sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Leitores Beta

Oiii Galerinha, hoje o dia é de dicas. Adoroooo!!! Bem, hoje eu vou falar de uma (ou duas, tres, voces que sabem) pessoa que é muito importante nessa luta que é escrever e publicar um livro. E é o leitor beta. Eu nem usava esse termo, usava primeiros leitores, mas achei esse termo interessante, então vamos usá-lo.

E o que seria o leitor beta? É o primeiro a ler a sua historia. Depois que voce já fez a Primeira revisão, está na hora de criar coragem e escolher o leitor beta. Aquele que conhecerá seu escrito em primeira mão e te ajudará a lapidar para se tornar em breve uma obra. Ele vai te ajudar a encontrar furos na história, erros de portugues, incoerencia, e fatalmente, te dizer se é uma boa historia ou não.

Baita resonsabilidade não é mesmo? Mas então como escolher alguém para fazer isso? A Gisa ajuda!!!!


  1. Escolha alguém de confiança: Seu original talvez não tenha sido registrado ainda (aliás, indico que você só registre depois de passar pelo seu primeiro leitor- o próximo post de dicas será sobre o registro da obra), então você precisa escolher alguém de confiança. Já pensou se alguém inventa de copiar a sua historia? Ou então revelar a todos do que se trata? É meu amigo, não vale o risco. Escolha alguém em quem você confie. Livro é como filho. E você não vai querer ajuda de uma pessoa que não seja confiável não e mesmo?
  2. Entenda de português: Aí está outra questão importante. Ele não precisa ser um gênio da gramática, mas é válido que ele tenha a mínima noção da nossa língua. Assim pode te ajudar a encontrar erros que possam ter escapado de você;
  3. Escolha um leitor: Escolha alguém que goste de ler. Até porque não faz sentido o contrário não é mesmo? Dessa forma, ele será mais crítico também, porque terá uma bagagem literária;
  4. Goste do gênero do seu livro: Gente, talvez aqui, há quem possa não concordar, mas eu explico. Se você faz um romance água com açúcar, não adianta escolher um leitor de terror. E sabe porque? Porque se você fez um romance assim, quer atingir o publico que curte um bom romance. Seu leitor beta deve fazer parte do seu público alvo. Ok, quando conseguimos agradar alguém que nem é do nosso público isso é mais legal ainda, mas escolher alguém que goste do seu gênero ainda e a melhor saída.
E o leitor beta deve ser sempre o mesmo? Não necessariamente. Porque tudo depende do gênero por exemplo.
Preciso pagar para ele? Há os revisores críticos e eles cobram. Algo em torno de 3,00 por página. Eu particularmente, nunca paguei, porque meus críticos são os meus leitores beta. Mas vale fazer um agrado. 

Outra dica importante, escute as criticas. Ninguém gosta de receber um feedback negativo do seu trabalho, mas não somos perfeitos. Talvez o leitor não tenha entendido alguma parte e você acha que aquilo está super claro. Talvez esteja para você, que escreveu, mas para o outro, esta muito confuso. Você não precisa aceitar tudo, mas escute com atenção e releia a questão. Talvez seja o caso de acrescentar cenas, tirar frases, diminuir parágrafos. 

E essa é a minha primeira leitora. É a minha irmã, que ama os romances assim como eu, é fera no português e a qual eu dedico todos os meus livros. Mas nem tudo são flores nesse mundo e nós já discutimos por causa de uma ideia que não batia. Tipo, ela achava que determinada coisa tinha de ser de determinada maneira e eu acreditava que não. Mas somos irmãs, então brigas é a coisa mais comum que pode acontecer. Ela também me ajuda no marketing, me ajuda nas minhas crises existenciais depois de escrever. (ok, vamos parar por aqui que isso já está virando declaração de amor).

(Ela é a de preto, caso alguém tenha dúvida).


Mas então é isso galera, depois das dicas (e da declaração de amor, em pleno blog), vou ficando por aqui. Espero que as dicas tenham ajudado e que você possa encontrar uma leitora crítica beta, tão boa quanto a minha.

E você? Quem é o seu leitor beta? Já foi convidado para ser o primeiro leitor de alguém? 


E como não posso esquecer, peço que quem ainda não votou, me ajude. Meu livro está participando de um concurso e preciso de votos. É rapidinho, fácil e gratuito. Clique aqui para ajudar

37 comentários:

  1. oinnnnn... adorei a declaração, clarooo!!! mas eh q eh mto fácil ser tua leitora beta, amei esse termo, amooo tudo q tu escreve, choro muitooo e acho q as vezes não podia ser tão ruim comigo e os leitores... hehehehhe mas amo demais e to sempre pentelhando pra escrever mais... eh p eu sempre acho tuas trocas d nomes, neh?!!! te amoooo demais mana linda, tenho maior orgulho em ser tua irmã!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own... minha lindaaaa. Eu q amo e agradeço por todo o apoio. ahahhaha, nem troco tanto os nomes, ashuashua. troco sim, kkk. E gisinha mau, ashuashua . Te amo sua chata. <3

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Tive o prazer de ser leitora beta duas vezes, mas ambos livros ficaram guardados nos computadores e não saíram no papel. Minha leitora beta é minha irmã, (irmãs ♥) e é ela quem me incentiva a continuar.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Que legal, leitora beta, eu nunca fui :( acho q sou muito critica (chata) pra isso. ashuashua. Ah, não. jah fui de dois contos :) Irmãs são umas chatas, mas são lindas. q bom saber q vc tem uma q pode contar também :)

      Excluir
  3. Olááááá!
    aaah que delicia! nunca fui uma leitora Beta, mas sempre que leio um livro de um autor saindo do forno, acabo sendo chata, porque acho os errinhos e morro de vontade de dar uma de corretora. Mas no fim... acabo optando por não me meter!
    Não sou criativa a ponto de escrever um livro... acho qeu nunca teria a confiança suficiente. Mas meu irmão nunca poderia ser meu leitor... só iria publicar no dia de são nunca!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lara. Pq seu irmão não poderia ser? ele é muito critico ou não le? Ahahahshh, também sou muito crítica (chata). Quando é alguem q eu tenha muitaaaa intimidade eu falo os errinhos pra tentar ajudar, mas quando não é o caso prefiro ficar na minha também, ashuahsuahu. Beijoos

      Excluir
    2. então giih, ele gosta de ler, mas ele gosta de muuuitas coisas! hahaha
      então demora tres mil anos em cada livro, mas quando termina, é muuuuito legal conversar sobre a obra com ele sabe?! Ainda mais que ele é bem detalhista e tem umaaa memóooooria! então as vezes aquele detalhe que a gente nem lembra mais... é o que fez o livro ser bom para ele! haha
      Eu acabo seeempre ficando na minha!

      um beeeijo

      Excluir
    3. Aaaa entendi. hehhehehe. :) Minha irmã é assim detalhista, presta mais atenção aos detalhes e tal. eu se gosto da história viajo e nem percebo mais erro algum, kkkk. Esses dias mesmo, peguei um para ler e no começo achei vários errinhos, mas lá pelas tantas a história me envolveu de tal jeito, que eu nem via erro algum. Esqueço metade das coisas, daí volto as páginas pra confirmar. kkkkk
      Beijoooos

      Excluir
  4. ps: jááááá votei no site lá!
    estou torceeeeendo por você!

    um beeijo

    ResponderExcluir
  5. olá!

    Já anotei suas dicas e achei fofa sua declaração de amor!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Obrigada!!!! Anota sim, são sempre válidas. :) Beijoos

      Excluir
  6. Vc sempre arrasa nas dicas Gih! *-*
    Sabe que eu vou ser leitora beta pela primeira vez? Haha, minha amiga está terminando o livro dela ;)
    Que bom que sua leitora é sua irmã, a minha tbm é!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol!!! Fico muito feliz com isso. !!! A gente se esforça, ashuashua.
      Ahhh, que legal. Nunca fui leitora beta de livro, só conto.
      Parabéns a sua amiga!!!
      E irmãs, o q seríamos sem elas? ashuashua

      Excluir
  7. Olá... tudo bem?//

    bom eu adorei seu post... recentemente fui convidada para ser beta de dois autores... e vou começar a leitura... nem acreditei sabe na escolha deles porque isso é um privilégio... enfim... achei totalmente pertinente essa sua abordagem... xero!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Di. Que legal. Deve ser bom demais isso neh? e q responsabilidade, hehehhe. Aproveita!!! É um baita privilégio :)
      Beijooos

      Excluir
  8. Concordo plenamente, leitores betas são muito importantes.
    Minha leitora beta me ajudou muito com Ninho de Fogo.
    Todo escritor precisa ter ao menos um. ;)

    Beijão! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi camila.eles são anjos muitas vezes. minha irmã acha erros q eu nem encontro. hehe. bjs

      Excluir
  9. Oi, gi, tudo bem?
    Nossa, suas dicas são super válidas. O único problema é que eu não conheço ninguém que tenha todas essas características hahaha Mas vou encontrar!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ro. Tudo bem sim. Que bom que vc gosta das dicas :) Bah, pior q as vezes não é mole achar alguém pra ajudar, eu tenho muita sorte de ter a minha irmã. Mas vc vai achar alguém sim. Torço para isso. Beijooos

    ResponderExcluir
  11. Eu demorei um tempo para entender o que a expressão significava, sempre ficava boiando quando ela aparecia em determinada conversa, rs. Por isso que sempre é bom explicar o que é. Adorei o post, nunca fui e nunca tive um leitor beta, mas acho essencial para o processo de criação de um livro. Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! A primeira vez que ouvi esse termo, também não entendi. Hehehhe. :) Fico feliz que tenha gostado do post e sim, eles são muito importantes. :) Beijooos!!!

      Excluir
  12. Ótimo texto, Gih!
    Temos que saber escolher bem nossos leitores betas. Tem gente que rouba o material e publica como se fosse dele. Infelizmente, acontece. E o melhor a fazer se precaver.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Ben. Sim, infelizmente isso acontece. Por isso é preciso muito cuidado. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    adorei o texto. eu acho muito dificil ter beta.
    acho a ideia ótima, mas nunca consegui cumpri-la certinho.
    os betas q arrumei até hoje nunca opniram no livro, somente nos errinhos, ai achei um pouco inútil :(

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vanessa. É, pior que concordo, realmente. Um beta precisa opinar na história também, ver se tem liga e tal. Mas um dia vc encontra alguém que valha a pena :)
      Beijooos

      Excluir
  15. Olá! Amei o post :D Gostaria de ter um leitor beta :( Tudo que escrevo acho péssimo. Beijoss :) Resumo do meu livro: Em 1799 Uma jovem chamada Charlie, procura por aventura na pequena cidade de Shrewsbury, Inglaterra. Ela encontrará mais do que aventura. O jovem e misterioso Lorde Reece a observa. Uma terrível guerra se aproxima. De que lado está a morte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sabine. Mas você precisa acreditar em você mesma =D . Encontre alguém que goste do gênero que você escreve e aí você se sentirá motivada a escrever. E essa será a sua beta ideal . Aliás, gostei do seu resumo :)
      Beijos

      Excluir
  16. Olá. Muito obrigada! :) Não tenho muitos amigos, então fica difícil. Amei o seu blog <3 Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá! Procurei seu livro na amazon mais não encontrei :( Meu livro O lorde das sombras (Esse do resumo que você gostou) também está a venda na amazon. Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou lá ver ;)
      Meus livros estão neste link : https://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_noss_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&url=search-alias%3Daps&field-keywords=Gislaine+Oliveira
      Um beijão

      Excluir
  18. Sou professora de língua portuguesa e desejo fazer algo mais do que lecionar, portanto estou colocando me a disposição para ser um dos seus leitores betas

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, gostei da matéria.
    Visite NOSSO blog: Diário dos Escritores.
    www.diariodosescritores.blogspot.com.br

    Beijão.
    Paulinho Dhi Andrade.

    ResponderExcluir
  20. Meu Facebook: https://www.facebook.com/paulinhodhi.andrade
    Meu Site pessoal: www.paulinhobomfim.wix.com/paulinhodhiandrade

    Página de meu livro: "Quem matou dona Izaura". Este livro manteve-se cinco dias entre os mais lidos da lista da Amazon Kindle. O mais perto que chegou do primeiro lugar foi na posição de número 27.
    https://www.amazon.com.br/Quem-matou-dona-Izaura-Helena-ebook/dp/B01FOFARE4/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1463779743&sr=8-1&keywords=quem+matou+dona+izaura%3F

    Paulinho Dhi Andrade

    ResponderExcluir
  21. Bom dia . Tudo bem. Tenho um grupo no watssap somente para escritores. Onde trocamos experiencias e sugestões além de divulgar sua obra. Você quer participar? Obrigado e Sucesso.
    ulissessebrian1@hotmail.com twitter. @ulissessebrian

    ResponderExcluir
  22. Esbarrei neste blog por acaso, e acabei gostando bastante da forma como escreve e do propósito do site (afinal, tbm escrevo).

    Parabéns pelo post! =)

    ResponderExcluir
  23. Alguém sabe quanto um leitor beta costuma cobrar para ler sua obra?

    ResponderExcluir