quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A 5ª Onda : Livro X Filme

E aí povo lindo, tudo bem com vocês??? Estava morrendo já de saudades :3 




Mas agora aqui estou eu novamente.... 

E hoje vim com uma postagem super especial. Estou aqui para falar do filme e do livro A 5ª Onda. Sim, eu tinha mais resenhas atrasadas, mas queria um dia pelo menos, falar sobre algo que está super em alta, já que eu sou sempre a atrasada que conhece as modinhas depois que elas já se tornaram obsoletas. Ok, parou a sessão resmungo hahhahah. 

Para quem está perdido e não sabe do que estou falando, que tal conhecer???? 

Título: A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
SKOOB
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

Título: A 5ª Onda
Atores Principais: Chloe Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe... 
Dirigido por: J Blakeson
Distribuidor: Sony Pictures
Sinopse: A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 975 das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltraram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar. 

Então pessoal, eu conheci essa história pelo trailer do filme. Afinal, a Fundamento não é uma editora que eu possa dizer que acompanho. Mas estava eu lá no cinema, me preparando para olhar sabe-se lá que filme, quando de repente, começa esse trailer... 

                       

Fato que quando sai do cinema fui correndo conferir que história era essa. E só aí descobri o livro. E coloquei como meta que o leria antes de ver o filme. E aos 45 minutos do segundo tempo... sim, consegui terminar de ler antes que as luzes do cinema se apagassem. 

                       

Bem, vamos lá... 

Minha Opinião:

História: A 5ª Onda nos apresenta alienígenas diferentes. Elas não descem de espaçonaves. Eles não são verdes. Eles não falam Italiandarim. Eles são os Outros. Estão presentes aqui. Se você que está lendo essa postagem for um deles, eu me rendo e pode me apresentar seu mestre. E eles resolveram acabar com os humanos. Assim, simples desse jeito. E para isso, eles tem um plano: Passo nº1 : Deixe os humanos sem eletricidade, sem meios de locomoção,... Passo nº 2: Utilize a força da natureza para acabar com os mais desavisados ainda tentando entender como foram capazes de comandar mares, terras e tudo o mais, mas enfim Passo nº 3: Mate os mais fracos através de uma doença terrível. Passo nº 4: Deixe que a desconfiança mate aqueles que restaram. Passo nº 5: A QUINTA ONDA. 
O problema é que esse plano é bom, mas falho: "...se não matar todos nós de uma vez, não serão os fracos que vão sobreviver."
E é aí que a nossa história começa. São poucos os humanos sobreviventes. Mas esses poucos, estão dispostos a tudo para salvar a humanidade, ou o que resta dela. " No momento em que decidirmos que uma pessoa não importa mais, eles venceram." 
A adaptação do filme ficou bastante boa. Há pouquíssimas mudanças do enredo original. E achei que todas as mudanças fizeram bem para o andamento da história. Então ponto positivo para o filme. 



Mistério: Se alguém aqui já leu esse livro, mas não descobriu o mistério... não quero te ofender, mas... você estava mesmo distraído não é? Qual é galera, não tem mistério. Não no livro pelo menos. São tantos personagens narrando a história, que só não enxerga a verdade quem não quer. E para esses, eu tenho um recado: VOCÊS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA O APOCALIPSE ALIENÍGENA. 
Já no filme, o mistério até pode permanecer um pouco mais "misterioso" ohohoho, mas nada que não seja descoberto fácil, fácil... 

Personagens: Um ponto para o autor é que seus personagens foram muito bem construídos. A Cassie é uma menina durona, mas ainda assim, se derrete ao ver um rostinho bonitinho. Ben garoto por quem ela é apaixonada também é super engraçado e carismático. Mas tiro o chapéu para a Esp. Essa garota que já chega chegando, colocando todo mundo em seu devido lugar e sabe jogar xadrez. Casa comigo menina? " - E não quero nenhum comentário humilhante, sexista e machista. " 
Infelizmente, no filme, esses personagens não brilham devidamente. Tenho horror a garota que fez Cassie. Para mim, ela é igual a Kristen  . Tá sempre com aquela boca aberta. 

E o que fizeram com a Esp? Estereotiparam tanto a garota que olha... Como se para ser durona, você precisasse estar sempre com litros de lápis no olho e tivesse que ter uma postura intimidadora. Eu tenho essa carinha meiga e sou o capitão nascimento se quiser. 
Odiei a escolha do Alex também. Nada a ver. Nada a ver. Viajaram. 

Final/Explicações: Achei que muitas perguntas ficaram em aberto no livro. Mas em partes, eu aceito isso, já que há continuação que eu pretendo ler em breve. Mas tiveram muitas coisas que ficaram sem sentido e acho que não voltarão a ser abordadas no próximo volume. O final do livro é tipo a tosquice do universo. E eu jogo minhas fichas que é por causa desse tipo de coisa que os ETs resolveram invadir a Terra e acabar com a humanidade.
No filme, por incrível que pareça tudo é bem explicado. Lembram que eu disse que fizeram alterações que melhoraram o andamento da história? Então... 
" - Nós não acabaríamos com toda uma raça. 
- Ah, acabariam sim. Vocês fazem isso todos os dias. " 
E o final do filme é bem mais justificável. Claramente um pedido para que os alienígenas nos perdoem por nossa tamanha tosquice. 



Mensagens/Referências: A 5ª onda é uma história para adolescentes. Ponto final. Não adianta chorar, espernear, gritar e pedir para a mãe trazer a toalha. Mas com isso não quero dizer que ela seja ruim. Não é galera. Não é mesmo. Mas o público alvo é a galera jovem. Por isso, acho muito bacana as mensagens que o livro aborda. Sobre o que fizemos até hoje com a Terra, sobre família, lealdade, perdas, sobre seguir em frente...
 Há ainda diversas referências no livro que tornam a história ainda mais bacana para os jovens leitores e também para os velhinhos já que podem ver suas obras favoritas citadas atualmente. Há referências de Exterminador do Futuro, Star Wars.... 
Mas claro que também tem seus poréns. E como tem. E falarei disso no tópico a seguir. 

Tópico para que os fãs passem a me odiar, abandonem a postagem, denunciem abuso.... Então vamos lá que nem tudo é perfeito nesse mundo. Apesar da história ser diferente do que vemos atualmente - DISTOPIAS - ROMANCE SOBRENATURAL - DISTOPIA - ROMANCE SOBRENATURAL.... Ela não é assim tão original. Temos claramente o clichê da garota que parece normal, mas que "O medo não parou Cassie Sullivan, como acontecia com alguns seres humanos. O medo clareava seu raciocínio, fortalecia sua vontade, definia suas opções." Conhecem? Eu também. Temos ainda o estereótipo da menina que está super bem. Até que aparece O cara. E esse cara parece malvado. Mas ele a protege tanto. E olha que até então ela nem precisava de proteção... O bonzão que não queria ninguém. E aí surge ela. E ele se apaixona a primeira vista. E prefere morrer a perdê-la. E foquem que ele nunca a teve. 
E quando o cara bonzão começa a correr feito um louco pela floresta? Juro que eu esperava ele escalar a árvore a lá Crepúsculo. Então sim, temos algumas cenas bem crepusculescas nesse filme. 



Veredito final: Tanto o filme quanto o livro tem seus pontos fracos e fortes. Ambos são bacanas e merecem uma chance. Mas eu preciso dizer que na maior parte do tempo, preferi o filme. Me condenem. Podem me apedrejar em praça pública. "Traidora" , "Falsa leitora", "Herege" , mas essa é a verdade para mim. O que não quer dizer que não tenha curtido o livro. Curti sim. Tanto que já quero o segundo volume. E aguardo ansiosa o terceiro. Embora, não acredite que há história para isso tudo. 

E eu vou me despedindo galera. Sei que a postagem ficou gigantesca, então agradeço a quem chegou até aqui. Mas eu estava tão ansiosa para falar dessa história antes que todos os meus amigos blogueiros falassem. E tinha tanta coisa para falar. E tem tanta gente curiosa para conhecer essa história... enfim, são muitos motivos. Então eu digo: leia o livro. E assista ao filme. Você não irá se arrepender. 

Um beijão em todos vocês e até a próxima. 

9 comentários:

  1. Oi, Gih!
    Não sei se já comentei, mas adoro suas opiniões. Sempre bem sinceras.
    Eu estou esperando o hype do filme e do livro passarem parar dar uma checada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá Gih!
    Eis um filme que está na minha lista para assistir. (Mas quero ver mais o Deadpool do que esse. haha)
    Na adaptação, sempre acabam cortando algumas coisas mesmo. E nem toda obra é perfeita!
    Amei ler a sua opinião! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Realmente não há mistério no livro, até porque anunciaram como uma ficção científica com alienígenas. Enfim... É uma obra que me interessa (livro), mas não é algo que queira ler para ontem. Há clássicos do gênero e alguns contemporâneos que estão bem na frente na lista de leitura.
    Quanto ao filme, estereotipar personagem é bem normal. Afinal, esteriótipo vende e a indústria cinematográfica quer dinheiro.
    Boa postagem. Quem sabe, futuramente, dou uma chance para o livro e talvez para o filme.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih!
    Ainda não assisti o filme e confesso que não tenho muita vontade de ler o livro... Espero em uma distopia algo novo que possa prender minha atenção, mas acho que esse é mais um clichê e sua resenha confirmou isso rs.
    Mesmo assim, obrigada pela dica. Vou prestar atenção nesses detalhes que você destacou quanto eu ver o filme. Depois te digo o que achei!
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii lindona tudo ótimo? (saudades)
    Não sabia que tinha o livro,mas me apaixonei quando vi o trailer do filme (adoro essa atriz) quero muito ver esse filme logo.E me senti mais informada depois desse super post,a sua opinião que é o mais interessante sabia?
    Vou procurar na livraria o livro para ler antes de ver o filme <3
    Beijos flor
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gih!
    Eu vi o filme e gostei bastante, apesar dos pontos negativos, ainda quero ler o livro, mas fiquei meio assim por teres preferido o filme, até deu uma desanimadinha hahahahah ainda assim, vou querer conferir ;)
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    você é a primeira que vejo falar que prefere o filme ao livro, pois ando lendo comentários negativos do filmes, mas mesmo assim quero assistir e ler o livro. Que bom que gostou de ambos e na resenha pareceu bem empolgada.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona!

    Não sabia que existia um livro sobre esse filme.
    Estou com muita vontade de assistir, li algumas resenhas e o povo ta dividido se o filme é bom ou não, então vou tirar minhas próprias conclusões.
    Não li seu post todo para não saber de toda historia kkkk,mas depois que assistir venho aki e conto a minha opinião.

    Bjs Bjs

    Obrigada pela visita la no Blog, caso não esteja seguindo segue plesase kkkk

    http://www.cintianeves.com

    https://www.youtube.com/channel/UC5nZxGctnYB8WogbxcMrr-A

    ResponderExcluir