terça-feira, 5 de agosto de 2014

O nome de cada personagem

Oi pessoal. Hoje eu estou passando por aqui pra falar de uma coisa que eu acho bem importante. O nome de cada personagem. Podemos não dar muitas vezes a devida atenção a cada nome, mas escolher os nomes perfeitos é uma coisa muito importante. E um nome mal colocado, pode gerar frustrações. Vamos as dicas?


  • Significados dos nomes: Eu não pesquiso o significado de cada nome para cada personagem. Porque eu acho desnecessário nos meus romances. Não acredito que todas as mães pesquisaram os significados antes, então não acho necessário, vendo que meus livros tem uma pegada mais realista. Mas acho que é interessante, em literatura fantástica. Onde o nome parece ter tudo a ver com o personagem e a trajetória de vida dele;
  • Cada enredo, cada estilo: Aqui eu vou dizer algo que me incomoda um pouquinho. Não gosto de nomes esquisitos em histórias "reais". Acho que se a história é "comum", os nomes devem ser comuns. Pedro, Ana, Paula, Rita. Thiago, Felipe, Bia, Bruna, Caio caem muito bem em tramas cotidianos. Mas literatura fantástica pede nomes mais "elaborados", daí a ideia de pesquisar o significado é uma coisa bem legal;
  • Nomes e apelidos: Então. Aqui está um truque que eu uso e acho que cai muito bem, em romances e tramas "reais". Quando eu crio o personagem, eu crio o nome e verifico se há outra maneira de chamá-lo. Isso dá ao escritor mais uma ferramenta para falar do personagem sem ser repetitivo. Além do ele, ela e o nome, ele ganha o apelido. Ex: Felipe- Lipe. Rita- Ritinha. Luana-Lu. Bianca-Bia. Andréia-Déia. Diego-Di. Isso facilita a leitura  e diminui repetições. É claro que cabe ao autor, saber a hora de usá-los, mas esse é um truque legal;
  • Pessoas mais velhas: Quando eu penso em uma pessoa mais velha, eu já atribuo uma forma de chamá-lo. Dona Sonia, Seu Antonio. Acho que isso facilita a forma como o leitor imagina o personagem;
  • Sobrenome: Nem todos os meus personagens tem sobrenome. Mas gosto de criá-los. Raramente uso sobrenomes existentes. Gosto de misturar letras e criar sobrenomes interessantes. O resultado é bem legal. Denzel, Porchelly, Derch. são alguns dos meus sobrenomes.Sim, curto o estilo nome comum, com o sobrenome "esquisito". Mas isso depende. Também tenho personagens com o sobrenome Rodriguez e Silva;
  • Nomes de pessoas conhecidas: Aqui está algo meio polemico para mim. Gosto da ideia de homenagear as pessoas que eu amo, através do nome dos personagens. Mas é preciso cuidado. Já imaginou dedicar o nome da vilã a sua sogra? Ela pode interpretar isso de forma negativa, então cuidado.
Acho que por hoje é só. E você? Concorda comigo? Qual o nome de um personagem inesquecível para você?

8 comentários:

  1. Concordo plenamente Gih, e também gosto de nomes contraditórios, como "Angelo" por exemplo hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franklin. E poe contraditório nisso. Ashuahuah. Mas ele até que é fofinho.kkkkk Ce sabe q eu curto os vilões nao é? hehhehehe Abraços

      Excluir
  2. Oii Gih, tudo bem??

    Gostei muito do post, nome é uma coisa que eu reparo bastante nas histórias que eu leio. Me incomoda também uma história "real" com nomes muito mirabolantes. E uma outra coisa que eu também reparo bastante é o local em que a história se passa e os nomes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella. Os lugares também são bastante importantes. Gosto de histórias q se passam em lugares conhecidos, ou até mesmo em lugares q eu gostaria de conhecer e há bastante detalhes. Ou então universos criados, mas bem deenvolvidos. :)
      Bjsss

      Excluir
  3. Pois é, às vezes vejo livros nacionais com nomes estrangeiros bem complicados e me pego pensando em como isto é meio divergente. Mas quando comecei a escrever um livro pensava em nomes de pessoas que queria homenagear mesmo, bem como você disse!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice. Isso, também acho alguns nomes meio surreais. É claro, que nem todo pai escolhe nomes comuns aos filhos, mas sao poucos. A maioria de nós, em nomes simples. homenagear é legal. Eu gosto. :)
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Gih. Adorei o post, é um assunto interessante e acho que os leitores não costumam pensar sobre a importância dos nomes nos livros.
    Acho que nomes comuns facilitam na memorização dos personagens, é mais importante ainda quando a história inclui muitos personagens. Como nos livros de "As Crônicas de Gelo e Fogo", tudo bem que é estrangeiro mas gente, até hoje tem personagens importantes mas que não decorei o nome porque são diferentes demais. XD
    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! bah tem nomes estranhos mesmo e eu tenho problemas para decorar e pronunciar. Ashuasua. Acabo diminuindo o nome ou dando algum apelido ao personagem :)
      Beijooos

      Excluir