quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Lidos, mas não resenhados #2

Oiii povo, tudo bem com vocês??? Hoje estou aqui para mais uma postagem "Lidos, mas não resenhados". Para quem ainda não sabe do que se trata, essa é uma coluna nova no blog, onde eu falo de livros que li ultimamente, mas não quis ou não consegui resenhar de forma tradicional. Vamos conhecer esses livros? 

The clarity - Felipe S Correa 
O autor me enviou esse e-book, mas infelizmente, ele não me conquistou. O que é uma pena, pois ele tinha potencial. Mas o autor se prendeu demais na sua inspiração em Crepúsculo. Sério. Nós temos a Bella, o Edward, O Jacob, todos eles, apenas com outros nomes. O autor até dá uma explicação no começo do livro, mas não achei muito justificável. Clarity é uma história sobre bruxos, então acho que o autor poderia ter explorado muito mais esse lado e sua história teria ficado muito mais bacana. 

Devaneios Literários - Mariana Collares 
Eu sou péssima para resenhar livros de contos, crônicas, afins. Acho que nunca consigo expressar tudo o que sinto quando leio um. Dá vontade de falar de cada texto, mas isso seria impossível, pois a postagem ficaria enorme. Por isso, e só por isso, resolvi não resenhar esse livro. Devaneios Literários, é um livro nacional e é composto por várias crônicas escritas pela Mari em seu blog. São crônicas do dia a dia, falam sobre machismo, feminismo, trânsito, mau humor, viagens, enfim... são vários textos e para todos os gostos. Até separei um muito bacana que deixo para vocês conferirem: 
"Hoje eu tava aqui pensando...
Talvez a humanidade seja só idiota.
Não totalmente boa, não totalmente má. Não só um emaranhado de tendências suicidas, assassinas ou meramente destruidoras.
Mas idiota.
Puramente idiota por não ver as consequências, por não pesa as escolhas e as palavras. Por não saber o peso de um não ou um sim desmedido.
Sei lá, isso não exime ninguém da responsabilidade, mas convenhamos - somos todos idiotas.
E ainda queremos que um Deus nos leve a sério..."

Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
Eu bem que gostaria de resenhar esse livro. Mas sei que não terei tempo para isso e ele vai acabar ficando esquecido aqui entre os livros lidos. Então como coloquei essa coluna no blog, nada melhor do que usá-la não é mesmo? Acho que todos aqui conhecem o filme não é mesmo? E quem ainda não viu, deve ver, pois é um filme muito bacana. Engraçado, emocionante, com uma bela mensagem. Enfim, é quase unanimidade. O livro, é uma peça de teatro, então ele é escrito de forma diferente dos livros tradicionais. Ele dá dicas sobre como montar cenários, sobre expressões no rosto dos atores, enfim. Para quem não está acostumado, isso pode até soar meio esquisito no começo, mas depois que você pega o ritmo, só vai. No livro, não há romance, como é adicionado no filme. Mas isso não é nem ponto positivo, nem negativo. No livro não fez falta. Ficou bacana igual. Auto da Compadecida, conta a história de Chicó e João Grilo, dois pobres nordestinos que precisam burlar algumas regras para sobreviver a seca, a fome, a miséria. Um dia, João Grilo, acaba partindo desse mundo, junto com outros canalhas, incluindo um padre, uma mulher adúltera, um homem mesquinho, entre outros. E lá do outro lado, eles serão julgados. Algum deles merece mesmo o inferno? E o paraíso? 


E então por hoje é isso pessoal. Já conheciam algum dos livros? E vocês conseguem resenhar tudo que leem? Me contem!!! 

Beijos e até a próxima!!! 

8 comentários:

  1. Oi Gih. Tudo bem???

    Vou confessar que as vezes demoro demais para resenhar, mas consigo fazer isso com todos os livros que leio. Claro que por uma escolha não o faço com aqueles que tem menos de 100 páginas. Esses eu separo algumas quotes e posto só para divulgá-los igual. :D Sou louca para ler o Alto da Compadecida. Já vi alguns vídeos do Ariano e ele me encantou como pessoa, quero saber se me ganhará como leitora também! :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Confesso que, dessa vez, só tenho vontade de ler um livro: Auto da Compadecida. Aliás, ele já estava na minha meta de leituras para esse ano.
    Os demais parecem interessantes, mas confesso que não leria por agora.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gih!
    Melhor coluna que inventou nos últimos tempos. Sério mesmo! :3
    Eu nunca li O Auto da Compadecida, mas o filme realmente é muito bom. Sempre que passa, tento assistir.
    Os outros livros, eu não conhecia.
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  4. Gih!
    Acho essa coluna muito boa e estou pensando até em adotá-la, claro, dando os créditos para você.
    É que por vezes leio vários livros, porém não consigo resenhá-los também e assim, pelo menos nosso leitor tem uma noção do que encontramos nos livros.
    Já li O Auto da compadecida e por ser escrito de forma teatral é mesmo difícil de resenhar.
    “Sonhar é acordar-se para dentro.” (Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy. Legal né? Pois é, as vezes fico sem tempo e sem vontade para resenhar determinado livro, então uso essa coluna :3 Na verdade ela é uma adaptação dos vídeos "3 livros" da Tati Feltrin.
      beijooos

      Excluir
  5. Oi Gih!

    Esta coluna expressa muito bem nós leitores. São tantos livros que não resenhei e ainda continuo não querendo resenhar. Talvez não tenha batido aquele clique instantâneo de: "Acabei de ler o livro, corre, abre o editor de postagem, começa a escrever". Só não tenho vontade de fazê-lo. Quero guardar a leitura para mim. Interessante isso, né?

    Não sabia desse livro "The Clarity", mas mesmo sendo de bruxos (os seres sobrenaturais que mais gosto), não me senti atraído por ser praticamente uma cópia da saga citada. Não vai rolar. Então deixa para a próxima. O Auto da Compadecida tenho há um tempinho, mas sei que se eu o ler, não irei resenhar. Principalmente por causa do formato. Quando se trata de contos, crônicas, etc., tenho o mesmo impasse de você. Luto para achar palavras para descrever. Lembro de um livro que resenhei de crônicas (lá em 2012) que misericórdia, só o fiz porque era de parceria. Boas citações e tudo mais, porém não me identifiquei a ponto de fazer uma resenha. Sofri calado, hahahaha.

    Lindo post, muito inspirador! Não estamos sozinhos! Pelo direito e compreensão de não resenhar um livro ou seja o que for, quando não nos identificamos muito ou não temos vontade. E isto serve para filmes, seriados, animes e tudo o mais que nós lermos, assistamos e afins. Muita luz e leituras boas, beijo!

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gih!
    Tô começando a achar q qnd um autor diz q se inspirou em Crepúsculo... É decepção na certa, rs
    O Auto da Compadecida eu já li! Tinha visto o filme primeiro tbm, e gosto dos dois, é bem divertido!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie! Eu tenho uma tática para resenhas: termino o livro e já esboço uma resenha, para não esquecer detalhes e sensações da história. Vai ficando no blog como rascunho, depois vou postando e arrumando.
    Agora que tenho uma bebê linda, não leio tanto quanto gostaria, então está mamão com açúcar resenhar tudo kkk
    Estou lendo a biografia do Charles Manson e não acabo nunca, o livro é enorme rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir