segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Nós precisamos falar sobre o Feminismo + Sorteio do livro Mulheres Sem Homens

Oiii galerinha, tudo bem com vocês??? E o mês já está quase acabando e as promoções também :( 

Mas nada de desespero ainda heheheh, afinal ainda teremos alguns sorteios e há vários sorteios acontecendo. Então se você perdeu algum, corre que ainda dá tempo =D 

Mas vamos para a postagem??? 

Hoje nós vamos falar sobre um assunto muito falado e muitas vezes de forma errada nos dias atuais. O Feminismo. Ei, você ai que já está pensando em fechar essa postagem e já está me chamando de feminazi e achando que se contaminou com esta praga da atualidade, pare aí. 

Vamos por partes. 

Ler essa postagem não vai te transformar em Feminista. Mas espero que ela te faça refletir. Eu sou feminista sim, com muito orgulho. E por favor, abandone de vez a palavra Feminazi. Ah, e por último, mas não menos importante: O feminismo não é um movimento que nasceu nos últimos meses. É um movimento antigo, muito antigo. É graças a ele, que hoje, nós mulheres podemos votar, trabalhar fora e eu posso estar aqui, expressando a minha opinião. 


Então alguém pode perguntar: "Mas Gih, se as mulheres já tem tudo isso, por que ainda afirmam que precisam do feminismo? " Simples, gente. Por que nós temos tudo isso, mas ainda falta MUITO. Nós ainda não podemos sair na rua sem ter medo de ser assediadas, não podemos dar nossa opinião sem correr o risco de ouvir "mas mulher é sentimental mesmo", não podemos ficar bravas ou nervosas que já somos chamadas de histéricas, que estamos de TPM e que não ganhamos pela manhã. Somos estupradas e a culpa é nossa, afinal, nós somos as "gostosas", nós é que saímos por aí provocando com roupas curtas e saímos pedindo assedio. Ganhamos menos do que os homens pelo mesmo trabalho, se abortamos somos putas, se somos mães solteiras somos putas, se abandonamos o filho somos putas, se não queremos ter filhos somos putas também. A gente aprende desde criança que precisa aprender a lavar, passar e cozinhar. Aprende que a gente precisa se separar das vadias. Que a gente precisa se dar ao respeito. Aprende que a gente precisa odiar a moça ao lado e que a melhor coisa que podemos ser é LINDA. 



E tem muitas coisas mais, mas não posso falar tudo aqui, por que a postagem ficará enorme. 

Feminista não é sinônimo de ódio aos homens. Embora, muitas mulheres feministas sejam misândricas. Há algo errado nisso? Não, não há. Você não pode culpar a vítima por ter sentimentos ruins para o agressor. Eu sei, eu sei. Nem todo homem é assim. Mas entendam que quando você já foi abusada, estuprada, assediada, você começa a ver as coisas de outro jeito. Toda mulher que já sofreu assedio se torna misândrica? Não. Mas se uma mulher é, então precisamos acolher e não dizer que ela é uma feminazi que quer castrar todos os homens. 

O feminismo, também não é a luta para sermos superiores aos homens. Feminismo é empoderamento das mulheres. E isso quer dizer, dar poder as mulheres para que elas possam viver a sua vida, ter suas próprias opiniões, esquecer os padões machistas. Não queremos ganhar mais do que os homens e nem privilégios. Queremos apenas que não exista desigualdade. 

E quando digo que não queremos desigualdade, estamos falando de todo o tipo. Feministas lutam contra o racismo, a gordofobia, a homofobia, a lebosfobia e contra todo tipo de desigualdade. Sim, é claro que o maior foco é a luta contra o machismo. Mas isso não impede e na verdade até permite, que nós derrubemos outros preconceitos pelo caminho. 

Demorei muito tempo para me assumir feminista. Eu pensava "eu escolho minha vida, ninguém tem nada a ver com isso. Não preciso dessas bandeiras ridículas" . mas com o tempo, percebi que precisava sim do feminismo. Que precisava dessa bandeira para ajudar outras pessoas. para entender, que talvez minhas escolhas não sejam tão minhas assim. Talvez sejam apenas o resultado de anos e anos, vivendo sob o comando de homens. 



O feminismo não tem leis. Até por que ele é cheio de vertentes. E eu costumo dizer que sigo a minha vertente. Nem todas as feministas concordam com tudo. Talvez alguma feminista que leia isso, me diga que não concorda com pelo menos metade das minhas palavras. Mas tudo bem. Por que ser feminista é entender que existem vários pensamentos. E que se ninguém saiu ofendido, machucado, com medo ou foi oprimido, bem , então está tudo bem. 

A verdade e o que todos precisam entender é que o feminismo não é o contrário de machismo. Não queremos estuprar e nem assediar homens. Não queremos privilégios. E os homens precisam entender que a desigualdade de gênero é ruim para eles também. Por que ainda que não percebam, também são oprimidos. Não podem chorar, não podem ser virgens, não podem ser fiéis, precisma sustentar a casa, precisam trabalhar sem parar e ganhar muito, devem pagar a conta. Ok. Não chega nem perto da opressão que a mulher sofre. Ainda assim, toda opressão está errada. 

                 
 A Guerra contra a desigualdade de gênero ainda vai longe. E as vezes, nós ganhamos algumas batalhas. Se hoje, eu fiz alguém refletir sobre, então já venci uma batalha. E todos os dias, acordo querendo vencer mais uma. Cada vez que eu convenço a mina de que ela não precisa ser linda. ela pode ser apenas inteligente, engraçada e interessante. cada vez que eu convenço um homem de que a roupa da mulher não dá direito para que ele mexa com ela. Cada vez que isso acontece, eu venço uma batalha. 

O assunto é imenso e tenho muito, muito o que falar. Mas não curto postagens tão grandes assim. Por isso, o assunto ficará aberto para muitas postagens futuras. E sim, nós vamos falar sobre o feminismo aqui no PE. E vamos falar sobre o problema da homofobia, da gordofobia, do racismo... E eu espero, do fundo do meu coração, que pelo menos, eu tenha feito vocês refletirem. Essa é apenas uma introdução ao assunto. 

Um beijão imenso dessa feminista que ama todos vocês. 

Recomendado: 

PS: Falando em vitórias, quem aí fez o ENEM???? Só de pensar que inúmeros estudantes precisaram pensar sobre o assunto já me faz feliz. E machistas não passarão. Literalmente 

SORTEIO

E hoje, vamos sortear um livro muito bacana que inclusive já foi resenhado AQUI no blog. Participem!!! 




REGRAS: 
* Ter endereço de entrega no Brasil; 
* Preencher o formulário com um endereço de e-mail para contato e o perfil que curtiu as fanpages da editora e do blog. 
*As únicas regras obrigatórias são: Deixar um e-mail para contato e curtir a fanpage do blog e da editora. Outras regras são opcionais, mas garantem chances extras no sorteio; 
* O sorteio será realizado no dia 30-11 pelo Random;
*O prêmio será enviado em até 90 dias;
*Não nos responsabilizamos por perdas ou danos ocasionados pelos correios. 

20 comentários:

  1. Olá!

    Muito bom o seu texto! Apesar de todas as conquistas das mulheres, infelizmente vai demorar pra chegar a igualdade... Mas, temos que lutar sempre e parabéns pelo tema do ENEM!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, obrigada por postar sobre o assunto no blog. Eu nem sempre fui feminista, mas com o tempo eu abri os olhos e agora sempre busco entender mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Ao mesmo tempo que a internet deu voz a machista, ela deu voz também a defensores da igualdade entre gêneros. Sou uma dessas defensoras e também procuro mudar o quadro atual do nosso país. Seja através do blog ou conversando com alguém e mudando a cabeça dessa pessoa.
    Esse assunto bombou essa semana e fico muito feliz que tenha sido tema da redação do enem!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Nem preciso dizer que simplesmente amei essa postagem.
    Também sou feminista, bem, pelo menos eu me considero. =D O pouco que eu tento fazer é apoiar colegas nas coisas que ela fazem e também, muitas vezes, retrucar o meus pais falam. Sim, aqui rola de eu estar fazendo umas 500 coisas e meu irmão sentado no computador sem fazer nada.
    E eu já falei diversas pro meu namorado para ele aprender a cozinhar, mas ele diz que não, que tem eu. Ai eu falo: Vai que eu fico doente e não posso, ou você vai estar sozinho em casa. Todo mundo tem que saber fazer serviço de casa, porque vai que mora sozinho? Isso é só um exemplo!
    Eu e meu namorado dividimos a conta. Ou fazemos assim: você paga os ingressos do cinema e eu pago a pipoca. Acaba dando mais ou menos o mesmo valor para cada um.
    É uma luta difícil, mas é muito nobre. E as mulheres unidas, com certeza são bem mais fortes. Assim como todos os outros oprimidos.
    Precisamos do feminismo sim! =D
    E estou participando do sorteio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awon Ane, fico muito feliz que tenha gostado =D E você é feminista sim. E com o tempo, se tornará cada vez mais <3
      Explicar para as pessoas a nossa volta é um passo muito importante. Afinal ninguém merece conviver com pessoas com ideias tão ultrapassadas né? Força nessa luta, hehehe
      Beijos

      Excluir
  5. Acho que, em uma afirmação bem simplória, nem o machismo nem o feminismo são modelos ideais.
    Deveria existir um outro termo; um que significasse, em sua própria etimologia, a igualdade entre os gêneros. Não a sobreposição de um sobre o outro.
    O machismo é uma coisa nojenta e retrógrada. O feminismo das "feminazi" é (desculpe minha opinião) também desprezível.
    Quero refutar apenas um ponto de seu texto. A afirmação sobre "tudo bem algumas feministas serem misândricas, é apenas uma consequência da opressão".
    Gih, não é correto que um homem seja misógino. Assim como não é correto que uma mulher seja misândrica. Ou que um indivíduo seja homofóbico. Ou intolerante. Me desculpe, mas pra mim é tudo a mesma coisa.
    A partir do momento em que se cria a ideia de que a minoria, o oprimido, pode odiar legitimamente a maioria, o opressor - mas sem poder ser odiado, o que constituiria crime - a gente percebe que o verdadeiro motivo das lutas já não é mais a igualdade, e sim uma inversão de posições - de oprimido a opressor.
    Mas, infelizmente, não tem como parar o curso das coisas. A sociedade está dividindo tudo em dois pólos extremos - esquerda/direita, socialismo/capitalismo, oprimido/opressor, feminismo/machismo etc. e tem se esquecido de buscar o equilíbrio, o balanço, a IGUALDADE...
    Enfim, cada um com seus ideais. Ótimo texto!
    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di, tudo bem? Fico feliz que tenha comentado. Foi como eu disse, o feminismo entende que todo debate é saudável, desde que ninguém saia machucado, ofendido, ou seja oprimido.
      No começo, eu também odiava essa denominação: Feminismo. Mas infelizmente, é o nome que temos. Também não gosto do meu nome, mas foi o que meus pais escolheram, vou fazer o quê? Mas apoio e levanto a bandeira do feminismo.
      Como eu disse, há várias vertentes do feminismo. E há sim, aquelas meninas que são mais radicais. Não é meu caso, mas ao invés de chamá-las de feminazis, eu tento explicar assim como faço com com as não feministas. E tento entender também. Por que ser feminista é aprender o tempo inteiro. Todos os dias eu aprendo um pouco mais sobre isso, sobre o racismo e sobre todo o resto.
      E a misandria é diferente da misoginia. A misandria, tem mais a ver com o medo mesmo. Eu me considero misandrica. Tenho medo dos homens que não conheço, sinto raiva de homens que não estão ao meu redor. Mas não tenho raiva daqueles que conheço. Mesmo assim, me considero misandrica. Inclusive, quero fazer uma postagem sobre qualquer dia desses.
      Mas a verdade, é que os dois são diferentes. Assim como não dá para comparar feminismo com machismo. Daí é femismo. Já ouviu falar? Demorei um pouco para entender a diferença, mas ela existe :)
      Um beijão

      Excluir
    2. Gih, entendo seu ponto. Mas reafirmo a minha opinião de que termos tem sido muito mal utilizados. A misandria é realmente o oposto da misoginia (misos: ódio; andros: homem). O que acontece é que tem se mudado o significado do termo para fazê-lo aceitável. Medo de homens, por exemplo, se encaixa em um outro termo: androfobia - o medo generalizado de homens. Mas lançam-se livros e artigos tentando legitimar o uso e o exercício da misandria... Lamentável.
      O mesmo acontece, por exemplo, com a palavra homofobia, que tem sido completamente deturpada. Em vez de significar "aversão irreprimível à homossexualidade" (seu significado original e etimológico), ganhou um significado muito mais abrangente, ao ponto de se referir a qualquer ideal ou posição contrária à comunidade gay.
      O feminismo garantiu muitas conquistas às mulheres. E ainda tem muito a ser feito. Eu acredito no feminismo como um mecanismo de garantir a igualdade dos direitos. O que as ditas "feminazis" fazem equivalem aos que os machistas radicais fazem: pregam o ódio ao sexo oposto. Esse feminismo delas é, infelizmente, idêntico ao machismo dos homens. Se não inspirado neste.
      Quanto ao termo "feminazi", todo grupo ou movimento tem seu equivalente. Os religiosos são chamados diariamente de "intolerantes". Os opositores do governo, de "fascistas" (que equivale ao termo nazismo). E isso pela massa intelectual, pelos artistas, enfim, por pessoas inteligentes e esclarecidas. Mas tem gente reclamando disso? Não.
      É uma discussão chata, embora interessante. A verdade está escancarada. Esse dualismo está fazendo um grande mal à nossa sociedade.

      Fico feliz que você tenha comentado lá no blog. Tem um tempo que ele está em desuso... Estou pensando em voltar a postar, mas o tempo na faculdade anda corrido, rsrs.
      Abraços,
      Diego.

      Excluir
  6. Olá Gih,

    Parabéns pelo seu post, preconceito é muito triste e as mulheres sofrem demais, duro ver que a mudança é demorada e nem sempre é verdadeira, mas temos esperanças....o racismo e a escravidão ainda não acabaram, mas muita coisa mudou e hoje vemos as punições, mas espero que não chegue a tanto...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gih, eu assino embaixo de tudo que você disse. Não chego a ser uma pessoa que milita pelo feminismo, mas eu compreendo toda a a luta que ele implica, afinal, eu também sou mulher!
    Esses dias eu fui na exposição da Frida Kahlo que está tendo aqui em São Paulo, cada vez mais estou tentando me inteirar do feminismo para poder dar a minha contribuição.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  8. Olá Gih! Parabéns pelo post maravilhoso, todos deveríamos parar para pensar sobre o feminismo e adotá-lo para as nossas vidas. É um absurdo que ainda nos dias de hoje precisemos fazer campanhas e lutar por direitos que já são nossos, como o da liberdade de andar nas ruas sem ser importunada e sem medo de ser assediada ou violentada!
    BeiJU!
    Paixão de Leitora | Fanpage

    ResponderExcluir
  9. Gih parabéns! Parabéns por tudo, por esse post MA-RA-VI-LHO-SO! Por estar tendo todas essas parcerias, pelo blog estar crescendo cada vez mais, emfim, por tudo meeesmo! Amei que você se assumiu feminista, e acho muito lindo você estar inspirando as pessoas! Eu amei o livro e a história parece ser perfeita! Achei esse vídeo que você colocou muito interessante! Concordo com você em tudo que escreveu! Precisamos ser unidas, precisamos ser consideradas não superiores, mas sim iguais. Sair na rua sem medo, sem vergonha, sem se sentir constrangida por usar certa roupa só porque os outros vão pensar alguma coisa de você, mesmo que ame aquele look. Amei cada palavra! Bjoos:**

    mar-de-ideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lou, fico imensamente feliz que tenha gostado =D Acho que a vida fica muito melhor quando inspiramos pessoas não é mesmo? Quando a gente se inspira, quando aprendemos mais e mais <3 Um beijão sua linda e muito obrigada por tudo

      Excluir
  10. Olá, Gih.
    Sou homem, mas concordo com o feminismo ainda é necessário em nossa sociedade. Ele é necessário porque as mulheres ainda são abusadas, exploradas, ultrajadas, maltratadas. Quando tivermos uma sociedade igual, sem distinção de sexo e etc, o feminismo não será mais necessário. Porém, até que isso esteja acontecendo, estou de acordo com você.
    Nem preciso dizer que amei o tema do ENEM, né?

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  11. Não vou negar que quase não sei nada sobre o feminismo, mas apesar disso gosto muito da luta pelos direitos iguais, e pela luta do direito do respeito, e queria muito saber mais sobre feminismo e participar pois acho isso muito importante não só para nosso país, mas para todo nosso mundo!

    ResponderExcluir
  12. O feminismo e uma forma da mulher ter seus direitos perante a lei, espero que um dia isso seja cada vez mais implantado no Brasil, e também em outros países.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana. Na internet tem muita informação =D E pretendo trazer muito mais para o blog também =D Eu demorei um pouquinho para entender bem, mas agora, amo demais e não posso viver sem hehhe. Aliás, mulher nenhuma pode. Aliás, pessoa nenhuma pode :)
      Um beijão

      Excluir
  13. Olá!!
    Muito fantástico seu texto, queria que tanta gente o lesse , o maior erro das pessoas é pensar que o Feminismo é o contrario do Machismo, irei convidar uma professora a conhecer seu Blog, el vai amar esse texto.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose. Mostre sim. Falar sobre esses assunto é sempre importante :)
      Um beijão

      Excluir
  14. Gih, vive toda a onda do feminismo dos anos 60/80 do século passado (tenho hoje 63 anos). Em 1978 nasceu minha filha mais velha e eu, mãe solteira, vivi parte do que você escreveu. Fui assediada de diversas formas: uma mulher solteira com uma filha era uma mulher fácil, não tinha mais nada a perder (ouvi isso muitas vezes). Lutei, sempre trabalhei muito, chegando a ter dois empregos para ajudar em casa e sustentar minha filha. A minha sorte foi ter pais maravilhosos que não me abandonaram em nenhum momento. Hoje está um pouco mais fácil. Ainda falta muita coisa para ficar excelente, mas já não é tão difícil como a época em que vivi isso. Só acho que rótulos, seja de que forma for, não ajuda muito. O que ajuda é a conscientização. Mas o que estamos vivendo atualmente é termos de conviver com um padrão estipulado pela mídia e aquele que está fora dele é alvo de todo tipo de preconceito. Não sei se terei a oportunidade de ver as coisas melhorarem, mas tenho esperança que meus netos e meus bisnetos possam viver em uma sociedade livre de rótulos.
    Bjus

    ResponderExcluir