de maneira negativa a sociedade e as crianças que vêem esse tipo de coisa, tem que fazer uma campanha contra, parabéns pelo post....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

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  10. O mundo ainda continua muito dominado pelos homens, portanto acaba por ser natural que haja esse monopolização tanto da publicidade como do pensamento. No entanto, sinto que tem havido ténues melhorias nesse assunto...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

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  11. Oie!

    Nossa, adorei encontrar uma postagem dessas! Até demorei pra escrever um comentário pq não sabia por onde começar. Acho triste que pra muitas pessoas essas propagandas são normais, e nós apontarmos para ela como erradas, somos vistas como reclamonas, porque "é só humor" ou "é só uma propaganda" e outras explicações de meia tigela.
    Essas imagens de propagandas antigas, apesar de serem frases não ditas mais no meio midiático, com certeza são ditas entre 4 paredes, ou dentro do carro. Isso tudo me magoa muito, eu queria ter uma varinha mágica pra iluminar a mente das pessoas, mas infelizmente o mundo não funciona assim.
    Espero, mesmo, que as pessoas comecem a se tocar sobre como isso não é nada normal e nada legal. Que as próprias mulheres parem de pensar que as coisas são assim mesmo e fazer o quê. E acredito que pequenas ações, como seu post, ajudam muito a iluminar o caminho e plantar a sementinha no fundo da cabeça de alguém!

    Beijos,
    Letícia - Caverna Literária

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  12. Oi! Nossa! Primeiro, quero te dar os parabéns por sempre estar trazendo assuntos como esse aqui no seu blog e em postagens tão maravilhosas quanto essa que eu já vi aqui. Eu acho esse tipo de propaganda uma merda. Sinceramente, a a televisão e a internet onde essas propagandas mas rolam são os meios de comunicação mais acessados, e vamos pensar nos jovens que são educados pela tv e não pelos pais? O que eles vão achar? Que mulheres só servem pra limpar, pra servir, pra dar prazer a um homem qualquer. E as meninas também vão pensar assim, que elas só servem pra isso e nem vão tentar se valorizar. Isso é um absurdo!
    Acho que aquela menina precisa perder namorado sim, se ele não consegue entender que ela precisa estudar ao invés de ficar indo atrás dele, essa menina vai ficar solteira sim, e vai ficar melhor que com esses daí!
    E a propaganda do Boticário, quando o homem falou: "você se acostuma" eu simplesmente parei de ver.
    Se casou é porque ama, se ama não acostuma com porra nenhuma, e se acostumou é porque não tentou mudar!
    Acho que as pessoas estão sendo completamente idiotas e enganando a si mesmas quanto a essas propagandas. Eu admiro muito uma marca de cerveja que eu nem lembro qual é, eles não usam mulheres pra vender cerveja, eles usam a cerveja pra vender a cerveja! Meu Deus, isso é tão simples! Os tempos estão difíceis pras mulheres desde sempre! E devemos continuar lutando! Amei seu post Gisa, você arrasou! Parabéns! Beijooooos <3

    http://mar-de-ideias.com

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