segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Conto de Fadas As Avessas - Jariane Ribeiro

Oiiii pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui para uma resenha de um conto de fadas as avessas, que infelizmente não me conquistou. Mas que pode conquistar vocês, então vamos conhecer?


Título: Conto de Fadas as Avessas 
Autora: Jariane Ribeiro 
Páginas: 158
Skoob
Sinopse: O que você faria se o primeiro amor lhe decepcionasse? 
Karolayne Lancaster, estudante de jornalismo e babá, sonha com uma vida de contos de fadas. Ela cresceu lendo romances e idealizou o príncipe perfeito.
Seu príncipe virou sapo, seu castelo ruiu e seus sonhos românticos foram jogados para o ar.
Depois de sofrer esta decepção, Karolayne resolve dar um basta em seu mundo de faz de conta. Mas a grande pergunta é: mudança significa esquecimento, ou é só um método covarde de se esconder do que te faz sofrer?


Minha Opinião: Conto de fadas as Avessas conta a história de Karolyne, uma garota de 18 anos que acredita em conto de fadas. E ela tem certeza que encontrou seu príncipe, até que o pega em flagrante com a bruxa malvada. 

Ela fica muito abalada com aquilo e resolve se fechar para o amor. Acontece que tudo o que ela menos faz é se fechar para o sentimento. Justo ela, que só havia beijado um menino na vida, sai se atracando com alguns garotos que mal e não conhece. Abro aqui um parênteses, não há nada de errado nisto. NADA MESMO. Só estou situando vocês. 


Mas ela não sente nada por quase nenhum deles. Quase. Por que quando ela vai para um baile de máscaras, conhece um rapaz mascarado e misterioso que parece ter vindo do século passado. Mas antes que o baile acabe, ele vai embora deixando para ela, apenas um lenço. 

Claro que a doce e romântica menina se apaixona e faz de tudo para descobrir quem é o cara misterioso. E há 3 possibilidades: Gustavo ( o amigo da amiga) , Maurício (o amigo do cara que ela odeia) e Pedro ( o cara que ela odeia e que é irmão das gêmeas que ela é babá) 

Sim, a história é bastante clichê. Mas isto não chegou a me incomodar. Apesar de achar que o "mistério" poderia ter sido mais explorado e que o amor miojo - em 3 minutos - ficou exagerado demais. Mesmo assim, acredito que estas histórias tenham sua dose de clichê e mesmo assim, conquistam um público fiel.

Infelizmente, o livro não deu certo para mim, por outros motivos.

A primeira coisa que me irritou foi a Karly. Ela é boba, chata, ingênua. A pessoa fica bêbada em cada festa e nunca lembra do que faz, vive caindo o tempo todo - e digo o tempo todo mesmo e acha que tudo o que a gente quer saber é a sua roupa e a cor do seu gloss. Miga, isto é um romance, não uma revista de moda. A quantidade de vezes que esta garota cai é surreal gente. Um passo, um tombo, um passo, um tombo. Síndrome de Bella e Anastacia. E é dada muita importância para esses tombos. Eu, pobre leitora, acredito que esta seja uma tentativa dos autores de fazerem suas protagonistas parecerem desastradas. Mas é uma tentativa furada gente. Nem eu que tenho o pé chato, pressão baixa e vivo tonta por aí consigo cair tantas vezes. Ou talvez a menina só caísse para imitar a Bella e quem sabe assim encontrar um Edward. Sim, Karly faz questão de nos lembrar o tempo todo o quanto ama o vampiro brilhante. sem ressentimentos fãs, sem ressentimentos 

Outro aspecto do livro que me incomodou muito, foi a homofobia presente em alguns diálogos. Veja alguns trechos a seguir:

" - Karly? - Manuela me chama. - Por que o Bob Esponja ri daquele jeito? 
Abro a boca para responder, mas Pedro, que eu não tinha visto e que está deitado no sofá onde estou recostada, responde: 
- Porque ele é gay. 
- O que é gay?  - Ela pergunta arregalando os olhos verdes. 
- É alguém como seu irmão. - Fuzilo Pedro com os olhos. - Mas não falamos essa palavra, ela é muito feia. 
- Eu achei bonita. - Ela sorri e Pedro começa a rir. 
- Não é não. - Coloco a mão na testa tentando encontrar um modo de ela não ficar falando isso por aí. - Só meninas mal educadas falam isso. " 

" - Agora me conta tudo , tudinho mesmo, e dependendo, a gente bate bate naquele idiota gay"

"- Eu falei para a Karolayne que ele era um bixola, mas ela acreditou em mim? " 

" - Ele mereceu apanhar e eu até bateria mais, o problema é que ele começou a gritar como uma gazela gay..." 

"- Ele ficava todo gay quando você bagunçava os cabelos dele"

E antes que alguém diga, "ah, mas era só o personagem X que fazia isso" , bem, eu rebato dizendo que não, não era. Esses trechos foram retirados de várias conversas de vários personagens. Não acredito que a Jariane tenha escrito estes trechos com a intenção de preconceito. Mas ele está ali. E estamos tão acostumados que as vezes podem passar despercebidos. Gay não é ofensa e nem uma palavra feia. Ela só é feia se você a usa como ofensa. PS: As últimas quatro frases, referem-se a um menino que não é gay. Sei que a palavra foi usada como uma forma de brincadeira. Mas isso também é preconceito.

O ódio da Karly pelas outras mulheres também é uma coisa que me irrita. Para ela, as outras são: A LOIRA. A RUIVA. Não são uma pessoa. E você percebe claramente que a cor do cabelo quer dizer uma ofensa a mulher. Para não dizer A VADIA, ela diz AQUELA LOIRA. Sim, eu sou feminista e isso me incomoda. Precisamos parar de louvar a desunião das mulheres.


Mesmo com todas essas críticas, eu indico sim o livro. Como disse, infelizmente a história não funcionou para mim, mas pode funcionar para você. A capa é linda, a diagramação está ótima, com folhas amarelas e as letras tem um bom tamanho. Os capítulos são curtos, o que facilita a leitura. E a história em si é leve e fofinha e encantará quem gosta do estilo.

A Karly apesar dos pesares, é uma personagem engraçadinha e acho que é possível se identificar com ela em alguns aspectos. Por exemplo, ela é uma leitora dedicada apesar de ser louca e jogar os livros fora. Como assim moça? Doa para mim. E ter mau gosto literário na minha opinião kkkkk 

Os mocinhos são uma gracinha. Achei que eles não teriam jeito, mas depois que aprenderam o quanto estavam errados, são um amor. Então o livro acaba ganhando um ponto extra entre os apaixonados e românticos de plantão :)


"De repente a gente se encontra numa esquina, num outro planeta, no meio duma fossa, a gente se encontra, tenho certeza. " Caio Fernando

Então eu poderia fazer esta resenha, sem mencionar nenhum dos detalhes acima que me incomodaram. Poderia fazer uma resenha extremamente positiva. E certamente, muitos iriam ficar interessados. Mas fazer isso, vai contra meus princípios. E eu volto a afirmar o que eu falei quando li Fragmentados. Não posso, não quero e não vou associar meu nome a algo que vá contra o que eu acredito. Gostei sim da história e continuo achando que a autora tem muito talento e vai longe- por isso, lerei outros livros dela -, mas com que cara ficaria se algum de vocês lessem e me dissessem: "ah Gih, mas você falou tão bem do livro. Não percebeu o preconceito ali? " Não dá gente, não dá. 


Então eu fico por aqui, deixando esta resenha enorme mais uma para a lista. E se você gosta do estilo, se jogue. E depois me conte!

Um beijão e até a próxima!!!

20 comentários:

  1. Estou chocada com o que você mostrou sobre homofobia. Até me desestimulou para ler, apesar de ter amado a capa :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Primeiro, livros clichês não me prendem, então eu já teria o primeiro problema exatamente aí. Quando eu vi as passagens homofóbicas, fiquei mais horrorizado ainda. Pode ser que a autora não tenha feito por mal, mas... está aí. Como diz você, não quero meu nome associado a isso.
    Dessa vez, passo a leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendi o livro tinha tudo pra ser bom e não foi né rsrsrs
    eu gosto muito de livros assim , mas os pontos que você citou desse livro me deixou sem vontade de ler este

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    participe do concurso que está rolando lá no blog

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Eu cheguei a ver a capa desse livro rolando por ai.
    Achei a capa bem legal, mas a história parece ser bem batida. E gente, que horror essas partes homofóbicas. Se fosse só com um personagem que é caracterizado como tal, até entendo. Mas tantas vezes assim não tem como defender.
    Então, eu não leria. Esse Pedro zzzz destilando ódio! =/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Adoro suas opiniões sinceras. Eu estava querendo ler o livro porque adoro um clichê, mas depois que vi os pontos que você abordou, o livro perdeu um pouco a graça. Não sei se gostaria muito dessa leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil. Acho que em uma resenha, a sinceridade é muito importante né? :) Fico muito feliz que goste disso =D
      Beijooos

      Excluir
  6. olá adorei seu blog lindo esse livro parece otimo, estou te seguindo me segue de volta bjos horasnoespelho.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Mann detestei o livro kk Só o dialogo que pegou já me irritou.
    Não é por mal, geralmente, até leio para obter uma opinião, mas não curti.
    Meus valores, também, estão falando mais alto
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  8. Oie Gi,
    não conhecia o livro, mas pela capa e titulo compraria com certeza, mas sua resenha me desanimou um pouco, realmente esse ódio todo irrita bastante neh?

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sei lá Gi, esses clichêszinhos meio que tem me enjoado ultimamente. A não ser que seja muuitooo bem escrito, acho difícil eu ler agora.
    Mas gostei da capa, é muito bem feita!

    Beeeijoos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Gih, tudo bem?
    Nossa o diálogo com tom preconceituoso me incomodou bastante. Por mais que tenha sido só um personagem não dá para naturalizar o preconceito como algo "normal". Por mais que não tenha sido pretensão da autora é uma pequena que ele esteja ai.

    Grande beijo! tava com saudades do seu cantinho... ando tão atarefado rss, mas enfim sempre que dá eu volto. Excelente semana!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gih,
    Então gostei da capa e achei legal a sinopse.Não gostei da atitude da garota em sair pegando geral isso acho que me incomodaria agora os outros lances não sei se eu levaria assim ao pé da letra sou meio desligada com isso...quem save se puder lerei.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha amado o livro pela capa, mas depois que li sobre ele... Acabei me desanimando :/

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Pena que não gostou da leitura, eu li ele o ano passado em forma de e-book, mais era um conto
    então nem sei se a autora acrescentou alguma coisa a mais no livro, quando eu li gostei da história e até reli o e-book,
    mais nem lembro se ela tinha esse ódio por outras mulheres.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Gih!
    Resenha difícil, hein? Mas temos que ser sinceros msm. Cara, sinceramente: esse livro me pareceu meio que uma propaganda enganosa sabe? Tanto a sinopse qnt a capa parecem um coisa, e aí na resenha vc me mostra outra. No final vc disse que a história é fofinha, mas com uma protagonista com essas características e atitudes, eu n acharia isso =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história em si é Carol. tipo o romance e tudo o mais. Mas infelizmente, há todos esses pontos negativos :(

      Excluir
  15. Oi.

    Nossa, eu li esse há poucos dias e achei muito feio isso que você fez com a resenha. Claro que as personagens agem desta forma, os irmãos da personagem estão bravos pela traição e por ver a irmã sofrendo como esta, mas você foi além da conta, sério. Não vi nada de homofobia no livro, pois quem nunca chamou uma trouxa de gay? É sério! Não entendo como você viu essas coisas em livro que lemos para passar o tempo.
    Sem contar que você não colocou a cena toda quando os irmãos estão falando do ex dela, sabe isso é maldade mesmo. Quanto à cena com as meninas, elas ainda nem sabem o que é ser gay e não cabe à babá ensinar isso. Não vi que a autora usou de homofobia em momento algum no livro. Não conheço a autora, mas como li o livro recentemente e me deparei com essa resenha tive que expor minha opinião. Achei sua opinião feia e desnecessária. Sempre falo mal de alguns livros, mas nunca induzi meus leitores com cenas cortadas.
    Quanto à relação com as outras mulheres, ela estava brava e com ciúmes, será que você não entendeu isso?.
    Compreendo que cada um entendeu uma história de um jeito, mas confesso que fiquei chocada com sua opinião totalmente contraditória. Queria que tivesse colocado as cenas completas para seus leitores não ficarem com uma imagem completamente errada sobre o livro e a autora.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Vamos por parte. Assim como cada um tem uma maneira de entender uma história, cada um tem uma maneira de interpretar uma resenha. É realmente uma pena que você tenha entendido meus argumentos - muito bons por sinal - como maldade. É uma pena muito grande, que você pense que estou tentando induzir alguém. Isso é realmente uma ofensa. Para mim e para os meus leitores. Todos eles são extremamente inteligentes e são capazes de tirar conclusões sozinhos.
      A violência - e homofobia é violência - não tem justificativa. Não interessa o motivo que leva uma pessoa a cometê-lo. É errado e ponto final. É um absurdo né? Você nem pode mais chamar o cara de gazela gay que você já é chamado de homofóbico. O mundo está mesmo perdido. SQN. E em momento algum, disse que a autora é homofóbica. Falei sobre os personagens. É só reler a resenha e você vai perceber.
      E não, eu não chamo um trouxa de gay. Eu chamo de cafajeste, sem caráter, mas não gay. Gay é outra coisa. Não é trouxa, só para deixar claro.
      Eu fui bem clara na resenha, dizendo que eles não estavam se referindo a uma pessoa gay. Já é explicação suficiente. Ainda que eu colocasse a cena inteira, pode ter certeza de que todos aqui, iriam concordar comigo.
      E como assim não entende como eu vi essas coisas? Sabe, eu não desligo o cérebro e meus valores quando leio um livro, mesmo que seja apenas para passar o tempo.
      Sim, ela estava brava e com ciúmes. Ainda assim, isso não é motivo para deixar a sororidade de lado. Te indico para leitura, os livros da Larissa Siriane. Mesmo quando suas personagens estão com raiva, elas não ofendem outras mulheres.
      Contraditória? Por que eu disse que apesar de tudo a história é fofinha? Ela é sim. Mas infelizmente, há vários pontos que pecam.
      E só para terminar, eu achei seu comentário feio e desnecessário ;)
      Um beijo

      Excluir
  16. Oi Gih. Que pena que a leitura não funcionou para você, mas acho que foi uma atitude muito madura de ser sincera e dizer que talvez funcione para outros. Se não me engano tenho esse livro no kindle, mas agora fiquei meio desanimada para ler, pois também não gosto de preconceito incutido nas leituras. Sejam eles sem querer ou querendo! Claro que um dia me obrigarei a lê-lo, até para saber se realmente vou gostar ou não, mas por enquanto vou adiando. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, nunca tinha ouvido falar nesse livro, também não costumo ler livros nesse estilo, vou procura-lo, estou te seguindo Bjo.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir