segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Menina Má - William March

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Vamos de resenha hoje? E vamos de resenha escrita que é pra gente não esquecer como se faz isso hahah. Ultimamente tenho feito tanta resenha em vídeo que não sei se não perdi a mão... Mas vamos lá? 


Título: Menina Má
Autor: William March 
Páginas: 272
Skoob
Compre na Amazon
Sinopse: Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark.
Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.
MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter. 



Minha Opinião: Menina Má foi o primeiro livro que li da editora e posso dizer que comecei muito bem. O livro de March pode até não ter se tornado um favorito, mas me fez ter a certeza de que a editora não se preocupa apenas com a edição do livro. 

Capa, diagramação e tudo o mais, realmente importam para a Dark Side. Mas não é apenas isso. O conteúdo de suas obras realmente é muito bom. 

No livro Menina Má, nós conhecemos a Cath, mãe de Rhoda. Rodha é uma menina de oito anos. Linda! Loira, olhos azuis, um sorriso encantador e uma covinha inocente... Bem, de inocente, Rhoda só tem a covinha. 

Há anos seus pais desconfiam das atitudes da filha. Ela não faz birra, é educada, não suja suas roupas, se entende muito bem com os adultos... Esse pode ser o sonho de muitos pais. Mas torcemos para que isso nunca aconteça. Pois o que parece um sonho, na verdade é um pesadelo. 

Coisas estranhas sempre acontecem quando Rhoda está por perto. Primeiro foi o cachorro que pulou de muitos andares, depois foi a vizinha, que caiu da escadaria... E agora, o coleguinha de Rhoda que morreu afogado. 

Ninguém acusou a menina, mas sua mãe tem certeza de que ela está muito envolvida nesse estranho acidente...

Através da narrativa em terceira pessoa, nós acompanhamos o desespero de uma mãe. De um lado, nós vemos seu lado maternal e protetor. Ela deseja proteger a filha, afinal é sangue do seu sangue. Do outro lado, nós percebemos uma mulher apavorada, que não sabe como agir e que teme pela própria vida e também pela vida das pessoas ao redor. 


Apesar da narrativa ser em terceira pessoa, nós conseguimos sentir muito bem tudo o que a Cath sente. E é angustiante. O tempo todo fiquei aflita pensando se ela iria sobreviver após descobrir tudo o que a filha era capaz de fazer. E ao mesmo tempo em que eu torcia para que ela matasse aquele mal, eu me colocava no lugar dela. Não de mãe, pois não terei filhos. Mas no lugar de tia. Tenho uma sobrinha da mesma idade e só os deuses sabem o que eu seria capaz de fazer para protegê-la. Então por mais que pareça óbvio o que Cath deve fazer, na verdade não é tão simples assim. 


Rhoda é o mal em pessoa. Isso é claro. Mas é a filha da Cath. E é desesperador descobrir tudo o que a menina fez. Como eu sempre digo: crianças são assustadoras. Em vários momentos fiquei arrepiada. A gente está tão acostumado a ler histórias de psicopatas adultos. Mas esquecemos que um dia eles foram crianças. E os bons criminosos, começaram muito cedo... 


Não posso dizer que fiquei totalmente feliz com o final do livro. Torcia para um final diferente. E hoje, esse final pode até ser batido. Mas talvez não fosse em 54. 


Falando no ano de lançamento do livro, outra coisa que me chama a atenção é que existe feminismo no livro. Não da forma como abordamos hoje. Mas ele está lá. Na presença constante das mulheres, na presença de mulheres extremamente fortes e até mesmo nas falas de uma personagem específica. Nem preciso dizer o quanto isso me agradou. 


Por falar em agradar, não podemos fazer uma resenha de um livro da Dark e não falar do físico do livro. A capa é linda, é dura, as páginas são amareladas, há uma fitinha para marcar a leitura, a diagramação é relativamente simples, mas muito bonita. 


Talvez você compre esse livro apenas por causa da capa, talvez por causa da editora. Mas com certeza vai curtir a leitura por causa da história. 



E por hoje é isso, meu povo. Curtiram a resenha? Ainda sei fazer isso? :3 

Me contem se já leram ou se ficaram curiosos. 

E se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

6 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Eu estou em cima do muro com esse livro. Tem vezes que dá vontade de ler, tem vezes que não... O bom é que não resisto a um livro de psicopatas, mesmo que sejam crianças hahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Eu amo essa capa e comprei o livro por causa dela e do nome, confesso. A editora é muito caprichosa e o conteúdo felizmente fez jus a beleza da edição. Eu fiquei aflita durante todo o livro. Também não sou mãe mas tentei me colocar no lugar dela e ver como resolveria aquela situação. O final não é muito surpreendente mesmo, mas é como você disse, naquela época deve ter sido e muito.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. A Darkside arrasa mesmo. Depois que comprei capa dura deles, ficou difícil comprar livro que fosse diferente disso kkk tenho muita curiosidade em ler Menina má! Imagino a angústia da mãe e a indecisão sobre o que fazer, já que aquela era só a sua menininha... mas ao mesmo tempo não era. Tenso!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gislaine!
    Quase todos os livros da DarkSide vão parar na minha lista de desejados. E como você falou, não é apenas por causa da edição, é pelo conteúdo. "Menina má" é um que eu queria muito ter lido este ano, mas vai ficar para o ano que vem. Pegar uma criança linda e transformar em um personagem do mal deve ter dado que falar na época, mas é essa desconstrução do estereótipo de que crianças são sempre boazinhas que mais me desperta a vontade de ler esse livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, também tenho vários deles na lista hahahah Editora maravilhosa <3
      Beijoos

      Excluir
  5. Olá Gih!
    Apesar do preço dos livros da DarkSide serem um pouco caros, percebe-se que vale a pena a compra. Eles sempre tem livros bem diagramados, com capa dura. São liros lindo de se ver, dão um up na estante.
    Nunca tinha ouvido falar sobre esta história e sinceramente, vontade de ler não tenho. Eu sei como crianças podem ser perversas as vezes. Acho que ia desistir de ter filhos se lesse. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir