quarta-feira, 11 de março de 2015

Sarau O Mundo das Mulheres

Oii pessoal, tudo bem???? Dia 08 agora, comemoramos o dia da mulher. E aqui na minha cidade, aconteceu um evento bem bacana que foi um sarau em homenagem a mulher.
Quem me acompanha no Facebook viu como eu estava empolgada para aquela tarde. Mas tive alguns probleminhas e não pude comparecer.
Mas como eu sei que todos aqui piram, quando eu falo sobre a minha cidade e sobre os nossos talentos, resolvi trazer algumas fotos do evento para vocês.
As fotos foram cedidas pela querida Pati Franz. Muito obrigada Pati. E galerinha, espero que vocês gostem.
















Pelas fotos deu pra perceber que foi um evento super legal.
Entre os presentes estavam J.B. Cardoso, Rita de Cassia Fischer, Ieda Gewehr, Pedro Stiehl, Patricia Franz, Mateus Araújo, Vinicius Buhler, Mateus Buhler, Carolinne Caramão, Beatriz Santos, Gerson Kauer e Eduardo Kauer.

Como não pude comparecer ao evento, deixo aqui os textos que eu havia separado.

Mulheres
Gislaine Oliveira
Hoje estamos aqui para comemorar o dia da mulher.
Mas que esse dia não se perca nas felicitações e nos presentes.
Não queremos apenas mais um dia para ganhar flores, presentes e bombons.
Para isso, temos os aniversários, dia das mães e porque não todos os outros dias.
Que esse dia, seja a oportunidade para pensarmos em todas as mulheres que estão a nossa volta. Nossas mães, irmãs, tias, vizinhas, médicas, enfermeiras, professoras.
Que possamos lembrar de todas as lutas que já tivemos. As lutas por direitos trabalhistas, pelo voto, pela dignidade.
Mas que possamos pensar em todas as lutas diárias que ainda temos. A luta das mulheres que trabalham fora e que cuidam de uma casa, a luta das mulheres que são agredidas em casa, que são assediadas no trabalho, a luta por direitos e pela liberdade de ir, vir e parar também onde quiser.
Que esse dia não seja apenas mais uma data com fins comerciais. Que seja uma data para reafirmar e repensar nossos valores. E ver que nós mulheres, estamos lado a lado com vocês homens. Estamos no trabalho e em casa com vocês. E também estamos nos bares e nos campos de futebol. E é exatamente por isso, que merecemos todos os direitos iguais a vocês.
Aproveite esse dia e diga a todas as mulheres o quanto são especiais e o quanto são importantes na vida de vocês. Mas mais do que isso, continue a afirmar e provar isso todos os dias, respeitando os direitos de cada uma delas. 
Há quem pense que queremos dominar o mundo. Mas isso não é verdade.
Nós não estamos tentando mandar no mundo. Só queremos mandar em nós mesmas.



Somos mais, somos tudo
Texto de: Nina Spim.
Blog: Nina é uma.

A cada ano têm-se novas reformulações do que querem as mulheres. Nós, a cada dia, reivindicamos novos direitos: da escolha de não agregar o sobrenome do marido após se casar à escolha de cortar o cabelo estilo "joãozinho" e continuar sendo quem se é. Há quem diga que queremos demais. Que queremos ser quem não somos. Mas quem somos, afinal? 

A mulher é mãe, estagiária, escritora, engenheira civil. A mulher é quem ela quer ser. Não somos quem os outros precisam e querem que sejamos. Há quem diga que, por nascermos mulheres, não temos o livre-arbítrio de desejarmos ser quem somos e, por isso, somos relegadas às casas, prisioneiras de nós mesmas. Aos poucos, perdemos a capacidade de discernir nossa identidade. Depois de tanta opressão, parece ridículo perguntar quem são as mulheres. Mas, acredite, muitas não sabem a resposta. 

A história de cada mulher é única. Cada uma sabe o que enfrenta no seu dia a dia. Cada uma tenta aprimorar quem é e tenta se livrar, ao mesmo tempo, de quem se é. Há quem pense que nascer mulher é um fardo, algo que somente pesa e não tem utilidade. Fardo é acreditar que não somos úteis, que não somos nada. Que somos da sociedade, como um objeto. Não estamos à venda. Não somos da rua, da vida, ou de alguém. Somos nossas. Somos quem queremos ser. Somos livres. Não somos minoria. Estamos em todos os lugares, exercendo nossos sonhos e desejando sermos mais. Somos mais. Somos tudo. 

Se a mulher, hoje, precisa afirmar quem é e o que quer é porque, cansada das amarras, precisa reformular os conceitos usados de forma a desfavorecê-la. Vivemos para nós, para o quisermos. A regra é ter coragem para ser feliz. É desconstruir quem fomos até hoje e construir o que seremos daqui para frente. 


Não preciso de flores
Marcia Dantas

Hoje eu não preciso de flores.
Descobri a algum tempo que elas também são símbolo de um sistema que tanto tem me reprimido. Elas são as desculpas que sou obrigada a aceitar, mesmo diante do indesculpável, quando os meus limites são invadidos sem licença alguma. Então não preciso aceitá-las e não desejo tudo o que vem com elas.
As flores não me representam.
Passei muito tempo ouvindo que elas eram uma metáfora para a feminilidade, fragilidade e sensibilidade de uma mulher. Mas nem todas nós podemos ser como uma flor. Somos diferentes umas das outras e, portanto não podemos ter uma única representação.
Eu não sou uma flor; trate-me como uma pessoa.
Muitas vezes me sinto como aquele objeto decorativo, como se eu pudesse ser possuída por alguém. Mas hoje é o dia em que dou um passo a frente e afirmo que só pertenço a mim mesma. Não sou posse de ninguém. Tenho meus desejos e objetivos e não deixarei que nenhum desses pensamentos existentes na sociedade faça com que eu seja reduzida a algo abaixo do que sei que sou capaz.
As flores não me empoderam; as outras mulheres sim.
Descobri que há tantos modelos que desejo e procuro seguir. Mulheres que me inspiram e me mostram que posso ser exatamente o que eu quiser. Faz pouco tempo que aprendi a ter essa visão, porque antes a sociedade me ensinava a competir com elas em todos os âmbitos possíveis e imagináveis. Mas hoje sei que posso ajudar e ser ajudada por elas. Unidas somos mais fortes.
Quando ganho flores, deixo de ganhar o respeito.
Então decidi que não preciso de flores, nem hoje e nem amanhã. Eu só preciso ser eu mesma, alcançar meus próprios sonhos e não deixar que ninguém me trate abaixo do que mereço. E quando digo eu, digo todas as mulheres que continuam a lutar como eu para vencer.
Então afirmo que já não preciso de flores. 

Então por hoje é só pessoal. Curtiram??? Me contem o que acharam e me contem se já participaram de um evento assim :)

Convite: Galera, se houver leitores aqui de Montenegro e região, hoje a noite, teremos o lançamento da Feira do Livro aqui da cidade. Estejam todos convidados.  
No dia 11 de março, será lançada a 13ª Feira do Livro de Montenegro e a 8ª Feira do Livro do Vale do Caí. O evento acontece no Theatro Petry Cardona (Rua Capitão Porfírio, 2141), às 19h, numa realização do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc e da Prefeitura de Montenegro, o evento conta com o apoio da AMES, AML e Fundarte. Neste ano, Carina Luft é a patrona e o evento prestará uma homenagem póstuma ao escritor Djacyr Vieira Alves. A 13ª Feira do Livro de Montenegro e 8ª Feira do Livro do Vale do Caí ocorrerá entre os dias 12 e 16 de maio, na Praça Rui Barbosa.
No mesmo local, às 20h, será encenado o espetáculo de teatro “Eu, Pessoa e outros eus”, baseado poesia do escritor Fernando Pessoa. A peça é protagonizada pelo ator Jairo Klein, que realiza uma interpretação vigorosa, inspirado na obra do poeta português e seus heterônimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro Campos. A obra está divida em um roteiro com três planos: realidade, ilusão e memória, com o objetivo de resgatar questionamentos da alma humana. Clássicos como “Passagem das Horas”, “Canto VIII – O Guardador de Rebanhos”, “Lisboa Revisited”, “Aniversário” e “Poema em Linha Reta” poderão ser apreciados na apresentação. A classificação etária é de 14 anos.   

Os ingressos para a apresentação podem ser retirados no Sesc Montenegro (Rua Capitão Porfírio, 2.205), mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Montenegro, pelo telefone (54) 3649-3403.


Comentou nessa postagem? Copie e cole o link Aqui para participar do top comentarista

26 comentários:

  1. Participar de eventos assim deveria ser uma coisa já pertencente ao nosso calendário. Pena que aqui na cidade só ocorre duas vezes ao ano, e é bem restrito. Não só pela divulgação que é direcionada, mas pelo interesse das pessoas que tudo acaba limitado. O sarau se chama Papel no Varal, onde poesias ficam expostas em pendurar, e qualquer pessoa pode pegar, lê-los, declamá-los, tomar pra si... essas coisas. A iniciativa é até muito boa, mas a participação das pessoas é frustrante, a parte boa é que o projeto continua firme, porém poderia ser algo bem aclamado. Coisas da cultura local. "Cultura".
    Exposição de crônicas, contos, dissertações, narrativas diversas, e todo apanhado literário deveria ser fortemente fomentador e cultivado entre as escolas, associações e grupo de pessoas de uma forma bem comum. Não sei nas cidades de vocês, mas aqui na capital do analfabetismo, buscar cultura, ou atém mesmo debates simples de filosofia e sociologia é tido como algo elitizado e distante.
    Gih, na próxima vez que tiver o sarau em Montenegro quero ver tua participação, divulgação e pós comentários.
    Xero grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii K, claro, com certeza =D
      Só não fui nesse, pois estava num estado deplorável :P
      Mas aqui tem muita coisa legal. E o mais tri é que não gira em torno da publicidade. Na verdade, é até um evento pouco comercial. É mais para incentivar a cultura e a literatura sabe? Beijoooos

      Excluir
  2. Que legal esse evento, Gih.
    Eu nunca participei de nenhum, confesso, mas sempre tive vontade.
    Gostei muito dessa iniciativa e ainda mais em homenagem às mulheres. Ficou mega criativo isso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii :)
      Eu já participei de alguns. Muito legal mesmo =D
      Nos próximos, tentarei participar com fotos e tudo mais =D
      beijoos

      Excluir
  3. NOssa que maneiro esse evento. E os textos são mt bonitos. E vc sempre cuidando do seu trabalho e tendo mt dedicação

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Guria, imagino que fofo deve ter sido o sarau! Gosto da forma como fazemos as coisas aqui no sul *-* Pena que não deu pra tu ir.
    Teve um ano no shopping, que eles contrataram vários homens pra ficar carregando as sacolas das mulheres que estivessem por lá. Fiquei morrendo de vergonha, mas achei a ideia muito interessante.
    E que textos são esses? Quem sabe escrever e ainda por cima é criativo é outro nível né, rs.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ro, tudo bem??? O Sul é tudo de bom, hahah, aqui é diferente =D
      Foi uma pena não ter conseguido ir, mas com certeza haverão muitos outros <3
      Fico muito feliz que tenha gostado dos textos :)
      Um beijão

      Excluir
  5. Que evento bacana! Não tem nada assim aqui na minha cidade. Bom, quem sabe um dia neh hehe. Os teus textos foram ótimos, e a frase que mais gostei entre eles é "Nós não estamos tentando mandar no mundo. Só queremos mandar em nós mesmas." Sério, chega a ser feio de dizer isso neh, mas estamos em 2015 e muitas mulheres não significam nada e nem tomam suas próprias decisões. Um dia isso tudo tem que melhorar!!!

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju. Pois é. E foi justamente esse debate que eu quis levar. Uma pena não ter conseguido ir, mas tenho certeza de que fui bem representada pelas outras autoras, hehhe
      Um beijão

      Excluir
  6. Oi, Gih!
    Adoro Sarau! O evento parece ter sido ótimo.
    Gostei dos textos que você escolheu. Ainda há muitas conquistas que as mulheres precisam lutar para conseguir. Há muita luta pela frente e o feminismo precisa, cada vez mais, consolidar-se. Igualdade de gêneros é essencial.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Le. É muito bom ouvir (ler) um homem que pensa assim. Ahh e sarau é vida, hahah. Beijão

      Excluir
  7. Aqui na minha cidade teve bastante coisa, mas infelizmente eu não pude ir a nenhum. E olha que um foi aqui pertinho de casa hehe. Adorei os textos escolhidos. E as fotos ficaram ótimas com aquele gostinho de eu queria ter ido hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil, nem me fale. Mas fica para o próximo, heheh
      Beijão

      Excluir
  8. Oi! Gostei muito de saber deste evento, adorei as fotos, deve ter sido ótimo. Pena você não ter podido ir. =/ Gostei muito dos textos que você separou, são lindos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dani, pelo que disseram foi muito bacana. pena mesmo, mas fica para as próximas, heheh
      Beijooos

      Excluir
  9. Que lindo evento,amiga!
    Muita arte , muita vida em movimento!
    Passe lá no meu blog, ficarei feliz!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gih! Tudo bem? Nossa, pelas fotos deu para ver que o evento foi maravilhoso! A tarde estava linda, né? Adorei tudo, mas principalmente o seu texto! Bem lindo! :3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tony, tudo bem??? Fico feliz que tenha gostado. Acho que a tarde foi maravilhosa mesmo :)

      Excluir
  11. Oi, Gislaine!
    Aqui onde eu moro tinha um lugar chamado Ateliart, era uma casa onde tinha vários cursos de pintura, desenho, oficinas de xadrez, dança...mas o local fechou por dificuldades financeira, uma pena!
    Lá tinha sarau às vezes, era muito legal!

    Beijo!

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tamires, tudo bem??? Nossa, que pena isso. Aqui tem bastante eventos em prol da cultura =D
      Um beijão

      Excluir
  12. Parabéns pelo sarau e pelos texto.


    brendovieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que ideia bacana Gih!!
    Nunca participei de nenhum sarau, mas adorei a iniciativa! :)
    Beijoss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Participar de um Sarau é mega gostoso! Que tenham outros para você trazer para nós com fotos que mostram a alegria do momento.

    ResponderExcluir