quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Elliot Allagash , diário de um ex-perdedor - Simon Rich

E aí galerinha, tudo bem com vocês??? Hoje estou aqui para mais uma resenha. Vamos conferir??? 

Título: Elliot Allagash, Diário de um ex-perdedor
Autor: Simon Rich 
Páginas: 224
Sinopse: Seymour Herson é um garoto tímido que é alvo de chacotas no colégio particular em Manhattan, onde estuda. Sua sorte muda com a entrada de um novo aluno, o rico e problemático Elliot Allagash, que já foi expulso de várias escolas. Entedidado, Allagash investe em um novo hobby; transformar Seymour no aluno mais popular do colégio, lançando mão dos mais complexos esquemas.



 Minha opinião: Seymour é um adolescente comum. Ainda assim, isso não impede que ele vire alvo de bullying na escola.

Mas tudo isso muda, quando ele conhece Elliot, um menino muito rico que vai estudar em sua escola. Por algum motivo, o novo aluno se interessa em ajudar Say a sair da lista negra de seus colegas.

O problema é que os meios podem não ser ideais. E será mesmo que o garoto nerd quer se transformar no garoto popular? Qual o preço a pagar para isso? Ele está disposto?

A primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro, foi o preço, confesso. Paguei menos de 4 reais nele. Depois, o que chamou a minha atenção foi a capa. Ela tem o desenho que imita perfeitamente aqueles desenhos feitos de caneta no caderno durante as aulas chatas, sabem? Mas o que me conquistou mesmo, foi seu conteúdo.

Apesar do livro ter inúmeros pontos positivos, que eu ainda irei falar, o que mais gostei é que ele aborda um tema muito importante: O bullying. Mas diferentemente da maioria dos livros, ele aborda de outra maneira. A maioria das histórias que trazem esse tema, possuem um adolescente acima do peso, que não se mistura, que se veste de uma maneira fora do comum e por aí vai. O que na minha opinião, dá uma ideia muito errada, como se o bullying fosse culpa da vítima e se ela mudasse, as "brincadeiras" iriam parar. Mas a verdade é que não é assim que acontece. Não importa o quanto a vítima mude, a agressão vai continuar. Por que quem tem problema é o agressor, não a vítima. É o agressor que precisa se tratar. Ele sim, sofre sérios distúrbios. A culpa é dele. Nunca do alvo das chacotas. Seymour é comum e mesmo assim é o alvo dessas palhaçadas. Eu era uma adolescente comum, e mesmo assim, passei anos lidando com o bullying. E não, a culpa não era minha.



Outro aspecto bem importante, é que ele fala sobre como as famílias não sabem o que fazer com as situações que ocorrem na escola. Como pais e professores não são preparados para essas situações.

Fala ainda sobre como pessoas com auto estima baixa podem virar animaizinhos de estimação e que certas amizades, não são nada saudáveis.

Ainda assim, o livro não é nada pesado. Ele é leve e até engraçado. É hilário conhecer as aventuras do mordomo de Elliot e como ele faz para se livrar das mais loucas confusões. Não é um exemplo a ser seguido, ainda assim, eu ri demais ;) As sacadas são engraçadas e inteligentes e isso é muito legal.

Além disso, achei o final muito digno e real. Não é todo mundo que é capaz de tomar as rédeas da própria vida, mas quando alguém o faz, é bom aplaudir.

Para completar, a diagramação é perfeita para leitura. Fontes grandes, ótimo espaçamento, páginas amarelas. Só me resta indicar não é mesmo?

Leia e conheça um lado do bullying que os autores não costumam retratar.

E por hoje eu fico por aqui pessoal. Espero que tenham gostado. Já conheciam o livro? Me contem!!! 

Um beijão e até a próxima!

14 comentários:

  1. Oi Gih!
    Menos de 4 reais????? Onde fica isso, mulher, que to indo de mala e cuia comprar tudo?
    Realmente, a família e a escola, até hoje, não estão preparadas para lidar com o bullying.
    Apesar do tema, ele parece ser engraçado.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu. Ele é engraçado sim. Muito!!!! Comprei em uma loja de bazar aqui da cidade. Alguns livros vem para cá por um preço muito abaixo do mercado. Não sei se são livros de estoque, que saíram pouco ou o quê, mas vale muito a pena :)
      beijooos

      Excluir
  2. Olá Gih!
    Não conhecia este livro, mas só por ele ser mais leve já fiquei com vontade de ler. Eu simplesmente adoro gargalhar com livros.
    E é bem legal poder ler algo um tema que é assim tão denso como o Bullying.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Pra comer por favor diga onde você comprou rsrs
    Gostei muito do livro, porque o assunto nele abordado é de meu grande interesse na condição de mãe e futura professora, e sabemos que a família e a escola não sabem como lidar com esses casos, como você bem colocou os pais e professores não são preparados pra essa situação. Então me interessei bastante peo livro, pretendo ler com certeza, e espero encontra-la nesse precinho também. rsrs
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem? Comprei aqui na cidade mesmo. Tem um bazar que vende alguns livros por um preço bem abaixo do normal. Claro, não são todos os livros, são poucas opções, mas tem algumas coisas bem bacanas e por um preço ótimo :)
      Ler sobre bullying é fundamental. E para você é ainda mais importante. Como mãe e educadora. É importante aprender a lidar com o problema =D
      Um beijão

      Excluir
  4. Oi oi
    então eu não conhecia essa obra e sua resenha aguçou meu interesse!!!! quem sabe entra para minha lista de desejos! bjus
    http://tutiaah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!
    Que bacana essa dica! Sempre gosto de ler livros com esse tema, mas as vezes cansa um pouco... Gostei de saber que a abordagem desse é diferente. É engraçado com criamos uma imagem de que para sofrer bullying a pessoa precisa ter algum problema. É exatamente o contrário como você mesma disse. Adorei a dica!!
    Ps 1. Vi no skoob que você está lendo "Os 13 Porquês". Esse livro foi um dos melhores do ano passado para mim e quero muito saber sua opinião e poder debater sobre ele!
    Ps 2. Desculpa a demora em passar por aqui. Estou sempre enrolada, como você bem sabe rs.
    Beijos!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você ia curtir o livro Bá <3
      Em breve trago a resenha dele =D Já terminei de ler. E vamos poder conversar mais sobre ele =D
      Ahhh sem problemas, heheh, sei como é
      Beijão

      Excluir
  6. Oii
    eu não conhecia esse livro e como você pagou barato nele em,
    parece ser interessante e que bom que esse aborda o tema de uma maneira diferente do que andamos vendo
    a capa é legal mesmo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Gih!
    Nunca parei pra pensar nisso, mas é verdade sobre o que você diz sobre a maioria dos livros que abordam esse tema tem como personagens principais pessoas que fogem do padrão estabelecido. E se a sinopse já não tivesse me chamado a atenção a sua resenha com certeza teria. Fiquei curiosa pra saber Elliot vai transformam Saymour
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha pensado por esse lado, se que o agressor que precisa se tratar. E faz todo o sentido! Até porque é geralmente o mais popular, os outros só vão na onda, então consequentemente parariam também. Adorei a resenha, parece um livro muito bom ainda mais por abordar o tema de uma forma diferente!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Cura Mortal", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Man 4 reais? kk Sem duvidas compraria, também. A capa é bem legal mesmo
    Curti muito a resenha. Gostei do assunto abordado no livro e a ideia de que o problema está no agressor e não em quem sofre agressão verbal ou não.
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  10. Olá, Gih.
    Demorei, mas cheguei para comentar. haha Desculpe a demora, a vida está uma loucura.
    Gostei da premissa do livro e acho que leria, principalmente por tratar um aspecto social que ainda afinge milhões de pessoas. Livros sobre esse assunto nunca são demais.
    Ótima resenha, como sempre.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Marcos, importante é que veio hehehhe. Pois é o bullying é complicado né? Quero falar mais sobre aqui no blog, mas difícil conseguir um espaço :3
      Acho que você ia gostar do livro. Ele tem umas tiradas muito engraçadas e inteligentes :3
      Beijos

      Excluir