quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Calibre 40 - Oscar Bessi Filho

Oiii gente amada. Hoje é dia da segunda resenha da maratona Eu tô de Férias.
E o livro, trata-se de um livro de contos policiais e de críticas a polícia. O autor é aqui da minha cidade, mas ele é relativamente conhecido. Talvez alguém aqui conheça. O único que já tinha lido era O que o caleidoscópio não vê e eu não tinha gostado. Não lembro sobre o que era a história, mas não curti muito não. 
Mas vamos parar de enrolar e conferir essa resenha?

Título: Calibre 40
Autor: Oscar Bessi Filho
Páginas: 107
Sinopse: Calibre 40 reúne alguns contos de Oscar Bessi Filho, publicados ao longo de sua vida. A maioria na página de contos policiais Beco do Crime, criada pelo escritor Andre Esteves, autor de assassinato na Vila Noêmia e O Mistério da 13a Letra. Outros, receberam prêmios em concursos literários, onde o autor foi premiado em 2001,2002,2004 e 2005. Todos eles trazem, em seu conteúdo, alguma forma de denúncia, o retrato duro de uma realidade violenta e inglória. Bons e maus policiais passeiam entre bandidos, pessoas comuns, loucuras e desejos tão humanos quanto corriqueiros. Calibre 40 não se pretende nada além de um livro duro, apenas isso. De calibre impiedoso. Como a vida.


Minha opinião: 
"A paz se possível. Mas a verdade a qualquer preço. " Lutero 

O livro já começa com essa frase de impacto. Afinal, como diz no próprio livro; esses são contos de verdade, violência e dor.
Calibre 40 é um livro de contos mas eu já disse isso. Peguei ele emprestado com a minha cunhada. O Bessi escreve tri bem. Ele tem uma coluna diária aqui no jornal da minha cidade e confesso que é a única parte que leio do jornal. E como eu já tinha lido um livro dele e não tinha curtido, queria ler outro e ver o que ia achar. 
Gente, será que o problema é comigo? Conto não funciona bem pra mim. Pior ainda se for uns contos curtinhos (uma ou duas páginas). 
Acho que eu me apego demais aos personagens e quero saber mais da história de cada um. 
Mas enfim. 
Todos os contos (são 13 ao total) têm essa temática de denunciar policiais corruptos e os problemas que os bons policiais enfrentam. 
Como Bessi, além de escritor é policial; podemos dizer que eles são muito verdadeiros. E isso assusta. 
Afinal, não é a polícia que devia fazer a segurança? 
O livro não é tão novo, não lembro do lançamento. Mas creio que ele deve ter gerado um grande alvoroço. Afinal, um policial falando de policial. E cá entre nós, que se o policial falou, deve ter disso mesmo. 
Eu, particularmente, não curti muito. Talvez meu problema seja o fato de ler um livro inteiro de contos em uma sentada. Talvez eu mude o jeito de ler contos. Vamos ver. Vou pensar nisso! 
Mas o tema é relevante e deve ser levantado. São poucas páginas e a leitura é super fácil. 

Por hoje é só isso galera. Os contos são curtinhos, então fica difícil falar de cada um separadamente sem contar o que acontece. 
Alguém, conhecia? Gosta dessa temática? Conta aí!!!

E para quem ainda não leu, já saiu um trechinho do meu livro nessa semana. Clique Aqui e leia!

20 comentários:

  1. fiquei bem interessado, talvez mais pelo motivo dele ser um policial e escrever sobre policiais em livro de contos.
    ah, eu também não sou muito fã de contos, como você, acredito que somos bem mais seduzidos por livros que personagens nos cative, mas eu realmente fiquei interessado por esse livro.
    bela resenha.


    gabryel fellipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii. Pois é, esse é um ponto forte do livro. Afinal, é críticas de alguém que entende do assunto. Espero que você possa ler. Abraços

      Excluir
  2. Oi! Não conhecia este livro e achei super interessante. Adoro contos e estes devem ter muita realidade, devem ser super fortes. Gostei muito da resenha e fiquei curiosa para conferir o trabalho do autor. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Dani. pois é, você é super fã de contos né??? Acho isso muito bacana. um dia vou dar um meu para você ler, você topa???
      Tem uma temática bem forte mesmo. Beijooos

      Excluir
  3. Fiquei bem interessada pelo livro, a capa tbm é muito bonita.

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
    Visita e Curte? ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, confesso que não me dou muito bem com contos =/ Mas tentarei reverter isso, existem contos muito bons que precisam ser lidos. Não me interessei muito por esse livro não, sei lá, não rolou a química kkkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Pois é, também não sou muito chegada. Mas também estou tentando mudar, ehhehe
      Abraços

      Excluir
  5. Oi
    Parece ser interessante, gosto de contos mais faz um tempinho que não leio um. Pena que não gostou muito da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Denise. Pois é, foi uma pena mesmo. Mas que bom que você gosta de contos :)
      Beijooos

      Excluir
  6. Oi, Gih!
    Eu não conhecia esse livro.
    Não sei se o leria. Ele não despertou minha curiosidade, sabe? Mas foi legal saber sua opinião. Ao menos me deu uma visão mais ampla do livro.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Leandro. Pois é, tinha me chamado a atenção, mas não sabia se era de contos. Se soubesse, talvez eu nem leria :(
      Abraços

      Excluir
  7. Não gosto muuuuuito de livros de contos. Prefiro uma história só, hehe.
    Mas como gosto do gênero policial, quem sabe?

    Seguindo!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Também não sou muito fã. ashauhsuahsu. Beijooos

      Excluir
  8. Olá Gih!
    Eu gosto bastante de contos, mais de lê-los do que escrevê-los, tudo bem que me descobri boa contista este ano. Mas a temática policial não é mesmo para mim! Não curto mesmo.
    Adorei a capa do livro, chama bastante atenção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ane. Eu tbm n sou de criar mts contos, mas atualmente precisei. ehheheh
      Eu até que gosto da temática :)
      Beijoos

      Excluir
  9. Olá! Pois bem, gostei demais de ler tuas impressões sobre o livro. Eu, como autor, sou suspeito para falar: sempre encontro mil defeitos. O que considero mais importante é esta opinião livre, inteligente, crítica e despida de conceitos e preconceitos. Fiquei feliz de ter um livro resenhado por ti. Como agradecimento, quero te oferecer um presente: um exemplar de Calibre 40 e um exemplar de "O Silêncio mais Profundo" (a temática também é policial, mas é um romance, não um conto curto hehehe). E não só pra ti, mas para todos os teus amigos aqui do blog que leram e se interessaram pelo livro (vi que uns dois ou três manifestaram interesse). Que tal? É só me enviar um e-mail para oscar@oscarbessi.com.br e combinamos de te entregar. Ou me adiciona no face e combinamos por ali. Também convido todos aqui para lerem a novela policial "Leão entre as dunas", que está indo ao ar em capítulos diários na página do Correio do Povo (onde também sou colunista). Um beijo e muito obrigado! Mantenha contato! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bessi, muito obrigada por tudo. Adorei te conhecer pessoalmente, muito obrigada pela atenção comigo, com o blog e com os leitores. Nós adoramos os presentes. Muito obrigada mesmo. E fico imensamente feliz que tenha curtido a resenha. Um grande abraço.

      Excluir
  10. É verdade, são poucas as pessoas que conseguem contar a sinopse de um conto sem revelar tudo. Mas deu pra pegar o clima do livro através de sua resenha. Como estou procurando ler mais a literatura nacional, vou dar uma examinada melhor nas opiniões sobre ele, pois a premissa é boa.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ronaldo, tudo bem??? Espie sim, acho que você vai gostar :)

      Excluir