segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Lidos, mas não resenhados #4

E aí meu povo, tudo bem com vocês??? Como estão as coisas por aí??? Aqui está tudo indo hahahha. 

Bem, hoje estou aqui para mais uma postagem desta coluna que me ajuda muito. Curiosos para conhecerem quais os últimos livros que li, mas não resenharei? 

Vamos lá? 


Pseudopoesia - Alves Rosa 
Já tá virando rotina colocar um livro de poesia aqui nesta coluna. Como já disse um zilhão de vezes, eu realmente não curto o estilo. Acho que eu sou muito ogra para essas coisas e não tenho a sensibilidade necessária para ser tocada por esse estilo. 
Mas curti a obra, ainda assim. Alguns poemas realmente chamaram a minha atenção. Teve um em especial "Funeral" que eu realmente curti bastante. Mas não sei o que falar dele. Só é possível sentir, não explicar... 


Causos do Nêgo Véio - Neto Fagundes
Quem acompanha o blog há tempos já sabe: meu marido não lê. Ou melhor, não lia. Nos últimos tempos, ele tem se aventurado bastante em algumas páginas e isso me faz muito feliz. 
Claro que ele é super cricri e chato para o que vai ler, mas né? Melhor do que não ler hahahha 
E em uma das nossas andanças pelo shopping, ele viu este livro e decidiu que queria comprar. Afinal é de um cara que tem um programa e que ele admira e pá pum. Pronto, comprou o livro. 
E eu não posso ver um livro ali que eu preciso ler. E lá fui eu me aventurar nos causos do Nêgo Véio. Alguns são bem engraçados, mas alguns são umas piadinhas prontas e sem graças e outras até preconceituosas. 
Outro ponto do livro é que a linguagem é bem gauchesca então quem não é do Sul, pode estranhar bastante. Nem eu conhecia todos os termos. 
Mas apesar disso, vale a leitura do livro. Alguns causos vão te fazer rir, alguns vão te ensinar coisas sobre os gaúchos e alguns inevitavelmente vão te deixar bravo. 



Divã - Martha Medeiros
Eu já conhecia um pouco da história, pois acompanhava a série. Mas não conhecia o livro e nem o filme. 
O livro é ótimo. Tocante, inspirador, reflexivo, engraçado, libertador, feminista, .... enfim. São tantos elogios que se eu começar a citar todos, não saio daqui hahahha. Divã é a história de uma mulher que está fazendo terapia. E suas descobertas, acabam fazendo com que o leitor também se encontre.
Apesar de ter apenas 22 anos ( e a Mercedes ter mais de 40), não ter filhos (enquanto ela tem alguns) e só ter 4 anos de casada (e ela uns 20) me identifiquei bastante com ela. Com a sua força em alguns momentos e com a sua fraqueza em outros que pareciam tão simples.  
Depois que li, fui correndo ver o filme. É bom também, mas não chega aos pés do livro. 
"Tenho uma vontade imensa de chorar. chorar pelo que houve de bom entre nós, e pelo que houve de eterno. Chorar pelos olhares telepáticos que trocávamos, pelas mãos dadas no cinema, pelas imitações que ele fazia de mim e eu odiava, mas que era um sinal de que ele ainda me via. Chorar pelo primeiro beijo, na beira da praia, e pelo último, que talvez ainda não tenha sido dado.  Chorar porque não o amo mais, ele tampouco a mim, dois adultos que decidiram seus destinos sem facadas, sem tiros e sem vulgaridade, chorar por essa sensatez, esse racionalismo, essas cicatrizes que ficam mesmo assim, chorar pelo instante em que os dois, juntos, desligam-se da tomada e tudo fica escuro. "



Moby Dick, a fera do mar - Herman Melville (adaptado)
Eu sempre fui contra adaptações. Sempre achei que o livro deve ser lido em sua forma original. E na verdade ainda acho. Mas agora, não sou mais contra. Acho sim, que as adaptações ajudam a formar leitores. Então qual o problema de utilizá-las? Mas descobri que eu não sirvo mais para isso. Que com toda a bagagem literária que carrego, as adaptações não me satisfazem. Cheguei a esta conclusão, após descobrir que dos últimos clássicos que li, odiei os livros adaptados, mas amei os originais. 
E com este não foi diferente. 
A história não rendeu, achei chata, cansativa, irritante. 
Mas é claro que irei ler a obra completa para tirar uma conclusão. 
Então eu digo, adaptações podem ser legais para quem está começando a gostar de ler. E são legais para apresentar um clássico. Mas nada supera o brilho de um original. 




Créduspulo - Jeferson Rodrigo 
Uma coisa que eu odeio é humor barato. Aquele humor babaca, com piadinhas sexuais, com piadas muito mal contadas. E tem algo mais neste estilo do que paródias? Pois é. 
Acontece que eu gosto de paródias. 
Não faz sentido, eu sei. 
Mas quando vou ler, ou ver uma paródia, eu sei que provavelmente só vou encontrar babaquice. Então eu toco o foda-se e dou risada sim. 
E com Créduspulo não foi diferente. 
A história segue bem o roteiro de Crepúsculo. E há várias referências a outras histórias atuais, algo que eu curto bastante neste tipo de enredo. O livro é engraçado, lógico. Mas não é humor inteligente, longe disso. É humor barato. Dos mais baratos. Só que de vez em quando, até eu posso me dar o luxo de ler algo do tipo :) . O livro está disponível na Amazon.


Theo e a Maldição das cores
Este é um lançamento recente da autora Anaté Merger. O livro é voltado para um público bem jovenzinho, mas é uma fantasia super bacana com uma bela mensagem para adultos e crianças. O livro é muito bem escrito, tem muitas passagens bacanas e engraçadas e eu terminei o livro morrendo de vontade de ler outras obras da autora. 
A única coisa que me incomodou durante a leitura é a passagem de tempo. Theo faz uma viagem e a cada capítulo se passa um ano. E isso, eu acabei achando que ficou bem estranho. Mas é mais uma opinião pessoal do que qualquer outra coisa. 
" - Esqueça essa menina, ela não faz parte do seu presente. Por que tanta curiosidade? 
- Porque gostaria que ela fizesse parte do meu futuro. " 
"- O que devo fazer? 
- Resolver o seu passado só assim poderá seguir no seu futuro."


E estes foram os últimos livros lidos. Como vocês podem ver - quem acompanha o blog já sabe disso - meu gosto literário é bem variado. E o seu? Você lê de tudo que aparece na sua frente? Ou prefere seguir um só estilo? Já leu algum dos livros citados? Me conte!!!! 

Um beijão e até a próxima!!!! 

5 comentários:

  1. Oi, Gih! Tudo bem? Adorei o post! Me interessei por Divã (morro de vontade de ler algo da Martha Medeiros) e Créduspulo (também amo paródias, acredita? <3). Depois pesquisarei mais sobre eles! ;)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pseudo Poesia é um livro que eu amei e foi bem difícil de resenhar. Concordo contigo: falar de poesia é bem complicado mesmo.
    Quanto à paródia do Crepúsculo, eu não sei se leria. Não curto muito esse tipo de humor.

    Devido ao ataque hacker sofrido pelo blog, voltamos com novo nome e layout. Venha conhecer! Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Confesso que não curti muito os livros citados, mas alguns eu daria uma lida por curiosidade kkkkk
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gih

    Nossa, nunca ouvi falar em Credúspulo! Parece ser engraçado!
    E sabe que eu nunca li adaptações dos clássicos? Mas acho que eles só servem mesmo pra quem tem menos bagagem... um autor mais critico, assim como você, provavelmente não irá apreciar.

    Beijo ;*
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisa, tudo bem? Obrigada por ter incluido "Théo e a Maldiçao das Cores" no seu post e parabéns pelo blog. Sucesso! Se puder deixar o seu recadinho na pagina do livro no Amazon, eu agradeço. Um abraço!

    ResponderExcluir