quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cenários

E aí pessoal. E o cenário hein? Qual é o cenário ideal para uma história? Porque um bom cenário faz uma diferença e tanto na vida de um personagem. Bem vamos lá para as dicas de hoje.
-Há quem indica produzir um cenário em um local que você conhece. Por exemplo se você é do Rio , rodear a história no Cristo, se você é da Bahia, fazer no pelourinho. E por aí vai. Ou seja, se você não conhece a Alemanha, não faça sua história na Alemanha. Essa dica não é minha. vi num vídeo uma vez. Não lembro o nome. Acho que é interessante, mas eis lá minha opinião.
Minhas histórias se passam na cidade da Xurumela (brincadeira), mas se passa numa cidade fantasia, com nomes fantasias. Porque eu só conheço a minha cidade. hahahahha. Autor pobre é foda. O máximo que eu criaria é uma história na praia. E olha lá. Não, falando sério agora( não que antes eu não estivesse), eu invento cidade e tudo mais, porque acho mais legal. Crio ruas , empresas, lojas e eu não tenho nenhum problema com direito autoral. 
-Literatura Fantástica: Bah, se a sua história é fantástica, você precisa situar bem o leitor no cenário. Narrativa como essas, exigem mais do detalhamento de detalhes (essa foi péssima) . Mas sério, o lugar não existe, nem no google, nem algo semelhante, então você vai ter que caprichar nos detalhes.
-Cuidado com detalhes: Sim galera, se a sua literatura não é fantástica, poupe alguns detalhes. Você não precisa explicar que o reboco da casa foi feito com cimento, água e areia. A menos que seu livro seja sobre construção civil. Detalhes são bons. Mas cuidado para não carregar a sua história de detalhes e esquecer das ações. Já larguei livros porque eles eram detalhados demais. Acredite, o leitor tem imaginação. Não precisa descrever quantos azulejos compõe a cozinha.( a menos que, como dito anteriormente, seja sobre construção civil).
-Poupe os detalhes para o leitor. Não para você: uma coisa bacana é descrever exatamente o local para você. Escrever num arquivo, como são as ruas, as cores das casas, e tudo mais. Isso é importante para você não se perder. Não pintar a casa que era azul de rosa e tudo mais. Acredite, se você não fizer isso, volta e meia vai se perder. Eu se não cuido, faço a rua das raposas virar rua parana de uma página a outra.
-Faça um cenário que condiz com a história: Se o gala é rico a casa dele deve ser bonita. Se ele é milionário a casa dele deve ser um exagero. A menos que você explique que ele não se dá ao luxo. E se for pobre, deve seguir a mesma lógica. Sacou?
-Se não é literatura fantástica, cuidado com os exageros: na boa, se a história poderia ser real (personagens humanos, que se relacionam com humanos e tudo mais) cuidado no exagero dos ambientes. Isso complementa a dica anterior. Cuide para não tentar criar um ambiente incrível e inventar o próximo premio Nobel. Realidade gente. Se é LF beleza, mas se é voltada a realidade, foco. Ou então envie sua invenção a uma feira de ciências. Vai q rola.
Então é isso galera. não me xinguem. Ou me xinguem, mas comentem.
Ah, é o que eu sempre digo, é a opinião muito mais de uma devoradora de livros, do que escritora. 
Lembrem-se disso quando estiverem criando, virem leitores do próprio livro. Acredite é uma dica de ouro.

7 comentários:

  1. Graças ao Google Maps e Google Street view eu conheço a cidade de Messina na Itália como a palma da minha mão. ahuahuahua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahahha, sim. Tecnologia é td nessas horas. Foi como eu disse, essa dica não é minha. Eu até a acho interessante, mas no meu livro, faz referencias a Espanha. E eu nunca fui para lá, então :)

      Excluir
  2. Amei as dicas, acho super importante estar atenta aos detalhes!
    Comecei a seguir seu blog!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, :) Seguindo o seu também. bjs

      Excluir
    2. Que bom que gostou. Seguindo seu blog também e torcendo pela parceria. Beijos

      Excluir
  3. Ser escritor é ser pesquisador.
    Minha saga é baseada em fatos reais, tipo lugares, pessoas e algumas outras coisas. Então a pesquisa é fundamental, tanto para o cenário tipo local, cidade e tal, quanto para idiomas, comportamentos e interações.
    Estamos acompanhando Gih. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pesquisa, pesquisa :) Acho q td história tem um pouco do baseado em fatos reais neh? Nem q seja uma frase só. Sim, eu adoro seus comentários. Mas n consigo seguir seu blog. Não encontro o curtir, seguir, participar do site. :( e tem mt texto legal lá

      Excluir