sábado, 26 de dezembro de 2015

O canto do Cisne - Bianca Souza

E aí povo, tudo bem com vocês? Hoje estou aqui para falar de um livro que me encantou logo que eu o vi no blog da Tami (Meu Epílogo). Mas também fiquei com receio de ler afinal fala sobre um clássico do ballet. E para quem não sabe, eu fiz ballet por 10 anos. Ou seja, eu tenho um bom conhecimento da causa heheh. Então, assim como fiquei ansiosa para ler, também fiquei com medo. Mas superei esse medo inicial e me joguei nessa história que foi recontada pela Bianca Souza. 


Título: O Canto do Cisne
Autora: Bianca Souza
Páginas: 200
Compre na Amazon
Skoob Sinopse: Elena vê sua vida virar de cabeça para baixo quando espetáculo e vida real se misturam.
Nos palcos: ela interpreta a princesa Odette, de “O lago dos cisnes”, que, enfeitiçada, tem como sina se transformar em cisne todas as manhãs.
Na vida real: tal como ocorre na história que protagoniza, torna-se vítima do mesmo feitiço, e agora precisará encontrar o tal do amor verdadeiro para findar a maldição, sob o risco de perder o papel do espetáculo – e a própria vida.



Minha Opinião: Vamos começar do começo? 

O Lago do Cisne é um ballet que conta a história da princesa Odette que é enfeitiçada por um terrível feiticeiro. O feitiço faz com que ela se torne um cisne todas as manhãs e só volte a ser humana ao final do dia. E em como todos os contos do tipo, o feitiço só será quebrado, se Odette encontrar o amor verdadeiro. E como clichê básico, Odette tem uma inimiga: Odilla, a filha do feiticeiro. Porém, diferentemente dos contos que conhecemos hoje O Lago do Cisne original é um conto extremamente trágico, leia-se: Não possui um final feliz. 

Porém, ele foi adaptado inúmeras e inúmeras vezes. Inclusive, pela escola de artes, onde eu dancei. Por isso, tenho quase certeza de que você já tinha ouvido falar nesse conto, seja pelo filme da Barbie, seja pelo filme O Cisne Negro ou por tantas outras montagens que esse ballet teve. 

E aqui nesse livro, nós conhecemos outra adaptação para essa história. Elena é uma atriz que irá interpretar Odette em uma ópera rock. Porém, Aline, que interpretará Odilla, passa a ser sua antagonista, não apenas na peça como também na vida real. Ela não aceita que Elena tenha ficado com o papel de Cisne Branco e ainda por cima com Samuel, o ator que interpretará o príncipe Siegfried. Por isso, ela pede ao seu pai - um dos diretores da peça - para que ele faça alguma coisa. 

E é assim, que a Elena também é enfeitiçada e passa a viver sua vida misturada ao clássico. 

Confesso que estava com receio de ler esse livro. Fiquei com medo de que a autora se perdesse sobre a história do ballet. Mas pelo contrário. A Bianca inclusive faz algumas referências e tudo isso torna o livro maravilhoso. 

Os personagens são bastante carismáticos e nos lembram muito os personagens da história original. A Elena é o máximo, gostei muito dela. Apesar de representar o cisne branco, na peça e na vida real, ela não é do tipo menina ingênua, boba e boazinha. Ela sabe o que quer (ou quase isso), tem uma amiga maravilhosa- linda, feminista e que não deixa homem algum mandar em seus desejos - tem a auto estima lá em cima, toma a iniciativa, é engraçada. Enfim, foi para o meu top preferencia de personagens femininas. 

Eu não gostei muito do príncipe , mas por isso mesmo, o achei muito bem construído. O Siegfried também não é um cara tão legal assim. 

A escrita da autora é extremamente simples, o que até poderia ser um ponto negativo. Mas nessa história isso funcionou muito bem. A leitura flui facilmente e é possível ler rapidamente para matar a curiosidade e descobrir se esse conto será trágico como o original, ou terá seu final feliz. 

O livro tem algumas cenas muito engraçadas e fiquei rindo feito louca em algumas delas. 

" Embora jamais assumisse, Elena era a rainha do drama. Adorava se envolver com caras problemáticos e adorava ainda mais fazer cena, como se jogar contra a porta depois de tê-la batido com força e se esparramar pelo chão aos prantos, dizendo que o amor era uma faca de dois gumes. " 

" Ele era muito mais alto que os demais, tinha barba tão castanha-claro quanto as ondas do seu cabelo. usava apenas um jeans velho e uma camiseta branca de gola careca que permitia aos mortais terem um vislumbre de seu peitoral esculpido. A imagem dele sob as luzes dos holofotes o fez parecer um deus nórdico vindo diretamente dos céus para o palco. Caminhava com elegante tranquilidade, tal como um leão ciente de seu poder e fascínio. " Ok, aqui eu confesso, ri por motivos não tão nobres. É sério produção? Mas a Elena tem um jeito de ver as coisas de uma forma engraçada, fazer o quê hahhaha 

Gostei tanto do livro, que já fui ler o outro trabalho da Bianca: Eterna. E espero gostar tanto quanto gostei desse.

Por isso convido vocês a lerem esse conto. E claro, conheçam a história original que em minha humilde opinião é muito melhor do que a história contada através da Barbie naquele filme fofo chamado Barbie e O Lago dos Cisnes. 

Vocês já conheciam a história? O livro? A autora? Gostaram de conhecer? Me contem! 


Fotos retiradas do meu arquivo pessoal. Dança adaptada do clássico ballet O Lago dos Cisnes


E eu me despeço por aqui pessoal. Um beijão e até  a próxima 


14 comentários:

  1. Olá, Gih.
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas gostei da dica. Contudo, apesar de ter gostado, não seria um livro que leria no momento. Ballet não é a minha dança favorita e, acredito, que o enredo foge um pouquinho da minha zona de leitura. Porém, não descarto a leitura. No futuro pretendo dar uma chance para a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Que legal que você fez Ballet por tanto tempo. Eu nunca daria certo, sou muito desengonçada hehe, sem falar na altura. Eu conheci esse livro lá no blog da Tamires também e confesso que não conhecia a história original, nem pelo filme da Barbie. É um livro que tenho muita vontade de ler ainda mais agora lendo sua opinião, que sei que é bem sincera hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esta recontagem desta obra adorei a historia desta personagem e o drama que vive achei bem criativo a autora soube inovar neste livro .

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gih!
    Eu quero MUITO ler esse livro. A Tamires também disse mil maravilhas dele.
    Você pode não gostar do príncipe, mas o boy que a Bianca se inspirou nele... HHHAHAHAHHA
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!
    O q eu conheço da história é o q vi no filme da Barbie, confesso kkkk
    Q legal vc ter feito balé! Minha irmã adora essas coisas tbm.
    Eu vi esse livro no blog da Thamires tbm, mas n me interessei muito de primeira. Acho a capa linda e legal o fato de ser nacional. Se eu tiver a oportunidade, lerei com certeza!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gih! Tudo bem?
    Que bacana você no Ballet!! Eu realmente gosto do filme Cisne Negro, e acho a história bem legal.
    Esse livro deve ser interessante...

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gih, tudo bem?

    Obaaaaa, que bom que você gostou do livro! ♥ Eu recomendo esse livro pra TODO mundo. A escrita realmente é simples, mas é como você falou...funcionou muito bem em O Canto do Cisne!
    E me diz o que é a Lúcia? E o que é a Lúcia e o Joaquim juntos? hahahahahahahha
    Fiquei muito contente por você ter dado uma chance ao livro!

    E que linda você de bailarina! *--* Eu adoro dança, mas sou apaixonada mesmo pela dança de salão. Um dia ainda vou fazer, tenho fé! hahahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gih! Tudo bem? Eu também conheci esse livro através do blog da Tami. Amo a capa e a premissa dele e a cada dia que se passa, eu fico mais interessado em lê-lo. Algo me diz que vou amar a obra! Adorei a resenha e suas fotos! *----*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gih!
    Que delícia fazer ballet. Também fiz por uns 5 anos e depois acabei optando pelo volei.
    Já conhecia a peça desde a infância e depois assisti os dois filmes, mas em livro... ainda não li, mas espero ter a oportunidade. Gosto de adaptações e se aqui foi bem escrita, melhor.
    “Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.” (Chium)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu de balé, tecnicamente falando, não entendo nada, mas acho lindo demais os espetáculos. Eu achei a premissa do livro bem bacana, vou procurar na Amazon.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Olá Gih!
    Já conheço o livro por outras resenhas. =D
    E quem não conhece a história do Lago dos Cisnes né? Vi pelo filme da Barbie e um outro, em 2d, coisa de anos 90.
    O livro parece ser bem legal. Deixarei na lista mental de "talvez leia". HAHAH
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que tudo você ser leitora blogueira bailarina!!! Adorei ver suas fotos da interpretação de O lago do cisne. Vou compartilhar. Posso? =D E sobre a resenha: fiquei exultante em ler os detalhes sobre a obra original em comparação com a minha. Você capturou a essência da história! Fiquei mega feliz aqui. Bjs! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca =D Claro, pode sim. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha <3 Um beijão

      Excluir