quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Eu Odeio Te Amar - Liliane Prata

SE, seu companheiro diz que : "não te traiu por que não teve oportunidade. Mas se tivesse... " É traição? Preciso mesmo dar minha opinião????? 


Olááááá povo, tudo bem com vocês??? 

Hoje estou aqui para falar de um livro que eu fiquei tipo surtada assim que lançou. E terminei o livro surtada. Mas por outros motivos. Vamos entender que história é essa??? 


Título: Eu Odeio Te Amar
Autora: Liliana Prata
Páginas: 240
Skoob
Sinopse: Débora estava prestes a viver o dia mais feliz de sua vida. Tudo estava pronto para o casamento perfeito com Felipe, o noivo mais lindo e fofo que alguém poderia ter. O apartamento estava arrumado, e todos os detalhes da lua de mel na Grécia, acertados. Até um novo emprego na redação de uma revista feminina a esperava na volta da viagem. Seria o começo de uma nova etapa de uma vida com a qual ela sempre sonhou. Na véspera da cerimônia, o noivo precisou ficar até mais tarde no escritório para resolver as últimas pendências, e ela resolveu fazer uma surpresa e aparecer sem avisar. Mas quem foi surpreendida foi ela: pegou Felipe em flagrante com a irmã do sócio, na situação mais comprometedora possível. O que fazer? Armar um escândalo e terminar tudo? Esquecer o que viu, casar e ser feliz para sempre? O que fazer quando se sente, ao mesmo tempo, um amor profundo e um ódio avassalador? Para Débora, a resposta é: criar um plano maluco para sair dessa situação e dar a volta por cima!



Minha Opinião: Eu odeio te amar é narrado pela Débora, uma mulher que nas vésperas do casamento, encontra o noivo em uma situação bastante complicada com outra mulher. Mas ela resolve que não vai armar barraco. Ela volta para casa e finge que nada aconteceu. Decide que no dia seguinte, enquanto estiver no altar, irá desmascarar o noivo. 

O problema é que quando vê Felipe, ela fica confusa. Será que vale a pena estragar a chance de ser feliz apenas por um erro? Será que não é melhor arquitetar um plano de vingança estilo "pague na mesma moeda"? 

Então Débora resolve casar e começa a procurar um amante. Mas ela nunca imaginou que trair era tão difícil... 

Eu Odeio Te Amar tem uma proposta clichê como a maioria dos livros chick lit. Então definitivamente não foi isso que me atraiu para esse livro. 

O que me atraiu é que a Débora é a mesma personagem de dois dos meus livros favoritos da juventude, são eles: O Diário de Débora vol 1 e vol 2. Então quando a Lili anunciou o lançamento deste livro eu fiquei bem surtada. 



E assim que pude adquiri o livro. E eu fui surtando enquanto lia. Gente é uma experiência maravilhosa encontrar personagens tão queridos depois de tanto tempo. Em O Diário de Débora ela é uma garota de 15 anos. Em Odeio te amar, ela é uma mulher de 24 anos. Anos se passaram. E foi muito legal descobrir, que assim como eu, Débora não mudou muito seu jeito criança de ser. Ri bastante com suas indecisões, dúvidas e certezas que duravam menos de uma linha. Mas também me incomodei com a sua falta de sororidade. 

A escrita da autora, continua maravilhosa. Nesse livro, a história não é narrada em forma de diário. Mas a narrativa é em primeira pessoa e nos permite uma ligação bastante forte com a personagem. Há ainda, durante a narrativa, alguns detalhes da diagramação que dão um charme especial ao livro, como as mensagens trocadas pelo celular, por exemplo.

Mas infelizmente, terminei o livro surtada. Bastante surtada. Surtada e tremendamente decepcionada com essa autora que foi minha heroína na infância. 


Enquanto Débora permanece praticamente a mesma, o Felipe... Bem, ele até que é um cara legal. É querido, atencioso e carinhoso. Mas para mim, há coisas mais importantes do que isso. Como a sinceridade e o caráter. Foi bem traumatizante encontrar um Felipe tão diferente do que eu já conhecia. Ou quem sabe, talvez ele sempre tenha sido assim. Eu é que estava apaixonada demais para perceber. 



Não posso dizer qual foi o intuito da autora e a mensagem que ela queria passar. Mas se precisasse arriscar algum palpite diria que a ideia era mostrar que quando crescemos, as coisas são diferentes. Passamos a fazer coisas, que não nos orgulhamos. Passamos a aceitar e entender coisas, em prol de um "bem maior". E eu não gostei disso. Sei que cada caso é um caso. E só quem vive a situação pode dizer o que é certo e errado. Mas que eu surtei gente, eu surtei, não posso negar. 

Me senti enganada pelo Felipe, pela autora e pela Débora.

O livro tem seu final bem fechadinho e todas as nossas dúvidas são retiradas. Mas infelizmente, muitas páginas precisaram ser cortadas na edição final. E talvez, o meu problema com o livro se deva a isso. Talvez nessas páginas, houvesse mais situações que me fizessem entender e aceitar as decisões dos personagens. Mas como a editora tirou isso de mim, não posso ter certeza disso. 



O livro é engraçado, não dá para negar. E deliciosamente bem escrito. Mas teve falhas na minha opinião. O que não quer dizer, que você não vá gostar. Mas deixe eu explicar uma coisa. Não é preciso ter lido os livros anteriores para entender esse. Muita gente que leu esse livro, nem sabia que existia uma Débora anterior. Então se você tem curiosidade, se jogue. E se você quiser conhecer a escrita da autora, leia o Prólogo exclusivo, que não está no livro. E se você assim como eu, leu os diários, não leia esse livro. Pode estragar seu sonho de final feliz. Mas se ainda assim, você quiser ler, então vai, mas não diga que eu não avisei quando você ter seu coração despedaçado. Ô Gih dramática hahahahah 


Mas eu me despeço por aqui meu povo. Não se preocupe. Pode parecer, mas não há spoilers nessa resenha. Apenas quis plantar em vocês a mesma sementinha da dúvida que infernizou a vida dessa mulher. E para descobrir, o que é real e o que não é, então você vai ter que ler. Um beijão galera, até amanhã. 


10 comentários:

  1. Giiih, adorei a resenha, não conhecia o livro mas fiquei muito curiosa pra ler e saber o final dessa história. haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gih!
    Não sabia que a Débora já tinha alguns livros.
    Eu tenho vontade de ler esse livro porque ele parece ser engraçado e uma leitura leve.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  3. Oláá!
    Sua resenha ficou maravilhoso, confesso que fiquei louca para ver um spoiler de tanto que fiquei curiosa kkkkkkk
    Espero que ela não chegado a casar com ele.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gih.
    Imagino o seu surto, acho que eu surtaria também.
    Como é um livro bem clichê por causa do gênero em que ele está enquadrado, acho que já sei o que acontece no final, mas só lendo mesmo para confirmar.
    Abraços.
    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Bem, confesso que não leria a obra. A premissa é bem clichê, o que não me interessa nem um pouco. Para você foi mais interessante porque você "já conhecia" os personagens. Porém, por outro lado, foi pior para você. Afinal, você acabou se frustrando com o Felipe.
    Boa resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Estava mesmo procurando uma opinião sobre o livro e agora antes de conferir, quero ler os anteriores, para poder me familiarizar com os personagens e observar sua evolução. Acredito que este caso de traição vai me irritar muito, afinal acho que é imperdoável.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gih!

    Que linda que você foi me visitar enquanto eu estava doente! Fiquei muito feliz de saber disso! ♥

    E que bacana essa ideia da autora de "ressuscitar" os personagens e fazer uma nova história! Posso imaginar a sua emoção! Tenho muitos livros pelos quais era (e sou) apaixonada na minha adolescência e não sei o que faria se o autor ou autora resolvesse escrever uma nova história com os personagens.

    Tentei me colocar no lugar da Dábora...caramba! Acho que não conseguiria fingir que nada aconteceu. E como assim decide casas pra depois trair (ou tentar trair), gente? hahahah

    Eu acho que iria gostar da história!

    Que pena que teve esses pequenos detalhes que te incomodaram, mas deve ter sido bem gostoso rever os personagens, mesmo que alguns tenham lhe decepcionado!

    Beijo, Gih!
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    FELIZ NATAL! :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Gih!
    Nem conhecia esse livro, mas deve ser bem legal ver uma personagem que a gente gosta mais madura e em um outra história.
    Mas, as decepções literárias também acontecem. Eu, se fosse a Débora, dava pé na bunda mesmo. Traição é traição. Dane-se que gastei dinheiro com festa de casamento. Minha felicidade e consciência vem primeiro.
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  9. Gih!
    Tem algumas coisas que decepcionam mesmo, né?
    Pena que o livro não foi tudo o que esperava, mas deu para dar boas risadas, acho que já vale.
    “Não esqueça que Natal não é do Papai Noel tão pouco para ganhar presentes materiais, mas é a data que recebemos o melhor presente para nossa existência, Jesus!” (Rogério Stankewski)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir