domingo, 9 de fevereiro de 2014

Promessas Quebradas

Promessas quebradas
     
       Procure no google por “promessa-significado” e você achará resultados como esse:Compromisso de fazer, dar ou dizer alguma coisa: cumprir a promessa”.               
       Compromisso. Cumprir. Fazer. Será que para todos, uma promessa tem esse mesmo significado?
      Todos nós fazemos promessas. Deve ser algo da nossa cultura, algo que já esta em nosso D.N.A. Aprendemos a jurar e a prometer desde crianças. Juramos que não fomos nós quem comemos o bolo, que o boletim ainda não foi entregue, que esquecemos o presente em cima da mesa. Juramos até a morte, que não olhamos para aquele cara lindo da academia. E mentimos, ah, se mentimos. Mentimos jurando, o que é ainda pior.
       E prometemos, como prometemos. Sejamos religiosos ou não. Eu mesma, que não sou religiosa vivo a fazer as minhas promessas. Orações, velas, dinheiro aos pobres e toda essa infinidade de coisas que prometemos a todos os santos em troca de algo que desejamos.
       Não entendo porém, o porque de fazer promessas que sabemos, não iremos cumprir. E é tanta jura junto. Se fossemos pagar todas essas dívidas, dariamos nosso salário a um mendigo, iriamos de joelho ate São Paulo, rezando 1.000.000 de credos, sem comer a uma semana.
       Me digam, porque? Porque prometemos coisas tão absurdas? Porque juramos e não cumprimos? Juramos “amar e respeitar até que a morte nos separe”, ta aí uma promessa que pouco vejo sendo cumprida. Juramos amor eterno, amizade mútua, juramos a bandeira, o hino.
       Prometemos e não cumprimos, juramos e não honramos nossa jura. Mas cobramos quando não cumprem as promessas que fizeram a nós. Cobramos o aumento do salário, o presente do namorado, o desconto na loja, o brinde na compra, a promoção na empresa.
       Entretanto, ao que me parece, estamos vivendo a era das promessas quebradas, não honramos mais nossas palavras. Para algo ser considerado válido, exigimos assinaturas. E há pouco tempo atrás, para algo ser considerado legítimo, bastava dizer que era e ponto final. As pessoas confiavam naquilo.
       Mas como confiar, nos dias de hoje, quando parece que uma febre,uma doença, uma virose, atacou toda a humanidade. A febre das promessas descumpridas. E pelo que vejo, o caso é grave. Mais grave do que se podia imaginar. Não tem cura, só prevenção. Uma boa dose de caráter.
        E com isso, eu fico pensano nesses políticos, que saem por aí, mundo a fora, fazendo promessas. Será que eles também estão com essa virose?


Gislaine Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário