quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Como decidir o nome do meu livro?

Oiii Galerinha. Eu sei que eu não estou seguindo o cronograma que eu tinha estipulado. Mas gente, recebi muito material ultimamente para divulgar e como eu também tinha comentado, tinha me machucado, então o que eu podia fazer era só ler. E por isso, nesse mês teve uma resenha atrás da outra.
Mas essa postagem, eu resolvi fazer no dia certo, porque tem muita gente que espera pelas dicas. Embora nem todo mundo comente, mas a postagem das dicas é uma das que mais tem visualizações. Ou seja, tem gente demais interessada para não fazer. Mas esses futuros escritores são tímidos, então o que vou fazer?

Mas vamos parar de enrolar e hoje a dica é para quem escreveu um livro e ainda não sabe como escolher um título para ele.

Escolher um título para um livro, é como escolher um nome para um filho. Não falo por experiência própria, porque não tenho filhos , mas tenho uma gata e isso deve contar.


  • A primeira dica é: Escreva seu livro e depois escolha um título para ele. Nem sempre isso é possível. Afinal, muitas vezes, o título vem pronto na nossa cabeça, antes mesmo da história. Não tem problema se ele apareceu. Agarre-o e lembre-se dele, como se fosse o número ganhador da mega sena da virada. Mas se ele não surgiu para você; não o force. Escreva seu livro e com certeza alguma ideia vai surgir. Pode ser alguma referência de um personagem e um diálogo. Alguém já leu "3 metros acima do céu" ? Essa frase o personagem diz para a menina e foi o título que o autor deu ao livro e ficou muito legal. No meu livro Justa Causa, o título faz referência ao pensamento da personagem principal que sempre acha que vai acabar sendo demitida;
  • Segunda dica: Depois que você escolher o título do seu livro, pesquise sobre ele na internet. Será que já existe nome igual? Se eu fiz isso? É claro que fiz. E aqui está a prova.




Mas acreditem, eles nada tem a ver com os meus livro. Então a dica é, procurem sim, saber se há outros livros com o mesmo título. Não há problema nenhum nisso. Mas certifique-se de que uma sinopse não tem nada a ver com a outra. E detalhe, é sempre bom saber se há livros semelhantes; mesmo que apenas o título. Isso te ajuda a se livrar de pessoas chatas que possam dizer que seu livro é plágio, ou qualquer coisa do tipo. Então pesquise. Não custa nada;


  • Terceira dica: Procure um nome chamativo. Algo que desperte a atenção do leitor. Algo que faça o leitor pensar: Preciso disso! Preciso saber porque isso! Um título que vi vendendo muito bem o livro nos últimos dias é o livro da Raquel, o Vingança Mortal. O título atrai antes mesmo de vermos a capa. Vingança de quem? O que fará? Como assim? 
  • Quarta dica: Cumpra o que você prometeu ao leitor. Na verdade, isso não vale apenas para o título. Isso vale também para a sinopse, para a narrativa, para a capa. Se você prometeu ao leitor, grandes emoções, você deve dar grandes emoções ao leitor. Ok, ele pode até não ter grandes emoções, afinal ele é meio insensível, mas deve ter emoções no livro. Alguém precisa se emocionar lendo. Mas então sobre o título. Vou dar o exemplo do meu livro, Os Sonhos de Rita. O título indica que haverá uma Rita e um sonho. Já pensou se isso não aparecer no livro? Se nunca aparecer uma tal Rita e um tal sonho? Isso significaria que eu enganei o leitor. Mas não se preocupem. Há sim uma Rita e muitos sonhos.
  • Quinta dica: Não usem títulos enormes. Eu sei que muito livro com nome enorme faz sucesso, tipo A Culpa é das Estrelas. Que na verdade nem é tão grande assim. Mas alguém aqui já leu A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista? Sério, eu fico pensando que o livro todo cabe no título. Eu, particularmente não gosto de nomes enormes. Fico com preguiça de falar o nome, na hora de resenhar fica aqueles título de 3 linhas, sei lá. Eu não curto, então dou essa dica. 1,2,3, talvez 4 palavras. E deu! Ou o livro todo vai na capa? Não tem espaço!
E para encerrar, vou deixar aqui os livros já resenhados aqui no blog, que eu compraria só pelo título.

Pois é. No fim, foram poucos. Mas um título não é tudo. Mas que ele é importante, isso ele é sim.

E você? Concorda comigo? Já escreveu algum livro? Qual o nome? Compra um livro pelo título?

E pessoal, para quem ainda não conferiu. Toda a terça haverá um capítulo do meu novo livro (que começará a ser vendido em fevereiro) aqui. Nessa semana eu postei o prólogo. Venham conferir, Aqui.

48 comentários:

  1. Adorei as dicas, Gih. Confesso que nome grande é o ó. Aqueles títulos que parecem do tamanho do livro hahahaha. Mas tem um livro que eu tenho vontade de ler apenas por causa do título e ele é enooooooorme: A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.
    Fiquei intrigada e fascinada. Não sei você, mas esse eu leria e MESMO.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Hhahaha, que nome grande. Mas eu leria sim. Principalmente se a capa também tivesse todo esse ar misterioso, ehheheh.

      Excluir
    2. deixa de ser idiota

      Excluir
    3. qual e o principal objetivo do texto

      Excluir
  2. Oi Gih! Tudo bem?
    Ai, também acho que nomes de livro muito grandes dá preguiça de falar, rsrsrs.
    Já comprei vários livros só pelo título, um deles foi Lobos Não Choram, da Patricia Briggs, não me arrependo.
    E o Justa Causa compraria com certeza só pelo nome pois me deixou super curiosa!
    BJs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Angélica =D
      Títulos nos prendem né? Ahhh, e agora você vai poder matar a sua curiosidade com o Justa Causa <3
      Beijooos

      Excluir
  3. Amiga, você deu a dica exata!
    Faço sempre assim, primeiro escrevo o livro e depois acho o título!
    Boas dicas,querida!Bravo!!!!
    Bjus e boa quinta-feira!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih tenho que dizer que procurei seu livro no skoob e me apaixonei de imediato pela sinopse e pela capa e preciso te fazer algumas pergunta... Quem fez a capa do seu livro? Quando você vai lança-lo? e de onde veio a inspiração para uma historia assim tão fantástica? Amei.
    Eu estou na luta a dois anos, escrevendo um livro, mas ainda não divulguei nada nas redes sociais e então estava pensando em usar meu blog para isso e acho que vai dar certo.
    Amei Gih, parabéns e sucesso.
    Beijos e obg pela visita
    Já estou seguindo seu blog, se quizer seguir o meu fique a vontade.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Linda. Que bom que gostou tanto assim =D
      Quem fez minha capa, foi a Maria, a capista da editora Novo Romance.
      E menina, jamais desista de escrever :)
      Beijooosss

      Excluir
  5. bem legal essa sua dica, as vezes o nome surge na ideia, mas é sempre tão dificil se decidir, ficar matutando em busca do nome perfeito, quando na verdade ele pode surgir no decorrer da escrita
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thaila. isso mesmo. Muitas vezes, o título aparece do nada, enquanto escrevemos uma história. Não vale a pena criar um bloqueio só por causa do título, heheh
      Beijoos

      Excluir
  6. Geralmente - acredite se quiser -, o título, para mim, sempre vem antes até do que a história, haha. A partir de um título sou capaz de criar toda uma história em volta. No caso do primeiro livro que escrevi, ele sofreu alterações depois que eu acabei de escrevê-lo, pois, no princípio, queria um só livro, mas depois pensei em fazer uma série literária e, por isso, o título mudou. Agora, o primeiro livro se chama Blue Mary, e suas sequências seguem a mesma lógica (só muda a cor antes do nome da personagem, pois a cada livro, ela está com uma cor de cabelo diferente, e a cor do título é a cor do cabelo dela no livro). Também não sou fã de títulos enormes, acho que prejudica muito na hora de lembrá-los haha. Mas, se eles forem coerentes com a história, tudo bem. Acho que não há regra nisso, até porque depende do estilo de autor.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Nina. Realmente não existe regra. É só uma dica mesmo para quem fica em dúvida =D
      Ahhh e eu fiquei curiosa para conhecer essa série da mary :)
      Beijoos

      Excluir
  7. Oi, Gih! Adorei o post e suas dicas! Eu sou daquelas pessoas que compra o livro só pelo o título. Gosto muito de títulos que nos instiga a querer saber mais sobre o livro! :)

    PS: Te indiquei em uma tag no meu blog: http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2014/11/tag-dias-da-semana-em-livros.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tony. hahah, também compro muito pleo título =D
      E que legal, muito obrigada
      Vou lá conferir
      Abraços

      Excluir
  8. Olá, gostei muito do seu post. Acho que a quarta dica é a que mais gostei, se o título promete uma coisa, a história deve cumprir. Títulos longos podem ficar bonitos, mas pode mesmo dar uma preguicinha na hora de escrever.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mari. isso mesmo, o autor deve cumprir a sua promessa =D
      hahha, sempre fico com preguiça dos longos títulos :)
      Beijooos

      Excluir
  9. Oi Gih linda,
    Menina o final do ano está chegando e fica mais dificil dar a volta em tudo que é preciso, sério to pirando, preciso das minhas férias...rsrs...Então vim conferir suas dicas porque bom, adoro elas...rsrs...sobre o título penso exatamente como você, e assim para mim é engraçado porque algumas histórias já tem o nome antes de iniciar e outros ainda não defini, mas não me forço muito, E como você também pesquisei meu título e não e que encontro um título parecido que é do livro de ninguém menos que da minha divã Nora Roberts...rsrs...por isso não me importei posso dividir com ele (huahuah). Nossa mega feliz e orgulhosa aqui por você ter citado o nome do meu livro, nunca tinha parado para pensar mas agora que você falou as pessoas realmente se interessam pelo título dele ne...rsrs...acho que dei uma bola dentro. Bom amei as dicas sempre que puder dou um pulinho por aqui.
    Beijossss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Linda. Ahhh, adorei você dizer que gosta das dicas. E nem me fale, o fim do ano é uma loucura.
      Que legal saber que você também procurou =D
      E seu título vende muito bem. Bola dentro com toda a certeza :)
      Beijooos

      Excluir
  10. Olá Gih!
    Como sempre as suas dicas são muito boas e muito esclarecedoras. E também com elas que eu percebo que sou totalmente às avessas. Faço tudo exatamente o contrário do que você diz.
    Mas eu acho que tenho um bom dedo para escolher títulos. E uma perguntinha? Tem problema se tiver subtítulos? É porque tem um meu que tem isso. :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ane. haha, que bom que você gosta das dicas. Ah e não há problema trabalhar de forma diferente. Não há regras nessas coisas =D
      As dicas são apenas para ajudar quem está começando ou fica em dúvida nessas horas :)
      Ah, e não há problema não. Subtítulos muitas vezes, ficam muito legais. Eu até tinha esquecido deles, ashuashua. beijooos

      Excluir
  11. Oi Gih, meu nome é Alan e eu e umas amigas queremos escrever uma serie. Ainda não temos titulos, mas eu estava pensando nos titulos Medo, Bondade, Tristeza e Fúria. Quando nós fizermos uma resenha vcme diz se está bom?

    ResponderExcluir
  12. Tenho que admitir que as vezes leio livros só pela capa e pelo titulo. Minha saga favorita eh Fallen (em portugues, Caídos) que fala sobre a historia de luce price que foi acusada de matar seu namorado e vai para um reformatorio chamado sword & cross, la ela conhece daniel. Daí, ela descobre que ele é um anjo caído e que ele esta apaixonado por ela há 7 MIL ANOS!!!

    ResponderExcluir
  13. Minha outra saga favorita eh A Maldição do Tigre (um pouco longo, mas ótimo e perfeito) essa saga conta a historia de Kelsey Hayes, ela perdeu os pais e tenta trabalhar em um circo pra pagar a faculdade, la ela eh incubida de dar agua e comida aos animais. Um certo dia pedem pra ela tratar do tigre branco que o circo tem. Após alguns acontecimentos estranhos, ela descobre que o tigre eh um antigo principe indiano chamado Alagan Dhiren Rajaram que foi amaldiçoado e transformado em tigre. Ela tambem descobre que foi escolhida para ajudar quebrar a madiçao do tigre.
    Obs: dhiren só pode virar humano por 24 minutos a cada 24 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alan, tudo bem??? Eu gostei do nome que vocês escolheram =D
      Nunca li nenhuma das duas, mas lerei a saga do tigre em breve ;)
      Beijoos

      Excluir
  14. Olá Gih!
    Ameiiiii as dicas! Eu mesmo escrevi uma estória mas ainda não consegui um nome para ela. Espero que com suas dicas, eu possa finalmente batizar o livro.
    Um super beijo!
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju. Não sabia que você escrevi :)
      Que legal saber. Boa sorte =D
      Um beijão

      Excluir
  15. Heey, Gih! Ai, era o que eu estava procurando! Estou produzindo uma série de livros - serão em média 4 livros -, tenho o título em si, mas e o bendito subtítulo? Não me aparece! Estou trabalhando com títulos como, por exemplo: Maze Runner - Correr Ou Morrer e tal. Mas quem disse que já achei o bendito subtítulo? Haha! Amei as dicas e, mesmo você não tendo falado do subtítulo, me ajudou bastante! Aliás, vou dar uma olhada nos seus livros! Li alguns comentários e acredito que sejam bons ;)
    Beijitos sabor Vick! *U*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vick, tudo bem??? Boa sorte com os seus livros =D e espero ter ajudado :)
      beijooos

      Excluir
    2. Obrigadíssimo, Gih! Por fim, é como você disse, o título aparece durante a escrita. Lá estava eu, no busão, pensando no livro e o escrevendo na mente quando BUM, apareceu! Obrigada mesmo pelas dicas, ajudou muito!

      Excluir
  16. Como tem garotas escritoras aqui hein! rsrssrs
    Achei legal esta postagem Gih, eu já escrevi o roteiro do meu primeiro livro e agora penso em começar a escrever ele por inteiro.
    Já agarrei o nome que eu quero, mais vou esperar pra ver todo o desenrolar. Vai que surge uma change como o de Frederico Moccia.
    Continuarei no blog para "agarrar" suas dicas. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas meninas autoras hehehhe =D Fico feliz que tenha gostado das dicas e qualquer coisa que eu puder ajudar, aqui estou :)

      Excluir
  17. Olá, as dicas são realmente construtivas, porém não consegui estabelecer um título antes de começar a escrever. Sempre achei que ter um título antes de começar a escrever seria como ter um norte, mas vou iniciar assim mesmo. Já tenho a história amadurecida na mente e um resumo pronto, mas mesmo assim nada de título.

    Bom, ficam aqui meus elogios e meu obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Isso, escreva sim, você vai ver que uma hora o título aparece :) Não fique se prendendo a ele.
      Beijos

      Excluir
  18. Esses dias minha irmã pegou um livro emprestado com uma amiga dela, foi só ela dizer o titulo do livro que já se apaixonou. O livro se chama "A Garota Feita de Espinhos", ele é realmente muito bom ;) .

    ResponderExcluir
  19. Oii! tudo bem? to conhecendo seu blog agora e já amei muito!
    quero uma dica sua, eu fiz um livro mas to pensando no título só agora, qual você acha melhor
    p.s.: um é grande mais achei lindo!!

    1- Amizade ou paixão?

    2- passou de amizade pra louca paixão

    qual você acha melhor? e por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary. Fico muito feliz que tenha gostado de conhecer o blog :)
      Apareça mais vezes =D
      O primeiro é um tantinho clichê :P Mas se combina com a história, porque não?
      O segundo é legal, mas se você procurar no google, vai ver que é o trecho de uma música, então é preciso pensar se vale a pena, se os leitores não vão associar a música e achar problema nisso e tal.
      No que eu puder ajudar, aqui estou.
      Beijos

      Excluir
  20. amei, estou escrevendo um livro e ainda não sei o titulo, na verdade não faço ideia de como sera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mateus. Continue escrevendo, pode ter certeza que na hora certa o título irá surgir :)
      Um beijão

      Excluir
  21. Adorei a dica gih, vai ajudar muito pq começarei a escrever um livro... muito obrigado pelas dicas....

    ResponderExcluir
  22. Ual...eu estava mesmo desesperada por um título, você me ajudou muito. Obg❤

    ResponderExcluir
  23. Eu também estou escrevendo um livro ( na verdade, uma saga ). Ele fala sobre lobos. VC poderia me dar uma dica? É mina primeira vez escrevendo

    ResponderExcluir
  24. Eu também estou escrevendo um livro ( na verdade, uma saga ). Ele fala sobre lobos. VC poderia me dar uma dica? É mina primeira vez escrevendo

    ResponderExcluir
  25. Bom, pra começar a sessão de merda: eu sou menor de idade, estou escrevendo um livro sozinho e até agora só eu sei e tenho uma bela crise existencial por achar que meus livros são péssimos e que eu não devo escrever. Já escrevi 3 livros, todos com tema de aventura e magia, mas sempre quando vejo o projeto final de alguma forma ele me desagrada e eu acabo apagando/coisa do tipo.
    Quando tinha escrito um livro que me agradava, tentei levar a editora e não me deram credibilidade(pra falar a verdade, um menino de 15 anos, sem muitos amigos e não famoso, não tem como levar a sério...) eles ficaram de me retornar, tô esperando a um ano. Por fim fiquei chateado e queimei o rascunho a mão que tinha do livro e apaguei o PDF que tinha no celular.

    Essa é minha história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, vc me representou kkk, eu sei q ja passou um tempo que vc postou esse comentario e tals, mas eu recomendo vc colocar seu livro no wattpad. é grátis e (na minha opniao) a editora pode dar mais credibilidade se seu livro for um pouco conhecido
      fica a dica ae

      Excluir
  26. Olá ... Comecei um livro simplesmente para passar o tempo, apos as primeiras paginas o nome me veio a mente como um estalo, mesmo antes de ver esse blog tive a ideia de pesquisar na internet e pra minha surpresa ja existe um com o mesmo titulo.... nem procurei mais.... vou continuar escrevendo.... se aparecer outro nome mudarei, se nao... vai o que pensei mesmo. Hahahahahahaha

    ResponderExcluir