segunda-feira, 14 de março de 2016

Lidos, mas não resenhados #5

Acho que ando lendo demais.... só acho.... 

E aí meu povo, tudo certo com vocês??? Hoje estou aqui para mais uma postagem desta coluna que tem dado o que falar :3 

Vamos conhecer livros novos???? 


Verme - Carina Luft 
Este livro é o segundo livro da autora (Confira a resenha do primeiro) e ele vai contar mais sobre um dos personagens do volume anterior. O livro fala sobre corrupção, "esquemas" que rolam na polícia, enfim... Confesso que senti muito nojo enquanto lia o livro. Nojo desse tipo de gente. Nojo desse tipo de verme. Sim, verme sim. Ainda que o personagem não se veja desta forma. 
Neste livro, nós não temos um mistério exatamente. Nós apenas vamos conhecer o passado de um personagem. E o que aconteceu para ele chegar onde chegou. 

A metamorfose - Franz Kafka 
Queria ler esse livro há muito tempo. E então surgiu a oportunidade. Mas confesso que não achei tudo isso. Calma, eu explico. A proposta é bem bacana. Um dia, um carinha lá, acorda transformado em um inseto. E a sua família passa a ter nojo dele. Até então, era ele que pagava as contas da casa e era bem tratado. Mas agora que ele é um inseto, ele é um estorvo, isso sim. E a família talvez não o queira por perto. 
A ideia do livro é bem bacana e a analogia feita com muitas situações familiares também. Afinal, quantas pessoas, quando estão doentes ou velhas não são vistas como insetos pela própria família? Um inseto monstruoso que deveria ser abatido? 
Mas a história não funcionou direito comigo. 
Achei a escrita chata, seca, sem emoção, sem nada. E pelo que andei lendo, esta é uma característica do autor. Uma característica que não deu certo para mim, mas que pode muito bem, dar certo com você. 




Diário do Chaves - Roberto Gómez Bolanos
Confesso para vocês que já fui muito fã de Chaves. Quando eu era mais nova me identificava muito com a sua história. A verdade é que o tempo foi passando, passando, as coisas mudando e o Chaves acabou caindo no esquecimento. Mas quando fiquei sabendo deste livro, meu adormecido coração de fã acordou e eu precisei lê-lo. Um livro bacana, mas que não fez muita diferença na minha vida :( . 
O livro emociona, encanta e diverte. Muito mais para quem é fã do que para um leitor qualquer. É muito engraçado ler as clássicas "vou quebrar isso que você chama de cara" ou "a vingança nunca é plena, mata a lama e envenena". É impossível ler e não imaginar aqueles velhos conhecidos personagens do seriado. 
Mas acredito que para quem não entende nada de Chaves - como isso? - o livro também funciona bem. Afinal, esta é a história de um menino pobre, abandonado, que está tentando sobreviver. E essa história, infelizmente não é exclusiva do eterno menino do barril. 
OBS: Mas um ponto me incomodou no livro. Ele tem umas tiradas de piadinhas sexuais que não existem na versão que vemos na tv (não na brasileira, pelo menos). 



A Revolução dos Bichos - George Orwell
E finalmente eu li A Revolução dos Bichos. Esse também era um livro que eu queria ler há muito tempo e resolvi parar de adiar a leitura. O livro é uma fábula e conta a história de alguns animais que viviam em uma granja. Esses animais começam a ficar cansados da forma como são tratados pelos humanos e resolvem fazer uma revolução. Expulsam os humanos da granja e criam o animalismo. Essa nova sociedade está perfeita. Todos os animais são iguais e possuem os mesmos direitos e deveres. O problema é que com o passar do tempo, os porcos, que são os animais mais inteligentes, começam a virar lideres. Começam a competir por poder. Começam a ganhar privilégios. E essa sociedade, antes perfeita, começa a dar muito errado. 
Demorei um pouco para engrenar na leitura. No começo, eu não estava levando fé na história e comecei a viajar lembrando dessas animações de animais. Mas quando eu comecei a realmente perceber semelhanças com a realidade, a leitura fluiu muito bem. 
O livro ao longo dos anos, já foi interpretado e usado de diversas maneiras. Ao que a maioria indica, o livro foi criado para criticar o socialismo na Rússia, mas alguns países se apropriaram para usá-lo para outros fins. Como não fui eu que escrevi o livro, não tenho como afirmar o propósito do autor. Então só me resta, interpretá-lo. E a você também. Leia o livro. Pesquise sobre o assunto. Veja a animação, o filme. Como eu sempre gosto de lembrar, conhecer essas grandes obras é muito importante e aposto que você vai curtir a leitura. 


E então é isso pessoal. Vocês já conheciam algum dos livros? Já leram algum? Desejam um deles? Me contem! E se curtiram a postagem, compartilhem com os seus amigos. 

Um beijão e até a próxima!!!! 

7 comentários:

  1. Confesso que não tive ainda oportunidade de ler nenhum desses livros, terei que o fazer com a maior brevidade possível :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  2. Tive que ler A Metamorfose como leitura obrigatória da escola e odiei, até entendo que a premissa é muito boa mas além de ter lido obrigada também achei a escrita chata e arrastada. Sou louca para ler A Revolução dos Bichos afinal cada um interpreta da sua forma e nunca vi ninguém falando mal do livro,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Gih!!!!
    O livro "A Revolução dos Bichos" já está um bom tempo na minha lista de desejados, mas sempre vejo comentários mais positivos sobre "1984" do mesmo autor. Não sei qual leio primeiro rs.
    Ps. Acabei de ler seu comentário lá no blog e, para tudo!! Você está lendo "A Promessa da Rosa" <3 Está gostando da leitura? Já terminou? Preciso que você traga resenha sobre ele!!!
    Beijosss,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no começo ainda Bá :P Assim que ler falo sobre, prometo :)
      Beijooos

      Excluir
  4. Oie!
    A Revolução dos Bichos é sensacional, um dos clássicos que eu adoro. A metamorfose eu pretendo ler um dia, embora saiba que a leitura é difícil.
    Verme parece ser muito bom, quero ler o primeiro para começar rs.
    E eu detesto o Chaves, então nem vou comentar rsrs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu tenho curiosidade de ler A Revolução dos Bichos, dos outros o único que não escutei falar foi do segundo livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Gih!
    Adoro essa sessão de mini resenhas. :3
    O único ai que me desperta curiosidade para ler um dia é A Revolução dos Bichos.
    Beijos!

    ResponderExcluir