sábado, 9 de maio de 2015

Magia - Jéssica Macedo

Não vivemos apenas de resenhas postivias

Então gente, com essa frase começo a resenha de hoje. O livro que vamos falar aqui, é o livro Magia, da autora Jéssica Macedo. Esse livro foi comprado pela Fê, colaboradora aqui do blog e ela me emprestou para leitura e resenha. Fê valeu por me meter nessa furada kkkkkk. Brincadeirinha gente, cês sabem que eu amo a Fê, mas vamos logo parar de enrolar e conferir essa história???


Título: Magia
Autora: Jéssica Macedo
Páginas: 256
Skoob
Sinopse: As pessoas desprezam aquilo que
não conseguem entender...
Ela não era normal, e todos sabiam disso...
Chorar, rir, sofrer por um amor platônico não correspondido pelo vizinho e amigo de infância é normal entre adolescentes de 16 anos. Mas ter olhos lilases, não. Já pensou em como seria ter uma vida assim, sendo uma aberração?
No entanto, a vida de Annabelle está prestes a mudar no momento em que seu pai diz quem ela verdadeiramente é. Será que ela estará preparada para aceitar o que lhe disseram a vida toda, que ela não era normal?




Minha opinião: Magia, é um livro narrado em primeira pessoa pela personagem principal: Anabelle. Ela é uma garota do segundo ano do ensino médio, que vive passando por várias humilhações pois seus olhos não são castanhos, não são azuis, não são verdes. São lilases. Por isso, todo mundo diz a ela o quanto é feia e uma aberração.


Eu nem preciso dizer que a capa apesar de linda, não condiz com toda essa história não é mesmo? A mulher da capa é linda e nem de longe parece ter 16 anos, mas enfim....

A única pessoa que não acha a protagonista uma aberração, é seu melhor amigo e amor da sua vida, que namora com Linda, Richard. 

"Richard era o meu sol. " Conhecem essa expressão???? Pois é, eu também. E o livro é recheado dessas descrições e frases clichês. "... falando abobrinhas.... abandonado como cachorrinho de rua...." e por aí vai. 

Mas enfim, vamos continuar com a garota dos olhos lilases.

Um belo dia, seu pai conta a ela, que eles são bruxos. Ele, Angust e ela, Anabelle. 
A partir daí, a história vai se desenvolver, onde Ana, vai começar seus treinamentos de bruxa com a ajuda de Liza, a pobre coitada mentora que sofre nas suas mãos, por ser bem pequena, para ser mais exata, menor do que um lápis. 


Bem.... 
A primeira coisa que me irritou, foi a Anabelle. Acho que o intuito foi criar uma personagem forte e que faz o que quer a hora que quer. E isso é maravilhoso, já que a maioria dos autores acha que uma boa protagonista é uma ingênua e delicada florzinha. 

Mas o problema desse livro foi o excesso. A Anabelle está sempre de mau humor, sempre brava, sempre brigando, sempre reclamando. Ela até reclama da altura. Óh sim, muito baixa nos seus 1.70. Bem eu sou um smurf então. E como é ela quem narra, nós não temos um segundo sequer de paz. Ela está sempre com determinadas palavras na boca: Inferno, Hospício, Merda, Porcaria e por aí vai. Em uma mesma frase, ela consegue usar pelo menos 3 destas palavras. E isso me irritou muito. E isso, porque eu sou um ogro. Imagino o efeito que teria em pessoas mais sensíveis. 

Apesar disso, também temos alguns momentos onde toda essa fúria é bem vinda, como por exemplo quando ela destaca o quanto o pai é machista e um idiota. 
Embora, ela pudesse ser mais explorada nessa questão. 

"- Você não vai vestida assim, não é? - ela indagou.
-Vou - respondi, confiante. - Nua é que não irei.
- Ah, não mesmo. Você não vai assim. Como você quer que o Richard olhe para você quando se veste dessa forma? "

Anabelle, esse era um bom momento para provar que você vai vestida como quiser e se for para um homem olhar para você, ele que olhe mesmo que você esteja vestida de pijama oras bolas. Vista-se como você quer e não para atrair olhares e agradar a um babaca que nunca olhou para você. Bem, vamos parar com a indignação aqui.... 

Outro ponto fraco da nossa protagonista é a bexiga. Sério gente. Qualquer que fosse o problema lá dizia Ana, que queria chorar pela mamãzinha e pedir pinico. Bem menina, vá se tratar. Esse problema é sério. 

Mas a Anabelle lê e isso não é fantástico? Assim podemos conhecer vários outros livros e ... Er... não. Só conhecemos o outro livro da autora, O Vale das Sombras, que ela fez questão de nos apresentar nesse livro e nos contar o quanto ele é maravilhoso e fantástico :P 


O final é bastante ruim, o que acabou com a minha piadinha de que o melhor foi o fim, pq acabou, kkkk. Ele foi desnecessário e ficou aquela coisa de : precisa ter um final feliz sabe? Não engoli mesmo. Ele não precisava de um fim desses, ainda haverá 2 volumes e essa corrida para resolver um final cuti cuti, me deixou ainda mais indignada. 

Sabe quando você lê um livro e para para pensar que a história e o autor tinham potencial, mas não rolou? Foi assim que eu me senti. A história é boa, tem um mundo fantástico recheado de bruxos, dragões, vampiros, feitiços e poções. A autora é criativa, criou muitas poções e definiu uma ação para cada planta, o que é muito bacana. 

Mas a minha impressão, é que o texto precisava ser muito lapidado. Com uma leitura crítica, bem crítica era possível retirar as principais falhas do livro e o transformar em uma divertida e encantadora história fantástica. 

É recorrente o uso do : "falou, sem querer ser grosseira. " "respondeu tentando não ser grosseiro. " Bem, se não quer ser, não seja. Uma simples troca de palavras, evitaria essa e todas as outras repetições ao longo das 256 páginas. 

Por falar em páginas, a leitura também se torna cansativa por termos páginas falando sobre os usos de cada planta. Achei isso um detalhe muito legal a ser colocado no livro, mas ficaria melhor se estivesse nas primeiras ou últimas páginas, como um glossário. 

Esse é o primeiro livro de uma trilogia e espero de todo o coração, que a autora possa amadurecer e lapidar a sua história. Magia tem potencial e merece mais. 

"O diferente nem sempre é aceito. Mas isso não quer dizer que ele não seja belo. "

 Por fim, sei que muita gente ficou babando nessa capa. Então se a vontade é grande de adquirir, corre lá gente. Nem que seja apenas para usar o livro de enfeite, porque essa capa apesar de não combinar com a Anabelle é linda e ponto final.

A Jéssica foi uma querida e enviou alguns marcadores para vocês que iremos sortear aqui no blog. Vocês querem??? Então é bem simples participar.


Regras: 
*Curtir a fanpage do blog; 
*Seguir o blog. 
*As outras são opcionais.
* O sorteio será realizado no dia 09-06 às 20:00h.
*O vencedor terá até 72h para responder nosso contato. Caso contrário um novo sorteio será realizado.
* O prêmio será enviado em até 30 dias.
*Não nos responsabilizamos por extravios do correio. Se o prêmio voltar, o ganhador terá que arcar com as despesas do frete.




Então por hoje é só galerinha. Já conheciam o livro? Conte aí!!!!

Comentou nessa postagem??? Top Comentarista

16 comentários:

  1. Olá; ainda não conhecia o livro. mas pelo começo da resenha vim aqui para ver sua opinião sobre a história.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gih!
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da capa.
    A premissa chama atenção, uma pena que a autora não soube desenvolver muito bem o enredo.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa resenha! Nossa amei! Ok, você meio que destruiu o livro nela, mas o fez com lógica e bom humor e até informou que o livro tem potencial, basta ser lapidado... achei isso show.
    Legal também, da parte da autora, enviar os marcadores para vocês.

    Além do mais, é tão raro vermos resenham que não são notar 4 e 5 por aí! No Conchego até tem resenhas 2 e 3 estrelas, mas são a minoria e eu raramente encontro isso em outros lugares. Então, mais uma vez, parabéns!
    Bj, Mari
    conchegodasletras.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, muito obrigada , fico feliz que tenha gostado. E sinceridade é fundamental nesse meio :)
      Um beijão

      Excluir
  4. Oiiêê
    Nossa, eu fiquei muito encantado com o livro, mas não del para comprar o livro
    tô um pouco liso esses ultimos tempo kkk, masa capa é linda, e gostei bastante da resenha
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Essa sua resenha está mais do que sincera. Porém, como foi bem respeitosa, imagino que terá bastante a acrescentar para a autora.
    Os pontos fracos mencionados me fariam desistir do livro, de verdade. Então, por isso, acho que não leria.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ajudar. Eu considero todo esse tipo de feedback bem importante =D
      Um beijão

      Excluir
  6. Olá Gih!
    Gostei bastante da resenha. E temos que ser sinceros na vida, as vezes. E quando lemos um livro que não curtimos muito é uma dessas.
    O livro parece bem aquém da capa que tem. A capa realmente é belíssima, mas se eu fosse ler um história contada por essa menina, não sei não viu.
    Eu até tenho essas de colocar outras obras minhas para serem citadas em outra, mas eu faço isso com muita moderação. É apenas uma citação e olhe lá! Pelo o que disse parece que a autora citou a outra obra dela o livro inteiro.
    Eu com certeza ficaria: Tá bom! Mas eu não estou lendo "O vale das sombras", estou lendo Magia. Obrigada! De nada!
    E decidi entrar no sorteio, vamos ver se pelo menos marca página eu ganho! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ane. Prezo muito pela sinceridade nas resenhas :)
      Eu acho complicado citar outros livros que escrevemos. Não faria isso. Prefiro citar de outros autores e quem sabe no final, fazer um convite para que conheçam outros livros. Mas isso é apenas a minha opinião, ehheh
      Um beijão

      Excluir
  7. Todos os comentários são válidos e não desqualificam a essência da autora. Aprendemos com as críticas e tiramos dela o que for importante. Cada um tem uma opinião e a minha pode não condizer com a do outro, porém acho que todos lemos o que queremos ler e após a leitura, tiramos nossas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  8. Olhar gente, eu li o livro, pq a capa me interessou, mais vale a pena ler outras resenhas antes de concordar com tudo que a Gih descreveu, pq essa é a opinião dela, e respeitamos, que sempre é bom ter uma opinião/visão diferente dos outros, se não também ficaria chato, tem algumas partes que precisaria ser trabalhadas, mais eu tenho que descordar de algumas coisas, e também concordar com outras, mais para aqueles que se interessaram pela capa, sim, vale a pena ler, e espero que a continuação, a Anabelle amadureça mais, mais Gih, ao todo, gostei da sua sinceridade, a Jéssica leu a resenha, ela vai tentar mudar alguns pontos, por o pouco tempo que conheço ela, eu acho que ela respeitou sua sinceridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essa resenha possa de alguma forma ajudá-la. Feedbacks são sempre bons, mesmo que eles sejam negativos. Através deles podemos aprender e aprimorar sempre =D
      Um beijão

      Excluir
  9. Oi Gih,
    Já tinha visto esse livro nas redes sociais e, tanto a capa quanto a sinopse chamaram muito minha atenção. É uma pena que a leitura não tenha sido positiva para você, mas te parabenizo pela sinceridade.
    Vou manter este livro na minha listinha porque quero conhecer a escrita da autora, mas já não vou mais ter expectativas tão altas. Espero gostar da leitura!
    Beijos querida,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Participando!
    Seguidora: Ferdi Reggae
    Fernanda Chaves
    flcferdi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ah to doida para ler o livro, espero mt gostar dele

    ResponderExcluir