quinta-feira, 5 de março de 2015

Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro

Oii galerinha, tudo bem????
Hoje vim aqui trazer a resenha de um livro que eu estava muito a fim de ler, desde que vi uma resenha e um quote perfeito desse livro em algum lugar por aí. Juro que não lembro onde.

O quote era esse:
"Porque nunca foi meu objetivo de vida agir como as pessoas esperam que eu aja e dizer o que elas esperam que eu diga; na verdade, é isso o que eu faço: dou a elas razões para irem e só sobrarem as que realmente querem ficar."
Super me identifiquei com essa frase e então resolvi que precisava ler. Recebi o e-book da querida autora Vivi e passei ele na frente de várias outras leituras. Quem nunca?

Mas então bora parar de enrolar e conferir essa história???

Título: Coração Artificial
Autora: Viviane L. Ribeiro
Páginas: 303
Sinopse: Coração Artificial - Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite. 
Então acontece um acidente de carro.
E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas.
Mas a verdade é que estão completamente errados. 


Minha Opinião: Bem gente, estava em dúvida se eu fazia essa resenha em vídeo ou escrita. Optei pela segunda opção. Como selecionei muitos quotes, resolvi fazer em forma escrita. 
Então vamos lá???? 

Primeiramente devo dizer que a história de Coração Artificial não tem nada de mais. É uma história basicamente simples e devo dizer, até clichê. O cara rico, que vive na sombra do pai, que encontra uma menina pobre, se apaixona e os dois precisam lutar contra os pais que não aceitam o relacionamento e tudo mais que nós estamos cansados de ver nas histórias de romances por aí. Mas como diz a Rebecca Dellape (Entre Outubros) "Toda história é fantástica, só depende da forma que você vai contar."

E essa é a grande jogada desse livro e o que o torna tão fantástico, tão único. O livro é narrado pelo Gabriel. E aí, o livro já me ganhou totalmente.
E foi essa narração, que rendeu todas as estrelinhas e os elogios que eu vou colocar aqui. Porque confesso que se o livro fosse narrado pela perspectiva da Alícia, teríamos apenas mais um romance água com açúcar e sem nada a acrescentar, pois tudo passaria pela mente "deformada e cheia de amor" da menina. E sim gente, isso é um elogio. Antes que alguém entenda mal, eu realmente gostei do livro. Mas ele é brilhante, pela sua narrativa. 

Nós acompanhamos o Gabriel, um rapaz sem grandes expectativas, que não vê a vida e as coisas da mesma forma que a maioria das pessoas. As ações passam pelo filtro dele e é isso que torna a narrativa tão maravilhosa e tão poética. Há quem diga que ele é muito "conformado" e "sem atitude". Mas o motivo para isso é explicado no decorrer do livro e não serei eu que estragarei a surpresa. 
Apesar de ser um romance, o livro não é tão focado nisso. O livro foca mais na forma como a vida e as pequenas coisas que fazemos interferem diretamente na nossa vida e na vida das pessoas ao nosso redor. 
O final é algo tão inesperado, mas satisfaz tanto, que é impossível não aplaudir em pé a autora. Aplaudir em pé, por criar uma história bela e poética. Aplaudir, por nos surpreender e nos encantar. 

Como ponto negativo, só tenho a dizer que a revisão, deixou muuuuito, muito mesmo a desejar. Mas como li apenas a versão em PDF, talvez a versão física já esteja revisada. Mas mesmo com todos esses erros, eu leria novamente. 

Como já disse antes, me identifiquei muito com o personagem e acho que isso também tem um peso ainda maior. 
O personagem principal cativa, a narração é bela e poética e o final é surpreendente. 

Mas ainda assim, com todos os elogios possíveis, tenho receio de indicar essa obra para todos aqui. Não me entendam mal, eu gostaria que todos vocês pudessem ler e se encantar com a história criada pela Vivi, mas não acredito que seja um livro para todos os tipos de leitor. 
Se você espera um romance cheio de beijos ardentes e declarações de amor ao pé do ouvido, procure outra história. Aqui o amor está nos olhares, nas palavras simples e nos pequenos gestos. Talvez, se você não prestar bem atenção, nem encontre o romance. Mas ele está ali, escondido e exposto ao mesmo tempo. 
Então se você deseja um romance diferente e único, com características exclusivas, não perca a oportunidade. 

"— Sabe qual é o grande problema da vida? — ela disse. — É não sabermos quando vai ser nossa última respiração, a última ida à padaria ou a última vez que vemos as pessoas que amamos. A vida é tão incerta e viver é tão irônico.
— Por que está dizendo estas coisas?
Ela virou o corpo todo para mim.
— Eu só... estou inconformada com o curso do rio. Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois."

Para encerrar, devo ainda dizer, que os agradecimentos no final do livro, me deixaram bastante emotiva. São palavras tão lindas, colocadas de uma maneira tão singela e perfeita. Sim, eu leio os agradecimentos e as dedicatórias. 

Então por hoje é só pessoal. Curtiram? Já conheciam o livro??? Me contem!!!

"Estou decidido a jogar tudo para o alto mesmo se daqui a trinta anos eu possa dizer: “Onde eu estava com a minha cabeça?”


Comentou nessa postagem??? Copie e cole o link Aqui para participar do sorteio

51 comentários:

  1. Gis, parabéns pela resenha, me apaixonei pelo livro e vou colocá-lo em minha lista ;)
    Bjinhus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Babi, fico feliz que tenha gostado. Coloque sim e leia. É maravilhoso. Beijoooos

      Excluir
  2. Claro, Gih. Nem todo mundo gostaria desse tipo de romance. Mas acho que eu preferiria algo mais assim, mais calmo, doce e meigo.
    Essa coisa de romance ardente, estilo hot não é pra mim não (Natalia rsrsrs).
    Gostei bastante da resenha e do livro por esse fator.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nati, tudo bem??? Somos duas então, hahahha. Fico feliz que tenha gostado, espero que possa ler :)
      Beijoooos

      Excluir
  3. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Eu também leio, eu leio tudo o que tem dentro do livro, sou muito curiosa. Eu conheci a autora, ela é um amor, Vou divulgar seu livro lá no blog. Gostei muito da história, mas agora, depois da sua resenha, mudei totalmente a forma como eu enxergava essa trama. Nossa, parece ser muito especial mesmo, fiquei encantada com suas palavras. Estou na torcida pelo sucesso da autora!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cila, tudo bem???? Divulgue sim :) A autora é uma linda fofa :)
      Espero que você tenha a oportunidade de ler. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha :)
      Um beijão

      Excluir
  4. Oi Gih,
    Primeiramente tenho que dizer que a escolha dos quotes me deixou com muita vontade de conhecer a narrativa!
    Não tenho problemas com clichê, até gosto, apesar de ser sempre bom ler coisas diferentes de vez em quando. O fato do livro ser narrado pelo personagem me agradou muito. Sempre tenho vontade de conhecer os pensamentos do mocinho no livro e saber se é tão perfeito quanto parece ou se é pura imaginação da garota romântica... você me entende? Tendemos a deixar nosso lado romântico falar mais alto rs
    E sobre a questão do romance mais singelo, acho que estamos carentes disso. A maioria dos livros são tão descritivos que não deixa espaço para a imaginação. Eu gosto disso, mas um livro leve, como parece ser este, me cativa!! :)
    Adorei sua resenha!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo bem??? Claro, te entendo sim e minha opinião é parecida com a sua :)
      Espero que tenha a oportunidade de ler e se encante tanto quanto eu :)
      Um beijão

      Excluir
  5. Oi, Gih

    Gostei muito da tua sinceridade sobre o livro, que não é para todos os leitores. Acho que eu gostaria de ler sim, mesmo curtindo muito os livros hot hehe. Às vezes é bom ler algo mais tranquilo.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju, acho que você ia gostar bastante sim :)
      Espero que tenha a oportunidade de ler :)
      Beijoooos

      Excluir
  6. Oi Gih! Eu super amei sua resenha e só fico pensando no tipo de estória por trás de tantos quotes maravilhosos assim.
    Beijos.
    http://www.sussurrosdeumaleitora.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju. O melhor tipo de história possível, hahahha
      Um beijão enorme :)

      Excluir
  7. HA E LINDO, MAS NÃO VOU COLOCAR NA MINHA LISTA, PQ TO UM POUCO CANSADA DE ROMANCE MAMAO COM ACUCAR.
    GIH QUERIDA, PARABENS PELA RESENHA, COMO SEMPRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Paulinha, hahha, mas esse não é mamão com açúcar não, kkkk
      E fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Um beijão

      Excluir
  8. Oi Gih!
    Não conhecia o livro, mas sua resenha fez despertar um grande interesse!
    Adorei os quotes também.
    Parece um daqueles livros que marcam a gente, gosto disso!!
    Sem contar que o fato de não ser um romance meloso me atrai bastante!
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tatah, fico muito feliz que tenha gostado da resenha :)
      Espero que tenha a oportunidade de ler :)
      Um beijão

      Excluir
  9. Eu gostei bastante do livro, mas diferente de você não gostei de ter sido narrado por Gabriel. Acho que preferia em terceira pessoa. Quanto ao final, eu tinha certeza de que acabaria daquele jeito e até o final fiquei torcendo para estar enganada, mas não estava.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil. Ah, mas que bom que pelo menos você gostou né? E pra ver como acabamos tendo impressões bem diferentes de um mesmo livro. E é isso que torna a leitura algo tão maravilhoso :)
      Um beijão

      Excluir
  10. Gostei bastante da resenha! Quando você começou falando que era clichê eu tinha desanimado, mas quando disse que o carinha que narrava comecei a me interessar mais. Não sei porque mas adoro quando os carinhas narram as histórias. Acho que é pq sou mulher e consigo perceber o que a personagem mulher está sentindo e tal.
    Obrigada por comentar no meu blog.

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thais, fico feliz que tenha gostado. Espero que tenha a oportunidade de ler. É um livro muito bacana mesmo :)
      Um beijão

      Excluir
  11. Oi, Gih! Eu já vi alguns outros blogs resenhando esse livro e confesso que fiquei bem interessado nele! A história parece ser única e poética, do jeito que gosto! Adorei as quotes que você separou e sua resenha! Ahhh eu também leio os agradecimentos dos livros, na verdade essa é uma das partes que mais gosto de ler nos livros! rs Parabéns pela resenha! :)

    PS:: Te mandei um e-mail com o meu endereço! Espero que ele tenha chegado por aí! rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tony, tudo bem??? Esse livro é muito bom, espero que você possa ler =D
      Os agradecimentos são geralmente o máximo, heheheh
      Beijoos

      Excluir
  12. Oi Gih!

    Com tantas quotes tão chamativas que você destacou fica difícil não se sentir atraído pela história!

    A capa e a sinopse não me chamaram a atenção, inclusive me lembra até aquelas novelas mexicanas, principalmente da Thalia. Mas você falou tão bem do livro!

    E não só isso, também tem o fato de ser narrado por um homem, e é difícil hoje encontrarmos romances narrados pela voz masculina do enredo. Já está na listinha *-* Espero ter a oportunidade de ler! Adorei a resenha >< Parabéns!

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/p/temporal.html
    Venha conhecer a minha obra \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jhon, tudo bem??? Espero que possa ler. É um livro muito bom. Super indicando a obra :)
      Beijooos

      Excluir
  13. Oii!
    Não conhecia o livro, e adorei a trama! *-*
    Acho bem diferente quando é o homem que narra esse tipo de trama, senão ia ficar bem água com açucar como você falou.
    Espero ler o livro, pois adorei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, tudo bem??? Fico muito feliz que tenha gostado. Espero que tenha a oportunidade de ler, pois é um livro bem bacana :) Beijooos

      Excluir
  14. Eu gosto de livro assim, simples, despretensioso, onde muitas coisas são implícitas e não explícitas!
    A primeira quote é ótima, adorei! Devia ser o mantra de muita gente!

    Beijoooooo :*

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, heheh. É meu aliás, heheh. Me identifiquei muito. Também gosto de livros assim. Acho que você vai gostar desse :)
      Beijooos

      Excluir
  15. OI
    Gostei da resenha, esse livro e simples mais me encantou também li ele através do book tour e devorei livro.
    Ele realmente não foca só no romance e foi legal ver o amadurecimento de Gabriel e ele até se tornando amigo de um inimigo dele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii De. É ,ele amadurece muito mesmo . Que bom que gostou =D
      Beijooos

      Excluir
  16. Oie,
    li este livro faz tempo, mas era outra capa.
    Mto lindo neh?

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. gostei da resenha, me parece ser um livro muito bom.. ja esta na minha lista
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, a história desse livro me deu arrepios >_<
    Então, eu amo biologia, mas eu cansei do curso.
    Além do mais, as pessoas de lá me desmotivam desgraçadamente...

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou neste exato momento escrevendo minha resenha lá no blog haha eu adorei Coração Artificial por ele fugir do convencional sabe? Aquilo que você falou de amorzinho, declarações e muitos beijos ardentes hahaha de alguma forma o livro é mais além do que essas demonstrações alardeadas de amor, ele é mais simples e sincero <3 Eu fiquei encantada.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jhey, ahhh que legal que você sentiu o mesmo que eu :)
      Vou quero ver sua resenha viu???? Beijooo

      Excluir
  20. E tem isso de versão em PDF com defeito flor? rsrs lendo sua resenha vi que realmente esse livro é simples mas eu também leria como você mesma disse "mesmo assim" rsrs
    flor tem post novo, poderia ver?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem??? Sim, as vezes acontece isso :(
      Espero que possa ler, é um lindo livro :)
      Beijooos

      Excluir
  21. Oi Gih, tudo bem?
    Eu já ouvi falar desse livro sim, mas pelo fato das pessoas falarem que ele é clichê, fiquei com um pé atrás, já que estou fugindo dos clichês no momento. Mas gostei de ter uma surpresa no final, sempre fico curiosa quando alguém fala que o final do livro surpreende.
    E que quotes mais lindos, quase poéticos. Adorei. Também gostei do fato de ser narrado por ele.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ro, tudo bem??? pois é, a história em si é clichê. Mas é um livro tão lindo e com uma narração tão bela que compensa :)
      Espero que você tenha a oportunidade de ler =D
      Um beijão <3

      Excluir
  22. Oi, Gih, tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro, mas ainda não o li. Pelo visto parece ser uma história de lugar comum, mas que foi trabalhava lindamente pela autora Viviane L. Ribeiro, não é?! Fiquei curiosa para conhecer. :)

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nina, isso aí. É bem isso mesmo. Espero que tenha a oportunidade de conferir :)
      Um beijão

      Excluir
  23. Hey!!

    Pra ser beem sincera a estória em si parece meio clichê mesmo. Isso não é um problema dependendo da forma que o autor desenrola os acontecimentos e tudo o mais.
    Mas a narração partindo de um personagem masculino ganha pontos comigo, foge daquela coisa de sempre da insegurança da garota e de todos os pensamentos que nós já sabemos que ela vai ter e nos dá a perspectiva masculina do romance, o que não acontece muito. Amei a resenha!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Raissa, tudo bem???? Fico imensamente feliz que tenha gostado. É justamente a narrativa que faz dele um livro único :)
      Espero que tenha a oportunidade de ler e que se encante tanto quanto eu :)
      Um beijão

      Excluir
  24. Oláaa,
    Eu já li esse livro e amei, até mesmo fiz a resenha. Concordo com o que você disse, ele em si é um pouco clichê, mas o desenrolar da história muda tudo. Achei bem legal a ideia que ela teve no fato de corações artificiais. Eu pensei que fosse uma metáfora, mas no final percebi que não. Ela foi um pouco malvada no final, não é mesmo? Não estava esperando aquilo... Mas gostei de um romance onde não tivesse tanto beijinhos e cartinhas com corações. Realmente, se fosse pela visão da Alicia não ia ser tão bom assim!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana. Pois é, ela foi cruel, heheh. Eu não esperava por isso, mas confesso que isso fez com que eu gostasse ainda mais do livro. Acho que ele acabou se tornando único por conta disso =D
      Um beijão

      Excluir
  25. Oi Gih.

    Amei saber que o amor está nos detalhes. Apesar do probleminha de revisão tenho a sensação de que este livro é feito para que eu leia! kkkk Amo romances assim, sem todo aquele açúcar sabe! :D :D
    Adorei as quotes que você separou e a resenha também ficou maravilhosa. Gostei tanto que rendeu até uma publicação no Face.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  26. Olá Gih!
    Amei a resenha!
    E realmente parece ser um livro com uma sinceridade e simplicidade, isso até me cativa dependendo do que for.
    Acabei ficando curiosa, porque é sempre bom quando temos um personagem masculino narrando.
    E quantos quotes em! Todos eles ótimos por sinal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha e fiquei encantada Gih!! Desejo ler a obra.

    ResponderExcluir