sábado, 9 de agosto de 2014

O Alienista -Machado de Assis

Oi galerinha. A resenha de hoje é especial para mim. Não vou aqui dar uma de chata e ultra intelectual e dizer que leio apenas clássicos. Mas eu os leio, e eu gosto muito. Mas vou falar de O Alienista, que foi o primeiro clássico que me abriu os olhos. Eu fui obrigada a ler ele na escola, mas adorei a experiencia. Depois disso, a gente fez um bucado de trabalhos e eu ganhei sempre nota máxima. Ashuashu. Convencida!!! Mas eu adoro esse livro e eu tenho uma opinião bem diferente da maioria das pessoas sobre ele. Vamos conferir?
Ps: Eu li essa versão, aqui. Bem fininha e com a letra bem pequenininha, mas quero comprar em uma outra versão. Esse aqui eu paguei 1,99 na banca na época. O conteúdo é o mesmo, mas quero uma outra capa para meu livro nacional e clássico preferido. Não entendo o que essa capa tem a ver com a história, mas vamos lá.

Sinopse: Simão Bacamarte é o protagonista. Médico conceituado em Portugal e na Espanha, decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Instalou-se em Itaguaí, onde funda a Casa Verde, um hospício, e abastece-o de cobaias para as suas pesquisas. Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas. O vaidoso, o bajulador, a supersticiosa, a indecisa, sendo que na verdade eram apenas comportamentos, ás vezes estranhos.
Durante a trama, a opinião das pessoas sobre a Casa Verde irá mudar inúmeras vezes, por vez apoiando Simão Bacamarte, e por vez, querendo matá-lo.


Minha opinião: Imagine que você more em uma pequena cidade e uma doença comece a se alastrar. Todos parecem contaminados, mas nem todos se acham realmente doentes. Já imaginou a confusão que isso causaria?
Pois é exatamente isso que acontece em O Alienista. Simão cuida dos doentes mentais. Mas com o tempo, ele começa a trancar na Casa Verde, as pessoas queridas pela sociedade. Nem mesmo a sua mulher escapa. E isso acaba gerando uma grande rebelião. Afinal, nem todos podiam estar loucos. Ao final, Simão libera todos e se tranca na casa, acreditando que possui um novo tipo de "loucura", onde ele não possui loucuras.
" -Nenhum defeito?
-Nenhum.
- Nenhum vício?
-Nada.
-Tudo perfeito?
-Tudo."
A maioria das pessoas, acredita que Simão enlouqueceu. Mas não eu. Eu acredito que ele se deu conta de que todas as pessoas são loucas. E que esse é o estado normal das pessoas. Sendo assim, o "estranho" era ele e por isso, se trancou na Casa Verde.
Porque todos nós, temos nossos vícios, manias e loucuras. E isso é normal!
"Quem diria que meia dúzia de lunáticos..."
Enfim, eu indico muito esse livro para quem está começando a ler clássicos. Ou tem vontade de começar. É uma história curta, mas que faz refletir. Afinal, o que é mesmo a loucura?
E vocês? Já leram?

18 comentários:

  1. Nunca li O Alienista, mas já li diversas obras de Machado de Assis. Mesmo sendo clássicos, adoro as leituras.
    Beijos,
    http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana. Se vc gosta de clássicos e gosta do Machado, essa é uma ótima opção de leitura. O livro é bem curtinho e a escrita dele, só enriquece.
      Beijoos

      Excluir
  2. Não li ainda, mas parece ser interessante Gih!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale. É bem interessante, mas sou suspeita para falar. heheh, adoro o autor e adoro esse livro. É dos meus favoritos :)
      Beijos

      Excluir
  3. Auuuunw, eu gostei da sua opinião.E é legal ser diferentes dos outros né?HSUAHUSHAUSHU <3
    Eu gosto de poucos contos do Machado,mas a visão dele sobre as coisas é muuito boa :)

    beeijão ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina. Que bom que gostou da minha opinião. :) E sim, precisa ser diferente, heheh, essa é a graça. :)
      Se vc gostou de alguns contos e um dia puder ler esse livro, eu recomendo. Ele é bem curtinho. Tem gente que até mesmo o considera um conto mais longo.
      Beijãoooo

      Excluir
  4. Oi Gih!
    Tbm gosto de ler clássicos nacionais e internacionais.
    Li vários livros do Machado, e pior que esse foi o que menos gostei =/
    Não achei a história tão interessante qnt os que tinha lido antes. Mas Machado foi uma grande escritor *-*
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Que legal que vc também curte clássicos. :)
      Nossa, eu jah acho esse o melhor. hehehhe. É meu clássico nacional preferido. Amo, amo. Faço referencias dele, no meu próximo livro. S2
      Mas o bom é isso mesmo, cada um gosta mais de um do que de outro. :)
      Beijooos

      Excluir
  5. Só li um daqueles livros que são uma "adaptação" dos clássicos para jovens, tive que ler pra ficha de leitura no colégio, mas pretendo ler o livro original porque me interesso muito pela história do Alienista. Do Machado só li Dom Casmurro, mas pretendo ler outros :)

    a-book-devourer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia. Leia sim, vale muito a pena. O livro é bem curtinho (quase um conto um pouco mais extenso) e só enriquece. A leitura desse, na minha opinião é a mais fácil. Não achei o vocabulário tão complicado, quanto outros que já havia lido, como Dom Casmurro, por exemplo. :)
      Beijooos

      Excluir
  6. Ah Machado de Assis, bons tempos em que vivi com seus livros debaixo do
    travesseiro *-*

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente incrível! Eu o escolhi para fazer um artigo na faculdade sobre os contos machadianos e fiquei encantada com o enredo tão bem desenvolvido do autor. Amo de paixão! hahah

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena. Realmente o Machado é incrível. Eu amoooo. Li poucos contos, mas os que eu li, adorei muitoooo!!!
      Beijos

      Excluir
  8. Olááá!
    giiihh não li esse livro ainda! mas sou uma fã de machado de assis!
    espero poder ler logo!
    parece ser incriiiiivel! :)
    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lara!!! Que legal, mais uma fã do Machado aqui. heheh. É incrível sim, mas sou suspeita. heheh. Esse é o meu livro favorito dele. :)
      Leia sim, a história é muito boa. S2
      Beijoos

      Excluir
  9. Por coincidência, esse também foi o primeiro livro clássico que me despertou a atenção para a Literatura Clássica Brasileira. Até hoje, eu o amo muito e considero que seja a melhor obra do Machado (O que é Dom Casmurro perto de O Alienista?).
    Tenho uma opinião similar a sua: Não acho que ele enlouqueceu, mas que ele se deu contra que ele era o ser estranho e intruso em meio às outras pessoas, porque ele não se comportava com elas.

    http://2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Isabelle. Concordo com vc, gosto de Dom Casmurro, mas O Alienista está mil vezes a frente. E que bom conhecer mais alguém com uma opinião parecida.
      Beijos

      Excluir