sexta-feira, 27 de março de 2015

Resenha negativa

Oi galera, tudo bem???

Hoje vim aqui rapidinho deixar um vídeo pra vocês que eu já coloquei no canal faz uns dias e ainda não tinha trazido aqui para o blog.

É um vídeo curtinho e que fala um pouco sobre as tão temidas resenhas negativas e conta um pouquinho da minha experiência.

Espero que gostem e que o vídeo ajude vocês de alguma forma (seja você autor ou blogueiro).


Então por hoje é só galerinha. Me contem o que vocês acham a respeito desse tema :)

Participem do sorteio que está rolando aqui no blog :)


E você, comentou nessa postagem? Copie e cole o link Aqui

24 comentários:

  1. Oi Gis,
    menina que assunto complicado, realmente é impossível agradar a todos, mas infelizmente tem gente que não sabe fazer resenha, diz que o livro é ruim e pronto, não tem motivo, nem onde melhorar, já tive um caso de uma blogueira faz um vídeo "os piores livros do mundo" e o meu estava entre eles, mas não dizia porque era ruim, ela só gritava falando que era muito ruim e ninguém deveria ler. Tem coisas que realmente machucam.

    Para evitar essas coisas agora eu começo enviando contos, justamente para a pessoa sentir a minha escrita e o estilo do livro, isso minimizou os danos.

    Acho que os blogueiros tem que fazer as resenhas negativas,mas acho muito complicado porque realmente o autor 'gastou um dinheiro' enviando o livro e o exemplar, mas por outro lado, acho que tem que ter respeito e critica construtivas, dizer porque não gostou.

    enfim, complicado! estou dos dois lados da moeda e sempre tento respeitar os dois, mas as vezes realmente é muitoooo complicado.

    bjs
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo e é difícil estar dos dois lados também. Mas ontem vi um vídeo muito bacana que falava algo assim: Feedback não é crítica, é dado. E é isso mesmo. Temos que olhar essas "críticas" negativas como sendo dados para melhorar o nosso produto =D
      Beijooos

      Excluir
  2. Oii!

    Para resenhar um livro, conto, enfim, o blogueiro tem que ter respeito pelo trabalho do autor, assim como o autor deve ter o mesmo pelo blogueiro. Os dois se ajudam, mas nem por isso a crítica deve ser feita de forma grosseira. Dizer se o livro é bom ou não é um fato interessante, mas das duas formas deve-se dizer os motivos.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju. É isso aí mesmo. Afinal, esse é o feedback que nós autores precisamos para melhorar cada vez mais =D
      Beijooos

      Excluir
  3. Ri muito com a abertura do conto. kkkkkkkkkkkkk
    "Eu tenho um milhão de motivos para odiar as pessoas". Gih revoltada?! kkkkk
    Acho que resenhas negativas podem até ajudar o escritor, desde que sejam coerentes, com argumentos e bem estruturadas.
    Gostei bastante do vídeo, Gih.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revoltada, eu???? Capaz. kkkkkk
      Isso aí. Essas "críticas" podem ser até mesmo melhores do que falsos elogios :)
      Beijooos

      Excluir
  4. Oi Gih. Tudo bem???

    Eu concordo com você. Acho que quando a gente não gosta de um livro tem que dizer a verdade, não é só porque você ganhou o livro ou porque é um parceiro que você vai mentir né. Afinal a gente tem um compromisso com quem lê os nossos blogs. Claro que tudo com muito respeito né, afinal quem está escrevendo não gostaria de ser ofendido então não tem porque ofender.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gi, é isso aí mesmo.. Mas se você não gostar do meu livro, eu pego você hein? kkk, brincadeirinha :)
      Fico muito feliz que você pense assim =D
      Um beijão

      Excluir
  5. Oi Gi.

    Nossa adorei tudo o que você abordou, infelizmente tem muito disso.
    Bem eu pelo menos dei muita sorte até hoje. Todos os escritores que recebi livros e mesmo os que eu comprei e quis conversar, sempre acertaram muito bem tudo o que sempre falei, claro que sempre com muita educação e respeito.
    Teve um que até cortou algumas coisas do livro conversando comigo, nem acreditei, afinal não sou revisora, mas apenas uma leitora. Mas é ótimo ter esse contato e com respeito.
    Hoje sou beta de três autoras e isso me enche de uma alegria enorme, mas realmente sinto ser um trabalho complicado, mas acho que sinceridade é tudo.

    E sua interpretação foi ótima kkk.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fer, tudo bem???? Adorei saber sua opinião e que concorda com tudo isso. E que legal deve ser a experiência de ser beta né?
      Beijoooos

      Excluir
  6. Bisca disgraçaaada! Vaca !
    KKKKKKKKKKKKKK ADOREI kkkkkkk
    E super concordo com você nessa coisa de críticas !
    Beijoo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu acho muito válidas as resenhas negativas também. Como diz o "ditado" "Toda unanimidade é burra". Porque um assunto deve ser comentado por várias pessoas com pontos de vista diferente, para assim ser analisado de várias maneiras.

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Raissa, é isso aí mesmo. Adorei a sua frase =D
      Beijoos

      Excluir
  8. Socorro! Estou no chão com o começo do vídeo!kkkkkk

    Realmente, tem gente que não sabe resenhar. Eu faço assim, por exemplo, se você olhar bem, minha resenha de Um Amor, Um Café & Nova York foi negativa mas eu não cheguei lá e disse que o livro era ruim e pá. Até porque era impossível o livro ser ruim da primeira a ultima palavra.

    O que eu fiz? Apontei pontos negativos e positivos e no fim destaquei um público alvo para aquele tipo de livro. Pronto.

    Adorei o vídeo! :3

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jhon, tudo bem??? É isso aí mesmo. É mais ou menos isso que eu tento fazer nas minhas resenhas =D
      Um beijão

      Excluir
  9. Oi, Gih!
    Realmente esse é um assunto bem delicado! Eu nunca passei por isso pois não publiquei meu livro (ainda) mas já presenciei uma autora "corrigindo" a blogueira!
    Acho que foi sábado retrasado...eu estava visitando blogs e quando fui comentar a resenha da menina tinha um texto ENORME da autora falando que a blogueira não tinha entendido nada, que não era nada daquilo que a menina tinha falado, blablabla! Não lembro qual foi o blog, mas foi um livro com temática cristã e a menina nem fez críticas destrutivas, sabe? Foi tudo na maior educação! Ela fez exatamente o que você disse, apontou as falhas, o que ela achou que não ficou bom, mas a autora levou pro pessoal, nada maduro!!

    Eu ainda não fui procurada por nenhum autor, meu blog tá muito novinho ainda, mas caso um dia eu seja eu vou deixar bem claro que eu vou falar o que eu achei de verdade e nada mais do que isso!

    Beijão, Gih!


    PS: Pararatibum, Pararatibum, eu vou...eu vou! hahahahaha

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tami, tudo bem??? Pois é, encontro as vezes isso e tenho uma vontade de falar: O te liga, kkkkk. Por isso fiz esse vídeo. Acho que críticas ajudam e não atrapalham :)
      Um beijão

      Excluir
  10. Adorei o vídeo hehe. Das muitas resenhas que tem no meu blog, acho que tem umas cinco que são negativas. Quando eu não gosto do livro eu opto por não resenhar. Sei que tem muitos autores que não gostam que não falem somente o bem do seus livros, já aconteceu de até em comentários que fiz na resenha, de um autor vir discutir comigo por isso. Acho que tem gosto para tudo e ninguém é obrigado a gostar de tudo. Eu não acho ruim resenha negativa. Teve vezes que eu comprei o livro exatamente por causa de uma resenha negativa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil, é isso aí mesmo. Eu não me importo mais com as críticas negativas. Ou não me importo de forma ruim. Me importo o suficiente para tentar melhorar nos próximos, mas não o suficiente para começar uma guerra com o blogueiro, heheh
      Beijooos

      Excluir
  11. Olá Gih!
    Eu vi esse vídeo assim que saiu, porque eu tô sempre lá pelo youtube mesmo. Gostei bastante!
    Eu já recebi uma crítica negativa, mas que estava mais para xingamento mesmo. E muitas outras que realmente a pessoa deu bons argumentos para sustentar o que dizia. Isso que é válido! =D
    Eu sempre falo isso! ^
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ane, é isso aí mesmo :)
      Vc viu que tem sorteio rolando lá??? Beijooos

      Excluir
  12. Oi Gih,
    Levei um susto com o início do vídeo rsrs.
    É bem delicado a questão de resenhas negativas, mas inevitável. Admiro sua postura em aceitar todas as críticas, mas também sei o quanto deve ser difícil receber um retorno negativo.
    Acredito que não devemos ocultar nossa opinião sobre qualquer obra, mesmo que ela seja de um amigo. No entanto, sempre deve haver respeito aos autores assim como aos blogueiros e acredito que parceria é isso: uma troca.
    Achei super válido o vídeo!!
    Beijoss,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bá, é isso ai mesmo. Respeito e sinceridade sempre =D
      Um beijão

      Excluir