sábado, 6 de agosto de 2016

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

E aí povo, tudo certo por aí? Hoje eu vim aqui para trazer a resenha de um livro que era minha meta de leitura para esse ano. Vamos conferir?


Título: Garotas de Vidro 

Autora: Laurie Halse Anderson
Páginas: 272
Compre na AMAZON
SKOOB Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.
Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.


Minha opinião: Eu tinha muita vontade de ler esse livro e fico feliz em dizer que finalmente o li. Mas também preciso dizer que não gostei do livro como achei que iria gostar. 

Garotas de Vidro é narrado em primeira pessoa pela Lia. Lia é uma garota que está com anorexia há bastante tempo. Já foi internada, já fez milhões de tratamentos, mas sempre volta a ter recaídas. 


Ela está em um estágio onde está bastante confusa, sem saber ao certo o que é realidade e imaginação. E tudo piora quando sua amiga Cassie é encontrada morta. 


A partir daí, nós acompanhamos Lia na sua doença e também em suas conversas e brigas com a amiga fantasma, que aparentemente só acontece em sua imaginação. 


Garotas de Vidro é um livro bastante pesado. Mas a doença é assim. Ela vai matando aos poucos, matando o corpo e a mente. Não acho que o livro representa todas as garotas que tem a doença, mas isso seria impossível já que cada pessoa tem seus próprios sintomas e reage de formas diferentes. 


Em muitos momentos tive raiva de Lia. Por quê? Por quê? Mas quem somos nós para julgar? 


A obra é um tanto assustadora, já que Lia se auto-mutila e quando é explicado o motivo que levou a morte da amiga é realmente angustiante. Mas não deixa de ser um alerta. Tanto para quem está doente quanto para as pessoas que convivem com os doentes. 


E algo realmente bacana é que o livro não termina com uma solução como alguns autores gostam de fazer. Ele dá uma esperança. Mas está longe de ser a cura. Não acredito em cura para esse tipo de doença. Acredito em melhora. 


Apesar disso tudo, algo na obra me incomodou. Talvez eu não tenha curtido a escrita da Laurie, tenha achado perturbada demais, não sei. Talvez eu não estivesse no clima também. 


Mas não será um livro que eu deixarei de indicar. Não são muitos livros que abordam o tema, então esse será sempre lembrado quando alguém precisar de uma dica de obra que fale sobre transtornos alimentares. 


E eu acho que é isso. Sei que a resenha ficou meio "seca", mas realmente tenho alguns sentimentos contraditórios em relação a obra e não dá para falar nada animador quando o assunto são essas doenças. 


Mas me contem, vocês já leram? 


E se você curtiu, compartilhe com os amigos. 


Um beijão e até a próxima! 



7 comentários:

  1. Oi, Gi! Por conta da minha profissão, eu sou sempre atraída por livros que falem de sofrimento, de perdas, de transtornos... Então já faz algum tempo que esse livro está na minha lista de desejados. Já imaginava que é um livro meio pesado, tanto pelo tema como pelos comentários em outras resenhas que já li. Pena que algumas coisas te incomodaram...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. A Leeh leu esse livro e teve a mesma opinião que você. Algo na obra não a agradou e também ficou com raiva na maior parte do tempo. Acho que isso é natural, né? Como não estamos na pele do personagem, as decisões deles não parecem certas/justas no nosso ver. Já leu Os 13 porquês? É de suicídio e eu tive essa mesma impressão.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie! Eu morro de vontade de ler este livro também, mas ainda não consegui compra-lo e fico sempre adiando. Gosto do tema, acho bem interessante mas também tenho receio de acabar não gostando por não aceitar as atitudes da personagem... julgando mesmo, sem acabar me colocando no lugar dela.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih!
    Eu já li o livro e também tive vários sentimentos contraditórios. A Lia também me irritou demais, eu tinha vontade de enfiar a comida na boca dela. Mas é um tema bem difícil mesmo, eu não consigo me por no lugar de alguém que tenha essa doença.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Juro que me segurei pra não surtar quando vi esse livro aqui.
    Eu particularmente amei esse livro, mudaria algumas sim e tudo mais mas me conquistou de qualquer forma. Estou amanado seu blog e já estou seguindo, sucesso flor!
    www.literalmenteenrolada.com

    ResponderExcluir
  6. Não li, mas já vi indicações. Imagino que seja pesado e deva ser tratado com muito cuidado, fico com medo da autora fazer algo muito raso, sabe? Por isso ainda não coloquei na minha wishlist... Acho que preciso de mais opiniões...


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir