terça-feira, 5 de abril de 2016

A Garota Sem Passado - Michael Kardos

E aí povo, tudo certinho? 

Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a Editora Arqueiro. Vamos conferir??? 

Título: A Garota Sem Passado 
Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
SKOOB
Sinopse: Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. 
Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. 
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.



Minha Opinião: 15 anos atrás, Ramsey conhece uma teoria. E ele acredita que por conta disso, o mundo acabará em breve. Isso poderia ser uma coisa ruim. Mas para ele, isso é muito bom. Isso significa que ele não terá que resolver seus problemas, como o casamento que está acabando, afinal, tudo acabará em breve. 

Então ele resolve dar uma festa, convida todos os amigos e vizinhos. Ele quer que o fim do mundo seja um grande espetáculo. O problema é que a festa termina. O casamento também. Mas o mundo não. 

15 anos depois, Melanie vive com os tios, fugindo do pai. Seu pai nunca foi encontrado e a família teme que ainda esteja procurando a filha para terminar o que começou quando matou a mulher. 

Melanie vive razoavelmente bem e feliz com essa situação. Até que descobre que está grávida e decide que não quer dar essa meia vida ao bebê que vai nascer. Por isso, abandona tudo e parte em busca do seu pai. Ela precisa encontrá-lo antes que ele a encontre. 

O livro é narrado em terceira pessoa, ora antes da tragédia que acabou com a família, ora depois de tudo o que aconteceu. 

Quando a narrativa se passa no passado (1991), nós conhecemos o Ramsey, um homem jovem e perturbado. Ele já foi preso, já bebeu tudo o que foi possível, já machucou algumas pessoas... Até que ele conhece Allie e tudo muda. Agora ele é um cara bom. Trabalha. Tem uma filha. Tudo está perfeito, até que ele descobre estar sendo traído. 

Quando a narrativa passa para 2006, nós acompanhamos Melanie em sua busca por respostas. Muitas das quais nós já sabemos, já que conhecemos seu pai. 

Confesso que eu gostei muito mais dos capítulos narrados no passado. Me apeguei ao Ramsey logo de cara, ainda que não devesse ter feito isso. Ele sofreu muito, passou por maus bocados, era apenas um jovem precisando de apoio, de tratamento. E infelizmente, Allie não foi capaz de lhe dar isso. Allie com o passar do tempo se torna uma mulher mal humorada, que pensa apenas em si mesma. 



Melanie é uma garota chata, mimada, medrosa, que pensa apenas em si mesma. Uma Cópia da mãe. É bem verdade que ela muda um pouco no decorrer da história, mas não se torna tão diferente da menina birrenta que era quando criança. 

Talvez por tudo isso, eu não tenha ficado presa às páginas. Nos capítulos que contavam a história de Ramsey, eu lia rapidamente. Mas tinha vontade de pular os capítulos de Melanie. E na verdade, eles são quase inúteis, já que tudo o que ela descobre nós já sabemos. Então demorei um pouco mais do que gostaria para ler o livro. 

Mesmo assim, a história não é ruim. Ela é bem diferente do que eu esperava encontrar. Tem uma proposta bacana e tudo o mais. O autor escreve bem. E fico feliz que o responsável por desvendar a história, seja uma mulher. Uma mulher muito inteligente por sinal, que aparece um pouco depois. As cenas com ela são as melhores. 

Mas infelizmente, a obra não deu certo para mim. O final é bem diferente, ousado. Mas não acreditei nele. Não comprei aquela ideia. É importante surpreender o leitor.  Mas acho que na ânsia de fazer isso, o autor criou um desfecho pouco convincente. Claro, isso na minha opinião. 

Para encerrar, A Garota sem passado é um livro que não me conquistou totalmente, mas que pode conquistar você. Então se você tem interesse na obra, não deixe de conferir. 



Mas e você, já conhecia a obra? Já leu? Tem interesse? 

Um beijão e até a próxima!!!!!! 

11 comentários:

  1. Oi, Gih!
    Eu até curti a premissa desse livro, mas estou sem saco para meninas mimizentas e mimadas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Olá Gih!
    Não conhecia a obra, mas gostei de saber mais sobre ela.
    Achei interessante a história abordar o passado e o presente alternados. Com certeza será uma boa leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Estou bem curioso para essa obra, porém, depois da sua resenha, lerei a obra com menos expectativas.
    O motivo é simples: personagens mimizentas e mimadas e finais não tão reais me irritam. Então, acredito que esses aspectos possam me irritar um pouco.
    De toda forma, ainda pretendo ler a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Melaine é o tipo de personagem que eu iria querer matar. kkkkkkkkkkkkk Vou te falar... deve ser chata demais. Quando um livro mescla passado e presente eu sempre curto mais o passado,não sei porque. Esse livro está sendo muito falado. Pena que não deu para ti. Não há nada pior do que finais inconsistentes.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    As resenhas desse livro estão bem controversas. Olhando pela premissa da história e essa coisa de passado e presente, é um livro que me interessa muito. Mas vendo por esse lado da personalidade da protagonista, já não gostei do livro. odeio protagonista assim. Então fiquei realmente na duvida sobre ler ou não.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tudo bem?
      Leia o livro e tire suas próprias conclusões :) Afinal opinião é opinião , não é mesmo?
      Beijooos

      Excluir
  6. A história não parece mesmo ser ruim, mas só por ela ser chata já me deu nervoso haha e a busca desenfreada pelo pai só quando ficou grávida, não sei, não colou pra mim

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Os Humanos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gi!!!
    A premissa parece ser boa, mas é ruim quando não gostamos de um dos personagens rs.
    De qualquer forma, eu daria uma chance ao livro, sim.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gih! Gostei de sua resenha e fiquei com curiosidade sobre o livro apesar de você não ter gostado tanto da leitura. Tenho me irritado bastante com algumas protagonistas femininas birrentas, como parece ser a Melanie, mas talvez, mais no futuro, eu dê uma chance a esse livro! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Gih,

    Quero muito ler esse livro, só li resenhas positivas e como faz meu estilo não posso deixar de ler.....bjs.


    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gih!
    Nossa! Gostei muito da resenha do livro e fiquei mais que interessada.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir