Título: Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
SKOOB
Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.
Minha Opinião: Confesso que não sou muito fã desses contos de fadas produzidos pela Disney. Acho que eles mostram meninas indefesas, esperando pelos príncipes e blá,blá. Coisas com as quais eu não me identifico e não concordo.
Mas se você pesquisar os contos antigos, eles são muito macabros, terríveis, revelam estupradores, maldições, mutilações e afins.
Mesmo assim, sempre que sai uma nova adaptação eu vou correndo conferir. Quero saber como a história ficou na visão daquele autor ou produtor. E quando a Editora Arqueiro lançou este livro fui correndo ler. E não me arrependi nadinha.
Enquanto Bela Dormia tem um ar sonhador e ao mesmo tempo macabro. Nele, a história é narrada em primeira pessoa, mas não pela Bela, como poderíamos imaginar. Neste livro, a história é narrada por uma ex criada do palácio, a Elise.
Elise é uma camponesa pobre e após perder os pais, ela vai trabalhar no castelo. Lá ela acaba ganhando uma promoção e passa a ser a criada pessoal da rainha Lenore. O sonho dela é ser mãe, mas ela e o príncipe ainda não conseguiram. Então Millicent faz uma proposta a rainha. Ela passa a lhe obedecer e em troca, Lenore engravidará. Então a rainha engravida e dá a luz a Bela.
Mas o rei não acredita nesta história toda e expulsa Millicent do castelo. No dia do batismo, ela volta. E jura que seu sobrinho se arrependerá do que lhe fez.
Anos se passam e tudo parece bem. Até que uma guerra ameaça o reino, doenças aparecem, aliados são mortos misteriosamente e Bela... bem, vocês terão que ler para saber.
Enquanto Bela dormia é uma releitura diferente de todas que já conheci. Ela não tem aquele ar de magia boa, mas tem aquele ar de bruxaria macabra, entende? E isso é bem interessante. Temos ainda a parte real da história: as guerras, as convenções sociais da realeza e criadagem, os abusos,...
Como a história não é narrada pela Bela, nós não temos apenas aquela sua visão limitada de princesa. Nós temos a visão dos criados, temos mais romances, histórias que se aproximam mais da nossa realidade.
A escrita da autora é super gostosa e o livro flui rapidamente. Embora eu tenha demorado um pouco nas primeiras páginas :P
Apenas dois pontos que me incomodaram. O primeiro é extremamente pessoal e na verdade não tem nada a ver com o livro em si, mas sim com a época em que a história acontece. Lembrando, eu entendo as questões históricas, mas isso não significa que não me sinta incomodada. Esse amor dos criados pelos seus reis é uma coisa que me irrita. Essa coisa de botar o interesse do empregador acima do empregado é uma coisa que existe até hoje na verdade e definitivamente não tem nada a ver comigo. As convenções sociais então, nem se fala. Mulheres não podiam falar, mulheres eram abusadas, deviam casar virgem. E se um casal não consegue ter filhos, de quem é a culpa? da mulher, é lógico. Mas como eu disse, isso não foi um erro da autora. Só estou comentando.
E o outro ponto negativo é que Elise está contando a história para sua sobrinha de 14 anos. Só que ela não poupa palavras. Ela descreve cenas mais quentes com a maior naturalidade do mundo. Sou quadrada tá? Ok, esse também é um ponto bem pessoal. Só sei que quando minha sobrinha tiver 14 anos, vou contar só histórias de beijo e olha lá hahhahahha*
O final não foi inesperado para mim, mas ainda assim foi bem bacana e fugiu um pouco do lugar comum :)
A edição também está bem bacana. A capa é linda demais e a diagramação está bem bacana.
E eu termino dizendo que indico o livro. Não apenas para quem gosta de releituras. Mas para todos aqueles que curtem essas histórias mais medievais, que se passam em uma realidade bem diferente da nossa.
Então por hoje é isso pessoal. Vocês já conheciam o livro? Já leram? Ficaram curiosos? Me contem!
Um beijão e até a próxima!!!
*Antes que alguém diga "mas é importante dar informações" eu concordo. Mas Elise não estava falando para ela se proteger, ou algo do tipo. Com aquelas descrições, ela estava literalmente incentivando a menina a praticá-las :P
Oi Gih, tudo bem?
ResponderExcluirCurti a resenha e a honestidade! Quando não concordamos com algo, mesmo que a gente entenda (em função do período histórico), é difícil não se incomodar mesmo.
Adoro essas releituras dos contos de fada, então super leria esse livro. =)
Beijos,
Priscilla
Infinitas Vidas
Oi, Gih!
ResponderExcluirEu já conhecia o livro, mas tinha uma ideia completamente diferente dele. Essa é a segunda resenha que leio dele hoje que me iluminou. Ainda assim, eu ainda leria esse livro.
Gosto muito dessas releituras de contos de fadas e hoje em dia, nessas releituras, as mulheres estão tendo um espaço melhor.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo
Olá Gi, Amei o post
ResponderExcluirlindo seu Blog ja estou te (seguindo)
Um ótimo domigo
http://blogdaadilene.blogspot.com.br/
com uma trama tão linda, todos merecem a oportunidade de conhecer. Gosto dos recontos e esse livro me deixou bem balançada e quero solicitá-lo me breve!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Gih!
ResponderExcluirAdoro releituras dos contos que já conhecemos, ainda mais quando tem um toque sombrio. Gostei deste livro, quero ler também. :)
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar em "Enquanto Bela Dormia", pois , assim como você, não sou muito simpatizante desses contos de fadas, mas como é uma releitura eu leria com toda a certeza!
A capa é linda e fiquei com muita vontade de adquirir e ler o livro.
Abraço!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/
Sobre contos de fadas: já me estressei muito e adoro ler pq só reforça aquilo que eu acredito e devo lutar. As mulheres têm um passado terrível de submissão e é contra isos que devemos lutar.
ResponderExcluirSobre o livro: QUERO muuitoooooooo!
Luci
Ponto de exclamação
Oi Luci. Pois é. Por isso acabo me irritando as vezes. Então gosto de ver essas mocinhas ficando mais fortes em releituras :)
ExcluirBeijooos
Olá Gih!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar deste livro, mas adorei sua resenha sobre ele.
A proposta da autora de narrar como alguém que não fosse a princesa foi ótima! Só fiquei meio cabreira com ela contando os "hot" para a sobrinha. Vai incitar ainda mais a garota. Tenho que concordar!
Fiquei curiosa para ler o livro.
Beijos! :3
Oii, Gih! Quanto tempo!
ResponderExcluirBom, eu não conhecia o livro, não tenho certeza se conheço a autora, kkk. Mas achei bem legal a sua resenha. Também não sou muito fã dos contos da Disney (embora eles estejam melhorando nesse quesito), mas sempre dou uma conferida em novas versões que aparecem.
Abraços,
ser-escritora.blogspot.com.br/