terça-feira, 17 de março de 2015

Presságio: O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros

Oii galerinha, tudo bem???? Hoje vim aqui para trazer a resenha do livro Presságio, do autor parceiro Leonardo Barros.

Bora conhecer essa história???

Título: Presságio: O Assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros:
Páginas: 224
Skoob
Sinopse: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.



Minha Opinião: Então galerinha, talvez alguns de vocês já conheçam essa história, pois o livro está fazendo um baita sucesso na blogsfera. O que aliás, não teria como ser diferente. Só posso dizer, que ao terminar de ler esse livro, fiquei com orgulho. Orgulho da nossa literatura. Orgulho dos nossos talentos. 
Mas que tal parar de enrolar e conhecer mais a história??? 

Em Presságio, nós conhecemos a Alice. Uma garota que tem visões, sejam do passado ou do futuro. Há anos, ela vai a psicólogos e psicanalistas e todos chegam a mesma conclusão: LOUCA. 
Até que a suspeita de um serial Killer matador de freiras começa a assombrar a vida das pessoas. E a polícia, logo dá um jeito de encontrar um suspeito para o tal crime, e acaba prendendo o "beato Judas". O problema é que Alice, "viu" o crime ocorrendo e ela tem certeza de que não se trata do garoto franzino que foi preso. 
A partir daí, começa uma história alucinante onde a Alice tenta provar que não é louca e que pode ajudar a polícia a solucionar aquele caso. 


Logo de cara, já gostei do livro pela sua dedicatória: 
"Ás vítimas de crimes sexuais..." 
E sim, o livro foca bastante nisso. É um livro bastante pesado e com temas importantes e que nos fazem refletir. A que ponto chegou o ser humano? 
O tema abordado é sofrido, cruel e verdadeiro. Estamos assim, a mercê. E não são apenas as pessoas desconhecidas que são perigosas. As vezes os maiores perigos estão ao nosso redor, sem que possamos nos proteger.

Além disso, o livro ainda trás questões importantes sobre como temos dificuldades para aceitar as diferenças. E a Alice sofre muito com isso, por ter um dom fora do normal. E o autor abordou isso, exatamente da forma como aconteceria na vida real. Quem me acompanha, sabe que no meu livro, a protagonista tem o dom de prever o futuro. Mas em OS Sonhos de Rita, tudo é romantizado e também a rita esconde o dom, então, enfim , mas aqui, a Alice quer provar que o que ela tem é real e o que acontece é que ela é taxada de louca.

"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal. "

Outra coisa interessante, é que ao ler, não temos certeza do que é real ou imaginário. O livro é narrado em terceira pessoa, mas foca na perspectiva da Alice. E a Alice não é o tipo de personagem confiável. Tudo o que ela vê ou acha que vê ela nos revela. E aí fica a dúvida. Ela é mesmo louca? Ou é tudo real? Sem falar que ela passa a maior parte do livro bêbada e chapada. Então nem ela sabe o que é mesmo verdade em tudo aquilo.
E eu gosto muito disso nos livros. Dessa dúvida. Afinal, o que é e o que não é? Esse é um recurso que os autores tem usado bastante e quando usados adequadamente, nos deixam loucos, literalmente, heheh

Sobre o mistério que ronda a história, sim, sou chata e o revelei nas primeiras páginas. Mas isso não tirou a graça do livro. Pelo contrário. Eu sabia o que tinha acontecido, mas não sabia como. E foi isso que me fez ficar grudada no livro do começo ao fim. Mas para os menos ligados, tenho certeza de que vão se surpreender com a resolução do caso.

A capa do livro é linda e chamativa. As páginas são amareladas e o tamanho da letra perfeito. A divisão é feita por cenas e capítulos, o que facilita a leitura dinâmica. A única coisa que me incomodou eu sou chata gente é que eu não aguentava mais a palavra besuntado (e suas variações). "besuntado de gel" , "besuntado de chocolate" , "besuntada de óleo" "cabelos besuntados" . Quase todas as páginas apresentam essa palavra. E isso me irritou um pouquinho, pois consigo pensar em pelo menos 10 sinônimos para a palavra. Mas isso é apenas um detalhe e que fica de dica para próximos trabalhos do autor e também para quem quer escrever. Evitem repetição de palavras.

Então como vocês já devem ter percebido, eu super gostei do livro. Até favoritei. É um livro maravilhoso, inteligente, crítico e que vai dar uns tapas na cara de muita gente. Então fica a dica, leiam e depois me contem tudo :)

Participem do sorteio que está rolando Aqui no blog

Comentou nessa postagem? Copie e cole o link 

40 comentários:

  1. Olá, Gih.
    Eu ainda não li a obra (infelizmente), mas a Naty leu e, assim como você, adorou. Essa mistura de misticismo, romance policial e sensualidade parece realmente ser incrível. Esse é um dos livros que pretendo ler em breve.
    É bom demais quando encontramos autores brasileiros que nos enchem de orgulho.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marcos. É muito bom mesmo. Espero que você tenha a oportunidade de ler e se encantar pelo livro tanto quanto eu :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Gih. Ótima resenha.
    Fico feliz que tenha gostado!
    Obrigado!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gih,
    Não conhecia o livro mas pareceu ser bastante instigante com todo esse ar de mistério. Desejo muito sucesso ao autor e se tiver a oportunidade quero ler também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Raquel. acho que você ia gostar muito do livro =D
      Beijooos

      Excluir
  4. Oi, Gih.

    Não conhecia o livro, nem o autor, mas gostei do enredo intrincado. Tenho curtido muito livros nacionais e fico bem feliz que as histórias estão cada vez melhores. Por isso, vamos valorizar, sim, a literatura nacional.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!!
    Eu também amei o livro!!
    Terminei ele e também senti um puta orgulho da literatura nacional!
    Fico feliz que compartilhamos desa opinião!
    Adorei muito ele ter tratado de um tema tão polêmico, que merece mesmo vir a mídia!
    É uma pena que com tudo há um descaso nesse Brasil.
    Beijos!

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tatah. Ahhhhh sim, é muito bom quando compartilhamos uma opinião tão boa né? Eu já fiquei curiosa para ler os outros livros do autor :)
      Beijooos

      Excluir
  6. Olá!

    Que história bacana! Não o conhecia, mas achei bem legal ele retratar crimes reais, o que dá maior credibilidade à obra.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    eu li este livro faz alguns meses, mas confesso que não faz meu estilo.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo joia?
    É a primeira vez que vejo sobre esse livro, e fiquei bem curiosa apesar de não ler muito do gênero haha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joice, acho que você ia gostar :) Leia mais livros policiais. São ótimos :)

      Excluir
  9. Uow, que legal *-* Também gosto quando os autores brincam com a sanidade do leitor haha chega até a dar dor de cabeça essa dúvida do que é real ou não, e nos incentiva a ler até a última palavrinha o mais rápido possível. Adorei mesmo a resenha, fiquei mais curiosa ainda com esse livro :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Estou há meses curiosa a respeito desse livro só pelo título dele, depois dessa resenha fiquei mais curiosa ainda.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Eu li esse livro e gostei muito, legal sua opinião, o autor escreve muito bem e gostei de sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que compartilhamos da mesma opinião =D
      Um beijão

      Excluir
  12. Olá! Já li resenhas super positivas do livro, o autor parece ser mega talentoso e vem conquistando muito fãs, sua resenha me instigou bastante, parabéns!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joi. Pois é, são muitos comentários positivos =D espero que tenha a oportunidade de ler =D
      beijoos

      Excluir
  13. Oi Gih,
    Ainda não tinha visto este livro, mas fiquei bem interessada. Adoro suspenses e mistérios, mas saber que você desvendou tudo logo nas primeiras páginas me desanimou um pouco.
    No entanto, vou colocá-lo em minha lista e esperar o momento certo para ler, pois ler um livro pesado assim precisa ser no tempo certo para mim rs.
    Beijoss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii babi. Mas não vá muito por isso não. Eu geralmente descubro os desfechos, ehhe., acho que eu sou meio chata :P
      Mas o livro é maravilhoso. Espero que tenha a oportunidade de ler =D
      Beijoooos

      Excluir
  14. Gih, que subtítulo tenso!
    Eu gosto de livros de suspense assim, policiais.
    Quero ler, ainda não conhecia.
    Eu às vezes desvendo nas primeiras páginas, mas não é sempre.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii, devo admitir que eu me surpreendi um pouco com esse livro, kkk
    teve algumas senas bem surpreendente mesmo, kkk, mas a história foi muito bem feita e adorei bastante,
    principalmente aquele final, foi muito Divo....

    Dá Uma Passadinha Por lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que bom que também gostou. O autor é muito talentoso :)
      Beijos

      Excluir
  16. Olá, vim aqui ver sua resenha e descobrir o que você tinha achado da história; realmente, dá um certo orgulho da nossa literatura ler livros assim.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. hahahaha "besuntado" é uma palavra feia, que tem a sonoridade muito feia e que quase ninguém usa mais! hahahaha

    Mais um autor nacional!! Que bacana!

    Achei a história bem intrigante e fiquei com vontade de ler! Gosto bastante desse ar de mistério, dessa tensão!

    ahhh, esqueci de falar uma coisa! Quando eu comecei a participar do top comentariasta a minha conta no google estava como "Meu Epilogo", depois mudei para "Tamires Marins", tem problema?

    Beijo

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tami. é feia né??? kkkk
      Espero que tenha a oportunidade de ler =D
      Não tem problema não :)
      Beijos

      Excluir
  18. Já li muitas resenhas desse livro e todas falam super bem dele. Até por isso que quando vi ele em uma promoção na Saraiva, corri comprar. O problema é que ele acabou de chegar aqui e eu baixei de graça na Amazon um outro livro do autor e li ele antes. Dai como me decepcionei um pouco com a história, deixei ele lá na estante heheh. Mas ainda vou ler e espero gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil. Baixou os livros de comédia? Mas acho que esses são bem diferentes. Dê uma chance, acho que você vai gostar ;) Beijooos

      Excluir
  19. Oi Gih, nossa que resenha ótima! Meus parabéns!
    Eu fiquei muito interessado no livro, a citação me ganhou... super verdadeira! De boca fechada somos todos "normais"...

    =)

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Gih.

    Adorei a resenha. Também consegui a parceria com esse autor, mas como disse estou com muitas leituras atrasadas. Espero que eu goste da leitura assim como você. Assim que ler conto tudo.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte sim Gi. Mas acho que você vai curtir essa história :)
      Um beijão =D

      Excluir