segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Droga da Amizade - Pedro Bandeira

E aí, meu povo amado. Tudo bem com vocês? 

Hoje vim aqui para trazer a resenha de um livro que queria muito ler desde que ele foi lançado, mas que só consegui ler nesses últimos dias. 

Trata-se do livro A Droga da Amizade do autor Pedro Bandeira. 

Mas chega de enrolação e vamos conhecer esse livro. 


Título: A Droga da Amizade
Autor: Pedro Bandeira
Páginas: 168
Compre na AMAZON
SKOOB Sinopse: Como Miguel começou a Turma dos Karas? Como conheceu e por que escolheu Magrí, Crânio, Calu, Chumbinho e a americana Peggy para formar esta turma tão especial? E por que Andrade era um policial diferente, melhor do que qualquer outro? Como cada um deles demonstrou ao líder dos Karas que era uma pessoa especial, tanto pela coragem, quanto pela honestidade, pelo caráter e pelo desejo de mudar o mundo para melhor? E o que terá acontecido com eles depois de todas as aventuras que estes sete heróis viveram? Em que se terão transformado todos eles depois de adultos?


Minha opinião: Eu não tenho certeza do que esperava encontrar em A Droga da Amizade, mas certamente não era o que encontrei. E isso está muito longe de ser um elogio. 

Em A Droga da Amizade, nós acompanhamos Miguel (o líder da turma dos Karas) no preparo para um importante discurso. Enquanto ele se prepara, ele observa um bilhete e uma foto que ele recebeu. A foto apresenta os integrantes dos Karas quando eles ainda eram adolescentes. 

Obviamente, a imagem desperta muitas lembranças do chefe do grupo e conforme ele vai se lembrando de tudo, nós vamos lhe acompanhando. 

Descobrimos como a turma surgiu, porque o nome Karas, como os códigos secretos foram criados e relembramos um pouquinho das aventuras que os jovens enfrentaram. 

Ao contrário do que era esperado, não senti nostalgia ao ler o livro. São os mesmos personagens ali, mas ao mesmo tempo, não são eles. Justo eles, que se orgulhavam de serem o oposto dos caretas, se tornaram um tanto caretões. 

Além disso, para quem já leu os livros dos Karas, se torna um pouco repetitivo rever algumas cenas. E isso é um pouco complicado, pois vejam só: A Droga da Amizade é um livro para os fãs dos Karas, pois apenas nós podemos entender a que tudo se refere. Ou seja, se você não acompanhou A Droga da Obediência e afins, esse livro não é para você. Mas se você curtiu as aventuras, A Droga da Amizade se torna cansativo. Então quem poderia curtir esse livro? R$

Ok, talvez eu esteja parecendo um pouco cruel. Mas essa é apenas a minha opinião e você tem todo o direito de discordar. Mesmo assim, tentem entender que essa é também a opinião de uma fã que se sentiu bastante frustrada. 

Outro ponto irritante do livro é o final feliz dado a todos os personagens. Galerêeeeeeee, em uma turma de amigos, a probabilidade de todos - TODOS - acabarem bem - MUITO BEM - é bastante rara. Um vira astro e ganhador de trocentos oscars, o melhor ator do mundo, outro vira presidente, outro cientista famoso, ..... Qual a chance disso acontecer? Tudo bem que os livros dos Karas sempre foram um tanto nonsense, mas esse viajou legal. Ok, vamos também lembrar que eles estudavam em uma das melhores escolas do país, todos tinham dinheiro e afins. Mas ainda assim, o futuro deles não convence. 

Com tantos pontos negativos, eu não serei boba em dizer que indico a leitura do livro. Como uma fã, eu aconselho que você guarde apenas as boas lembranças que você carrega dessa turma. Mas ao mesmo tempo, como blogueira que incentiva a leitura, eu devo dizer que se você tem vontade de ler, leia e aí tire suas próprias conclusões. 

E então por hoje é isso. Alguém aqui já leu esse livro? Concordam? Discordam? Me contem! 

E se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

6 comentários:

  1. Eu não me sentia atraída por essas tramas tipo "A droga da obediência" e o "Escaravelho do Diabo" quando era adolescente então acabei passando longe dessas histórias e como na minha escola não tinha indicação de paradidático não era obrigada a ler coisas assim... Lamento que a leitura não tenha sido uma experiencia legal para você e agradeço pela sinceridade, só Deus sabe o quanto essa moeda é rara kkk

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gi!! Como você está?
    Lembro que meu irmão leu A Droga da Obediência quando ele era adolescente, ou seja, eu ainda era bem pequena. Mas, confesso que o livro nunca despertou muito minha atenção. Já sobre A Droga da Amizade eu nunca nem tinha ouvido falar, mas é uma pena que ele não tenha te agradado..
    Estava com saudades das suas resenhas!!
    Beijo grande,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conheço os Karas porque ainda não li a obra, mas pelo jeito dá fácil pra ler só A droga da amizade e conhecer a história toda deles por lá mesmo hahaha. Realmente, embora seja um livro nostálgico, pro leitor que já sabe todo o desenrolar, se torna cansativo. É o mesmo que apenas reler um livro, algo que eu já não tenho muita paciência de fazer. Adorei a sua sinceridade, concordo sobre ser impossível todos os personagens se darem bem no final, mas né... É livro, finais que não sejam felizes são raros hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amooo Os Karas, já li A Droga do Amor e a Droga da Obediência, estou louca para ler A Droga da Amizade! Um dos meus escritores de livros infantojuvenis favoritos. É uma pena que você não tenha gostado, vou ler e ver, talvez não me agrade também. Tenho medo de ler e acabar estragando a minha imagem dessa turma, sei lá. Enfim, amo seu blog.

    Beijinhos.

    http://birdsalsocry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Gih!
    Adorei a resenha e uma coisa que gosto delas é a sua sinceridade.
    Eu entendo perfeitamente como se sente. A gente revisita uma obra e personagens que gostamos tanto e não acaba sendo do jeito que a gente queria.... Poderosa 6... Cof Cof...
    Da série eu só li A Droga da Obediência e gostei bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir