sexta-feira, 22 de abril de 2016

Lidos, mas não resenhados #7

E aí povo, tudo certinho com vocês???? 
Aqui está tudo certinho :) 

Hoje estou aqui para falar dos últimos livros que li, mas que não resenharei. São muitos, só para avisar hhehhehe. 
Vamos conferir? 

OBS: Ao clicar no título do livro você será direcionado ao skoob da obra. 


Não é segredo para ninguém que eu sou a louca dos livros juvenis. Então assim que vi este livro na Amazon corri adquirir. Ele me decepcionou um pouco... mas ao mesmo tempo me surpreendeu de uma forma bem positiva. Confuso? Eu explico hehehhe. Para começar o e-book tem muitos erros. Muitos mesmo. Vixe!!! Palavras faltando, palavras fora de ordem, palavras repetidas... enfim. Outra problemática é a relação de Júlia com outras meninas. Acho complicado a gente incentivar a concorrência entre mulheres em qualquer idade. Mas quando as garotas são pequenas, a gente deve ter mais cuidado ainda. 
Ainda assim, o livro teve pontos altos. A narrativa da Julia é engraçadinha e como é em primeira pessoa, não sabemos o que é real ou o que ela está apenas imaginando ou exagerando. Ela acha que a aluna nova está no seu pé. Mas será que ela está mesmo? E o final, deixa aberto para várias possibilidades. E isso é uma coisa que quase sempre me agrada. 



No mês que vem, haverá a feira do livro aqui da minha cidade e eu fiquei responsável pela mediação do bate papo sobre literatura policial. Como não poderia deixar de ser, estou estudando muito sobre o gênero. Sempre gostei de romances policiais, mas para fazer bonito é preciso estudar muito não é mesmo? E o autor Oscar Bessi Filho me indicou a leitura desta obra. O livro é super bacana para amantes do gênero. Ele fala sobre vários detetives, sobre épocas e fases deste tipo de literatura. E é uma ótima fonte de pesquisa para encontrar novos livros do gênero. Só fiquei triste com uma coisa, mas isso não é culpa dos autores. Livros policiais são muito machistas minha gente. Deuses me livrem. Eu já sabia disso, mas ao estudar um pouco mais sobre, fiquei realmente chocada. O padrão* é o  homem, branco, cis, hétero de classe média/alta. Tem exceção? Tem, claro que tem. Mas é exceção. Então autores, vamos melhorar, ok? 
*Ok, esse é o padrão de vários gêneros. Mas falei do policial, pois é o que eu estou estudando. 


Vocês acreditam que eu nunca havia lido nada do Sherlock? Que horror, eu sei ahhaha. Mas finalmente mudei isso. E posso dizer para vocês que vou ler outros livros deste detetive. É um pouco difícil falar destes contos, pois eles são bem curtos e simples. Mas gostei da narrativa do Doyle, então sim, me aventurarei em outros livros. 


Existem inúmeras autoras que eu admiro, mas com certeza Paula Abreu está lá no topo. Todas as suas obras me ajudaram muito (Primavera EternaEscolha Sua Vida). A Paula é uma mulher que tem uma história muito interessante e ela prega coisas que eu acredito muito: Seja feliz! Faça suas escolhas! Deixe de viver os sonhos dos outros! Neste pequeno e-book (que você pode adquirir gratuitamente no site da autora) a Paula traz algumas cartas que ela escreveu para seus leitores, falando da sua vida, dando conselhos. Enfim, é um e-book curtinho, mas que vale a pena ser lido por todos, principalmente por quem anda se sentindo meio deslocado no mundo. 


Esta Julia Jones é a mesma do livro lá em cima. Neste e-book a personagem está mais velha e ela volta para sua cidade. Mas isso não é nada legal. Nada é como ela gostaria que fosse. O menino que ela gosta está com outra, sua melhor amiga está viajando... 
Mas infelizmente este e-book não me conquistou. Aqui a rivalidade entre as garotas se torna algo muito maior, o que é realmente preocupante. O livro está traduzido em português de Portugal, que eu realmente não curto, então... e outro problema é que esta série da Julia possui livros bem curtinhos e eles terminam meio que do nada e tal. No livro acima, isso funcionou, mas neste o mesmo não aconteceu :( 


O Tailor Diniz será um dos autores que participará do bate papo sobre literatura policial aqui na cidade. Então claro que fui me aventurar em suas obras. E fico feliz de ter começado com este livro. Nele, nós acompanhamos um crime que aconteceu na feira do livro de Porto Alegre (o crime é ficção, ok? heheh). Um livreiro foi assassinado. E um detetive muito comilão resolve desvendar o que aconteceu. Tailor tem uma escrita muito bacana, ágil e é possível ler a obra rapidamente. 
Outro ponto positivo é que o livro é ambientado na capital do estado, então é super bacana acompanhar o detetive pelas ruas e locais da cidade. 
O que me incomodou, foi o excesso de comida e a falta de mulheres importantes na narrativa. 
Mas é um livro que eu indico para os fãs do gênero e para quem quer conhecer de pertinho Porto Alegre. 


Não entendi o que ele falou!!! 
Vocês já leram um livro e ficaram com a sensação de que não entenderam a intenção do autor? De que o livro não fez muito sentido para vocês? Que a história não tem uma função? 
Foi o que aconteceu comigo neste livro. A narrativa do Tailor ainda continua ágil, é possível ler o livro rapidamente e ainda faltam papéis justos as mulheres. Mas fiquei com aquela sensação "acabou? como assim? está faltando páginas." E isso não é um elogio. Eu até posso falar sobre o que eu entendi da obra e tudo o mais (e pelo que pesquisei foi o mesmo que outros leitores entenderam), mas este entendimento para mim não faz sentido. Não pode ser isso, entendem? Confuso, eu sei. Então por favor, se alguém já leu, ou ler esta obra, me dê uma luz hahahah. 


Eu li muito Ziraldo quando criança. Adora aquelas almanaques, o livro da professora maluquinha, os livros de mágica e inclusive dancei um: Flicts. Então quando o autor deu aquela declaração envolvendo "o problema da homossexualidade" assim como muitos fãs fiquei mega decepcionada. E sim, eu julgo um autor por aquilo que ele prega. Me julguem também! Mas como ganhei este e-book em uma promoção da Amazon, eu fui ler... O que dizer? Talvez se eu tivesse 7 anos eu poderia curtir. O almanaque conta várias histórias sobre modas e tem até alguns dados históricos e tudo o mais, o que é até bacaninha. E algumas histórias são bem engraçadinhas. Mas claro, eu não faço parte do público alvo, então né? Nem posso reclamar de algumas coisas. Mas de algumas eu posso. Mais uma vez, um livro voltado para o público infantil exaltando a concorrência entre meninas. Autores, por favor, vamos melhorar? 


E por hoje é isso pessoal. Eu disse que era bastante coisa heheh. E para variar, a postagem traz livros de vários gêneros :) 

Vocês já leram algum destes? Me contem! E se você gostou, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima!!!

8 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Eu gosto muito de juvenil e pensei até ir atrás desses que você citou, mas pelos comentários negativos eu passo hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Ih, não li nenhum desses! Adorei a ideia dessa coluna, eu me sinto tão obrigada a fazer resenha de todos os que leio, que quando bate a preguiça e acabo não resenhando, me sinto culpada hahaha é bom postar pelo menos a sinopse pra dar uma divulgada e compartilhar as obras que andou lendo com o povo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Desses todos acho que só li O último adeus de Sherlock Holmes e nem foi essa edição ai hehe. Leia outros livros dele sim, são muito bons, principalmente O Cão dos Baskervilles (acho que é assim que escreve hehe). Me interessei por Os maiores detetives do mundo. Amo um detetive hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Não li nenhum dos livros citados ainda, nem os conhecia, mas você acabou me deixando bem curiosa para lê-los. Vou procurar saber mais sobre eles :)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih, td bem?
    Já queero Os maiores detetives do mundo, parece ser muito bom! E te desejo uma boa palestra, é um tema super legal!
    E que bom q vc curtiu Sherlock Holmes, eu n cheguei a amaaar as histórias do Arthur Conan Doyle...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gih. Tudo bem?
    Como adoro livros policiais, acredito que Os Maiores Detetives do Mundo irá me agradar. Vou amar conhecer um pouco mais sobre esse gênero que tanto curto ler.
    Ótimas dicas, Gih.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gih!
    Daria tudo para poder ir a feira da sua cidade e assistir sua palestra. :3
    Um pena que falte representatividade em muitos destes livros. Ainda bem que eu percebo coisas assim e faço as moças dos meus livros terem um grande papel de importância. O mais triste é você ver que tem mulheres que não percebem isso e colocam mulheres como apenas um objeto. =(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gih!
    Não li nenhum dos livros que citou, porém fiquei bem curiosa por ler Crime na feira de livros, deve ser muito bom.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir