sábado, 7 de outubro de 2017

Vida e Morte - Stephenie Meyer

Olá, povo bom! Tudo bem com vocês? 

Aqui tudo está muito bem. Corrido como sempre, mas bem e no final é isso que importa não é? 

Mas então vamos parar de enrolação e vamos logo para a resenha. Bora? 

Título: Vida e Morte
Autora: Stephenie Meyer
Páginas: 391
Compre na AMAZON
SKOOB
Sinopse: O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois.
Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que autora inverte o gênero dos principais personagens.
Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.
“Fico maravilhada que já se tenham passado 10 anos da primeira edição de Crepúsculo”, cometa a autora Stephenie Meyer. “Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, que sempre foram inacreditavelmente dedicados e apaixonados.”



Minha opinião: Eu não sou fã de Crepúsculo. Mas quando saiu esse livro eu fiquei curiosa. Isso porque apesar de ter um certo pavor dos filmes, eu até que gosto dos livros - e acredito com todo o meu coração que a história deveria ter ficado apenas nas páginas, mas enfim... 

Então lá fui eu, juntar minhas moedas para adquirir esse livro. Mas ele não é nada prático de se ler, já que esta é uma edição especial que contém também o livro Crepúsculo. Ou seja, o bichinho pesa. Então demorei mais para ler do que eu gostaria, mas li. E isso que importa. 

Vida e Morte é basicamente a mesma história de Crepúsculo. Mas nesta versão, os gêneros de quase todos os personagens são trocados. O vampiro dessa vez, é uma vampira. É Edythe. E a humana em perigo, é um jovem rapaz chamado Beau. 

Logo no começo do livro, a autora explica um pouquinho sobre o motivo dela ter feito essa troca. E segundo Stephenie, ela quis provar que Bela não era apenas uma donzela em perigo e não havia machismo na história. Afinal, isso foi muito comentado já que Bela era uma personagem sem graça, chata e que vivia sendo salva. Então a autora quis provar que o mesmo aconteceria se Bela fosse um homem. Porque afinal, trata-se da história de um humano frágil vivendo cercado de super-heróis e super-vilões. Não sou eu quem estou dizendo isso. Quem diz isso é Meyer. 

Depois dessa introdução, conhecemos Beau. Que é basicamente Bela. Chato, desengonçado, sem graça. Após isso, conhecemos Edythe, que é basicamente Edward. Linda, reservada, sedenta por sangue e obviamente brilhante. Todo o desenvolver da história já nos é conhecido. Os dois se apaixonam, aparecem uns vampiros meio do mal, Beau precisa fugir... esse bláblá todo. 

Mas mesmo assim, eu curti acompanhar toda essa história novamente. Apesar de não ser fã de Crepúsculo, eu acho que Stephenie tem um jeito envolvente de contar uma história. Além disso, eu sabia que o final não seria igual, já que diferentemente de Crepúsculo, Vida e Morte não tem uma continuação. Então mesmo conhecendo a história, eu sabia que ela me levaria a um lugar diferente e eu estava bem curiosa sobre qual final seria esse. Foi um tanto clichê? Até que foi. Mas não foi de maneira nenhuma uma coisa sem graça. Talvez até prefira esse final ao outro. Mentira, esse é triste e não superei ele muito bem ahhaahaha Parece spoiler, mas não é ;) 

Um ponto bem negativo para mim na história, é que há muitos erros de revisão/digitação. O tempo todo se referem a Edythe como ele e a Beau como ela. Isso sem contar os erros com outros personagens. Então essa parte deixou muito a desejar. 



Falando sobre a justificativa da autora. Achei extremamente válida e me senti ainda mais atraída para ler o livro depois dela. Mas... É difícil explicar, mas vamos lá. 
Crepúsculo não funciona muito bem tendo uma vampira e um humano. Duvido muito que teria feito todo esse sucesso se essa fosse a história original. Nossa sociedade ainda gosta de definir os papéis de gênero como para a mulher o papel de donzela em perigo e para o homem o papel de salvador. Estamos recheados de referências a isso o tempo todo. Colocar um homem sofrendo por amor daquele jeito e abdicando de tudo por causa de uma vampira é bizarro. E mais bizarro ainda é descobrir que quando foi Bela isso foi totalmente aceito - não tanto, já que muitas críticas foram feitas. Mas enfim, Vida e Morte foi muito mais criticado.  
Não sei se vocês já viram um meme de uma capa de revista chamada Cláudio, onde eles fazem uma sátira com as matérias que são voltadas para o público feminino. E ela mostra o quanto seriam ridículas se fossem voltadas para os homens. E por fim, porque nós mulheres aceitamos ser tratadas daquele jeito. Vida e Morte foi para mim isso. Uma sátira que mostra que a gente ainda tem muito a evoluir. Não parece ter sido esse exatamente o intuito da autora, mas de certa forma, foi. 

Não acho que Vida e Morte funciona com todos os leitores, mas é sim, apesar de alguns pontos, um livro que eu indico. Se você é fã, talvez a história te incomode. Se não é, talvez não sinta desejo por ler essa história.  Mas acho que se você ir de mente e coração livres, talvez perceba algumas coisas que podem mudar a sua maneira de pensar. Afinal porque uma mulher em perigo faz mais sucesso que um homem em igual situação? Porque é que um homem que se diz perigoso e sedento por sangue parece sedutor e uma mulher com essas características é considerada bizarra? 

Então eu termino essa resenha enormeeeee dizendo que acho a leitura muito válida, desde que você leia com um olhar mais crítico. E por fim é isso. Obrigada por lerem minhas considerações. 

E agora me contem. Quem já leu? Concordam? Discordam? 

E se você curtiu a resenha, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

2 comentários:

  1. Eu peguei em e-book, até gosto de Crepúsculo, vi os filmes, concordo com você que bastava a história os livros haha

    "Esse bláblá todo" me fez rir e adorei! Concordo muito com você sobre os motivos do sucesso da história original, todo o conjunto reflexivo foi um ar fresco nessa tarde quente de domingo. E sim, vou ler com o coração aberto \o/ E a resenha não ficou enorme coisa nenhuma, ficou no tamanho certo... você já viu a resenha que fiz para "1001 Noites" e de "O perfura neve", aquilo sim foi um abuso (achei que ninguém ia ler kkk)!

    Jaci
    Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  2. Olá Gih!
    Até a Meyer faz genderbend de livro. (É assim que a gente chama essa troca de sexo de personagem.)
    Crespusculo nunca me atraiu muito e não vai ser com essa versão agora.
    Desta autora, eu tenho vontade de ler A Hospedeira, vi o filme e gostei bastante. Achei o livro e peguei para ler, só me falta começar mesmo. haha
    E perdoe-me a demora para te visitar. A vida tá corrida e louca!
    Beijos!

    ResponderExcluir