quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Galeras, paqueras e solteiras felizes - Cathy Hopkins

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para trazer a resenha de um livro muito bacana. Vamos conferir? 


Título: Galeras, Paqueras e Solteiras Felizes 
Autora: Cathy Hopkins
Páginas: 168
Compre na Amazon
SKOOB
Sinopse: Lucy parece estar numa situação difícil. Todo mundo tem namorado, menos ela, e, por ter colocado Tony em segundo plano, ele encontrou outra pessoa. Então, num final de semana num “spa” com Izzie, Lucy conhece alguém que parece ser seu par ideal. E ele se sente do mesmo jeito em relação a ela. Mas, depois de um tempo, Lucy começa a se sentir sufocada. Pode alguém amar você demais? Talvez a vida de solteira não seja tão ruim, afinal.


Minha Opinião: Algum tempo atrás li outro livro da autora (RESENHA) e me encantei. Cathy escreve para adolescentes, com assuntos bem pertinentes à idade, mas de uma maneira que visa empoderar nossas meninas. 

Com a literatura recheada de livros* para jovens que ressaltam padrões difíceis de seguir, que romantizam relações abusivas, que colocam o bullying como sendo algo normal e apenas uma fase e que vibram com a competição entre mulheres, a autora está na contramão e fazendo a diferença. 

Foi assim com Galeras, Paqueras e Beijos Cósmicos e foi assim com Galeras, paqueras e solteiras felizes. E eu estou bem ansiosa para ler os outros livros da autora para ver se isso se repete. Meu coração diz que sim. 

Neste livro, nós acompanhamos Lucy. Lucy é uma menina que está se sentindo extramente excluída, já que todas as suas amigas estão namorando e ela não. Para não ficar de fora, ela se junta com as amigas e cria um projeto para encontrar um namorado. 

Aí você pensa "E o que tem de feminista nisso Gih? Coisa mais machista a mulher procurando homem." 

Bem, primeiro de tudo, que uma mulher querendo um homem não é machismo. Deuses me livrem de ficar sem um. kkkkk. Mas claro, querer um homem apenas para se "igualar" as amigas, daí sim, essa situação é problemática. E é essa a situação de Lucy. Bem machista! 

Só que o legal é que Cathy começa seus livros com uma premissa machista e bem comum em livros do gênero. Porque de fato essas situações acontecem. Mas no decorrer da história, a menina aprende uma lição e nós também. 

Neste livro, o tema abordado é o relacionamento abusivo. Digo que fiquei muito orgulhosa quando li o livro. Fiquei orgulhosa da autora, da menina, das meninas e mulheres que estão se libertando de um relacionamento abusivo. 

A gente não pode mais sustentar um relacionamento que nos faz mal. E relação abusiva não é apenas quando um cara bate em você. Mas quando ele - ou ela - quer mandar na sua vida, definir suas roupas, seus amigos, seus gostos, suas falas... então isso é abuso. 

E como eu disse, com tanto livro romantizando esse absurdo, Cathy é maravilhosa e diva mostrando o quanto isso é negativo. 

Claro, tudo de uma forma super leve e descontraída, afinal se trata de um infantojuvenil. 

Cathy tem um jeito de escrever de uma forma que encanta e diverte. Se eu tivesse que compará-la a alguém, eu diria que ela é tipo a Thalita Rebouças, mas sem os exageros e sem os deslizes que a Thalita apesar de diva vive cometendo. 

Enfim... não tem como terminar essa postagem de uma maneira que não seja indicando esse livro. Por favor, se você tem parentes, amigos, vizinhos, alunos pirralhos, indique esse livro. E se você quer ler algo divertido, jovem e consciente, por favor, leia também. 

E agora eu quero saber de vocês, alguém aqui já leu? Alguém aqui tem uma indicação de livro jovem e feminista? Por favor, deixem aqui nos comentários que eu vou adorar conferir essas obras. 

Se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 


*Claro que existem exceções. Quero até fazer um post sobre isso, mas fica para uma próxima :3 

8 comentários:

  1. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Eu fico feliz, pois percebo que vários livros para jovens e adultos estão retratando o relacionamento abusivo. Ao mesmo tempo, isso me assusta um pouco, pois se tem muita gente escrevendo sobre esse assunto é porque ele está mais comum do que imaginamos. Não conhecia essa autora ainda, mas parece ser um livro com uma mensagem importante dita de forma divertida e bem jovem. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gi!
    Eu acho que, desde a resenha sobre outro livro da autora, eu fiquei bem curiosa para conhecer essas obras.
    Eu achei bem legal a autora ter introduzido essa de relacionamento abusivo em um livro para jovens, que é pra ter logo noção de como detectar um.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Adoro as suas indicações. Eu não conhecia esse livro ainda e me interessei bastante. Tenho sobrinhas nessa idade e acho legal elas lerem. Infelizmente esse problema não é exclusivo da idade. Tenho amigas que se casaram apenas porque todo mundo estava se casando e já estava na idade de casar. Como se a felicidade dependesse de um casamento, ou no caso de um namoro. Se casar pelos motivos certos tudo bem, mas porque está na idade ou porque todas as amigas casaram, não.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Ai, eu simplesmente amo as suas resenhas. haha
    E claro que me interessei pelo livro. Feminista aqui né! haha Precisamos cada vez mais de livros assim.
    Pena que a capa é até um pouco simples. (Tem Comic Sans ai.)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gih!!! "Deuses me livrem de ficar sem um" hahahahahaha ri alto aqui! Amei! Fiquei bem interessada no livro, não conheço a autora, mas já gostei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Não é meu tipo de leitura preferida, mas esse livro parece legal. Acho que tenho uma prima que já leu e adorou. Gostei muito da resenha!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Ficar sem homem é ruim, gosto muito e não abro mão, mas fazer deles o centro do universo...ihhhh, tô fora! Hahahahhahaha
    Sabe que minha resenha mais recente é sobre um livro que trata um pouco sobre o mesmo tema?
    Eu acho muito importante que haja livros juvenis que abordem assuntos como esse.
    Fazer uma coisa só por fazer, só pra se enturmar, só para não se sentir diferente não está com nada!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gih.
    Interessante a autora já trabalhar, com leitores mais novos, relacionamentos abusivos e outras práticas que devem ser banidas. Sem dúvidas, uma ótima iniciativa.
    Não leria o livro por não ser o público alvo, mas gostei da indicação.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir