segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Lançamento

Oiii galerinha. Nesse último sábado, foi o lançamento oficial do meu livro Justa Causa, aqui na minha cidade.

Quando eu decidi que queria um lançamento e tal, tentei procurar dicas na internet, mas não achei nada. Bem, nada muito útil. Então, hoje, esse post é duplo. É pra falar como foi o lançamento do meu livro (estou emocionada ainda) e ajudar com algumas dicas para o seu lançamento. Se você vai lançar com uma editora, é possível que ela arrume tudo, mas se você é independente ou gosta de organizar tudo, essas dicas vão te ajudar. Vamos lá?

Vá em lançamentos de livros. Eu nunca tinha ido e confesso que isso fez uma falta no começo. Porque eu não tinha ideia de como fazer. Então se você tiver a oportunidade de ir em algum, vá. Se não foi convidado, vá assim mesmo. Mas e se não tiver nenhum??? Tudo bem. Apesar de não ter experiencia com esse tipo de evento, posso afirmar, que ele foi um sucesso. Então mesmo, que não possa ir em um antes, não desanime. Arregace as mangas e vamos lá.

Escolha do lugar: Um dos locais mais comuns para lançamento de um livro é em uma livraria. Eu, particularmente, não indico. Isso porque a livraria, pode querer uma parte das vendas, o que pode tornar seu livro mais caro ao consumidor, mas tudo isso depende. Você pode conversar com o dono da livraria e decidirem juntos. Há também algumas que até cedem o coquetel. Então vale a pena pensar.
Mas eu indico, escolher um local que seja a cara do seu livro. Ele se passa em uma escola? Que tal conversar com a diretora da escola próxima a você e perguntar se seria possível? Meu livro Os sonhos de Rita, tem como cenário central um parque. Então, vou tentar lançá-lo ao ar livre em um dos parques aqui da cidade.
Para esse, eu escolhi, a Estação da Cultura da minha cidade. É um local muito bonito, próprio para eventos culturais. É gratuito. Não sei se toda a cidade tem algo do tipo, mas não custa procurar.

Outra opção são restaurantes e bares. Você pode negociar com o dono um valor mais acessível para o coquetel. Mas uma coisa acho que é meio padrão. Não alugue um salão. Geralmente eles são caros. A menos que você tenha um público bem grande e esteja com o dinheiro disponível para gastar. Se sua casa for grande, ou então se você quiser um evento mais íntimo, a sua casa pode ser uma boa opção.

Decoração: Tudo depende do local. Se você fizer em uma livraria, ela mesmo, já é uma boa ajuda na decoração. Afinal os livros, dão um ar ao evento literário. Mas você pode incrementar o visual do seu lugar escolhido. Pode confeccionar banner, cartazes, o que a sua imaginação permitir. Aqui, vou deixar as fotos do minha decoração. Foi o maridão quem ajudou.

Nós utilizamos as três cores do livro. O roxo, o preto e o branco. Colocamos TNT branco de fundo, escrevemos em EVA preto o nome do livro e em EVA roxo, o meu nome. Colocamos também alguns balões roxos pra dar um pouco mais de cor. Ali ao lado, estava a mesa com o computador, e as caixas de som, que deixamos tocando músicas. E do outro lado, está a mesa, onde colocamos os livros para venda. 


Essa foi a mesa que arrumamos para dar os autógrafos. Todas as mesas tiveram esse padrão. A toalha maior branca e uma pequena por cima, roxa. Nessa mesa, colocamos alguns livros, a caneca personalizada que eu tinha mandado fazer e dentro os marcadores. 

Outra coisa bacana é fazer um banner. Mas eu tive outra ideia. Mandei revelar a capa do livro em papel fotográfico tamanho A3 (é quase do tamanho de uma cartolina), colei em uma cartolina branca e prendi na parede e deixei uma caneta ali. Assim, todos que foram, deixaram o seu recadinho. Essa ideia fez o maior sucesso, tinha fila para assinar.


Coquetel: O lançamento de um livro, não é festa de aniversário, então ninguém vai com o intuito de comer. É um evento para homenagear o escritor, e prestigiar seu trabalho. Mas um coquetel, sempre cai bem. Mas o que servir? Bem, mais uma vez, a dica é tentar utilizar o tema do livro. Tem uma comida que apareça muitas vezes ou que seja especial na sua história? Que tal fazer uso dela? É uma maneira interessante de chamar a atenção dos leitores para o seu livro. 

Eu optei por montar uma mesa de café. Estilo Coffee Break. Afinal, o centro do meu livro é um escritório e tal, com o chefe e a secretária. Preparamos térmicas com café e chás. Servimos bolachinhas doces e salgadas, canapés e brigadeiros. Para dar mais uma colorida na mesa e como eu tenho irmãos pequenos, colocamos um prato cheio de pirulitos com bocas roxas. Foi um sucesso (e não apenas entre as crianças). 

Música: Muitas pessoas tem vontade de colocar música no evento. Mas nem todos, conhecem músicos. Meu caso, por exemplo. Então eu separei uma lista de músicas que eu ouvia enquanto escrevia o livro, Arrumei uma mesa com as cores branca e roxo e coloquei o notebook com caixas de som para tocar.

Venda: Escolha alguém para vender seu livro. Acredite, se você vender, as coisas vão ficar difíceis. Vender, autografar, tirar fotos e dar atenção aos convidados é uma tarefa beeeem difícil. Peça para alguém ficar cuidando da venda. No meu caso, foi o meu marido. E não esqueça de levar troco. Muito troco.

Fotos: Esteja com a câmera fotográfica com muito espaço e muita bateria. Tire muitas fotos. O momento é seu. Aproveite. Tire fotos do local, com todas as pessoas, com o livro. Encarregue alguém de ser o fotógrafo da noite, ou tarde, ou manhã.







Convidados: Convite a sua família, seus amigos, e até quem você não conhece. Faça convites por e-mail, por rede social, faça divulgação. Peça que seus convidados convidem outras pessoas. Ter seu trabalho reconhecido é muito gratificante.

Que roupa usar: Muitas pessoas (inclusive eu) não sabem o que usar no dia do lançamento. Aí, eu uso a mesma velha dica de sempre. Use o estilo do seu livro. 

Eu escolhi uma roupa mais social, por causa do estilo do livro. O escritório, Então optei por um vestido social , um casaquinho do mesmo estilo e um sapatinho social. Eu não indico saltos, pois você vai caminhar de um lado para o outro e seus pés vão doer e você não vai conseguir aproveitar como gostaria. Então escolha opções mais confortáveis. 

Como ocorre o lançamento: Como eu nunca tinha ido em um lançamento, não tinha ideia de como tudo ia funcionar. E ninguém dos meus convidados já tinha ido em algum, então já viu né? Mas foi mais tranquilo do que eu pensei. 
Os convidados foram chegando, eu conversei com todo mundo, aqui mais uma dica, não se isole. Tudo bem se você ama seu marido e quer passar todo o tempo com ele, mas não faça isso. Converse com todos. De atenção a todos que estiveram com você nesse momento. 
Quando eu achei que todo mundo que era certo que viria, chegou, eu chamei todo mundo (que a essa hora já estavam com cafés, pirulitos e fofocando) para perto de mim e fiz um mini discurso em forma de agradecimento. Agradeci por todos que estavam ali mesmo com a chuva (sim, choveu muito) e como eu sempre quis escrever e tenho textos desde antes de aprender a somar dois e dois, eu escolhi um textinho de quando eu tinha oito anos e li. Foi um momento bem fofo. Todo mundo bateu palmas. 
Depois disso, algumas pessoas perguntaram como faziam para comprar o livro e tal (afinal, ninguém ali era experiente em lançamentos) e eu avisei para falarem com o meu marido e tal. Aqui, eu deixo uma dica, caso precise. No meu caso não precisou, mas vai que né? Se você perceber que ninguém está comprando, porque não sabem como, não sabem o que fazer e como agir, peça de cantinho, para alguém da sua família, seu pai, sua mãe, fazer a frente e comprar e pedir para você autografar. Assim, as pessoas vão entendendo como funciona. Vale também combinar antes. Afinal, ninguém tem obrigação de entender como funciona esse evento. 






 Então por hoje é só pessoal. Vou deixar o link do Leitura Kriativa, onde a Raquel também falou sobre o Lançamento do livro dela e o post também pode te ajudar.

E voces? Gostaram? Já foram em algum lançamento de livro? Já lançaram algum livro? Conta aí!!!

O livro físico pode ser adquirido comigo através do meu e-mail gisasouzadeoliveira@bol.com.br ou através do Clube de Autores (em até 12 X no cartão) e a versão digital pode ser adquirida através da Amazon.

32 comentários:

  1. Gih, meus parabéns pelo lançamento! Eu estava pensando se faria um para o meu, e suas dicas foram ótimas! Mais e mais sucesso pra você. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franklin. Faça um lançamento sim, esse evento é muito legal (sem contar que vc vende alguns exemplares a mais, kkkk). Muito obrigada e sucesso a nós. Abraços!!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo lançamento. Adorei tudo.
    Bjocas
    Lane
    amomuitolivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caramba, como é bom falar com uma escritora!
    Adorei ter lido seu comentário no blog, realmente me inspirou bastante! Estou curiosíssima para ler suas histórias, espero poder comprá-las em breve.
    Estou seguindo seu blog, linda. Parabéns pelo lançamento!
    Beijinhos :*

    http://www.emergindoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju. Muito obrigadaaaa!!!! Fico muito feliz que tenha te inspirado de alguma forma, te convido a sempre dar uma espiadinha pelo blog, porque sempre há dicas e novidades :) Espero que vc possa ler sim. E que eu, um dia, possa ler os seus. Beijooos

      Excluir
  4. olá Gih tudo bem? achei muito bacana suas dicas, nunca fui em lançamentos, mas agora que li seu post, pretendo ir em alguns para saber como é rs, vc da ótimas dicas, apesar de eu não comentar estou sempre lendo suas postagens, (estou escrevendo um livro também), beijos e sucesso sempre ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Aline, que legal conhecer mais alguém que escreve. Me conta mais menina sobre seu livro <3 Adorooo conhecer novas histórias e Fico muito feliz que vc acompanhe o blog.
      Vá sim, eu vou em um nesse final de semana, é o primeiro , tirando o meu, hehehhe. Estou ansiosa, é de um amigo meu. :)
      Muitooo obrigada pelos elogios e pelos desejos de sucesso!!!! Muitos beijos

      Excluir
  5. nossa, que legal que você é escritora!!! parabéns pelo lançamento, Gih!


    http://faladrica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ter o livro lançado deve ser uma emoção única!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns parabéns parabéns! Você merece todo sucesso. Deve ser ótimo a sensação de estar lançando um livro né? Ainda quero passar por isso na minha vida kkkkk.

    Achei bem bacana o evento que você organizou, ficou uma coisa simples e bem bonita. E aquelas comidas eim? hmmmmmmmmm

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Filipe. Nossa, muito obrigada mesmooooo!!!! a sensação é ótima, não tem explicação, hehehhehe.
      Se vc qr, vc vai sim. É só acreditar <3 !!!!
      Que bom que gostou e as comidinhas estavam ótimas, ashuashua. Beijooos

      Excluir
  8. Olááá!
    PARABÉÉÉÉNS!
    voce super merece que o livro seja um sucesso!
    QUERO DOCINHO QUERO DOCINHO! hahaha!
    deve dar um trabalho imeeenso lançar um livro... ma deve ser super recompensador!

    parabéns Giih!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lara!!! Muito obrigada!!! Assim eu fico boba, ashuashua. Os docinhos acabaram, kkkk, foi uma limpeza geral, kkkk. Dá muitooo trabalho, eu pirei a semana inteira, mas realmente é muito gratificante. Beijooos

      Excluir
  9. Oi flor,
    Finalmente consegui parar e ler seu post. Achei muito fofo seu lançamento, me imaginei lá...rsrs. Ficou muito bonita sua decoração e o coquetel. Pelas fotos dá para perceber que foi uma noite especial. Que seja a primeira de muitas que virão.
    Beijosss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Linda. Muito obrigada!!! Ficou fofo neh? ashuashua!!! Que seja sim, a primeira de todas as outras. Beijos, beijos

      Excluir
  10. Olá !!

    Parabéns pelo lançamento do seu livro, ficou tudo muito fofo!!
    Te desejo muito sucesso!!!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gih!

    Deve ser muito emocionante lançar um livro, não é? Adorei as fotos do lançamento do seu livro! Ficou muito legal, parabéns! :)

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tony. É muito emocionante sim <3 Fico feliz que tenha gostado. E muitooo obrigada!!! Beijooos

      Excluir
  12. Oi Gih. Que legal a ideia desse post. Eu nunca fui a lançamentos de livros, até porque moro no final do Brasil! kkkk Mas acho que o seu foi super bem hein!!! :D Adorei a ideia da música tocando.. achei fofa a sua ideia! Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Gi!!! Fico feliz que tenha gostado <3 Logo, logo, lanço o proximo e posto aqui ;) Beijoooos
      Ps; tbm sou do fim do Brasil, kkk, mas aqui na cidade deve ter uns trocentos escritores. eh lançamento de livro td fim de semana, kkk, e eu nunca pude ir em nenhum

      Excluir
  13. Adorei seu blog,ótimas dicas.https://www.facebook.com/krausegeana/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geana :) Fico muito feliz que tenha gostado :)
      Beijooos

      Excluir
  14. Muito obrigada por compartilhar do teu lançamento!!!! Vou lançar meu livro em janeiro, Impacto é cancer:uma história de superação! Foi inspirador, as dicas muito legais! Obrigada pela generosidade!!!!
    Marcia Resser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Marcia. Fico muito feliz que tenha curtido a postagem. Que seu lançamento seja um sucesso =D Me conte depois como foi :)
      Um beijão

      Excluir
  15. Olá. Procurando informações sobre lançamentos de livros acabei vindo parar aqui e você me deu ótimas ideias. Sempre fico cogitando a possibilidade de lançar um livro por conta própria, mas tenho pesadelos com o evento de lançamento, tenho medo de não vender nada, tomar um prejuízo gigante e acabar com centenas de cópias empilhadas no meu quarto. O meu principal problema é que gosto de escrever livro infantis, mas tenho contato com poucas crianças, então como atrair o meu público alvo para o evento?
    A história do meu livro se passa em uma escola, e o melhor é que essa escola realmente existe. É o lugar perfeito para lançar o livro, acredito que as crianças se interessarão por uma aventura que ocorre no lugar onde elas passam boa parte do tempo. Como não pensei nisso antes.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir