quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

George - Alex Gino

Olá, meu povo amado. Tudo certinho por aí? Aqui está tudo ótimo!!!! Mega feliz porque descobri uma latinha de brigadeiro pronto sem lactose. Vamos aplaudir de pé? hahhahah 


Mas então galerinha, hoje eu vim aqui para falar de livros. Afinal não dá para se ter um blog sobre literatura e não falar de livros, não é mesmo? Não faz sentido! 

Então aqui estou para falar desse livro que me atraiu assim que foi lançado. A proposta dele é incrível e o mais legal ainda é que é voltado para o público infantil. Mas vamos deixar o suspense de lado e vamos conferir? 


Título: George
Quem escreveu: Alex Gino
Páginas: 144
Compre na AMAZON
SKOOB
Sinopse: Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.


Minha opinião: Bem, desta vez não temos fotos porque eu já troquei o livro hahahha. Mas não me entendam mal. Não troquei o livro porque não curti. Troquei porque acredito que essa obra deva circular por aí. Explicações dadas, vamos lá. 

George conta a história de Ge, uma menina transexual. Ok, confesso, isso foi a primeira coisa que me atraiu neste livro. Nunca li uma obra com um personagens trans e tinha certeza de que a experiência seria muito válida. E eu estava correta. 

A história é curtinha e gira em torno de uma peça que será apresentada na escola. George quer muito ser a aranha, mas sua professora não a deixa. Afinal, ela a vê como um menino. George tem um... lá em baixo. Isso faz dela um menino, não faz? Na verdade não. 

George sempre se viu como uma menina. Crescer sofrendo preconceito é muito difícil. Mas para Ge, era mais difícil crescer fingindo ser quem ela não era. Então ela conta à sua melhor amiga a verdade e juntas elas bolam um plano que pode fazer com que todo mundo entenda que Ge, na verdade é uma menina. 

A história é uma graça, mas muitas vezes me senti triste. Triste pela Ge. Triste por ela não poder ser quem ela era. Triste por ver o preconceito e a ignorância tão presentes no mundo adulto, infantil e no meio escolar. A verdade é que os professores também não estão preparados para atender uma criança trans. E isso PRECISA mudar.

Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro é como o autor sempre fala da Ge no feminino. Isso parece óbvio, mas na verdade não é bem assim. Muitas vezes, ao nos referirmos a uma mulher trans, usamos o artigo masculino. E isso está errado. Então foi super bacana ver que o autor não errou a mão. 

Como eu já estou caminhando na desconstrução (nunca somos totalmente desconstruídos, na minha opinião), certas repetições me deixaram um pouco cansada. Para mim, o autor não precisava falar tantas vezes que a George era uma menina, mas que nasceu com um corpo de "menino". Mas sei que para a maioria das pessoas, ele precisava sim. Afinal o livro é voltado para o público infantil. Mas até mesmo muitos adultos precisam dessa abordagem mais "didática". 

Algo que eu gostaria de ver, era a Ge se descobrindo. Como foi que ela descobriu ser uma menina; e que era diferente das outras. Mas eu sou Cis, então não sei se há esse momento de descoberta. 

George é uma obra que vai te deixar triste e depois um pouco mais feliz. Mas que com certeza vai te ajudar a abrir os olhos e a perceber que não fomos feitos dentro de um modelo para sermos todos iguais. Todos nós somos únicos e é isso que nos torna especiais. 


E por hoje é isso, meu povo. Me contem aí se já leram esse livro, se gostariam de ler e o que acharam da resenha. 

E se você gostou, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 







4 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Eu estou louca para ler esse livro!
    Realmente livros como esse tem de circular por aí. Eu quero muito que chegue por aqui um que li que aborda do mesmo tema. O título é If I Was Your Girl. Eu já até resenhei no blog.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  2. Oláá! Tudo bem?
    Confesso que quando olhei a capa, achei que era sobre alguém chamado George que trabalhava no Google hahahaha mas nossa, é totalmente diferente do que eu imaginava! E achei muito bom, porque parece ser uma história muito bonita e interessante. Quero ler sim!! :)
    Estava com saudade de ler seus posts!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Gih!
    Nunca tinha ouvido falar deste livro. Alias, adorei a temática dele e sim, ele foi para minha lista de leitura.
    E já que você se interessa pelo tema da transsexualidade, recomendo o canal da Mandy Candy. Lá com certeza vai tirar algumas das suas dúvidas, como a que citou no post: Como ela descobriu que era mulher?
    Eu entendi sua pergunta, de verdade. Tem relação a como a pessoa finalmente percebe que tem algo diferente nela. Perceber acho que é a palavra melhor para tal. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gi.
    Um livro muito interessante, principalmente porque essa temática não é tão comum em livros para leitores mais novos. É bom perceber que há livros que tentam superar o preconceito.
    Dica anotada.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores, dividindo um vale compras e dois livros.

    ResponderExcluir