quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Mulher do Zagueiro e outros contos - JB Cardoso

Oiii Galerinha. Tudo bom?
Hoje eu venho trazer para vocês uma resenha bem diferente do que geralmente eu trago. Pois trata-se de um livro de contos, do autor e meu amigo é muito chique ter tanto amigo escritor J.B.Cardoso.
O J.B é aqui da minha cidade e eu estou com uma entrevista muito bacana dele aqui comigo e logo, logo, ela estará disponível para todos aqui.
Bora então conferir esse livro?




















Título: A Mulher do Zagueiro e outros contos

Autor: J.B. Cardoso

Páginas: 146

"J.B tem seu estilo. Gosta de ser direto como a vida é, não aprecia ficar enrolando. Nos prega peças ao encerrar seus contos de forma sempre surpreendente. O bom é que instiga à releitura. E o melhor ainda é que J.B. tem uma técnica que provoca ao leitor um mergulho em suas histórias que o narrador se torna invisível. Como um bom juíz de futebol, não é notado porque não falha. E seus personagens caminham ao nosso lado, são nossos vizinhos, conversam conosco no bar ou nalguma notícia de jornal. São reais. palpáveis. Comuns e complexos como todos nós." Oscar Bessi Filho também escritor da minha cidade. Somo a cidades das artes, fazer o quê? =D
                                                     
Minha opinião: Galera, essa é a primeira resenha que eu faço de um livro de contos, então me digam se ela ficou boa ok? 
Então vamos começar. Eu confesso que não sou fã de contos. Amo histórias curtas, mas isso significa para mim entre 100 e 200 páginas. Um conto, geralmente tem 1 a 5, ou mais também, dependendo do caso. 
Mas o J.B é repórter aqui da cidade e eu já sabia que ele escrevia bem, então é claro que eu precisava ler o livro. E gente, vocês também precisam ler. É sério!!! 
Eu fui enganada 31 vezes. São 31 histórias e em todas elas, eu fui enganada. Eu lá, certa de que já sabia onde cada um ia parar e terminava com algo totalmente inesperado. É quase frustrante. E então você vai para a próxima e tem certeza de que dessa vez, você vai acertar. Mas não! Você erra também! E aí você acha que virou esperto, mas vem o J.B. e te mostra que nem tudo é o que parece. Afinal, aqui nada é o que parece. 
Gostei de todos os contos, mas um que me abalou as estruturas, foi o "Medo dos Becos". Ele é bem curtinho, então não vou falar muito dele para não acabar estragando a surpresa. Mas ele mexeu tanto comigo que eu o reli dez vezes. E fiquei me espiando por dias, conferindo as pessoas ao redor. Eu fiquei arrasada com uma história de uma página e meia. Sim!
Vocês sabem que eu não tenho o hábito de falar muito da edição do livro e tal. Sei lá porque, mas não reparo muito nessas coisas. Mas dessa vez preciso falar. A Kazuá fez um trabalho magnífico nesse livro. A correção está divina e limpa. Um conto tem a página branca e o próximo a página é preta. As ilustrações foram feitas por dois gênios aqui da cidade não disse que somos a cidade cultural e os desenhos apesar de simples, encantam. A capa é muito legal também, com os desenhos dos contos e as páginas são naquelas folhas meio brilhantes que parecem plastificadas e eu não lembro o nome. Babei nessa edição.


E para terminar, indico para todos os que gostam de boas surpresas e que gostam de contos, ou ainda que pretendem mergulhar no mundo das pequenas histórias.
Para comprar Fale com o autor

Então por hoje é só pessoal. Curtiram a resenha? Ficaram curiosos? Conta aí!!!

24 comentários:

  1. Gih-flor,
    Que resenha mais fofa! Sério… desculpe o adjetivo "menininha", mas foi a primeira palavra que surgiu para descrever o que senti ao ler sua crítica. Eu acho que foi a sua sinceridade. Eu aprecio pessoas sinceras, mas há aquelas que o são de um jeito que nos faz sorrir. Você é assim.
    Eu adoro contos. Escrevo-os também. :) E lê-los me faz viajar! Então, quando mencionou que foi "enganada" em todos os contos do livro, me vi LOUCA para lê-lo! Haha. Difícil escrever um desfecho que surpreenda, imagine fazê-lo em 31 histórias? :O Grande habilidade do autor!

    Anotei a dica!

    Beijos! =*
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Fran. Imagina, na verdade fico muito feliz com o elogio. Que bom que gostou =D
      Pois é, eu sempre achava que ia acertar, mas errei em todas e isso foi muito legal =D
      Se puder leia sim e depois me conte.
      Ahh, e que legal saber que você também escreve contos =D
      Beijoos

      Excluir
  2. Geralmente não leio livros de contos. Gosto de histórias grandes, daquelas que nos envolvemos com os personagens. Mas até tem alguns que eu leio. Não sei se leria esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sil. Também não sou muito fã de contos, mas esse valeu muito a pena. Beijooos

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, haha. Mas parece ser legal :) Curti a resenha!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih,
    Que saudades daqui flor. Sabe que ando em uma correria só anda bem complicado essa vida de leitora, escritora, analista, bailarina e tudo o mais...huaha...Enfim não conhecia esse livro e como você não sou acostumada a ler contos, mas esses parecem ser instigantes, pelas surpresas. Enfim se tiver a oportunidade quero ler sim.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Raquel. hahah, sei bem como é isso. Mas fazer o que se amamos essa vida, heheheh. beijão

      Excluir
  5. Oi, Gih!
    Também não su muito fã de contos.
    Mas fiquei curiosa com esse livro. Ser enganada 31 vezes, isso é um desafio?? e.e ahuhau.
    Adorei a resenha
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  6. Também leio pouquíssimos livros de contos, mas quando eu comecei a comprar na amazon eu comecei a gostar mais de contos que antes, ai eu babei nessa edição, toda estilosa e com uma diagramação linda. E sem falar que quero ver se o autor vai me enganar em todas as 31 histórias (O que provavelmente vai acontecer pois sou péssima em adivinhar o final das coisas haha)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jhey. Pois é, eu fui pega de surpresa, porque geralmente adivinho o fim de todas as histórias. É preciso muito para me surpreender e surpresa não faltou nesses contos. A edição é linda né?
      Beijoos

      Excluir
  7. Oi
    eu gosto de contos, mais fez um tempinho que não leio, gostei da resenha pois me deixou interessada na leitura;.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Denise que bom saber que você gosta de contos e que gostou da resenha. Beijoos

      Excluir
  8. Oi, Gih!
    Adoro livros de contos. Para resenhar, no entanto, é um sacrifício mesmo. Porém, creio que quando o livro é só de um autor fica mais fácil. Agora, imagine a situação: resenhar um livro de contos de mais de 10 autores. Fica difícil se focar em um aspecto, já que cada autor tem seu estilo etc etc.
    Enfim, parece ser bacana o livro! Fico feliz que tenha gostado.
    Esta é uma das características que mais gosto no conto, o clímax, com uma reviravolta que deixa o leitor desconcertado. Muitos escritores iniciantes pecam nesta parta, achando que o conto é simplesmente uma história curta. Não, assim como o romance, ele tem suas particularidades.
    Abraços!
    http://www.benoliveira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ben. Nem tinha pensado nisso, mas com certeza resenhar um livro com muitos autores se torna muito difícil :( , não sei se conseguiria
      E realmente o conto tem características diferentes de um romance, mas gostei bastante =D
      Abraços

      Excluir
  9. Oi, Gih, tudo bem?
    Muuuuito chique mesmo ter um amigo escritor, rs. Adorei.
    Acho que li apenas uns dois livros de contos esse ano, confesso que não é meu gênero preferido.
    Fiquei super curiosa para ler "Medo dos Becos".
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ro. Medo dos Becos é bem legal. Ahhh e eu que só li esse livro? heheh. Meu gênero é mais o romance mesmo =D
      Beijoos

      Excluir
  10. Oi, Gih! Eu adoro livros de contos e adoro mais ainda histórias em que nada é o que parece! Tenho certeza de que iria amar esse livro! Ótima resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tony. Então você ia amar mesmo =D
      Espero que um dia tenha a oportunidade de ler
      Abraços

      Excluir
  11. Oi Gih, tudo bem?
    Gostei bastante da resenha. Sempre tenho dificuldade pra resenhar livros de contos, sempre acho que o pouco que falo é falar demais kkkk, geralmente só coloco o nome de todos os contos e comento sobre aqueles que mais gostei hahahaha. O livro em questão parece ser muito bom mesmo, ainda mais pra mim que adoro contos rs. Bjus do MAGI'S
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Tudo bem sim =D
      É muito bom sim, vale muito a pena a leitura e a edição é muito legal também.
      hahaha, é difícil mesmo né? Espero melhorar nos próximos, hehehhe
      Beijooos

      Excluir
  12. Oi Gih. Adorei a resenha. Você se saiu muito bem! :D Não gosto de contos tão curtinhos porque sou muito gulosa, sempre quero mais e sempre acho que quando a história fica boa realmente, o troço acaba! :P Fazer o que, não faz o meu estilo! :( Mas adorei ver que você gostou. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Gi. Hehhehe, também sou assim. Mas esses são histórias bem legais =D , mas também prefiro saber mais de cada personagem, ehheheh
      Beijão

      Excluir