segunda-feira, 6 de julho de 2015

Mulheres sem homens- Shahrnush Parsipur

Oiii galerinha. Finalmente estou aqui!!! E aí, estão todos bem? Todos sobrevivendo sem mim???? 
Hhahahha 
Brincadeiras a parte, hoje vim aqui para trazer mais uma resenha em parceria com a Editora Martins Fontes - Selo Martins. Vamos conferir???


Título: Mulheres sem homens
Páginas: 131
Autora: Shahrnush Parsipur
Editora: Martins Fontes - Selo Martins
Compre AQUI
Sinopse: As protagonistas desta trama fogem da realidade opressiva de suas vidas e se dirigem a um mesmo jardim localizado em Karaj, próximo a Teerã. Um jardim metafórico, refúgio para suas fantasias, e lugar onde encontram seu próprio destino, por força do desejo ou do acaso. Nesse espaço atemporal e utópico, Parsupir oferece à suas personagens a oportunidade de escapar dos sentimentos que as aprisionam. As similaridades entre os universos das mulheres iranianas e das mulheres ocidentais irão surpreender o leitor.


Minha Opinião: Comecei o livro sem saber ao certo o que esperar. Encontrei apenas uma resenha no skoob e alguns comentários pela internet a fora. Me joguei na história sem saber nada, simplesmente por que o título realmente chamou a minha atenção. 

Mas agora, depois de ter lido o livro, sei que qualquer comentário sobre teria sido inútil. Nada que eu tivesse lido antes, teria me preparado para o que eu encontraria nas páginas a seguir. 

Mulheres sem homens vai contar a história de 5 mulheres iranianas (mas poderiam ser de qualquer lugar do mundo) que resolvem se livrar de tudo aquilo que as aprisiona basicamente, seriam os homens e essa sociedade machista

Em dado momento, todas elas se encontram em um jardim e ali serão capazes de se soltarem de todas as suas amarras e suas prisões. E então poderão decidir aquilo que desejam ser. Uma delas, quer ser uma árvore. Então que seja. Outra resolve se casar. Que assim seja. Afinal, é isso o que essas mulheres ( e todos nós) buscam. A liberdade.

" No fundo do coração ela desejava ser uma árvore tropical. E são sempre esses desejos tão perfeitos, do fundo do coração, que enlouquecem as pessoas."


O livro pode causar um certo estranhamento na maioria dos leitores. Afinal a história é cheia de metáforas (como a prostituta que enxerga os homens sem cabeça). E essas metáforas não são tão claras assim. É preciso entender todo o conceito por trás de tudo aquilo. Ouso dizer, que é quase preciso ser mulher. Para entender todo a opressão, as questões da virgindade, do estupro e tudo o mais. Ou então, ser ao menos, um homem com empatia com as mulheres. 

Outro tema bem abordado no livro, é como uma sociedade machista, coloca as mulheres contra as mulheres. Seja por causa de um homem, do corpo mais bonito e por aí vai. Por isso volto a afirmar que é preciso entender tudo o que está envolvido na sociedade. Não apenas as mulheres iranianas sofrem com tudo isso, mas todas nós. 

" No entanto, devo ficar dentro de casa porque sou mulher. O que podemos fazer é nos aventurarmos de vez em quando e só por pouco tempo no mundo externo e depois nos abrigarmos de novo em casa. Assim, eu posso avançar um pouco e me abrigar novamente em outro lugar; talvez no final tenha conseguido dar a volta no mundo em ritmo de tartaruga. "

Já na sinopse é relatado que iremos nos espantar com as familiaridades desta história e com a com a vida de milhares de mulheres em todos os cantos do mundo. E sim, isso é uma terrível verdade. 

Mulheres sem homens é um livro que irá te prender para descobrir o que cada mulher escolherá. E te fará torcer por todas elas, ainda que você tenha uma preferida. E vai te fazer descobrir, que você pode ser o que quiser. Uma árvore, uma mãe, uma esposa, uma luz, uma solteirona, uma planta. Você decide!

O livro ganhou uma versão cinematográfica mas que eu ainda não vi
E a vida da autora, por si só, já fala sobre os problemas enfrentados todos os dias pelas mulheres. Vale a pena conhecer. 

Então por hoje é só pessoal. Espero que tenham gostado. Me contem aí se já conheciam e o que acharam. Até a próxima =D 

29 comentários:

  1. Olá, Gih.
    Esse é um livro que eu vou querer ler, sem dúvidas. Gosto de obras que fogem do comum, que vão além e esse livro parece fazer exatamente isso. E o melhor, faz críticas através de metáforas inteligentes, né? Como não gostar?!
    Preciso desse livro logo.
    Amei a resenha!!!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O livro parece ser uma leitura bacana, não sabia da versão cinematográfica e confesso que me interessei pela leitura em geral.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gih!
    Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas curti muito a premissa e sua resenha.
    Vou querer ler. Fiquei curioso com as metáforas! haha
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gih

    Não se pode negar que o livro parece realmente uma leitura bem diferente, profunda até. Li a resenha duas vezes, para tentar me conectar com a história...
    Tenho alguns problemas com livros que tratam de doenças, de guerra, de opressão...então esse não seria um livro que eu compraria, mas creio que leria se ganhasse de presente, por exemplo.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Pareceu um livro fantástico, estou com imensa curiosidade para o espreitar. Vou ter que o fazer em breve!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gih!!! Posso falar? Eu quero ler esse livro. Q coisa bacana esse enredo, o tema. Tão atual! Adoro histórias contadas com uma "dose" generosa de metáforas, deixa o texto mais atrativo. Gostei da resenha e vou procurar o livro.

    Bjão!
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gih, tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro, gostei muito do tema, parece ser um livro muito bom.
    A resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Gih!
    Não conhecia esse livro e pelo o que disse achei-o encantador.
    Eu sou um bocado feminista e com certeza gostaria de um livro assim. Acho que realmente vivemos em um mundo muito machista. (Para você ver como são as coisas, meus pais são machistas. Tenho certeza! Vide a quantidade de coisas que meu irmão pode fazer e eu não ou as coisas que eu faço em casa e ele não. É foda!)
    A capa e o título chamam muito atenção. Adorei a jogada com as linhas das mãos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ane. Eu era bem contra o nome Feminista, mas ultimamente ando usando-o. Estou cansada de tanta coisa machista neste mundo e preciso fazer alguma coisa. Graças na minha vida, nunca aconteceu nada direto, pq quem manda na minha vida sou eu ( e tenho dito, kKK) mas indiretamente todos nós somos agredidos pelos machismo :P
      Beijoos

      Excluir
  9. Ainda não conhecia esse livro. A capa é perfeita e achei a história muito interessante. Adoro livros assim, principalmente que mostrem as mulheres tentando reagir a machismos e afins. Se der eu vou ler sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gih.

    Não conhecia essa história, mas a resenha fez uma propaganda e tanto do livro hehe. Não sei se curtiria tanto assim sobre as metáforas, mas vale a leitura.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Não conhecia esse livro e a premissa parece ser interessante e diferente. Que bom que essa leitura te surpreendeu, mais sei lá não sei se leria.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Gih!
    Não conhecia esse livro, mas gostei só de saber que é focado na força das mulheres.
    Não sei se eu leria, porque eu acabo me irritando demais com esses assuntos, tenho vontade de bater em todo mundo... Mas parece ser uma leitura bem interessante! A história me lembrou o filme "Sucker Punch", que é sobre meninas oprimidas que "fogem" para um mundo imaginário.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora. Também fico com raiva e fico sem falar com o meu marido por um tempo. Coitado dele, kkk :P
      Mas eu digo p ele: quero bater em todos os homens, como não posso, vou brigar com você, kkkk
      Ainda não conhecia o filme, mas vou tentar dar uma olhada, parece ser bem relacionado :)
      beijooos

      Excluir
  13. Gihhhh, meus prêmios chegaram!
    Estava vendo o folder e teve muita coisa, né? O dia todo! Que bacana!!! Muito obrigada! <3

    Ahhhh, um dia você me conta qual é a situação com a Carina? Me manda um email, sei lá! Fica mega curiosa cada vez que você fala dela! hahahahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tami =D
      Um dia eu te conto sim, hehehhe
      Beijooos

      Excluir
  14. Heey!
    A premissa do livro me agradou muito e pelo que pude perceber o livro é excelente!! Acho que vou inclui-lo na minha próxima compra haha
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  15. Gih, já quero o livro!!!! A sinopse realmente não revela muita coisa e a sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Eu gosto muito do estilo.
    Um abç,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/07/eduardo-spohr-e-sua-fantasia-brasuca.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Gih!!
    Como pode eu ter tido a sensação que esse livro é leve e forte ao mesmo tempo? Achei interessante a ideia de usar metáforas para descrever os diversos tipos de liberdade que nós mulheres podemos buscar.
    Nunca tinha parado para pensar que os próprios homens colocam as mulheres umas contra as outras...
    Parece ser um livro muito bom, gostei da dica :)
    Beijos querida!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Gih. Tudo bem??

    Nossa que forte esse livro hein. E corajoso também! <3 Amei a sua resenha e já estou louca para lê-lo. Gosto desse tipo de livro que mostra para todo mundo que todos podemos ser o que quisermos é só ter força de vontade e que as mulheres, devido a opressão dos tempos, são as que mais precisam dessa liberdade para se descobrirem de verdade né! :D
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha, esses livros que tratam temas reais e do Oriente Médio muito me interessam, vou adicionar como desejado!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  19. Olá Gih, como vai??
    De começo esse livro não chamou tanto a minha atenção por causa da capa. Sabe aquelas primeiras impressões que temos, certo? Mas depois de ler a sinopse e a sua resenha incrível, eu fiquei muito animada para ler esse livro. Nunca li nada parecido, mas eu realmente acho que irei gostar. Esse livro mostra a realidade que enfrentamos hoje, e realmente o machismo está presente em qualquer lugar.
    Fiquei curiosa para saber sobre essa mulher que quer virar uma árvore, hahahaha

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca julgue um livro pela capa, hehehhe, mas quem nunca né? :P
      Beijoooos

      Excluir
  20. Incrível as diversas opiniões... justamente o que me chamou a atenção do livro foi a capa!

    ResponderExcluir
  21. Oi Gih,
    Eu gosto de livros assim, que retratam outras culturas, mas que podem ser transpassados para qualquer outro lugar do mundo, que a história seria a mesma.
    Me parece ser um livro encorajador. Espero que muitas mulheres tenham a oportunidade de lê-lo.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Gisaa! Amei a história! Eu gosto muito de livros que você consegue aprender não só com a história, mas com cada palavra, e acho que esse vai ser um desses! A história parece ser diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido! Fiquei muito curiosa! Bjoos :**

    mar-de-ideias.com

    ResponderExcluir
  24. E uma pena eu não ter conhecido esse livro antes, porque o tema abordado nele e muito legal, tenho certeza que se eu ler esse livro não vou querer larga ele ate eu termina de ler, amei com certeza vai entrar para minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  25. Olá!!
    Muito interessante ja tinha ouvido sobre esse livro através de uma professora da faculdade ela recomendou super bem mais infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler... espero poder ler em breve.
    Bjocas

    ResponderExcluir