sexta-feira, 31 de março de 2017

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - John Tiffany e Jack Thorne (Baseada em uma história de JK Rowling)

E aí, meu povo amado? Tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para falar que finalmente eu li Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Pois é, que bela fã eu sou se demorei sééééééculos para ler essa obra. Mas assim é a vida né? E sendo bem sincera, acho que li o livro no momento certo. 

Mas e então, acabou o suspense? 

Bora conferir??? 



Título: Harry Potter e A Criança Amaldiçoada
Autores:  John Tiffany e Jack Thorne (Baseada em uma história de JK Rowling)
Páginas: 352
Compre na AMAZON
Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo,  Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.




Minha opinião: Então meu povo amado, salvo raras exceções, só encontrei dois tipos de opiniões em relação a esse livro. O povo super fã que odiou o livro porque esperava algo totalmente diferente e o povo super fã que ama qualquer coisa que venha desse universo. Fico feliz em dizer que faço parte da exceção (como sempre hahhaha), eu não amei e nem odiei o mesmo. Consigo entender que ele tem falhas e qualidades. Mais falhas que qualidades? Beleza. Concordo. Mas ainda assim, não consigo sentir esse ódio que alguns fãs sentiram ao longo dessas páginas. 

Em A Criança Amaldiçoada nós acompanhamos a história de Alvo Severo, um dos filhos de Harry e Gina. AS não podia ser mais diferente dos pais. Ele odeia o Harry, o peso de ser filho do menino-que-sobreviveu e odeia Hogwarts. 

No começo, ele tinha apenas medo de ir para Sonserina. Eis que seu maior medo se realiza, mas ao contrário do que ele pensa, isso não é algo ruim já que é ali que ele conhece seu melhor amigo, Escórpio, filho de Draco Malfoy. 

Como já sabemos, a família Potter gosta de se envolver em confusões. Ou a confusão é que os acha? E com AS não seria diferente. Há algo de maligno ao seu redor e as trevas podem ressurgir a qualquer momento... 

A primeira coisa que eu devo falar sobre esse livro é que ele é o roteiro da peça. Então caso você não esteja familiarizado com esse tipo de roteiro, você poderá se sentir incomodado. Nós não temos uma história romanceada. Os cenários e cenas são descritos de forma a auxiliar a produção da peça. 

Por causa disso, muita coisa pode parecer estranha e até confusa. Forçada ou mesmo exagerada. Bem, é uma peça não é? Então não há espaço para as descrições dos sentimentos dos personagens. É preciso que eles falem para que o público entenda o que estão sentindo. Então sim, há diálogos que parecem desnecessários, mas na verdade não são. 

Ao ler é preciso ter ideia de que o roteiro é de uma peça de teatro, com menos recursos que um filme. Então você não pode ler o livro imaginando um filme, mas sim uma peça. Se você não tem o hábito de ir muito ao teatro isso pode ser complicado para você. Como eu sou uma amante dessa arte, consegui imaginar muito bem tudo em cena. 

É verdade que há um conflito entre a história dos 7 livros da série e esse roteiro. Mas entendo que essa peça não é uma continuação exata dos livros. Não creio que uma peça conseguiria fazer isso. Li o livro muito mais com o sentimento de que essa história é uma teoria das muitas sobre o que poderia acontecer com o mundo bruxo tantos anos depois da batalha de Hogwarts. 

Concordo que as personalidades dos personagens não foi explorada. E outras tantas foram destruídas. É difícil aceitar um Harry tão arrogante, uma filha de Hermione e Rony nada humilde, uma Minerva tão submissa... Mas eu acredito que as situações mudam as pessoas. Não sei o que aconteceu entre As Relíquias da Morte e A Criança Amaldiçoada. Então não me sinto capaz de julgar as atitudes dos personagens. 

Muito se falou do Rony no papel de "bobo da corte". Entendo muito bem o motivo disso. Isso funciona muito bem no palco. Poderia não funcionar no livro e nem no filme. Mas tenho certeza de que funcionou muito bem para a platéia. 

A história parece um pouco sem pé nem cabeça? Talvez. Provavelmente. Mas como já falei ali em cima, a vejo muito mais como uma teoria do que algo realmente real. 

Há ainda o argumento de que as idas e vindas no tempo, os universos paralelos não fazem jus às características dos personagens. Porque Cedrico jamais seria do mal, a Hermione jamais seria amargurada e o Snape jamais seria um cara super camarada. Não sei, gente. Não sei. 

Mas percebendo sob outro ponto de vista, talvez o que eles quiseram mostrar com a peça é que a ocasião faz o ladrão. É fácil acreditar que o Harry sempre e em qualquer circunstância seria o cara bom que é. Mas será? Talvez a presença dos amigos tenha moldado quem ele se tornou. É fácil a gente julgar e separar o mocinho do vilão... Mas existem tantas coisas por trás de uma escolha. Sei lá. Vocês sabem que eu gosto de ficar criando teorias e filosofando hehehhe... 

Outro ponto muito legal é que em uma das realidades alternativas, a chave de tudo foi o Neville. Eu não curto esse personagem, confesso, mas há uma teoria muito forte sobre quem ele realmente poderia ter sido. Mais uma vez, a situação faz o ladrão... 




Por fim, devo dizer que curti sim o livro. Li em dois dias e leria em um tranquilamente, mas eu preciso fazer as coisas supérfluas da vida, como comer, tomar banho, kkkkkk Senti uma sensação gostosa de nostalgia, reconhecimento e até mesmo um quê de "eu sabia que isso nunca ia dar certo". 

Então devo dizer que eu indico sim a obra. Mas é importante que você leia com o coração e a mente abertos. Talvez você ame, talvez você odeie, e talvez assim como eu, você apenas fique feliz por ter mais algumas horas com esses personagens tão adorados. 

E é isso meu bom povo. Se você curtiu, não se esqueça de compartilhar com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 



Possível spoiler!!!! Alerta!!! Alerta!!!! 

7 comentários:

  1. Olá. Ainda não li o livro, mas está na lista de desejados. Sempre bom poder ler resenhas e ver as opiniões. Abraço. Eudes. www.tomoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Gislaine, tudo bem?
    Ótima resenha flor!
    Adorei os seus pontos de vista. Eu li esse livro ano passado, antes mesmo de lançarem por aqui porque eu não aguentei esperar hahaha e eu me encaixo no povo super fã que ama tudo de harry potter. Mas sei que o estilo de leitura de um roteiro é diferente e que muito deixa de ser dito na narrativa, e mesmo não estando acostumada ao teatro eu já peguei para ler imaginando isso o que me deixou preparada e não me incomodou em nada. Quanto a história eu consegui ver tudo se encaixando sabe, as teorias sobre o Neville que em situações diferentes poderia ser um personagem completamente diferente e claro, que se as circunstâncias de um personagem fossem outras ele poderia ser um vilão sim.
    Quanto ao comportamento do Harry, eu imagino que para ele deve ter sido difícil, uma vez que cresceu sem uma figura paterna amorosa e compreensiva e que é difícil para todo pai se dar bem com os filhos na vida real, muitas vezes eles querem o melhor para a gente mas nós não achamos aquilo o melhor para nós, então achei que ficou muito mais parecido com a realidade na peça do que se ele fosse um pai perfeitinho e sem traumas do passado.
    Além do mais(ALERTA DE SPOILERS) a questão do Voldemort transar não me pareceu fanfic de forma alguma, é uma coisa que todo ser humano faz kkkk não vejo porque ele não faria. É meio que aquela questão da gente não imaginar nossos pais fazendo sexo ou pessoas mais velhas.. sei lá husahsuausha E sempre foi subentendido em Harry Potter que Belatrix era apaixonada por ele, então eu não duvidaria de nada do tipo.
    É claro que a história perceptivelmente não foi escrita pela JK e sim por um fã de Harry Potter e para alguns que odiaram e declararam que a obra é uma fanfic barata, é compreensível. Mas eu não esperava algo no nível da autora, sabia que era uma história escrita por outra pessoa, mas que foi aprovada pela propria JK então achei válido, ela nunca seria a favor de algo que fosse diretamente contrário a sua obra anterior e como você mesmo disse é legal encarar esse livro como algo que pode ter acontecido ou uma teoria hehe
    Para mim foi uma leitura ótima, mas com alguns poréns que não diminuíram a obra. Desculpa pelo textão, eu me empolgo com algumas histórias hahaha

    Beijos
    Aventurando-se Nos Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Gih! Como vc está?
    Eu ainda não criei coragem pra ler, haha Li tantas resenhas negativas, e tbm já não estava com essas expectativas todas, rs
    Mas pelo menos a leitura foi um momento de felicidade pra vc, dentro desse universo incrível de HP.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oooi Gih! Tudo bem?
    Então, adorei sua resenha! Porque senti muito tudo que você falou! Eu gostei.. não estilo, ohhh amei, mas gostei. É Harry Potter, é nostálgico e eu chorei. Hahah entendo o ponto de quem odiou.. mas super concordo quando você falou que não sabemos nada sobre esses personagens.. anos se passaram sem a gente imaginar o que pode ter ocorrido. E em universos paralelos, muitas coisas podem acontecer sim!! É tipo o efeito borboleta.. mudam ações, mudam reações! Não tem como a gente ter absoluta certeza de como os personagens vão se comportar, né? Vi muita gente se achando conhecedor demais da história e da psicologia dos personagens, mas ninguém sabe como funciona a cabeça de alguém.. me diverti lendo o comentário do spoiler!! Hahahaha também não consigo imaginar!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu achei durante anos que era uma super fã de Harry Potter, mas de uns tempos para cá deixei de me sentir uma super fã e me tornei só uma pessoa que leu os livros e gostou e talvez venha a reler. A parte isso, não estava com vontade de ler esse livro e fugi dele bastante, mas no dia 31 de Dezembro meu primo levou para a reunião familiar, eu não tinha nada para ler comigo... então dei uma chance ao livro e por incrível que pareça eu gostei bastante do livro.

    Aprendi a ler peças na minha loucura por conhecer a obra de Shakespeare então não estranhei o formato e me apaixonei pelas crianças. Não senti estranhamento com os caminhos dos personagens pq uma coisa é ser um adolescente ou jovem outra é ser o adulto pagante de uma família, acho que até me identifiquei com o Harry em alguns momentos. Só desgostei do caminho do Rony ele passou de irmão mais novo que ficava com os restos de todos e não era lá muito preferido por ninguém, a exceção de seus amigos, a uma nulidade de pessoa e isso me incomodou, mas de resto gostei e até chorei em alguns momentos.

    Ah, achei uma boa sacada a questão da filha do Valdermort pq me ocorreu de repente que até pessoas moralmente repugnantes tem desejos sexuais.

    No final eu esperava nada e coisa nenhuma desse livro e ele me deu alguma coisa kkk

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  6. Oi Gih!
    Eu adoro HP, mas ainda não li esse livro porque não sei se gostaria de ler uma peça de teatro. Acho o formato estranho...

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá Gih!
    Confesso que não terminei nem o primeiro livro do HP (pode me bater.), mas gosto de todo o universo e personagens, mesmo que só vendo maior parte pelos filmes.
    Acho mais interessante e "fanfiqueiro" o fato do filho do Harry entrar para a Sonserina. Adoro ironias.
    E acho que eles ficaram tão desesperados por dinheiro que lançaram o roteiro da peça só para agradar fã, podiam ter dado uma adaptada e feito um Romance mesmo. Opinião minha, claro!
    Beijos!

    ResponderExcluir