sexta-feira, 1 de abril de 2016

Filmes nacionais que você precisa assistir

E aí meu povo, tudo certinho com vocês???? 

Hoje estou aqui para falar de filmes nacionais. Isso mesmo! 

Eu sei que há muito preconceito em relação aos filmes brasileiros, o que é uma pena, de verdade, pois há muita coisa bacana. Ok, não dá para comparar a produção com os grandes filmes internacionais, mas se você der uma chance, pode acabar gostando de alguns nacionais. 

Por isso separei uma listinha com alguns filmes bem bacanas que valem a pena. Vamos conferir??? 



O auto da Compadecida
A adaptação cinematográfica da peça teatral com o mesmo nome é um drama que se passa no Norte do Brasil, inserindo elementos da tradição da literatura de cordel, traços do barroco católico brasileiro e uma mistura de cultura popular com tradição religiosa.
Minha opinião: Esse filme é a adaptação do livro (peça) O Auto da Compadecida. Já li o livro (Minha Opinião) e particularmente, prefiro o filme. A adaptação não é tão fiel assim, mas acho que as mudanças funcionaram muito bem. É um filme que fala da nossa terra, de valores, que passa uma bela lição. Muito bom. 



O homem que copiava

O segundo longa-metragem dirigido por Jorge Furtado é ambientado na Zona Norte da cidade de Porto Alegre e conta a história de André, um jovem operador de fotocopiadoras. Precisando de dinheiro para se aproximar de sua vizinha Sílvia, por quem esta apaixonado, tem a ideia de copiar notas de 50 reais na máquina colorida recém-adquirida pela empresa.
Minha Opinião: Faz muito tempo que assisti esse filme, mas lembro que gostei bastante. Eu gosto do Lázaro atuando e acho que ele interpretou muito bem o papel. É um filme que mostra onde essa luta por dinheiro, a falta dele, a necessidade do mesmo, pode nos levar. 



Até que a sorte nos separe 
Filme dirigido por Roberto Santucci e estrelado por Leandro Hassum e Danielle Winits; O longa é inspirado no best seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi. 
Minha opinião: Eu adoro o Hassum, então esse é um ponto para o filme. Mas o filme é super engraçado mesmo. Como pode uma família enriquecer e perder tudo? Mas pior é o 2. Em que eles enriquecem novamente e perdem tudo outra vez hahah. O filme não tem uma mensagem, nem nada do tipo, ele só é engraçado mesmo, mas vale a pena conferir. 



Se eu fosse você 
Filme de 2006, do gênero comédia romântica, dirigido por Daniel Filho e estrelado por Glória Pires e Tony Ramos. Com o sucesso do filme, houve continuação, Se eu fosse você 2, que é a segunda parte da história, logo após os acontecimentos do primeiro longa. 
Minha opinião: As comédias românticas estrangeiras fazem um sucesso por aqui. Incrivelmente, as comédias românticas nacionais não rendem tanto no Brasil. Pois é. O que é uma pena, pois realmente há filmes ótimos do gênero. E esse é um desses casos. É muito engraçado ver a mulher no corpo do homem e vive versa. Dá para rir muito. 


A Mulher Invisível 
Pedro (Selton Mello) acreditava no casamento, mas foi abandonado pela esposa. Após três meses de depressão e isolamento, ele ouve batidas em sua porta. É a mulher mais linda do mundo pedindo uma xícara de açúcar : Amanda (Luana Piovani), sua vizinha. Pedro se apaixona por aquela mulher perfeita, carinhosa, sensível, inteligente, uma amante ardente que gosta de futebol e não é ciumenta. O problema é que Amanda não existe de verdade, só na imaginação de Pedro. 
Minha Opinião: Tá aí outra comédia romântica nacional que se você gosta do gênero vai amar. O filme é ótimo, a história é muito engraçada, o Selton tá lindo nesse papel - e em todos os outros - . Enfim, pra você olhar, rir e se apaixonar. 


Divã
O filme é dirigido por José Alvarenga Jr e inspirado na obra de mesmo nome da autora Martha Medeiros. 
Minha Opinião: Já li o livro e inclusive falei sobre ele Aqui no blog. O filme não consegue ser tão profundo quanto o livro, mesmo assim é muito bom. É uma história muito feminista, sobre descobertas, empoderamento, liberdade. Com certeza é um filme que merece ser visto por todos.


Lisbela e o prisioneiro 
Filme dirigido por Guel Arraes. É uma adaptação da peça homônima de osman Lins. O filme é uma produção da Globo Filmes e da Natasha Filmes, junto com o estúdio Twentieth Century Fox. Conta a história do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha Lisbela. 
Minha Opinião: Mais Selton Mello porque sim hahaha. Ele é lindo, divo, talentoso, morro de amores, pronto falei. Então claro que com esse filme não seria diferente. Mas o filme é bacana mesmo, é engraçado, divertido e até romântico hahah. 


Que horas ela volta? 
O filme é uma crítica social a realidade de muitas famílias. Mães que precisam abandonar seus filhos para poder sustentá-los, filhos que são criados por babás, pessoas com dinheiro que acham que são melhores do que outras, pessoas pobres que se conformam com a vida desta maneira...
Minha Opinião: Assisti esse filme esses dias e foi impossível não colocá-lo aqui na lista. O filme é ótimo e nos faz pensar muito. Minha mãe é empregada doméstica e me identifiquei muito com algumas situações. Nos patrões que dizem que a empregada é quase da "família" e esses bláblás que a classe alta tenta empurrar em seus funcionários. Ouvi muita gente falando que era exagero, que a patroa ainda estava sendo boazinha, mantendo a calma e essas coisas. Mas esse é o pior. O cara que se finge de bom, que faz tudo escondido, que engana até você pensar que ele é um cara legal. Muita gente devia ver esse filme. Me senti muito como Jéssica, a filha da empregada. Mas deuses me livrem de conhecerem os patrões de minha mãe. 



Então é isso pessoal. Mas é importante salientar que a lista é baseada em minha opinião pessoal, então claro que puxei para o que eu gosto. Mas há muitos outros muito bacanas e por isso separei um vídeo que fala sobre alguns filmes nacionais e tem umas dicas bacanas e tal. Vale conferir. 
               

Vocês já viram algum desses? O que acharam? Tem outras dicas? Me contem! 

Um beijão e até a próxima! 

12 comentários:

  1. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Voc~e citou alguns dos melhores filmes que já vi, Lisbela e o Prisioneiro é poesia pura, O Auto da Compadecida é um clássico que além de divertido traz uma linda mensagem, não em canso de ver e se eu fosse você, com dois autores de primeira, que simplesmente arrasaram!!!! Adorei as dicas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gih!
    Dois filmes dos que você citou são meus favoritos do cinema nacional: Lisbela e o Prisioneiro e O Auto da Compadecida.
    Se Eu Fosse Você me mata de rir também.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gih! Tudo bem? Já vi "Até Que A Sorte Nos Separe" e "O Auto da Compadecida" e quero muito muito muito ver "Que Horas Ela Volta?"! Adorei o post! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    A Olivia fez uma postagem parecida lá no blog a uns tempos atras. Eu assisti alguns que você indicou aqui e gostei de todos eles. Se eu fosse você é ótimo, A mulher invisível então nem se fala. E O auto da compadecida que já assisti umas 5 vezes hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Se eu fosse você não me agradou muito. Não achei muito engraçado não. Porém, acredito que isso aconteceu, em grande parte, por eu não gostar de comédia romântica.
    O Auto da Compadecida é um filme que eu adoro. É um daqueles filmes para ver e rever diversas vezes.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Olá Gih!
    Eu acabo assistindo muitos filmes nacionais por conta da minha mãe. De uns anos para cá é difícil você pegar um filme nacional ruim. Antes era complicado achar um bom. Eu fico feliz do nosso país estar investindo no cinema.
    Muitos dos filmes ai citados neste post já vi! E ousaria a incluir uns mais antigos na minha lista, tipo, Tainá ou até algum filme da Xuxa. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. cada um desses filmes é interessante a sua maneira, é uma prova de que o nossos cinema não perde para nenhum de Hollywood rsrsrs
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, Gih! Já assisti todos os livros, menos "Divã". Meus favoritos da sua lista são as comédias românticas hahahahah Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então veja Divã Bia, acho que você vai gostar ;)
      Beijão

      Excluir
  9. Oi Gih!
    De todos esses eu assisti O auto da Compadecida, O homem que copiava, Até que a sorte nos separe e Se eu fosse você, e realmente são todos ótimos!
    Tem uns filmes nacionais que realmente n são legais, mas é só procurar, rs.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gih!
    Adorei a lista!
    Não vi O Auto da Compadecida, mas li o livro na escola e não gostei. Não curto os assuntos tratados, então não vou assistir o filme.
    ADOREI O Homem que Copiava, ele me surpreendeu muito! E também gostei bastante de Se eu fosse você, é muito engraçado.
    Vou procurar os outros filmes para assistir.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Gih!
    Os filmes nacionais tem melhorado muito.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir