segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

E aí meu povo, tudo bem com vocês? 

Vamos de resenha? 

Título: O Feiticeiro de Terramar
Autora:Ursula K. Le Guin
Editora: Arqueiro

Páginas: 176
Compre na AMAZON
SKOOB Sinopse: Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman. 


Minha opinião: Difícil falar desse livro. Difícil! Muito difícil! 

Primeiramente fora Temer devo dizer a vocês que me decepcionei com ele. 

Mas também devo dizer, que fechei o livro com uma sensação muito boa e não, não foi alívio por encerrar a leitura hahaha. Logo mais explico o que foi. 

O Feiticeiro de Terramar conta a história do Gavião, ou para os íntimos, Ged. Ged se torna um grande feiticeiro. Uma lenda. Mas nós não acompanhamos esse grande mago em seus enormes feitos. Na verdade nós acompanhamos a jornada do moleque até ele se tornar esse ser lendário. 

Ged era um menino muito poderoso. Mas era ambicioso, invejoso e exibido. Uma combinação muito perigosa. Um dia, para se mostrar superior, ele faz um feitiço e acaba soltando A Sombra. Um ser desconhecido, mas extramente do mal. 

O menino se arrepende, mas já é tarde demais. 

Então ele dá a volta ao mundo (ou quase isso) para acabar com A Sombra. 

Fui pega de surpresa porque pelo livro ser tão curtinho, imaginava que a leitura seria super fluída. Que nada. Eu lia 5 páginas e já estava querendo dormir. Não que a história não seja agradável. Ela é. Mas é cansativa. Praticamente não existem diálogos no livro e eu tenho um pouco de dificuldade com esse tipo de narrativa. Meus olhos ficam cansados, a leitura não flui. Então para mim, esse foi um ponto bem negativo. Mas pode não ser para você. 



A história não é enrolada, longe disso. Afinal são menos de 200 páginas. Tudo acontece rápido. Mas são poucas as cenas que acompanhamos. A maior parte delas, só há a descrição de que aconteceu, mas não como. Geralmente, isso me agradaria. Mas neste livro isso me incomodou. 

Ged não é um personagem agradável. Ele é irritante, exibido e ao longo do tempo, se torna medroso e calado. Parece estranho dizer isso, mas na verdade, isso mostra como ele evoluiu. 

Li todas as páginas me arrastando. Terminei a história com a sensação de tempo perdido. Mas então fui ler as observações da autora que estava no final do livro e fiquei encantada. Ela abordou vários pontos importantes, mas que eu não havia percebido durante a leitura pois estava ocupada demais reclamando da narrativa. Ok, me culpem. Nunca disse que era perfeita. 

Mas depois de ler as observações e refletir sobre O Feiticeiro de Terramar tive outra impressão do livro. Porque também pude conhecer um pouco da trajetória da autora. Mas confesso que fiquei mais fascinada por suas palavras de despedida ali no livro, do que pela história em si. 

Em resumo, O Feiticeiro de Terramar não é um livro que vai agradar a todos. Mas vai agradar a maioria, acredito eu. E se eu puder te dar um conselho, leia primeiramente as observações da autora. Creio eu que a leitura será muito mais proveitosa. 

E agora me contem. Alguém mais já leu? Curtiu? Não curtiu? Dividam suas experiências. 

E se você curtiu a postagem, compartilha com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

7 comentários:

  1. Helder Guastti24 de outubro de 2016 02:48
    Esse está na minha lista de leituras de 2016, mas, ainda não o li. Espero que até o fim do ano eu dê conta de concluir todas as minhas leituras que, magicamente, conforme leio um livro vão surgindo mais dois ou três na lista, rs.

    Lendo sua resenha e diversos outros comentários que vi sobre essa obra, acredito que seja meio Tolkien a história, ou não? Posso estar enganado, mas, pelo que já vi sobre, deve ser daquelas que você "ama ou odeia". Sem classificar como bom ou ruim, você consegue valorizar a qualidade da escrita do autor, porém, não consegue ficar realmente encantado com a história. Algo meio assim.

    Quero ler o mais rápido possível para tirar minhas próprias conclusões. Sou fascinado por literatura fantástica e Ursula é uma autora incrível!

    (:


    Sobre devaneios e fascínios educacionais:
    C O N F A B U L A R T E

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Ursula é um amor. Desde que li A Mão Esquerda da Escuridão, sou apaixonado por essa mulher. Aliás, dê uma chance a esse livro. :D
    Quanto à obra especificamente, eu gostei da premissa e acredito que iria curtir o enredo. Como narrativas sem diálogos não me incomodam, há uma chance maior de eu gostar.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Eu fiquei muito curiosa com esse livro, mas fiquei com medo de me decepcionar. Acho que vou ter problemas com a narrativa também. Não sou muito fã de livros sem muitos diálogos. mas ainda quero e quando o fizer vou seguir o seu conselho e ler primeiro as palavras dela.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Já ouvi falar desse livro no Jovem Nerd. Eles falaram do lançamento do livro.
    E claro, fiquei louca para ler. Mas não tive oportunidade ainda. E com sua opinião nem sei se lerei mais. Odeio leitura que me prende, odeio leitura chata. Quando é chato eu largo mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É triste quando um livro é decepcionante, né? Que pena que não gostou :/

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Ihh, Gih

    Acho que não vou curtir não, viu?! Não curto livros com poucos diálogos, também acho cansativo, enfadonho...e também não curto descrições em excesso, ou seja, há uma grande chance de eu não gostar.

    Caso eu venha a ler um dia - o que eu acho muito difícil - vou seguir sua dica e começar pelas considerações da autora! ;)

    E tem postagem no blog sobre um certo livro chamado A Vadia! Hahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gi!
    Menina, que opiniões controversas hein..
    Como a Tami ali em cima, eu também não sei se vou curtir porque livros com muita descrição me brocha total!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir