segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Revisão do autor

E então escritores, finalmente o livro está todo escrito. E acabou o trabalho. Nananinanão. Nem pensar! O trabalho está começando. A hora da diversão acabou e é hora de se concentrar ainda mais. Você sabe o que fazer depois de colocar o último ponto final no livro? Não? Vem cá!

Agora que você já escreveu seu livro e acompanhou algumas dicas aqui: Como começar a escreverComo fazer a narrativaComo criar personagens e Como dar nome aos personagensComo criar cenáriosComo criar diálogos e Muito mais, está na hora de saber o que fazer com o seu rascunho.

Sim, não leve a mal. Mas seu livro é ainda apenas um rascunho. Ele está bruto e precisa de muitos ajustes. E os primeiros ajustes, quem deve fazer é o próprio escritor. Isso deve ser feito para corrigir erros de português que passaram despercebidos e que na hora da pressa em escrever, não foram corrigidos. E também para verificar possíveis ( e existentes ) falhas ao longo do texto. Vamos a algumas dicas?


  • Deixar o texto descansar: Há quem goste dessa opção e indique. Escrever o livro e deixar ele parado, por até mesmo um mês ou mais. Isso serve, para que você quando possa ler, não esteja mais acostumado com a história e consiga perceber os erros mais facilmente. Eu, particularmente, acho que essa opção só serve para quem não é escritor como profissão. Para quem escreve, mas trabalha com outras coisas. Como esse não é meu caso, assim que eu termino o livro, já o corrijo. Porque depois tem muitas outras pessoas que também o farão, então ainda que algumas coisas escapem aos meus olhos, os primeiros leitores e revisores (falo mais deles em outra oportunidade) me ajudarão. Mas isso varia de cada um. Você dá o seu tempo;
  • Tabelas: Quem acompanha o blog está cansado de saber, mas eu sou péssima de memória. Então, quando corrijo, gosto de criar tabelas. Ali, eu coloco o nome dos personagens, as características e os lugares. E vou conferindo se está de acordo. Galera, é impressionante a quantidade de erros, que encontramos assim. No meu caso, Lucas vira Paulo, que era filho de Cíntia e de repente é filho de Estela. Sim, minha memória atrapalhando. Se você sofre com isso, crie tabelas. Dessa forma, você consegue visualizar esse tipo de erro;
  • Amarração: Outra coisa muito importante é a amarração. Sabe aquele livro, série, filme, que na hora em que a mocinha precisa de uma ajuda, as coisas aparecem. Ela precisa voltar ao futuro e um objeto que nunca, em parte alguma da trama foi falado, aparece do nada? Isso me magoa profundamente. Não faça isso. Mas tenho um segredo para te contar. Se você é o escritor, diretor, ou outra coisa, pode arrumar isso facilmente. Basta falar do tal objeto antes. Quer exemplo? Quem não achou incrível quando em Harry e o prisioneiro de Azkaban, foi descoberto que o rato de Rony era Rabicho? E que ele não tinha os dedos, porque arrancou para incriminar Sirius? E o rato, desde o começo, não tinha os dedos mesmo. Entendeu? Isso é amarração. J.K, genia, eu sei. Então, depois de escrito o livro, foi descoberto que o mocinho era vilão? Que tal, deixar uma brecha no começo da história? Não. Não é para o leitor descobrir nada. É só pra não ficar aquela sensação de enganação. Se o leitor, voltar algumas páginas, perceberá que o mocinho já era meio duvidoso. Entenderam?
  • Buracos: Todos os personagens precisam de fim. Cuidado para não deixar buracos na sua história. Coisas não resolvidas. A menos, que a ideia seja essa. Como em Dom Casmurro. Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? Assim pode. Machado quis deixar dúvida. Mas se a sua intenção não é essa, tape todos os buracos. De explicação para os fatos. Exemplo? Eu amo Supernatural. Mas a série tem tanta falha e erro de amarração que dói. Está bem, a série cresceu mais do que eles gostariam e do que foi planejado. Mas algumas coisas doem. Afinal, porque Castiel, sempre volta vivo? Porque eles deixaram o irmão na jaula com Lúcifer? Porque? Porque? Porque? Entenderam?
  • Apague se for preciso: Não tenha pena. Se houver dados e cenas desnecessários, pode apagar. Mais vale uma história curta interessante, do que uma longa sem conteúdo. Não seja tão apegado. Se está ruim, ou não combina com a história, pode tirar;
  • Revise mais de uma vez: Acredite, se você revisar dez mil vezes, em todas as vezes, haverá erros. Por isso, revise ao máximo. E quando você achar que não tem mais erros, ( vai acontecer de você achar isso, pois seu olho estará tão acostumado com a leitura que o pior dos erros passará despercebido), entregue ao seu primeiro leitor (na próxima postagem de dicas, falarei sobre ele). 

Então, por hoje é isso pessoal. Vamos corrigir, revisar a nossa história. O leitor merece o melhor de nós. 
E você? Concorda?

Pessoal, quem ainda não votou no meu livro, clique aqui e me ajuda. Meu livro está em um concurso. É rapidinho. 


18 comentários:

  1. Bom dia minha linda. Primeiramente queria dizer que gostei muito desse post. Para uma aspirante a escritora, esse post foi ótimo =)!
    Em segundo lugar, queria te convidar para um projeto que tenho no meu blog para divulgar talentos, e adoraria tê-la participando. Se quiser participar meu email é o
    sabrinasaeki@hotmail.com
    Seria um prazer =).

    PS: Estou tentando votar no seu livro, porque já adorei a sinopse, só que está dando erro o link não sei se o meu pc ou se é problema geral. Beijos amore.

    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Booom dia. Nossaaa, que convite especial. Claro que aceito e fico muito feliz. Vou mandar um e-mail para vc jáh. :)
    Vou ver o que aconteceu com o link. Vou dar uma olhadinha. Obrigada por avisar. E por ir votar. Isso é muito importante para mim.
    Ah, e fico muito feliz, que tenha gostado do post.

    Beijooooos
    vou lá mandar um e-mail para vc S2!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeeeee! Adorei o post. Muito bem escrito. Votei no seu livro e te desejo o maior sucesso do mundo!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Muito obrigada!!! Pelo voto, por desejar sucesso e por ter gostado do post.. heheh,
      beijooos

      Excluir
  4. Olá Gih, realmente uma revisão mal feita acaba "detonando" com uma boa historia, ler algo com erros ou discordância é péssimo pra mim chega a ser insuportável.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Faz sim, uma boa revisão pode ser a chave. Encontrar erros, algumas vezes magoam. Não erros de digitação, pq eles às vezes podem passar despercebidos, mas falhas no roteiro, é trágico.
      Beijoos

      Excluir
  5. Oi Gih!
    Q legal suas dicas, eu não tenho vontade de escrever um livro, mas não sabia do trabalhão que dá p escrever um, nossaaa!
    Bjos e adoreis eu blog!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Nossaaaa, dá muito trabalho, ashuashua. Isso não é nem o começo :) mas a gente ama o que faz <3
      Que bom q gostou do blog :) Fico muito feliz
      Beijooos

      Excluir
  6. Nossa, só com essa listinha deu pra ver que o livro passa por muita coisa antes de chegar as nossas mãos de leitores haha
    Votei no seu livro, boa sorte.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Dá muito trabalho sim e esse é só o começo, hehhehe. mas eu amo muito isso. E obrigada pelo voto. Isso é importante demais. beijooos

      Excluir
  7. Vou indicar o blog para amigos meus que tem intenção de começar escrever um livro!!!

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelica. Indique sim. Tem sempre dica legal aqui. beijooos

      Excluir
  8. Oi flor,
    Adorei as dicas e realmente essa parte da revisão é muito complicada, principalmente no meu caso que mudo o nome dos personagens direto e misturo os tempos verbais demais. Rsrs. Mas é uma fase necessária e que precisa de todo o cuidado com certeza. Gostei das suas dicas.
    Bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda. Sim, essa fase é muito importante sim. Também mudo muito os nomes e aí jah viu neh? hehehe. Que bom que gostou das dicas. Beijooos

      Excluir
  9. Oi Gih!
    Gostei das dicas, e já aconteceu comigo de revisar um texto 10 vezes e ainda deixar passar um errinho bobo, justamente por estar "viciada" na leitura e não perceber mais essas pequenas coisas.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana. :) Sim, isso acontece mesmo. Porque a gente acaba se acostumando com a leitura e os erros passam despercebidos. Mas bom gostou das dicas. Fica sempre de olho. :) Tem sempre novas dicas por aqui.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi!
    Adorei o tema do post e as dicas, na hora da revisão todo cuidado é pouco.
    Beijos
    http://letterofwinter.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Realmente temos q cuidar ao máximo e mesmo assim, como vc disse ainda é pouco. Por isso tbm damos essa tarefa a outras pessoas. Hehehhe. Beijos

      Excluir