quinta-feira, 23 de março de 2017

Minimalismo: Viver com menos para viver melhor

E aí, meu povo? Tudo ruim por aí? 

Se não está ruim você não está bem informado, caro coleguinha... 

Mas vamos lá que o assunto da vez é outro. 

Quero falar sobre um novo estilo de vida que adotei. O Minimalismo. Vocês já ouviram falar dele? 

Eu conheci tem um certo tempo e estou realmente encantada. O minimalismo "prega" que os adeptos desse estilo vivam com o mínimo possível. 

Claro que esse mínimo varia de pessoa para pessoa e o importante é que esse seja um estilo sustentável e que te deixe feliz. Por exemplo, há aqueles que tem apenas 7 calcinhas. Uma para cada dia da semana. Isso para mim é inviável, já que tomo no mínimo três banhos por dia (faço natação, exercícios físicos, trabalho fora, suo muito, vou de bicicleta para o trabalho... só explicando). 

Mas o minimalismo faz você começar a perceber quem você é de verdade e qual é o seu estilo de vida e o que combina bem com a sua rotina. Por exemplo, eu tinha trocentas roupas de baladinhas. Sendo que eu não sou uma pessoa badaleira. E tinha pouquíssimas roupas para dar uma voltinha, sair com os amigos, ir no cinema, jantar fora. Que é basicamente o que eu faço nas horas vagas. 

Conheci esse estilo ao perceber que meu armário estava abarrotado de roupas, mas eu nunca parecia ter o que vestir. A verdade é que pude me desfazer de muita coisa e agora parece que eu tenho muito mais opção. Tudo porque agora minhas peças não estão escondidas. Eu ainda tenho muita roupa, muita mesmo. Muito mais do que o mínimo. Mas aos poucos estou vendo o que é excesso e não agrega nada e estou me desfazendo. 

Esse é um estilo de vida que vai muito bem para quem está se sentindo abafado, como se houvesse um peso o tempo todo, para quem se sente muito ocupado. 

Eu me sentia sempre muito presa, com muita coisa pra fazer, gastava muito tempo escolhendo o que vestir, muito tempo limpando a casa, lavando louça. 

Então resolvi adotar esse estilo de vida e me desfazer de tudo o que estava em excesso na minha vida. Os livros na estante, as roupas no armário, os sapatos no chão, a louça no armário, ... Não estou dizendo que você deva se livrar das coisas que você ama. Não é isso. Mas o minimalismo prega que você deve ficar com aquilo que te faça feliz. E ver todos aqueles livros juntando poeira na estante não estava me fazendo bem. Todos os dias eu ficava atacada porque chegava mais algum e eu não conseguia ler todos. Mas essa sou eu e você não precisa ter o mesmo sentimento que eu. 

Aos poucos fui me desfazendo de muita coisa. E meu marido percebeu. E ele me apoiou muito. Mais do que isso. Ele resolveu entrar nessa comigo. Nós moramos apenas nós dois e nossa gata. Nós tínhamos mais de 20 pratos. Nós raramente recebemos visitas. E quando recebemos, é apenas uma ou duas pessoas. Nós realmente precisávamos de todos aqueles pratos? 

Nós tínhamos duas geladeiras e dois fogões. Isso era mesmo necessário? Eu acredito que não. 

E isso facilitou muito a nossa vida desde então. Ganhamos mais tempo e disposição. Porque toda a energia que a gente gastava limpando tudo,agora a gente pode gastar com o que realmente nos interessa. 

Mas mais uma vez eu digo: esse estilo de vida deve te fazer feliz e ter sentido para você. Por exemplo, uma das indicações para quem quer viver o minimalismo é se desfazer do micro-ondas. Mas isso na nossa casa é algo muito complicado já que usamos o dito cujo para quase tudo. Mas processador, máquina de fazer churros, formas e formas para assar... Tudo isso para nós é supérfluo, já que não comemos muito em casa. 

E esse nosso novo estilo de vida nos fez repensar muitas coisas. Nossos planos de futuro e tudo o mais. Nossos sonhos... Percebemos que muitos dos nossos sonhos não eram nossos . Eram dos outros. Sonhos que os outros plantaram na gente. Mas não seria muito melhor viver aquilo que queremos? Não seria. Posso dizer para vocês que É.

Confesso que nem sempre é fácil. Às vezes vejo gente da nossa idade comprando casa, fazendo casamento dos sonhos, comprando carro novo... E dá uma certa invejinha, sabe? Fico me perguntando o que estamos fazendo de errado. Mas então vejo que não estamos fazendo nada de errado. Estamos apenas fazendo aquilo que queremos fazer. Viajar, ter novas experiências, viver sem contas para pagar (exceto as quase impossíveis de ficar sem, tipo água, luz...). 

Quando ficávamos tentando seguir os planos dos outros, o que queríamos mesmo fazer ficava de lado. Agora não. Porque todo o tempo, energia e dinheiro que nós temos, nós usamos apenas para aquilo que realmente queremos. 

E como já falei tantas vezes em energia, vale dizer que o minimalismo não é apenas uma questão financeira, embora esse seja um grande ponto. Mas é uma questão de prioridades e escolhas também. Vivemos dizendo que não temos tempo para nada. Mas será mesmo? Ou será que o tempo que temos usamos para coisas que realmente não nos agregam nada? Ou com pessoas que não agregam nada? Pode até parecer meio frio, mas o minimalismo fala sobre isso também. Sobre se afastar das pessoas que nada acrescentam na nossa vida. 

Confesso que nem sempre é fácil e que ainda me considero mais consumista que o necessário. Mas isso também é consequência da infância que tive. Ou que não tive. Mas enfim... Mas é realmente libertador você não ter/fazer as coisas por uma questão de escolha. Eu não tenho o carro do ano. Eu poderia ter. Mas eu não quero. Eu não comprei o tênis da última coleção. Eu poderia ter comprado. Mas eu não quis. Eu poderia frequentar várias baladinhas. Mas eu não quero. É uma questão de escolha, entendem? E isso é libertador. Porque as vezes a gente acaba comprando/consumindo coisas apenas para mostrar aos outros e a nós mesmos que podemos. Ok. Nós podemos. Mas precisamos? E principalmente, queremos? 

Então é isso, galera. Quis aparecer por aqui com esse assunto pois acredito que ele pode ser aproveitado por muita gente. E mesmo que você não queira fazer parte desse movimento, com certeza alguma coisa que eu escrevi te fará pensar. 

Para conhecer mais do minimalismo, basta dar uma googlada. E no youtube tem muita coisa legal. Mas se tiver alguma dúvida e eu puder ajudar, vou ficar muito feliz. 

Um beijão e até a próxima!


9 comentários:

  1. Oi Gih!
    Amei esse post!!! E me identifiquei muito!
    Moro com meu namorado e nossos dois gatos em um apartamento pequeno faz quase 7 anos, e também fomos adotando esse estilo de vida. A "sorte" é que nós dois não temos frescura com roupas, não ligamos para marcas, festas, nem ter o carro do ano. E, como moramos em lugar pequeno, sempre pensamos antes de comprar qualquer coisa, para não virar "tralha" e ocupar espaço.
    A parte boa é que economizamos dinheiro para viajar, que é algo que nós dois gostamos. E olha que até as viagens estão ficando minimalistas. Nossa meta para a próxima viagem é ir e voltar só com a mala de mão.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Achei essa postagem inspiradora. Acho que quem consegue seguir esse estilo de vida, tem muito mais tempo e disposição para fazer coisas que colocam como prioridade em suas vidas. Esses dias estive pensando que precisamos de muito menos do que achamos que precisamos para viver. Acho que essa coisa de ter muito e tudo mais é incutido pelo nosso mundo capitalista, e conseguiríamos viver com menos. Uma coisa que faço sempre é uma limpa geral nas minhas coisas, jogo muita coisa fora, doo o que dá pra doar, e é uma sensação incrível de leveza.


    http://www.biigthais.com

    Me siga no instagram @biigthais
    Me siga no twitter @biigthais
    Curta a página facebook.com/biigthaisblog

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Eu não conhecia esse estilo de vida ainda. Mas meio que já vivo assim na maioria das coisas hehe. Nos livros não hehe. Na parte das roupas e outras coisas, nunca fui de ter nada só por ter, sempre tenho só o que uso mesmo. Mas tem coisas que como dizia meu pai, quem tem um não tem nada, então tenho dois hehe. Espero que dê certo para você e que sua vida fique bem melhor.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. eu gostei bastante do texto, realmente chega um momento em que a gente percebe os excessos, eu mesma sou acumuladora demais, compro demais, acumulo demais entretanto pretendo mudar esse habito
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih, você está voltando!!!! Que maravilha foi receber a sua visita, estava com saudades das suas postagens! <3

    Sobre o minimalismo, bom, eu já conhecia, meu namorado há algum tempo me mandou um video do YouTube sobre pessoas que viviam assim. Ele (meu namorado) é adepto do quanto menos, melhor. Ele possui poucas roupas, poucos sapatos, enfim, ele realmente é adepto ao minimalismo. Mas infelizmente eu ainda sou muito apegad, eu sou aquele tipo de pessoa que tem as coisas pensando que posso precisar um dia, sabe? Eu juro que não queria ser assim, juro mesmo, já tentei trabalha isso, mas é uma coisa muito enraizada que só o tempo vai amenizar. Mas eu reconheço que por trás desse estilo tem muita coisa envolvida, até mesmo consciência ambiental e tal... vamos ver se eu evoluo! Hahahahaha

    Bem-vinda de volta!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto, Gih! Geralmente acabamos gastando com o que não precisamos mesmo, mas felizmente quanto a roupas eu só tenho o estilo que eu costumo usar mais. É um ótimo estilo de vida esse, mas sabemos que a maioria das pessoas peca pelo excesso

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gih! Tudo bem?
    Ah, que bom ver você de volta por aqui <3
    Gostei muito do seu texto! Realmente, me deixou refletindo, mesmo que não tendo pensado em adotar esse estilo de vida. Acho que, as poucos, algumas dessas mudanças são necessárias na minha vida.. Eu realmente tenho muita coisa e acho que consigo me imaginar me desfazendo de algumas. Na verdade, até pensar nisso é revigorante! Então, acho que vou fazer isso ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Gih!
    Amei a postagem. E eu até tento seguir esse princípio do minimalista, mas é complicado.
    Adoro o estilo minimalista em decoração por exemplo, por ser algo mais clean, ao meu ver.
    Eu queria era muito fazer uma limpeza nas panelas daqui de casa. Eu fico tentando entender por que minha mãe tem tantas? Os armários da cozinha daqui de casa estão abarrotados. E alguém para arrumar? Não! Se eu o fizer vou é jogar tudo fora. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Eu nunca ouvi falar desse estilo de vida. Mas gostei porque você se encontrou nele, percebeu quem você realmente é, do que realmente precisa. Sabe, eu aprendi com minha mãe, que não devemos guardar nada, por exemplo, se eu compro um sapato hoje, hoje mesmo já começo a usar. Quando eu era mais nova não fazia isso, comprava as coisas pensando em usar em uma ocasião determinada. Não faço mais isso, por isso só compro o que realmente gosto e que realmente vou usar. Assim não tem mas desperdício e coisas guardadas.
    O importante é ser feliz!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir