terça-feira, 12 de janeiro de 2016

5 livros para ler nas férias

Oiii povo, tudo bem com vocês??? Todo mundo está de férias???? Eu estou. Pelo menos na facul hahaha. Pensando nisso, resolvi fazer aquela velha tag dos 5 livros para ler nas férias. Não sei quem criou essa tag, mas se alguém souber, pode me dizer que dou os devidos créditos. 

Bem, mas como eu sou a diferentona hahahha, essa lista será um pouco diferente. Todas as listas que eu vi, mostravam sempre livros leves, curtos, de fácil leitura. Só eu que acho que férias combinam com livros densos? Enormes? Daqueles que a gente demora mais de uma semana para ler? 

Sim, só eu. 
A diferentona. 
A defensora dos clássicos. 
A cult. 
Aquela que só lê livros de sebo. 
A que defende a literatura nacional. 
A que fala mal dos best sellers. 
A menina que roubava livros. 
A que odeia livros eróticos. 
Aquela que lê autoajuda. 
A pupila de Machado.

Hahhaha , enfim, vocês entenderam. Claro que eu sei, que tem mais uma penca de pessoas que pensam como eu, mas eu não ia perder a piada não é mesmo??? 

Enfim. Vamos para a lista???? 

Os Miseráveis - Vitor Hugo 
Esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean — o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político. (1512 páginas)



Dom Quixote - Miguel de Cervantes
Na província da Mancha, na Espanha, vive um fidalgo que, de tanto ler histórias de cavaleiros medievais, confunde fantasia e realidade e sai pelo mundo acreditando ser um deles. É acompanhado em suas aventuras por Sancho Pança, seu fiel escudeiro, que tem uma visão prática das coisas, mas é fascinado pela imaginação de seu amo. (609 páginas)



Moby Dick - Herman Melville
O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos - com sua tripulação multiétnica - rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. (656 páginas)



Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski
Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petesburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para perservar sua dignidade contra as várias formas da tirania. (553 páginas)


Senhora - José de Alencar 
A obra conta a história do casamento entre Aurélia, moça pobre e órfã que se acaba se tornando herdeira de grande fortuna, e Fernando Seixas, frequentador dos altos círculos da corte, mas incapaz de manter financeiramente sua vida luxuosa. Apaixonada por Seixas em seus dias de pobreza, Aurélia é trocada pelo amado por uma moça com um dote de trinta contos de réis. Em uma das reviravoltas do enredo, Aurélia acaba herdeira de grande fortuna, e atrai Seixas de volta para si, anonimamente, em troca de uma quantia três vezes maior. Na noite de núpcias, ela revela seu expediente e a partir de então, a relação dos dois se torna um jogo mordaz de intrigas, manobras sigilosas e diálogos ácidos e repletos de subentendidos. (336 páginas)

* Estou lendo Senhora, do Alencar. Os outros eu ainda não li, mas pretendo fazer isso em breve. 

Agora vou explicar por que eu acho que a leitura desses livros têm tudo a ver com férias. Afinal, alguns de vocês devem estar achando que eu sou maluca, afinal férias têm tudo a ver com sol, mar, piscina, sombra, água fresca e chick lit. 

Mas, pensem comigo. Durante o ano letivo, somos bombardeados por leituras difíceis para o cursinho, vestibular, faculdade. Não temos tempo para nada. Vivemos ocupados e correndo contra o tempo. Aí, na maioria das vezes, quando vamos ler, preferimos aqueles livros fáceis, leves e rápidos. E aqueles livros enormes, mas que a gente deseja ler, acabam ficando de fora. Por isso, acho que durante as férias, ler essas obras é mais fácil. Estamos livres, com a mente desocupada, temos mais tempo ocioso. Concordam? 

É claro que não espero que alguém leia todos esses livros durante esses meses. Afinal, eles são enormes e de leitura um pouco mais complicada. Mas se lermos um pouquinho, já será muito. 

E por hoje eu me despeço pessoal. Alguém já leu um desses? Alguém tem vontade? Me contem!!!! 

Um beijão e até a próxima!!!!


15 comentários:

  1. Olá Gih!
    Só livos clássicos e calhamaços (menos o Senhora) para essas férias. haha
    Eu nem montei uma lista de férias, eu tô lendo o que eu já tava com vontade desde a bienal quando comprei. (E ainda farei resenha em vídeo.)
    Aguardando as resenhas. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Senhora eu já li e adoro. Meu romance favorito.
    Os Miseráveis, se possível, lerei esse ano.
    Ótimas dicas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gih!
    Eu li Os Miseráveis quanto tinha 10 anos, numa versão beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem resumida. Inocente, eu fiquei me achando a bala por conta disso. Quando descobri o tamanho real desse livro, quis morrer hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Quando estava no fundamental li a versão resumida dos três primeiros, mas pretendo ainda, um dia, ler essas obras em texto integral. Realmente, concordo com você: férias é tempo de descansar o corpo e não a mente, leituras complicadas são um bom desafio, principalmente se saem daqueles tipos de livros técnicos que se lê durante o ano letivo.

    E o blog voltou à ativa (depois de 3 meses de hiatus), já tem dois posts novos, se quiser conferir: aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola lindona!

    Passando para conhecer o blog.
    Gostei muito do assunto adoro ler, mas ainda não li nenhum dos mencionados. Vou ver se compro o crime e castigo.
    Vou seguir seu blog fique a vontade para visitar meu cantinho, caso goste siga também.
    Bjs flor.
    http://www.cintianeves.com

    ResponderExcluir
  6. Hahaha, adorei Gih! Super válida sua lista!
    Dos livros citados, eu quero msm muito ler Os miseráveis e Senhora! *-* Outro que quero ler há um tempão tbm é Madame Bovary ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, Gih!

    Olha, adorei sua lista e seus argumentos do por quê ler livros densos nas férias, e concordo muito! hahahaha Por isso, tento intercalar algo mais pesado com algo mais leve :P
    Pq, realmente, durante o ano letivo não rola :(

    Beijos,
    Letícia - http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gih!!
    Só livros grandes e clássicos, né sua diferentona?! ;)
    Eu li Moby Dick quando era criança, mas foi uma versão bem resumida, não imaginava que o livro original era desse tamanho.
    Boas leituras e boas férias!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Ahh! Sinto-lhe dizer, mas eu também sou diferentona como vc então hahaha
    Adorei a lista! Ainda não li todos que vc citou, mas com certeza um dia lerei.
    Sou super mega ultra defensora dos clássicos!!!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu leio muito, mas estou em falta com os clássicos. Destes eu queria muito conferir Os miseráveis.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. De todos os citados, o único que li até hoje foi Senhora, José de Alencar é para mim o melhor escritor entre os clássicos, Senhora foi o segundo livro do autor que li, mas depois dele não parei mais, li Luciola, A viuvinha, Cinco Minutos e Diva, morro de vontade de ler Guarani, recomendo o autor e achei perfeito ele figurar entre os cinco indicados.

    ResponderExcluir
  12. Gih!
    Bem diferente mesmo...
    Ler Os Miseráveis requer meses de leitura.
    Gostei porque escolheu apenas clássicos e dos bons.
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gih,

    Adorei esse post, a alguns livros dessa lista eu quero ler e o lindo Moby Dick eu já li e o excelente e fantástico Os Miseráveis estou lendo,, a minha edição é muito antiga e de três volumes e estou no terceiro, dei uma pausa por causa das parcerias, mas logo retomo.....kkk....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gih, adorei as novas cores do blog! Está uma lindeza que só.
    Esses livros que você indicou são livros para toda a vida e as férias são um bom momento para lê-los.
    Estou querendo ler Moby Dick. Há um tempo atrás assisti a um filme (No coração do mar) que despertou minha vontade.
    Abraços.
    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem? Fico muito feliz que tenha gostado da nova aparência do blog :) Muito obrigada =D
      Ahhh sim, também quero ver esse filme <3
      Beijooos

      Excluir