quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Voo da Libélula - Michel Bussi


Oii galerinha, tudo bem? Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a editora Arqueiro. Trata-se do livro O Voo da Libélula, um livro que vem sendo bastante comentado. Vamos conhecer???


Título: O Voo da Libélula
Autor: Michel Bussi
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
Skoob
Compre Aqui
Sinopse: Agraciado com 4 prêmios na França, entre os quais o Prix Maison de la Presse e o Prix du Roman Populaire, O voo da libélula teve seus direitos vendidos para 25 países e ganhará uma adaptação cinematográfica.
Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.
Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.
Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.
Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.
Em O voo da libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade. 



Minha opinião: Conheci esse livro através do blog Devoradores de Livros e logo fiquei interessada pois a sinopse é realmente instigante não é mesmo? Então corri solicitar o livro.

Há 18 anos atrás um avião com 169 passageiros caiu. 168 passageiros morreram. Uma menina de 3 meses foi a milagrosa sobrevivente. Uma felicidade e tanto para a família, apesar da tragédia não é mesmo? O problema é que haviam duas meninas de 3 meses no avião. Lyse-Rose de família rica e Emilie de família pobre.

E agora, qual das duas meninas sobreviveu? O juiz terá que decidir, mas há pouquíssimas provas para isso (não havia DNA ainda).

Depois de sair a decisão do juiz, uma das famílias contrata um detetive particular. 18 anos depois, o detetive ainda não descobriu nada. E é então que ele resolve se matar, pois está cansado deste fardo. Segundos antes de cometer suicídio, ele tem uma "luz" e descobre o mistério. O problema é que antes que possa provar, ele é assassinado.

Lylie (LYli- Rose e EmiLIE) encontra o diário de anotações e o entrega ao irmão Marc depois de sumir do mapa.

E é assim que começa a nossa história, com Marc lendo o diário, descobrindo o que o detetive descobriu, tentando descobrir a verdade e tentando procurar Lylie. Tudo o que ele quer é descobrir que a garota não é sua irmã, pois ele é perdidamente apaixonado por ela. Na sua busca pela verdade, conhece Malvina, a irmã de Lyse-Rose meio confuso né? Mas não é.

O problema é quanto mais eles buscam a verdade, mais ela parece distante.


O Voo da Libélula, tem uma premissa maravilhosa. Mas o livro infelizmente não me conquistou. Um dos problemas é a narrativa longa e que nos cansa. Apesar de que eu li em dois dias. Li apenas umas 30 páginas no primeiro dia, mas no segundo li todas as outras pois queria saber se minha teoria estava certa. Sim, adivinhei o final do livro bem rápido. Mas a maioria das pessoas vai se surpreender. Mas eu tenho muitos anos e muitas páginas em experiências com livros de suspense, heheh, por isso me surpreender é bastante difícil.

Apesar de ter achado a maioria dos personagens estereotipados (principalmente as mulheres) , gostei bastante da construção de grande parte, pois apresentam personagens detestáveis, explicando: pessoas são detestáveis e, os personagens representam bem isso. Minha personagem favorita é a Malvina. Adorei ela. O Marc apesar de ser o principal não me agradou muito, pois não achei os motivos dele leais. E a Lylie e é uma inútil na história, kkkk.

O livro aborda bastante temas importantes, como a miséria, drogas, suborno, dinheiro, abuso, incesto, aborto. Mas o autor se perde em alguns momentos e acaba se tornando machista em sua narrativa muitos autores têm feito isso ultimamente.

"- Ah, porra! - gritou Marc. - Não me venha com algum comentário feminista de merda. "

Desculpe Michel, mas se você acha os argumentos feministas uma merda, você tem um sério problema.

Por fim, acabei não me satisfazendo com o final, pois achei-o extremamente conservador e a história tinha potencial para ser algo libertador.

A capa é bem legal e inusitada e não entrega a história. As páginas são amareladas, mas achei as letras um pouco pequenas :P


Apesar de todos os comentários citados, acredito que o livro vai agradar muitos leitores. Se você gosta de suspense provavelmente gostará. Aliás, o livro vai se tornar filme e tenho certeza de que  será maravilhoso.

Muita gente tem comentado muito bem sobre esse livro e se você tem vontade de conhecer, se jogue. Escolha uma família e torça muito por ela.

29 comentários:

  1. Eita, Gih.
    Eu estava querendo ler esse livro, mas fiquei com um pé atrás agora. haha
    Personagens estereotipados é um tanto complicado e não achei muito inteligente a frase dele sobre o feminismo. Mesmo que ele não concorde, um pouco de respeito é legal.
    Porém, adoro personagens detestáveis. Como você bem disse: as pessoas são assim mesmo. rs
    Acho que terei que ler o livro para decidir o que acho.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Giiih, esse livro me deixa muito curiosa!
    Ele parece ser um suspense muito bom e eu fico imaginando onde essa história vai parar...
    Cara, eu sempre me surpreendo com os livros, n sou de ficar adivinhando o final não, hahaha
    Algumas coisas q vc falou na resenha são preocupantes, mas lerei qnd puder sim!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Uau! Que história! Quero muito ler este livro, sua resenha me deixou muito curiosa para saber a verdade! Ótima resenha. Vou anotar este livro na minha lista de leitura.

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bem, Gih, resenha impecável de um livro muito interessante. Só a leitura de sua análise já é um prazer.

    Parabéns!
    www.rascunhocomcafe.com/2015/07/moby-dick-uma-tragedia-em-alto-mar.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gih.

    Uma pena o livro não ter te conquistado como no início, mas para ser uma história caracterizada e sem falhas, o autor deve trabalhar muito. Bom, livros de suspense devem ser escritos por quem sabe, não há dúvidas.


    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  6. Fiquei extremamente curioso com este livro, é daqueles que vou mesmo que ter que ler em breve. Parece-me óptimo :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gih!
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Estava comentando esses dias com uns amigos, como essa, parece ser o tipo de história que prende o leitor. Pelo menos, é o que parece.
    Que pena que você não gostou :(

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu vi a divulgação desse livro em vários blogs e eu quero ler ele apesar da resenha, acho a premissa interessante e
    gosto de suspende e acho a capa linda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Gih,
    Tudo? Então não tinha ouvido falar desse livro ainda, posso dizer que fiquei bastante interessada na história ainda mais por saber que vai para as telonas, mas depois de ler sua resenha repensei, porque não curto narrativas muito longas, elas me cansam rápido e o fato de ele ser um pouco machista não ajudou em nada também. Enfim acho que esse vou esperar sair no cinema mesmo para ver.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    não conhecia o livro, tem uma história interessante neh?
    Vi o filme com o nome igual, mas acho que não tem nada parecido a não ser o titulo kkkk

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Gih!
    Não conhecia esse livro e gostei de saber mais um pouco sobre ele.
    Realmente a premissa parece ser muito boa e acabei lembrando de um filme com libélula no título: O mistério da Libélula. (Eita filme velho!)
    Detestei esse quote machista. #nojo E porque essa protagonista tem que ter o mesmo nome que um dos meus personagens? Pior que os meus "Marcs" são legais.
    A capa é totalmente literal com o título, talvez até um pouco fraca. Eu não sei a relação do título com a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ane. Pois é, o problema é que o Marc é para ser o cara legal, por isso fiquei tão preocupada com esta frase :P
      Beijooos

      Excluir
  12. Quando li a sinopse dele também achei bem interessante,
    apesar de já ter visto várias resenhas não tão animadoras com relação a ele ainda tenho vontade de ler,
    se quiser trocar me avisa viu

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    Curti muito a resenha, ainda não conhecia *0* Mistériosss, amo mistérios ;p
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Gi! A única coisa que me atraiu nesselivro foi a capa. Mesmo quando o Vi e li a sinopse não gostei - não consegui ler a sinopse, não, não acho convidativa.
    Ótimas leituras!!
    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Quando eu li a sinopse pela primeira vez fiquei alucinada, agora com a resenha fiquei meio receosa. É uma pena quando vamos ler um livro com muitas expectativas e ele não é tudo isso. Adorei a resenha, e apesar de concordar com o que você falou dos personagens fiquei curiosa para saber o final,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  16. Oi Gih.

    Fiquei louca para ler esse livro. Adoro suspenses e quero muito saber se a minha teoria está certa, já que acredito que há um belo motivo para essa libélula estar aí! Conheço a fama desses bichinhos. kkkkk :D :D Será??? Só lendo! :D :D
    Adorei a sua resenha e mesmo não tendo te conquistado acho que darei uma chance a ele. Quanto aos comentários machistas será que o autor não quis imprimir essa característica no personagem? As vezes ele pode não ser machista, mas querer que o seu personagem seja, só acho né! :P :P
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Gi, não foi a ideia. Pq o personagem é para ser o cara bom entende?
      Eu sei que o cara estava com raiva quando falou e tudo mais, mas é esse tipo de coisa que não deve ser passado adiante.
      Ah, e também tem as mulheres estereotipadas. A gostosa, a feia e virgem, a mulher dos peitos de fora, entende?
      O autor, pode nem ter percebido isso ( o que eu acho que aconteceu), mas eu que estou nesta luta, vejo isso de longe, pensamentos que devem ser desconstruídos :)
      E qual a história das libélulas? Fiquei curiosa :3
      Beijooos

      Excluir
  17. Apesar de seus comentários eu ainda quero ler esse livro. A história me parece ser interessante e eu não ligo se descobrir o final antes, alias eu sempre leio o final hehe. mas sou muito ruim de suspense e nunca descubro nada hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Gihhhhh de Deus, fiquei MUITO confusa! hahahahaha

    Essa é a primeira resenha que eu leio, e gente, será que umas das crianças não tinha uma marca de nascença, o cabelo um pouco diferente, o olho, as feições? Eu sei, três meses não é um tempo tão longo e crianças mudam muito, mas ainda não comprei essa ideia!!! hahahah

    Beijo

    Meu Epílogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tami, também não comprei muito não :P
      Beijooos

      Excluir
  19. Oi Gih!
    Já falei como eu gosto de ler suas resenhas?? Sempre quando leio um livro fico pensando o que você acharia dele, principalmente aqueles mais polêmicos rs.
    Gostei da premissa do livro e só pelo fato de todo esse suspense eu fiquei com vontade de ler. Ainda não tenho a mesma experiência que você, então espero que o final me surpreenda!! :)
    Beijos querida!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bá.Fico muito feliz em saber disso <3
      Espero que você curta o livro :)
      Beijão

      Excluir
  20. Ultimamente dei uma parada em livros que tem várias páginas,isso porque fiquei muito tempo em um que não me agradou o final,foi triste rsrs.
    Mas ta na hora de voltar,e quem sabe volto com esse livro,ainda mais que é de suspense e eu adoro suspense,
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Gih,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei bastante e apesar das ressalvas aqui citadas as pessoas devem ler, e realmente tem que escolher qual família irá torcer......bjs.

    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. to louca pra ler ele mas tenho medo de ele me decepciona

    ResponderExcluir
  23. Olá!!
    Olhe já vi muitas resenhas sobre esse livros us gostam outros nem tanto e outros detestam , eu decidi que não vou ler, já não tinha gostado mesmo, e mesmo que tenha me despertado uma certa curiosidade de inicio, aos ler varias resenhas perdi essa curiosidade sabendo a opinião de muitos de que o final não é legal.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  24. Nossa vejo tanta gente falar desse livro que ele ta na lista a tempossss

    ResponderExcluir
  25. O livro parece ser muito rico em detalhes, uma vez que os personagens vão se revelando através de seus sentimentos!! Gosto de ser surpreendida na leitura. Não gosto do óbvio!! Pelo que percebo a estória é muito bem construída!! Quero me sentir uma detetive!!!

    ResponderExcluir