segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dicas para começar a escrever

E então você resolveu que quer escrever, mas não sabe como. Que tal utilizar algumas dessas dicas?
*Comece. Parece óbvio, mas é isso mesmo. Se você ficar pensando em como começar a escrever, você não começa nunca.
*Não pense na publicação. Ou melhor, pense, mas não se prenda tanto a ela. Se você começar a pesquisar sobre publicação antes de escrever, você provavelmente desanimará. É, as coisas são difíceis e blá, blá. Mas depois que você já tiver algo escrito, você vai pensar um milhão e meio de vezes antes de desistir.
*Leia. Leia muito. Você já deve ter ouvido isso um milhão de vezes. Mas é uma das dicas mais importantes. Um bom escritor é um bom leitor. 
*Escreva. Escreva muito. De tudo. Escreva no facebook, em mensagens. Nunca mais mande uma mensagem com apenas uma palavra.
*Fale. E fale muito. Porque falar exercita o cérebro. (Eu acho. :) E de conversas aparecem grandes ideias).
*Observe tudo ao redor. Tudo, tudo mesmo, pode ser útil na próxima história. 
*Exercite a criatividade. Sabe aquela coisa de imaginar a vida perfeita antes de dormir? Pois então. Faça esse exercício sempre que puder. Na parada de ônibus (só não vale perde-lo) , enquanto almoça. E imagine a vida não perfeita também e tudo que você puder imaginar.
*Ouça tudo o que os outros tem a falar. Eles não sabem e você também não ainda, mas as pessoas são uma fonte inesgotável de histórias. 
*E por último, acompanhem esse blog. :)
Gostou? E você ? Tem outras dicas? Comenta aí

6 comentários:

  1. Verdade, o primeiro passo para escrever, é começar!
    Ler é fundamental para quem quer escrever. Isso é um fato!
    Algo que eu indico, é sempre ter papel e caneta por perto. Porque muitas vezes temos uma ideia maravilhosa, não anotamos e ela vai embora.

    Obrigada pela visita :)

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  2. Sim,ter onde anotar é mt importante.Quando não tenho papel anoto no celular,como mensagem. Seu blog é ótimo. Seguindo jah.E eu, agora agradeço pela visita. :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas, seu blog. A longo prazo pretendo escrever algum livro, masi ainda não sei que gênero.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Ernani Hermes sou profissional há vinte e cinco anos de carreira literária e outros ,você disse que ao longo prazo pretende escrever um livro ora caro amigo posso te ajudar? tenho conhecimentos avançados de literatura e artes veja exemplos: Todos os Gêneros literários seguem para você com amor 1)-reúnem conjuntos de obras de sua criação ou conteúdos como um dos exemplos:" Meu Diário Vinte e três" classificação que pode ser feita em semânficos- sintáticos-fonológicos--formais-contextuais entre outros a divisão em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático acesse:https://escolabrasil@gmail.com/aprender literatura/gêneros e artes- https://saltodefinedesignerfatimafriaca@blogspot.com.br e boa sorte escritor quero te ver nas bienais nacionais e internacionais com carinho e amor de Fátima Friaça.

      Excluir