sexta-feira, 18 de março de 2016

Blogagem coletiva : Profundo e Intenso de Robin York e o problema da vingança pornô

Oi povo, tudo certinho por aí? Hoje estou aqui para falar de um assunto muito sério. A vingança pornô. 

Como vocês sabem, eu sempre busco trazer temáticas a serem discutidas aqui no blog. Para mim, a literatura é isso. Ela tem essa missão. De nos fazer pensar, refletir, mudar. Ela pode entreter? Pode. Mas deve sim - na humilde opinião desta leitora, blogueira e autora - retratar temas sérios. 

Então quando a Arqueiro convidou o PE para participar desta blogagem, é claro que aceitei. O tema é sério e precisa ser discutido. 

Para quem não sabe, vingança pornô é quando uma pessoa (geralmente um ex - mas pode não ser) usa imagens sexuais de outra pessoa sem seu consentimento. Ela faz isso para denegrir, ofender e humilhar o outro. É fato que a nudez não é ofensa. E ninguém precisa se envergonhar dela. Mas só quem pode decidir se quer suas fotos nuas por aí, é a própria pessoa. E quando acontece uma vingança pornô, com certeza a pessoa afetada não queria ter passado por isso. 

Aqui no Brasil, isso ficou mais conhecido depois que a Carolina Dickmam teve suas fotos espalhadas. E uma lei foi criada depois disso. O que é muito positivo. Mas a verdade é que nós ainda estamos muito longe. Isso ainda acontece. Isso ainda não é crime em outros países. Pessoas sofrem com isso. Pessoas se matam. 

Mas acho que a gente pode fazer nossa parte. E a autora Robin York tem feito a dela. E a Editora Arqueiro também. E nós, blogueiros, também estamos fazendo a nossa parte com essa blogagem coletiva. 



A duologia da autora retrata esse problema. Fala sobre como a vida vira um caos quando alguém é atacado, mas como o amor, a ajuda, a compreensão, pode mudar tudo isso. 

Confiram a nota da autora sobre suas obras. 


Então pessoal, quando vocês souberem de alguém que passou por isso, não critiquem a vítima, não digam que a culpa é dela, não defendam o culpado. E se vocês souberem quem foi o culpado, denunciem. Não vamos ser cúmplices desse ato tão cruel. Por favor, não espalhem fotos de pessoas nuas por aí. Vocês não sabem se ela está consentindo com essas fotos ou não. E caso, um dia, você seja vítima desse ato tão abusivo, procure ajuda. Denuncie. Fique ao lado de pessoas que te apoiam. 

Por hoje é esse o recado pessoal. Se você também pensa que este é um ato terrível que precisa acabar, compartilhe com os seus amigos!

Um beijão e até a próxima! 



8 comentários:

  1. Oi, Gih!
    Algum tempo atrás, teve uma menina que se matou porque o namorado jogou na rede um vídeo deles fazendo sexo com outras pessoas. É bem tenso isso porque a internet é um lugar que ainda não tem muitas leis.
    Sobre a Carolina Dickemann, na verdade, foi um técnico que consertou o computador dela e jogou as fotos na internet. Ainda assim, não se justifica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Mas o mais comum são ex, pessoas conhecidas mesmo :(
      Puxa, que chato essa história. Quando eu era mais nova, uma menina teve suas fotos espalhadas por aí. Mas ela soube levar e superou. Mas acredito que não deva ser muito fácil :(
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Gih, tudo bem?
    Obrigada pela visitinha lá no Doces.
    Este realmente é um assunto polêmico, mas que tem feito muito mal por aí.
    Devemos sim conscientizar nossos jovens, nos manter alertas e denunciarmos esses tipos de crimes. Não devemos nos calar.
    Adorei seu post. Ficou ótimo.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Gih!
    Isso de porn revenge é foda! Até falei sobre esse assunto no meu programa de rádio: Banheiro Feminino.
    É uma forma ridícula de vingança. Só porque o outro ficou insatisfeito com final do relacionamento e resolve "acabar" com a reputação do ex. É mesquinho quem faz uma coisa dessa!
    Felizmente, não conheci ninguém a quem isso ocorreu.
    Achei interessante a dualogia abordar sobre isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Acho esse assunto realmente complicado e um mal desse século.
    Não sei porque as pessoas não ficam na delas e só sabem pensar em vingança. Acho essa atitude bem infantil, e acho que as pessoas deviam espalhar mais amor. Quando estava junto com a pessoa ok, mas depois que termina faz essas coisas? Apenas ridículo.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Essa postagem é importantíssima, principalmente porque vemos essas coisas acontecendo com tanta frequência que chega a assustar. Infelizmente, as pessoas não tem caráter e se sentem no direito de divulgar imagens alheias.
    Sem dúvidas, uma postagem de interesse público.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gih.
    Gostei bastante do assunto a ser debatido. Infelizmente as pessoas só acham que é errado quando acontecem com elas. Quando é com outras pessoas, compartilham e ainda colocam a culpa na vitima por ter deixado a pessoa tirar as fotos. E quantos adolescentes não cometem suicídio por causa desse tipo de coisa?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Gih!
    qualquer ato de vingança por si só já é vil e ainda relacionado a sexualidade, ainda pior.
    Concordo em gênero, número e grau com suas palavras e louvo a atitude da Editora em levantar o tema.
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir