segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Finalmente aqui estou com esta resenha. Vamos lá? 


Título: Enfeitiçadas 
Autora: Jessica Spotswood 
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Compre na AMAZON
SKOOB
Sinopse: No leito de morte de sua mãe, Cate Cahill fez uma importante promessa: proteger a todo custo suas irmãs mais novas, Maura e Tess. Essa tarefa é mais difícil do que parece, afinal, as irmãs guardam um importante segredo: elas são bruxas.
Em uma sociedade governada pela Fraternidade, instituição que pune qualquer suspeita de bruxaria com a prisão, a internação num hospício ou a morte, ser bruxa significa estar constantemente em perigo.
Aos 17 anos, faltando apenas algumas semanas para que Cate decida entre se casar ou abraçar a Irmandade - braço feminino da Fraternidade -, talvez ela não consiga manter sua promessa, principalmente depois de encontrar o diário da mãe, que revela um segredo capaz de levar a família à destruição.
Desesperada para descobrir alternativas, Cate começa a vasculhar livros proibidos e a encontrar ajuda em novos amigos rebeldes, tudo isso enquanto precisa lidar com eventos sociais, propostas de casamento e um romance proibido com o inadequado jardineiro da família.
Se o que sua mãe escreveu for verdade, as garotas Cahill não estão a salvo - nem da Fraternidade, nem da Irmandade, nem delas mesmas.



Minha opinião: Eu já havia visto muitos comentários positivos sobre este livro, mas quando inciei a leitura, não imaginava a grandiosidade desta obra. Acreditei que seria apenas mais um livro ok, divertido, interessante como quase todos os livros de bruxas costumam ser. 

Grande engano. 

Enfeitiçadas se mostrou muito mais do que isso. 

O livro além de interessante, pelo aspecto da magia, é o livro mais feminista que já li, sem precisar lembrar o leitor o tempo todo disso. São as mulheres que estão no centro da história, poucos personagens masculinos desenvolvem um papel tão importante, nós temos menção a relacionamentos lésbicos e até mesmo um beijo entre duas mulheres. Palmas para Jéssica. 



Neste primeiro livro de As crônicas das irmãs bruxas, nós acompanhamos Cate. Cate é uma bruxa e no leito de morte de sua mãe, prometeu cuidar das duas irmãs menores. O que não é nada fácil, já que todas são bruxas e no local onde vivem, isto é visto como algo demoníaco. 

Todos os dias, jovens garotas são presas por suspeita de bruxaria. Neste momento, fiquei com um pouco de raiva, pelas tais bruxas não fazerem nada. Mas afinal, será que elas eram mesmo bruxas? Os irmãos não parecem assim tão inteligentes... 

Mas o ponto alto desta história é que não são apenas as "bruxas" que são hostilizadas. Todas as mulheres o são. Aos 17 anos, elas precisam decidir se querem casar ou ir para o convento. Não podem ler, não podem pensar, não podem, não podem, não podem... 

Ainda que o livro seja curtinho, a autora conseguiu colocar nestas páginas, uma história convincente, com personagens palpáveis, dramas reais, críticas sociais (machismo, diferença de classes sociais, pedofilia, abuso, traição...), romance e muito mais. Tudo em uma narrativa super leve que nos permite terminar o livro em pouquíssimo tempo. 



O único ponto negativo e que nem conta de verdade é como a Cate chama as pessoas. "O Pai, a Mãe, a Dona, o Irmão..." . Acredito que esse artifício tenha sido usado como forma de mostrar o respeito que Cate tem por essas pessoas ou então tenha sido falha de tradução, sei lá. Seja o motivo, me incomodou. Mas digo que nem conta de verdade porque eu amei o livro e esse é um detalhe minúsculo e que muitas pessoas nem iriam perceber. Ok, não precisam falar, eu sou chata.... 

Mas não tanto já que separei alguns quotes para que vocês consigam "visualizar" melhor essa história. 

"Mas é melhor ser considerada desmazelada do que atrair atenção demais."

 "A mensagem é clara. Mulheres com opinião, estudo demais, muito estranhas ou muito diferentes são castigadas."

"De que adianta ensinar uma mulher a ler? Meninas, vocês devem tentar não pensar de jeito nenhum. Isso pode machucar suas cabecinhas bonitas. O senhor nos livre, pode fazer com que nos questionem. Não devem jamais questionar seus superiores. E lembrem-se: até mesmo o mais estúpido dos homens terá sempre mais razão do que vocês."

"As mulheres é que são sempre castigadas." 

"Mas não gosto de ser forçada a fazer nada. Por mais segura e bonita que seja, uma jaula é sempre uma jaula." 

"Parte  de ser forte é saber quando pedir ajuda." 




E eu não tenho muito mais o que falar, exceto que vocês PRECISAM ler este livro. Ele é uma caricatura da nossa sociedade e pode abrir os olhos dos leitores de uma forma que muitos outros livros não conseguem. LEIAM! 

Então eu acho que é isso... 

Vocês já leram? Gostaram de conhecer? Me contem! 

E se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 




PS: Nem preciso dizer que já estou ansiosa para o próximo volume :3

8 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Eu não li muitas resenhas positivas sobre esse livro. A sua veio para me convencer a ler toda essa série sem medo de ser feliz. Eu não sabia que tratava disso tudo nas entrelinhas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih, tudo bem?
    Adorei a resenha e essa abordagem feminista do livro.
    Já tinha visto ele sendo elogiado na blogosfera, mas agora estou mais curiosa.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas o título e a história me interessam :) Gostei da resenha!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto algumas pessoas comentarem desse livro, mas nunca me interessei muito pela história, porque me parece que não é meu estilo mesmo.. Acho que você conseguiu absorver um ponto bem positivo da história, e deve ter sido bem boa a leitura :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gih

    Eu tenho esse livro, solicitei para a Arqueiro ano passado quando ganhei a Gincana Arqueiro, mas até hoje não li! Acho que faltava esse empurrãozinho que você me deu!!
    Não sabia que era um livro com essas características, nenhuma resenha que eu li até hoje comentou esses aspectos!
    A vontade de ler que se encontrava adormecida, despertou! Hahahahahahah


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Tami <3
      Eu sou diferente, hahha, gosto de comentar sobre o que ninguém comentou ainda :)
      Beijooos

      Excluir
  6. Olá, Gih.
    Pela premissa, o livro não me chama tanto a atenção. Contudo, parece ser uma boa obra por outros aspectos, como o protagonismo feminino. É raro uma construção tão focada nas mulheres.
    Por causa da sua resenha, darei uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gih!
    Adorei essa resenha e nem preciso dizer que necessito ler. Meu eu feminista tá querendo. Adoro ver mulheres fortes e esses temas sendo tratados em livros. E habemus magia. :3
    Beijos!

    ResponderExcluir