segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Você está matando sua filha #desabafo

Ontem fui ao aniversário de 15 anos da minha cunhada. Tudo estava indo bem, até que chega uma convidada. Eu a odeio com todas as minhas forças. E depois do que vou falar aqui, vocês também vão passar a odiá-la.

Acontece que esta criatura tem uma filha (acho que é filha). Uma menina linda por sinal. A última vez que a vi, ela era uma menina bem gordinha. Ontem, ela parecia outra garota. Bem magra, com um sorriso triste. Percebi na hora o que estava acontecendo.

Na primeira vez que a vi, também foi em uma festa. A garotinha comia como a maioria das crianças como se não houvesse amanhã. Devorava pedaços de bolos, enchia o prato de docinhos e salgados. Lá pelas tantas, percebi que sua mãe a beliscava e chamava a sua atenção. Fiquei prestando atenção naquilo, até que ouvi o que ela dizia a garota. "Chega de comer né? Já não acha que comeu demais? Sua gorda. Para com isso. Quer ficar ainda maior?"

Não tive estômago, saco e coragem para permanecer naquela mesa. Levantei e sai dali.

E ontem, me deparo com uma menina sem aquele sorriso e também sem as gordurinhas extras. Fiquei observando o que ela comia. 3 docinhos. Quando foi pegar o quarto, a bruxa velha lhe disse: "só mais esse. Se comer mais, já sabe" " A Clarissa, pode comer bem, você não. " Clarissa é minha cunhada e ela é bem magrinha.

Levantei da mesa chorando e fui para o quarto da minha cunhada. Eu sei que deveria ter sido mais forte. Que eu deveria ter dito para a menina que ela podia comer o quanto quisesse e que ela era linda. E que ela não devia dar bola para aquela megera. Que a Clarissa podia comer de tudo e ela também. Mas eu não consegui. Só fui capaz de levantar da mesa e chorar, chorar e chorar.

Consegui visualizar a menina vomitando tudo depois, tomando laxante e ficando dias sem comer. Tudo para ser aceita por uma pessoa que nunca será capaz de amá-la.


Não fui capaz de dizer ontem, mas sou capaz de escrever hoje.

Me diga, D. controle de peso, você não percebe que está matando a sua filha? Que a mata cada vez que a proibi de comer alguma coisa? Que a mata toda vez que a chama de gorda? Toda vez que a envergonha na frente de terceiros?

Você não percebe que a culpa é sua? E que a magreza dela, provavelmente não é saudável? Ela tem dores de barriga constante? Dores de cabeça? Dorme demais? Vive cansada? Com dor de dente? Tossindo? Sim? Parabéns! Se continuar assim, um dia você consegue assassiná-la. Sim, é isso o que você é. UMA ASSASSINA.

Talvez, ela ainda não tenha e nem desenvolva transtornos alimentares. O que eu duvido na verdade. Mas quem sabe, se ela encontrar uma pessoa que a ame além de pesos e docinhos, ela nunca chegará aos extremos. Ainda assim, você precisará carregar para toda a vida, o fardo de que quase matou sua filha.

Não, não será suicídio. Mesmo que seja ela a tomar todos os comprimidos ou a puxar a faca. Será assassinato. E quem sabe um dia, você perceba que foi você quem deu os comprimidos a ela e que estendeu a faca. É mãezinha, você está matando a sua filha.

É muito triste, ver que quem mais deveria amar, mais odeia.

E esse caso é apenas um entre milhões. Do lado da sua casa, pode ter alguém passando por isso neste momento. Alguém deve estar vomitando, ou devorando uma cartela de laxantes. Alguém está morrendo. Ou melhor, alguém está sendo assassinada.

Aliás, você pode estar matando. Você pode estar matando sua filha. Sua amiga. Sua colega. Cada vez que você diz a ela, que conhece uma dieta maravilhosa e que ela deveria tentar, você pode estar dando uma facada. Quem sabe um dia, você dá a facada mortal.

Eu tenho muito para falar sobre o assunto. Sobre transtornos alimentares, sobre gordofobia, sobre saúde X peso. Mas hoje, eu não tenho cabeça para isso. Hoje, eu só queria fazer uma denúncia e alertá-los.

Deixo abaixo, o depoimento de uma mãe que matou sua filha. Não faça o mesmo!


                                        

                                        

23 comentários:

  1. É muito triste ver que uma pessoa que deve apoiar, cuidar e mar trate alguém assim, e quando digo apoiar, não é incentivar a menina a comer tudo , mas tratar com amor, carinho e respeito. Eu no seu lugar nã teria aguentado, ela teria ouvido poucas e boas

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Esta rolando um sorteio lá no blog

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente isso acontece em muitas casas. Fico triste só de ler o que está escrito aqui e ao perceber que isso está ao nosso redor todos os dias! =/

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este é um tema bastante polêmico, ainda mais se tratando de mãe e filha. Talvez ela não está agindo por mal, talvez queira apenas proteger a filha de preconceitos que conheça bem. Mas está agindo de forma errada e usando palavras duras. Eu mesma controlo minha filha que sempre quer comer até não aguentar mais, porém, além do peso, isso não faz bem para saúde, principalmente doces. Mas é claro que o principal é conversar e conversar; não vai resolver nada "entregar os comprimidos e estender a faca". Criar filho nada mais é do que tratá-los como queremos ser tratados. Antes de julgar e apontar um dedo para um filho, temos que pensar em nossas próprias atitudes e defeitos. Talvez ela veja esta postagem e repense em suas palavras e ações e refaz seu modo de agir, para que nunca o sorriso de sua filha seja apagado. Creio que ela só quer o bem desta filha, mas precisa abrir seus olhos e perceber que tão duro quanto o preconceito de pessoas estranhas, é o de sua própria família.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gih!
    Que situação complicada! Deve ser muito revoltante presenciar esse tipo de abuso.
    O problema é que acontece com mais frequência do que imaginamos. Triste!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É triste demais ainda ver, em pleno século XXI, situações como essa. Os celulares, tablets, computadores estão cada vez mais desenvolvidos, mas os cérebros e consciências cada vez mais diminutos. É terrível ver como as pessoas conseguem crer em um padrão de beleza e subjugar outras por causa desse padrão.
    Lamentável, no mínimo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,
    Nossa que situação triste e chata. Eu tenho amigas com esse problema e vou dizer não é nada fácil porque é algo que persegue a pessoa pelo resto da vida. Não sei se eu teria estomago para tanto, provavelmente do jeito que sou teria largado alguma frase para a tal "megera" e depois sorrido e alguém me cutucado para eu cuidar da minha vida, mas não aguento ver coisas desse gênero. Como você disse, se a própria mãe a trata assim imagine o resto. Niguém merece.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Raquel. Se fosse qualquer outra coisa ela iria me ouvir também, mas como tenho problemas com essas malditas doenças, só o que pude fazer foi chorar mesmo :(
      É difícil, por que é para o resto da vida :( Uma pena que a mãe desta criança não consiga entender isso
      Beijão

      Excluir
  7. Oi Gih, sua linda, tudo bem
    Nossa, você acabou me deixando triste e preocupada. As vezes, as coisas acontecem tão distantes de nós que nem lembramos que elas acontecem. Eles pararam de falar sobre esse assunto, deveriam fazer alertas constantes. Eu lembro que teve um caso que as modelos foram obrigada a comer, pois as próprias agências estava preocupadas. Mas sabemos que isso foi uma exceção. Rezo por essa linda menina, que ela seja protegida e escape desse destino e que sua mãe perceba o que está fazendo antes que seja tarde demais.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gih.
    Postagem perfeita. Infelizmente essa é a realidade de muita gente. Inclusive tem um caso na minha família. Minha cunhada monstro. Minha sobrinha mais velha sempre foi acima do peso e minha cunhada está usando isso para aterrorizar a minha sobrinha mais nova. Ela vem em casa e só quer leite desnatado, não come nada frito. Detalhe ela só tem 10 anos. Consequência, a menina está com problemas no estomago. E o pior que não adianta falar nada, já tentei, mas ela não ouve.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, problemas no estômago? É preciso investigar de onde vem isso Sil. Mas o problema é que muitas vezes a gente não consegue fazer muita coisa :(
      Eu faço dieta e como fritura. E tomo leite integral. A questão é equilíbrio para ter saúde. E tirar de uma criança o direito a comer bem é uma grande violência :(
      Beijooos

      Excluir
  9. Infelizmente tem muuita gente que faz esse tipo de coisa. Se é para a saúde da criança... Apesar que até assim existe um jeito certo de orientar seus filhos sobre isso e não chamando a atenção na frente dos outros e ofendendo.
    É claro que comer demais pode causar doenças igualmente destrutivas. Mas acho que não se deve tratar um ser humano desse jeito.


    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ra. Se fosse pela saúde, ela diria " não pode comer tanto doce, dá cárie, dor de barriga, pode dar diabetes. " Mas ela só disse: Você é gorda. Quer ficar mais gorda ainda? Ou seja, não era pela saúde :(

      Excluir
  10. Olá gih!
    Que depoimento triste de se ler. É muito triste ver que uma menina assim, que devia estar aproveitando a infância, tem que ficar se preocupando com o peso.
    Essa mãe é escrota isso sim!
    Ai depois que a filha tiver algum problema vai ficar se perguntando onde foi que ela errou. Ai só mandar esse texto pra ela.
    Ficam colocando preocupação banal em cabeça de criança.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ooi, é angustiante ler algo assim, presenciar deve ser tão ruim quanto e passar por isso, não consigo nem imaginar.
    Eu sei como é a dor de viver cada dia se martirizando por estar acima do peso, por comer aquele doce ou por exagerar na comida. Mas ter outra pessoa te lembrando e te julgando por isso? Sua própria mãe, quem deveria te amar e proteger? Isso é realmente algo que não dá para imaginar, apesar de ser muito real e acontecer o tempo todo,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  12. Algumas pessoas não tem consciência do peso das palavras que pronunciam, Isso é bem triste, e o pior é que acontece diariamente :/

    Beijos, Nazaré Oliveira!


    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa que horror. Estou passada com seu relato. E olha que não é somente ela que faz isso por ai. Já vi muitos absurdos com crianças. Essas megeras... Impedir que a menina coma um docinha? Nojentaaa... tô sem palavras.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. wow que historia triste
    eh tao comum, mas ao mesmo tempo eh tao distante
    vejo varias situações assim, nao "ao vivo", mas sempre converso com pessoas online que passam por situações assim
    acho isso um absurdo, alem de a menina ficar acabada fisicamente, vai ficar pior emocionalmente
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    é muito triste quando isso acontece, principalmente quando é a mulher que devia amar
    a garota apesar de qualquer coisa, triste não comer o que gosta para ganhar o amor de uma pessoa
    que nem é verdadeira com a filha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Gih, este é um assunto muito delicado. Concordo, a atitude da mãe é condenável, mas também deixar uma criança simplesmente comer de tudo, e porcarias, não é o caminho, porque os extremos sempre servem para macular a saúde o psicológico dos nossos pequenos. Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi. Na verdade ESSE caso não tem dois lados. Por que a preocupação não é com a saúde. A preocupação é apenas a menina ficar gorda e esse não é um problema. Gordos são um problema a ser resolvido. Beijos

      Excluir
  17. Oi Gih!
    Nossa, que triste a pessoa tratar a própria filha assim... Concordo que não podemos comer tudo que encontramos pela frente, é preciso ter um certo controle... mas regular brigadeiro em festinha de criança é demais!!! Não sei o que é pior, isso ou ficar comparando com a outra menina.
    Também espero que ela nunca chegue a nenhum extremo, que possa ser saudável, independente do peso.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Gih,
    Que triste isso. É uma pena presenciar situações desse tipo e não poder fazer nada. Talvez até podemos, mas não sei se, no seu lugar, eu conseguiria falar alguma coisa.
    Espero que essa mãe consiga abrir logo os olhos e ame a filha do jeito que ela é.
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Um problema e várias discussões. Pode ser que a gente nunca ultrapasse essa ideia esquizóide de seguir padrões de beleza comercial, ou até mesmo a bitolagem do pensamento arcaico. Por isso os filósofos sempre dizem para nós sairmos da nossa zona de conformo, e se possível experimentar outras culturas, outros lugares e pessoas. Só assim dá pra entender na pele aquilo que realmente faz bem passar adiante, e não só porque a gente acha que é o correto. Vai do regime ao tabagismo, da tolerância Lgbt à religiosa, da boa vizinhança ao global. E no fim, o bom senso evitaria muitos dissabores e traumas, uma boa conversa e noção de realidade poderia nos fazer enxergar o que realmente importa e assim, quem sabe, até fazer um mundo melhor. Sem impor nada, mas ensinando e aprendendo muito.

    ResponderExcluir