terça-feira, 8 de março de 2016

#Leiamulheres

E aí povo, tudo bem com vocês???? 

Então hoje é o dia da mulher. Dia de homenagear essas mulheres lindas, encantadoras, que cuidam do marido, da casa, que são mães, esposas fiéis. Que apesar da vida difícil, mantém a delicadeza, o cuidado, permanecem no salto, são delicadas. Hoje é dia de presenteá-las com flores, chocolate. 

Para aí povo. Não! Não! Não! Mil vezes não. 

Acho que o real motivo de comemorarmos o dia da mulher tenha se perdido. Acho não, tenho certeza. Sei de muitas pessoas, que não sabem o que esse dia significa. Que realmente acham que o dia da mulher é para presentear as mães e as esposas por elas servirem tão bem a família. Te falaram que era isso? E você acreditou? Tem problema não. Também fui enganada durante alguns anos. Quer dizer, tem problema sim. Mas o importante é que aqui estamos nós, aprendendo, tentando mudar, desconstruindo. 

Se o consumismo acabou com o significado real da páscoa, o machismo luta para acabar com o verdadeiro dia da mulher. Eles dizem que nós somos belas, delicadas, frágeis. Que merecemos bombons, flores. Isso pode até parecer lindo. Mas é só a opressão dizendo o que nós devemos ser. Eu não sou delicada, nem feminina, nem tenho o dom maternal, nem das panelas, nem gosto muito de flores. Então não sou mulher? Então o dia 8 não é para mim? 

É claro que é. É para mim e para todas as mulheres. O dia é para celebrar as lutas das mulheres pelos seus direitos, pela sua liberdade. Dá uma pesquisada lá no google que você acha tudo. 

Então é óbvio que aqui no PE a data não podia passar em branco. Pensei, pensei, pensei. O que eu poderia trazer para os leitores? Dividir com vocês as mulheres que me inspiram? Reais ou da ficção? Falar sobre feminismo? Falar sobre história? Falar sobre o quê quando se tem tanto a falar? 

E então resolvi falar do projeto #leiamulheres. 

O projeto foi criado em 2014 pela Joana Walsh com o nome de #readwomen2014 e tem o propósito de aumentar o número de leituras de livros escritos por mulheres. 

Aí você do outro lado da telinha, está se perguntando: "E o que isso tem a ver com o que você estava falando da luta das mulheres?" Tem tudo galera. Tudo a ver. Pensem comigo: Ser mulher não é fácil. A gente aprende desde criança que deve ficar quieta, que deve deixar os homens falarem e resolverem os problemas, que nossa opinião não conta muito, que somos muito emocionais, que não sabemos fazer negócio, que nosso sucesso só acontecerá se encontrarmos um homem e tivermos muitos filhos e netos. 

Mas não é assim. Mulheres tem voz. E devem ser ouvidas. Mulheres alcançam o sucesso. Por isso o projeto. Ser escritor é difícil para qualquer pessoa. Mas para a mulher, é muito mais complicado. Somos diminuídas, excluídas, hostilizadas... E a gente precisa acabar com isso. Precisa ouvir o que as mulheres tem a falar. Precisamo ler o que elas produziram. Assim, outras mulheres se inspirarão também. 

Eu confesso que não criei uma meta de leitura de mulheres, pois realmente leio mais mulheres do que homens. Mas vou deixar aqui algumas dicas bem bacanas de livros escritos por mulheres e que você pode conhecer e se apaixonar. 



E vocês perceberam como mulheres escrevem sobre vários gêneros? Só na imagem acima, há romance, fantasia, policial, thriller, discurso,... Eu podia passar o dia inteiro aqui, citando mulheres e mulheres, mas deixo algumas dicas de livros que amo e se você quiser, pode buscar muito mais. 

Faça parte do projeto! Leia mulheres! 

E quanto as flores? E os bombons? Pode dar sim. Se sua esposa quer uma flor, dê a ela. E os bombons mande para mim. hahahaahha Mas mais do que esses agrados, respeite-a. Respeite todas as mulheres. Suas irmãs, suas colegas, as garotas da rua. Hoje, no dia da mulher e em todos os outros. 

E é isso hoje povo. Força para todas as mulheres e que continuemos a lutar. E se você gostou da postagem, compartilhe com os seus amigos. Vamos ler mulheres! 

Um beijão e até a próxima! 




30 comentários:

  1. Oi, Gih!
    Gente, Eu Vejo Kate está no topo da lista de desejados.
    Adorei seu post. Realmente o verdadeiro sentido do dia da mulher foi perdido...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gis!

    Fiz esse post no meu blog no mês passado, tô beeeem animada para começar a minha meta do ano!
    Acho que, ainda mais hoje, a gente tem mesmo que espalhar a literatura feita por mulheres. Por tanto tempo, elas se esconderam em pseudônimos masculinos, ou foram rejeitadas com um não rascante que, para mim, parece impossível que a literatura ainda sofra de misoginia. Literatura, ainda mais! </3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Quando pensei nessa data, acredita que já pensei em o que você ia escrever aqui hehe? Acho que a maioria dos livros que eu tenho na estante são de mulheres. Já li vários dos que você colocou ali e a Agatha é muito amor por ela hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Sil? Que bacana. Isso quer dizer muita coisa <3
      Eu só li este até hoje, mas tipo já estou surtada buscando mais hehehe
      Beijoooos

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar dessa iniciativa, realmente é uma ideia bastante importante. E ultimamente ando seguindo esse conselho e tentando dar prioridade para autoras mulheres.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Gih!
    Hoje também é um dia para presentes, flores, chocolates e etc. Para aqueles que valorizam e respeitam as mulheres que tem!
    Mas, também é um dia para pensar em toda a luta feminista, que é travada todos os dias. Lembrar de todas que morreram para que pudêssemos estar aqui hoje e ter todos esses direitos que temos.
    Ser mulher não é fácil! E ser mulher autora não é fácil! O povo sempre acha que você só pode escrever romancinho fofinho. Dá uma raiva isso!
    Posso escrever ação, fantasia, policial, tudo o que eu quiser. Sou escritora e escrevo o que me sinto bem fazendo.
    Feliz dia da mulher para você, Gih!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gih, tudo bem?
    Que post maravilhoso. <3
    Tenho várias autoras favoritas, e realmente temos que lembrar o verdadeiro motivo do 8 de março.
    Por isso, vamos todas ler e apoiar nós mesmas, mulheres. \o/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Giiiiiih
    Ótima ideia o projeto!
    Sendo bem sincera, se tem algo que eu não me importo é se o livro foi escrito por homem ou mulher, não tenho preconceito nenhuuuuum. Mas é triste saber que tem muita gente que se importa. É só lembrar que a J. K. Rowling assina assim porque na época disseram que livro de fantasia de mulher não ia vender nada.
    SAMBA NA CARA DA SOCIEDADE, SENHORA ROWLING!
    Adorei o post.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gih! Tudo bem? Adorei a ideia do projeto! Eu amo ler livros, sejam eles escritos por homens ou mulheres. Mas realmente percebo que muitas pessoas têm um certo preconceito com autoras. Uma pena, né? Eu sou fã de várias e várias, como por exemplo: Gillian Flynn, Cassandra Clare, Suzanne Collins, Agatha Christie e entre outras.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. gih, adorei o projeto, temos que prestigiar e dar valor ao que as mulheres fazem!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  10. Desses livros só Li o Harry <3 Mas tenho curiosidade de ler os outros, amei sua postagem!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gislaine,

    Que máximo esse projeto!!!
    Das suas indicações anotei alguns que não conhecia e no momento estou lendo Jojo Moyes que também se encaixa ao projeto...rs
    Parabéns, abraço

    ResponderExcluir
  12. Realmente a nossa sociedade está cada vez mais consumista e vivendo do capitalismo, pensando que as mulheres viveram apenas para servir a família, mas está sendo quebrado esse paradigma e as mulheres estão conquistando seus lugares onde elas quiserem. E na literatura, elas tem o seu lugar o que é maravilhoso. E amo HP <3
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Amei seu post.
    Nossa sociedade já subestimou demais as mulheres. Hoje em dia é um pouco melhor e acredito que nós temos as mesmas capacidades de escrever e fazer de tudo.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem?
    Eu realmente achei incrível essa homenagem que fizeste para mulheres e sua meta de leitura me encantou, algum destes livros já li e confesso que gostei muito. É raro eu ler mulheres, porque as vezes nem olho quem realmente o autor por tanto amor a sinopse do livro e a capa. Ótimo texto.
    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Oi. Esse foi o post sobre autoras no dia das mulheres que mais encontrei representatividade de gênero e raça. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Depois daquela viagem <3

    Adorei o post, Marian Keyes, Carina Risse, Paula Pimenta, FML Pepper..
    Temos muitas autoras nota 10!!!
    abraços.

    ResponderExcluir
  17. Tô louco pra ler "Eu Vejo Kate" e "Morro dos ventos uivantes" que tô devendo faz tempo. E "Depois daquela viagem" é um dos meus livros favoritos! Já li duas vezes! Amo demais. Existem muitas autoras tanto nacionais quanto estrangeiras muito boas que valem muito a pena conhecer suas obras. Adorei o Post!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, muito bom seu post e super concordo com ele. Fique feliz de ver vários blogs fazendo post sobre o Dia Internacional Da Mulher e a maioria falava sobre o real significado da data e não das baboseiras machistas que temos por aí.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Parabéns pelo ótimo texto. Sambou! ♥
    Achei esse projeto mais do que digno. Sabemos que a luta da mulher pelo seu espaço na sociedade é antiga, e muita coisa ainda precisa mudar. Algo que me deixa feliz é o espaço que a mulher vem conquistando a cada dia mais no mundo literário. É importante afirmar sempre que a mulher merece seu espaço em qualquer lugar. Felizmente esse espaço está sendo conquistado. Aos poucos, claro, mas estamos evoluindo. E que assim seja sempre.
    Engana-se quem pensa que mulheres só sabem escrever dramas e romances melosos. A criatividade e o talento de muitas autoras é poderosa. Como perfeito exemplo disso temos a J.K Rowling.
    Dos livros citados, alguns eu conheço mas boa parte nunca li. Taí a dica.
    Parabéns pelo post!
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, a maioria dos livros que você citou já está na minha lista, estou ansiosa para ler 'Sejamos todos feministas' e 'Eu vejo Kate'.

    Adorei essa postagem e o projeto. Realmente não sei se leio mais obras escritas por mulheres ou homems, mas confesso que estou me apaixonando por crônicas escritas por mulheres <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  21. Oi Gih!
    Se eu for contar, a minha estante tem ganhado MUITO mais livros escrito por mulheres do que por homens. Tenho um livro da Bianca, o da Carol e de tantas outras autora brasileiras e estrangeiras, merecemos cada vez mais espaço na literatura e onde a gente quiser!!!
    Parabéns pelo post!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  22. Eu estou adorando muito ver vários blogs falando sobre o dia da mulher, sobre os nossos direitos, sobre as coisas que sofremos. É um assunto que precisa ser falado!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Eu também leio bastante mulheres, então não faz nem sentido eu maratonar ou algo do tipo. Mas adorei as dicas, de todas só não tenho interesse em ler Agatha Christie, não faz mesmo meu estilo.

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Adorei a sua postagem! Mas confesso que eu leio mais livros escrito por mulheres, do que por homens. Então, não terei porque participar! Mas super apoio a iniciativa!!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  25. Ahhh, leio muito mulheresss!! Adorei o texto, o projeto, tudo. Ótimo incentivo para as leituras femininas.

    ResponderExcluir
  26. Oiiie
    adorei o texto e com certeza as mulheres sempre escrevem livros maravilhosos, Sejamos todos feministas é muito bom e to louca por Mulheres, adorei as indicações e o texto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Dos exemplos que você colocou ali já li ao menos quatro autoras, creio que sempre é bom ressaltarmos esse tipo de coisa.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oii,

    Tenho dizer que o Eu vejo Kate está na minha lista de ansiedade para ler...hahahaha. E adorei o seu texto.

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Claro que adorei sua postagem. Você está certíssima, o dia das mulheres não é para ganharmos flores por sermos mulheres tão boazinhas, boas irmãs, mães e esposas. É para celebrarmos a luta pelos nossos direitos!
    Eu leio uma quantidade equilibrada de livros escritos por mulheres e homens. Desses livros que você citou eu li apenas Depois daquela viagem, acredita? Hahah. Quero ler Chimamanda, HP e morro dos ventos uivantes também.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir