segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Insônia - Marcelo Carneiro da Cunha

Aviso importante: Haverá postagens todos os dias nesses próximos dias de dezembro. Exceto nas quartas feiras.

Oiii galerinha. Hoje eu trago para vocês a resenha de um livro bem antiguinho (1996).
Eu já tinha lido esse livro quando tinha uns 12 anos. Eu não lembrava a história, mas sabia que tinha gostado muito.
Então quando eu fui na biblioteca e vi esse livro ali, paradinho, peguei para ler.
E minha surpresa ao ler a capa, eu descobri (porque eu nunca tinha parado pra olhar) que o autor é o Marcelo Carneiro da Cunha, escritor gaúcho Só tem talento nesse meu RS lindo, autor de Codinome Duda que é um dos melhores livros infanto juvenil que eu já li e eu li vários, porque eu me amarro
Inclusive, no meu livro Justa Causa há uma citação do autor "Mas saber a gramática é uma coisa. E eu acho que é super importante. Contar histórias é outra. Às vezes, elas se juntam sem problemas, às vezes, não."
Quem já leu algum livro do autor, vai entender bem essa frase. Marcelo escreve, como se estivesse contando a história para um amigo.
Mas vamos parar de enrolar e conhecer essa história???
Título:Insônia
Autor: Marcelo Carneiro da Cunha
Páginas: 181
Sinopse: Cláudia é uma garota que perdeu a mãe quando ainda era criança e, por morar com um pai genial, mas desligado, viu-se obrigada a amadurecer. O autor utiliza elementos muito ricos, desde os poemas de Sylvia Plath, Robert Frost e Carl Sandburg, até as conversas via internet, que se fundem de modo muito articulado com a voz maior da narrativa. 
Minha opinião: Nesse livro, nós somos apresentados a Cláudia, uma menina de uns 16,17 anos que mora com o pai, Rafael. A Cláudia é diferente de todo o mundo (pelo menos na concepção dela, já que é a narradora principal) que estuda com ela. Ela gosta de ler, quer ser cientista, gosta de ficar na internet acho que em 96 isso era ser diferente. Mas hoje, em 2014, se você não acessar a internet, você é que é o diferente. Então ela tem uma turma virtual que ela conhece e conversa todos os dias.
Em uma viagem com o pai dela, ela acaba conhecendo a Déa (uma mulher bem mais velha) e o Homero (um garoto que também narra a história e que aparece misteriosamente na sua turma da internet). O problema é que tudo começa a ficar confuso quando a Déa depois de se tornar sua melhor amiga se apaixona pelo seu pai. E Homero depois de se tornar um grande amigo, confessa estar apaixonado por Cláudia. Até onde é possível levar a amizade? E quando um relacionamento acaba, também acaba a amizade?

Bem, galera, é bem difícil falar desse livro. A história é isso aí mesmo, nada muito complexo. 
Mas percebi ao ler esse livro, como a nossa percepção muda com o tempo. Como eu disse, eu li esse livro quando tinha 12 anos e adorei. E agora, aos 21, casada, mãe de família tenho uma gata isso já conta, depois de viver e perder amores, não curti nada a leitura.
Acho que eu virei meio cricri, mas o livro traz algumas críticas que me incomodaram. Como, por exemplo, quando a Cláudia conhece a Déa e ela diz que não lê só porcaria do tipo Sidney Sheldon. E que fique claro que eu nunca li nada desse autor; mas achei essa atitude uma tremenda falta de respeito. 
Há outros casos também. A Cláudia se acha super moderna, mas quando ela vê um casal gay se beijando Ó!!!! Eu sei, eu sei. O livro foi escrito em 1996. As coisas eram diferentes. Tenho certeza que a minha resenha da época em que li pela primeira vez seria outra, mas agora é essa.
Ah e as gírias genteeeeemmm. Sou TOTAL cricri por achar isso. Vocês já devem estar TOTAL cansados dessa resenha longa. O Marcelo se lesse isso ia ficar TOTAL chateado. Galera, tem alguém aí que foi adolescente em 96? cara, vocês eram chatos hein!!!
De positivo, tenho pra dizer que o livro é muito fácil de ser lido, a Déa é uma personagem incrível e as narrações do Homero são as melhores. 
Então para finalizar, eu não indico para quem já tem mais de 20, tem casa, família e todas essas coisas. kkkk. falando TOTAL sério agora não ia perder a piada , indico para quem está começando a adolescência e goste de leituras leves. Mas definitivamente, não é uma história para quem espera personagens e enredo maduro.

Enfim, é isso galera. Alguém aqui já leu? Como é um livro antigo, acho que muitos devem ter lido, mas como eu, a maioria não deve lembrar bem. ou eu que já estou ficando velha e caduca

E galerinha, para quem ainda não leu, Clique Aqui e leia a primeira parte do capítulo 1 do meu novo livro. E amanhã tem trechinho novo. Espero todos aqui!!!

36 comentários:

  1. Oie,
    poxa, não conhecia o livro, mas você falou tão bem que fiquei curiosa :)

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Vanessa. hhehe, na verdade, nessa releitura não curti tanto não, mas a primeira vez que li, gostei bastante =D
      Beijooos

      Excluir
  2. Isso já aconteceu comigo várias vezes. Aliás, eu tenho alguns livros que amei quando era mais novo e não leria novamente exatamente porque sei que não iria gostar. Prefiro manter a magia da boa leitura anterior. rs
    Excelente resenha, Gih.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. Pois é, depois dessa, acho que vou tomar mais cuidados com os livros que escolho para ler novamente. Mas tem alguns, que mesmo depois de muito tempo, continuamos a amar =D
      Beijooos

      Excluir
  3. Nunca ouvi falar desse livro, mas gostei da resenha e da capa.
    Ri de você falando das gírias e dos adolescentes de 1996, hahaha.
    Me lembrou o povo de Malhação daquela época (Eu era criança ainda, viu? Haha).


    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Teca. ashuashua. Eu tinha 3 aninhos, então não lembro de nada da época, kkkk
      Beijoooos

      Excluir
  4. Oi Gih!
    Desconheço o livro e autor, mas concordo contigo como no RS tem autores de qualidade, e não to falando por que sou gaúcha ( com muito orgulho) mas por que encontro vários autores de talento por essas bandas.
    Eu sempre que vou organizar a estante dou uma olhada nos livro que ja li, uma cheirada nas páginas, e leio alguns trechos, Incrível ainda dou risada sabendo da piada, ainda choro, mesmo sabendo o que vai acontecer!
    Esse mundo do livro é mágico!
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Lê. Não sabia que você era do Sul. Que legal =D
      Tem muito talento né?
      Pois é, alguns eu leio e continuo rindo, uma pena que isso não tenha acontecido com esse :(
      Beijooos

      Excluir
  5. Oi Gih,
    Não conheço o autor, na verdade nem o livro. Mas entendo bem como é essa sensação de rever algo que você leu na infância. Recentemente quando lançaram o livro O Menino no Espelho do Fernando Sabino eu senti essa espécie de dejavú, kkkkk lembrando de quando o li pela primeira vez :D

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mari. =D
      Pois é, alguns livros são encantadores sempre né?
      Mas o autor é muito bom. Ele tem livros que são incríveis =D
      Beijooos

      Excluir
  6. Oi Gih!
    Não conhecia o livro e fiquei com medo dele, rsrs...
    Os adolescentes de 96 eram chatos...adorei, rsrs, ainda bem que era criança....
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Angélica. kkkkkk
      Pois é, eu também. Tinha 3 aninhos, hehehehhe
      Beijooos

      Excluir
  7. Olá,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, sempre achei a capa linda e a sinopse muito interessante, sem falar que faz muito meu estilo de leitura.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Inês. Que bom saber que faz seu estilo. Se puder, leia e depois me conte =D
      Beijooos

      Excluir
  8. Oi Gih, primeira resenha desse livro que vejo, achei muito interessante e essa capa está muito linda! *-*
    Parabéns pela resenha

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Kétrin. Que bom que gostou. É um livro meio antiguinho, mas acho que ainda pode agradar a algumas pessoas =D
      Beijoos

      Excluir
  9. Oi! ^^
    Acho que é um medo da gente reler um livro que gostou muito e detestar. Mas pode acontecer, né? Afinal, cada página lida já nos tornamos outra pessoa.
    Gostei muito da capa do livro, mas acho que não leria não. Ou talvez se for ler já estarei meio preparada para o que irei encontrar.

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii. Isso mesmo. A leitura transforma e por isso, acabamos nos tornando outras pessoas e podemos não gostar . Se ler, me conte o que achou =D
      Beijooos

      Excluir
  10. Oi, Gih! Tudo bem? Hahaha no ano de 1996 eu estava usando fraldas (Foi esse o ano em que nasci), então não sei como era ser adolescente nesse ano! rsrsrs Mas enfim, apesar de sua resenha não ter sido tão positiva, fiquei com vontade de ler o livro! A capa é muito legal e adorei a premissa da obra! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tony. Então o livro tema sua idade, que legal.
      Eu tinha 3 aninhos :)
      Se puder leia sim. Minha irmã adora =D
      Abraços

      Excluir
  11. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas achei bem bacana. Eu nem existia em 1996 ainda *-* haha'
    Já anotei o nome na listinha :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dryh. Eu tinha 3 aninhos, hehehhe.
      Fico feliz que tenha gostado =D
      Beijooos

      Excluir
  12. Oi Gih, tudo bom?

    Esse livro tem a idade da minha irmã, como lidar? Fiquei com vontade de ler. Vou ver se acho em algum lugar por aqui. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Rob, tudo bem sim =D
      Se puder ler, leia sim. deve ter nas bibliotecas já que é um livrinho mais antigo =D , depois me conta
      Beijooos

      Excluir
  13. Comigo só acontece de eu reler e continuar ou gosta mais, hahaha. De não gostar é difícil... :O
    Poxa, fiquei curiosa para conhecer esse livro, sério!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dessa. Que bom =D , assim vc continua encantada pela leitura :)
      Se o livro te chamou a atenção leia sim. Depois me conta :)
      Beijooos

      Excluir
  14. Oi Gi! Tudo bem?
    Sim, temos muitos talentos aqui no nosso RS *-* awn
    E eu que tenho 22? Haha. O livro não me chamou atenção mesmo. E eu acho que implicaria com as mesmas coisas que você implicou!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ro, tudo bem sim. Vê só né, só talento, ashuahsuahsua
      Então nem leia, ashuahsua. Se tiver vontade de conhecer o trabalho do autor, indico Codinome Duda =D
      Beijooos

      Excluir
  15. Oooh meu Deus, gih! Adorei sua resenha rs Adorei como vc fez as suas críticas mas com TOTAL humor! Também já aconteceu comigo de pegar um livro antigo que eu tinha amado para ler de novo e não curtir tanto como a 1ª vez.. Acho que é por isso que eu não releio mais livros rs Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tici. Que bom que TOTAL gostou. kkkkkk
      Pois é, também terei mais cuidado com as minhas releituras :(
      Beijooos

      Excluir
  16. OOOi,

    Giiii adorei sua sinceridade!!!

    Eu não li o livro, mas posso entender seu humor em relação ao livro. Infelizmente existem coisas que são totalmente temporal né? Eu não leria! HAHAHA... Hoje, com a miinha cabeça não teria o minimo de vontade de ler esse livro. Mas na época deveria ter sido um sucesso.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana. pois é, existem livros que são eternos, mas existem esses que só caem bem na época. :(
      Ele deve ter sido um grande sucesso mesmo. Afinal, a linguagem tinha tudo a ver com a época né? Beijooos

      Excluir
  17. Oii, já vi muitas resenhas de Insonia, e a sua está de parabéns!
    Também li a parte disponibilizada do teu livro e gostei!
    Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jessica. Fico feliz que tenha gostado =D
      Tanto da resenha e mais ainda que tenha gostado do livro, ehheheh
      Beijooos

      Excluir
  18. Olá Gih!
    Nada melhor do que uma resenha sincera né? haha A história realmente parece ser bem simples mesmo.
    Será que acontece ao contrário isso? De um livro que você achou ruim quando mais jovem, mas reler gostar?
    Ainda que reler a série Poderosa para saber se fui que amadurece mesmo ou foi o 6 que foi uma bosta mesmo. (Sim, achei Poderosa 6 isso mesmo. Na real, tá amor e ódio.)
    Ainda mais que estou vendo as reviews no skoob e tô ficando mais encucada ainda, só eu falei mal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ane. Hhaha, resenha 100% aqui. =D
      Pois é, será? Não sei se já aconteceu o contrário comigo. Mas quem sabe né? O problema é que se eu não curti um livro, já dou um jeito de me livarr dele. kkkk
      Quero muito ler td a coleção de Poderosa. Só li alguns que nem lembro quais foram . Beijooos

      Excluir