segunda-feira, 21 de março de 2016

Confissões de Inverno - Brendan Kiely

E aí povo, tudo bem??? 

Hoje é dia de resenha :) Finalmente hehehhe E vou falar do livro "Confissões de Inverno" da Editora Arqueiro. 

Vamos conferir??? 



Título: Confissões de Inverno
Autor: Brendan Kiely
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
SKOOB
Sinopse: À medida que sua família se desintegra, Aidan Donovan, um adolescente de 16 anos, procura consolo em estimulantes químicos, no estoque de bebidas do pai e nas atenções do padre Greg, o único adulto que realmente o escuta.
O Natal chega e seu mundo entra em colapso quando ele reconhece o lado obscuro do afeto que o padre Greg lhe dedica. Enquanto tenta dar sentido à própria vida, Aidan conta com o apoio de um grupo de amigos desajustados: Josie, a garota por quem se apaixona; a rebelde e espontânea Sophie; e Mark, o carismático capitão da equipe de natação.
Confissões de inverno mostra as formas pelas quais o amor pode ser usado como uma arma contra a inocência – mas também pode, nas mãos certas, restaurar a esperança e até a fé.
O corajoso romance de estreia de Brendan Kiely expõe o mal que os segredos mais profundos que guardamos podem causar e prova que a verdade liberta e abre caminho para o amor.


Minha Opinião:  Solicitei esse livro porque achei que se tratava de um romance policial. Sério de onde tirei essa ideia? É bem verdade que há um crime acontecendo e que há certo suspense. Mas com certeza, não há investigação. E quanto ao "mistério" ele apenas não é revelado explicitamente. Mas não há como não saber do que a história se trata já nas primeiras páginas. 

Mas isso não é um ponto negativo. Com certeza não. O fato de eu ter me enganado quanto ao gênero, também não é uma coisa ruim. Acabei sendo surpreendida, isso sim. 

Confissões de Inverno é uma denúncia ao que acontece em muitos lugares, em muitas igrejas, em muitas religiões, em muitas casas, em muitas famílias... Com certeza isso é um ponto bem positivo. Tanto para o autor, quanto para a Arqueiro que trouxe para o Brasil, um livro com um tema tão importante a ser discutido. 

Através desta história, nos conhecemos Aindan, um adolescente de 16 anos que está passando por uma situação bem problemática. Apesar de ter dinheiro, sua vida está longe de estar feliz. Seu pai abandonou a família, sua mãe vive ocupada, ele é muito tímido, usa drogas, fuma, bebe... Seu único conforto é a igreja e o padre Greg. 

O problema é que com o tempo, Aidan começa a achar que tem alguma coisa errada na relação dele com o padre Greg. As coisas não parecem certas. Mas com quem conversar sobre isso? 

Então Aidan arruma alguns amigos, tão problemáticos quanto ele, diga-se de passagem. Mas ainda assim, não consegue se abrir. Porque parece tão difícil desabafar? 


Confissões de Inverno me lembrou muito "As Vantagens de Ser Invisível" - o filme, já que não li o livro. Mas isso para mim, não é nem ponto positivo, nem negativo. Mas achei estranho que poucas pessoas tenham comentado isso. Então acho que para os fãs da outra obra, esse livro é super recomendado. Mas para quem não é fã, ou não conhece, o livro também é indicado. 

O tema abordado, como já disse, deve ser discutido. A gente não pode fechar os olhos para o que está errado. Não é só porque você faz tudo certo, que você é do bem. Se você vê o mal acontecendo e não faz nada, então você não é legal cara, não é mesmo. 

Sem falar que a escrita do autor é super fluida. Apesar de sentir certo nojo ao ler o livro, fica um pouco difícil desgrudar das páginas. 

O final não é grandioso e não chega exatamente a algum lugar. Ela apenas mostra que a vida é assim, que a gente precisa seguir a vida do jeito que dá e que contar com pessoas que nos entendam faz toda a diferença. 


O trabalho da Editora Arqueiro está muito bom também. A capa é realmente muito bonita. Nas fotos, não é possível perceber, mas o fundo é fosco e esses detalhes da imagem são brilhosos, o que causa um efeito bem bacana. A diagramação é simples, mas confortável para leitura. Páginas amareladas, bom espaçamento das letras, tamanho padrão. 

O livro não entrou para os meus favoritos, porque apesar de tudo, não me senti ligada a nenhum personagem. Entendo o Aidan. Entendo seu amigo. Sei o que os levou a tal ponto. Mas ainda assim, não me liguei a eles. A realidade de ambos é muito distante da minha. Fiquei com raiva sim, fiquei brava, tive vontade de socar a todos. Mesmo assim, não me apeguei a eles. 

Mas isso é muito pessoal. Então ainda assim, eu indico a obra. Provavelmente você irá curtir. 

E como já comentei acima, não sejam cúmplices de um crime. 



E é isso pessoal. Alguém já conhecia o livro? Me contem! E se você curtiu a postagem, compartilhe com os seus amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

7 comentários:

  1. Oi Gih, tudo bem?
    Gostei da resenha honesta, citando pontos bons e ruins.
    Parece um livro bacana, mas não sei se o leria no momento (já que tenho alguns outros na fila).
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih!!!
    Eu não fiquei interessada em ler esse livro, mas acho interessante a abordagens de temas que são colocados "embaixo do tapete". Acho que já sei sobre o que se trata.
    Uma pena que ele não tenha sido um favorito, mas sempre é bom tirar algum ensinamento, não é mesmo?
    Ps. A resenha mais aguardada do ano é.... "A Promessa da Rosa". Desculpe ser chata, mas estou realmente curiosa para saber sua opinião ^^
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, vai sair, mas não sei quando :P Só li uns 10% do livro ainda :P Romance de época eu leio bem devagar, é difícil pra mim digerir as situações :(
      Beijoooos

      Excluir
  3. Olá, Gih.
    Gosto desses livros que mostram coisas "ocultas", situações que acontecem com certa frequência, mas que muitas vezes não são divulgadas. Contudo, por outro lado, entendo a sua não ligação com os personagens. Quando as realidades são muito distantes, realmente fica difícil se conectar aos personagens.
    Ótima e sincera resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    já vi falarem desse livro e até tenho curiosidade de ler o tema abordado chamou a minha atenção e até parece ser um pouco pesado, e que bom que apesar de confundir o gênero gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Ainda não conhecia o livro, o livro parece ser uma boa leitura. Acho que entendo a sua confusão quanto ao gênero, pela sinopse pare uma leitura cheia de mistérios.
    Gostei muito da sua resenha, sem duvidas sua sinceridade foi muito importante.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Gih!
    Não conhecia o livro e adorei a sua resenha. Não sei por que, mas acabei lembrando do filme Spotlight, que tem uma investigação envolvendo a igreja. Enfim, foi só detalhe.
    E pelo visto acabou se enganando sobre o gênero do livro. Acontece com todo mundo. haha
    E tem toda a razão, se você estiver vendo algo errado e não fizer nada estará tão errado quanto quem faz. Não fazer o bem já é mal. :3
    Adorei a capa dele! Com essa sombra/marca d'água.
    Beijos! :3

    ResponderExcluir