sábado, 13 de agosto de 2016

Pergunte aos autores #4

Olá povo, tudo bem com vocês? Hoje estou aqui para mais uma postagem desta coluna que todo mundo ama. 

A pergunta da vez é: "Alguma vez você já teve uma ideia e quando foi ver alguém já tinha feito?" 
A pergunta é da Vivi Ribeiro. 

Vamos conferir o que alguns autores pensam sobre o assunto? 




"Na literatura nunca me aconteceu, mas na fotografia sim. E aprendi que em fotografia nada se cria.. tudo se copia...!" Ricardo Faria, autor de Amor nos tempos de AI-5



"Bem antes de eu assistir Underground, uma pioneira série de escravos e que vibrei por alguém ter criado algo assim, eu queria ter escrito algo relacionado a escravidão devido a falta de uma representatividade desse tipo na literatura. Ao mesmo tempo, a história deveria se ambientar nos tempos modernos para acompanhar os dias atuais. Então tive a "original" ideia da personagem principal, negra, ser transportada para o Brasil escravocrata numa viagem do tempo. E então não sei como fui parar no Skoob e descobri a Octavia E. Butler, e que ela havia escrito exatamente a mesma coisa que eu em Kindred."
Viviane L. Ribeiro, autora de Coração Artificial e Senhora de Dois Mundos.




"Hoje em dia parece que tudo já foi feito. Mas das ideias que tive e tenho até hoje, não vi ninguém fazer. Talvez exista eu eu não saiba. O que me aconteceu foi ver algumas semelhança de detalhes do meu livro com algum detalhe no cinema. Como a redoma de proteção que Koi cria com seus poderes, eu vi essa redoma no filme World Of Warcraft (achei tão lindo)." - Natalia Smirnova Moraes - Autora de "O Saotur - Segredos de um reino sem nome".




"Já tive sim e quando descobri que existia uma história parecida, fiquei muito frustrada. Mas depois comecei a observar que existem muitas ideias iguais, porém o desenvolvimento é diferente. 
O autor tem que ter a capacidade de dar originalidade a um tema que já foi usado. Muitos livros de romance são exemplos disso. Temos que ter cuidado para não escrever mais do mesmo." Barbara Stefane, autora dos livros: Meu conto não é de fadas; Vida de estrela 1 e Amor entre amigos 1 e 2




"Nunca aconteceu exatamente isso comigo, mas, já tive ideias que, quando eu ia escrever, percebia que estava lembrando muito outras histórias, mesmo que tivessem fatores diferentes, talvez porque eu acabava inconscientemente me inspirando nas obras que tanto me agradam. É claro que aí eu sempre altero o rumo do meu enredo, para tentar deixar mais original possível. Isso na literatura. Agora, na arte visual (pinturas e desenhos), vivo tendo ideias que já existem, o que é muito triste, mas faz parte." Sarah LS Karafiol, autora de Cadent.




"Essa pergunta é muito boa, mas bastante ampla, o que nos permite várias reflexões sobre o assunto. Por exemplo, no meu livro Justa Causa, eu conto sobre o relacionamento entre uma garota e seu chefe. Isso não é novidade. Nem na literatura e nem na vida. Eu estou tão ciente disso quanto estava quando comecei a escrever. Mas não via e não vejo isso como um problema. Os diferenciais de JC estão na forma como ele é narrado, na forma como a garota administra a situação, no desenvolver dos personagens. O mesmo ocorre em Os Sonhos de Rita. Prever o futuro não é novidade na literatura - e talvez nem na vida. Mas OSDT não se resume ao dom de prever o futuro. É muito mais do que isso. Acho que a gente não pode reduzir nossas histórias a algumas semelhanças que possam ter com outras. A vida é assim, cheia de similaridades. Mas acho que é papel do autor fazer o novo, mesmo com um fundo velho." Gislaine Oliveira, autora de Os Sonhos de Rita, Justa Causa, Se eu fosse a Cinderela, Excesso de Amor e Ju Gu. 




"Até agora isso nunca me aconteceu, mas, se fosse o caso, acho que transformaria certos pontos do enredo e daria um novo curso a história dos personagens. As minhas historias são todas baseadas em sonhos ou pesadelos que tenho. Então, seria difícil ter algo igual ao que outro autor fez." Mylena Araújo Autora da trilogia de fantasia Valera e de A sombra de um outro mundo no wattpad e outros mais...)


E é isso pessoal. Curtiram a postagem? Já aconteceu algo assim com vocês? Me contem! 

E se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 

E se ainda não participa do nosso grupo, CLIQUE AQUI

Um beijão e até a próxima!

8 comentários:

  1. Oi Gih!
    Adorei o post, nunca tinha lido algo assim! Acho que é difícil criar algo totalmente novo, sempre vão ter elementos conhecidos... Mas mesmo nos romances mais clichês, dependendo do autor tem algo novo, que se destaca e faz valer a pena a leitura.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi!! Eu adorei a pergunta pq eu já tive várias ideias que já tinham sido inventadas e eu nem sou autora, é mega frustrante como a Barbara disse! Gostei do Ricardo Faria falando sobre fotografia! E concordo com vc porque mesmo sendo semelhante o desenvolvimento pode ser completamente diferente e os personagens únicos!

    Adorei o post!

    Bjs, MI

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Claro que já aconteceu, haha.
    Várias vezes, quando pensei em algo, achei que ia ser super original, e vi que alguém já tinha feito..

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  4. Oie! Amei o post, bem diferente! E adorei conhecer alguns autores que eu não conhecia! Seguindo aqui, segue lá no RT, se ja segue ignora kkk
    Bjsss, e vem conhecer a primeira Poeta do Projeto Poetas Urbanos, o Artigo dela está fresquinho la no blog!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/08/projeto-poetas-urbanos-vit-fernandes.html

    ResponderExcluir
  5. Nossa, menina. Eu ando tão na correria que to perdendo os posts de Pergunte aos autores. A Viviane é bem lacradora, né? haha
    Adore o tema da vez. Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  6. Adorei as respostas! Concordo com a Natalia, hoje em dia parece que já foi feito de tudo, é difícil criar uma história totalmente inovadora, sempre vai acabar sendo baseado em algo, ou tendo alguns detalhes semelhantes a outra obra.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gih.
    Já vi muitos autores falando isso, que queriam ter escrito tal livro hehe. Mas acho bem difícil de ter alguma ideia que seja completamente nova. Tudo que você for escrever, se procurar alguém já escreveu antes, É como dizem nesse mundo nada se inventa, tudo se copia. Mas cada um tem seu toque pessoal e mesmo a ideia não sendo nova, dá para criar algo novo a partir daquilo sim. E também se for uma leitora como eu, eu adoro um bom clichê hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá Gih!
    É aquele ditado: Nada se cria, tudo se transforma. ahahah
    S eeu te disser quantas vezes repeti a mesma base de ideia em histórias diferentes. Cara, devo ter umas 4 histórias com agentes. hahahah =D
    Adorei a respostas, especialmente a sua. "Fazer o novo, mesmo com o fundo velho".
    Beijos!

    ResponderExcluir